Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Pois é pessoal. Li na Zero Hora do dia 14 de março (quarta-feira) que a cidade de Alvorada (grande Porto Alegre) está implantando acesso grátis à população, com investimentos da ordem 1,1 milhão de reais. Segundo o responsável pela rede, o sistema poderá suportar simultaneamente 35.000 assinantes a 300 Kbps. Imagina uma Prefeitura administrando isso tudo, com altas despesas de links, manutenção, atualização de equipamentos, equipes preparadas, etc. Vamos ver se não é mais um elefante branco de ano de eleição.

  2. #2

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Nossa que coincidência... bem no ano de eleição!

    Escolas...
    Hospitais...
    Saneamento básico...
    Aterro sanitário...
    Coleta de Lixo Seletiva...
    Plano de carreio da servidor público...
    Bibliotecas...

    Será que eles estão bem nesses quesitos acima??? se tiverem vão conseguir fazer também a internet funcionar, caso contrário vão apenas destruir o mercado de provedor local!

  3. #3

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Prefeitura montando acesso grátis para a população, na minha visão se resume alguns fatores:

    1º A quantidade de usuário que prometem, nunca será atingida por dois motivos:
    a) A rede não suportará;
    b) Não haverá usuários para tanto.

    2º A outra coisa é:
    a) Alguém vai ganhar muiiiiiiiiiiiiiiiito dinheiro com isso;
    b) O serviço nunca funcionará como está no papel;
    c) Não terão pessoas capacitadas para manutenção;

  4. #4
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Citação Postado originalmente por Candaten Ver Post
    Pois é pessoal. Li na Zero Hora do dia 14 de março (quarta-feira) que a cidade de Alvorada (grande Porto Alegre) está implantando acesso grátis à população, com investimentos da ordem 1,1 milhão de reais. Segundo o responsável pela rede, o sistema poderá suportar simultaneamente 35.000 assinantes a 300 Kbps. Imagina uma Prefeitura administrando isso tudo, com altas despesas de links, manutenção, atualização de equipamentos, equipes preparadas, etc. Vamos ver se não é mais um elefante branco de ano de eleição.

    Amigo sou aqui de alvorada e te digo com toda certeza que ira atingir os 35 mil usuários on line fácil fácil,agora se nao vai dar gargalho ja sao outros 500. Digo isso pq aqui na cidade a Oi ja não cabeia mais nenhuma rua e não tem mais par disponível nos armários a GVT esta investindo pesado pondo fibra optica em boa parte da cidade mais tbm ja ta saturada,ai temos 3 provedores via radio com SCM e eu e mais 4 com SVA,agora lhe pergunto se algum dos provedores via radio da cidade foi consultado NENHUM si quer sabia dessa maracutaia,mais do fundo do meu coração É TOTALMENTE INVIÁVEL UMA EMPRESA DO ESTADO DE SANTA CATARINA chegar ontem aqui e ja montar uma estrutura pra 35 mil user DUVIDO,da onde eles vao tirar tanta banda assim,só se vão vir fazendo PTP do estado santa catarina ate aqui,pq link dessa magnitude não é assim pra se arrumar da noite pro dia,e o engraçado que eu nao vejo nenhum carro dessa empresa que esta montando essa mega estrutura aqui na cidade
    Até tinha aberto um topico sobre o assunto https://under-linux.org/f277/internet-de-graca-155799/

    Fica o link sobre a reportagem Alvorada: wi-fi para todo mundo : Telecom | Baguete

    Mais como eu sempre digo isso é BRASIL.........

  5. #5

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    vai funcionar igual a saude...

  6. #6

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Anderson, não sei se uma visita ao Ministério Público não ajudaria.
    Expor alguns fatos a respeito, pode contribuir para que se a coisa for feita, pelo menos que seja feita da maneira correta. Uso de dinheiro público é coisa muito séria, apesar de que o poder central é que tem incentivado seja em pronunciamentos ou em gabinetes esta prática como forma de angariar votos.

    Mas enquanto houver separação entre executivo e judiciário, vai ter promotores que não concordam com desperdício.
    Este orçamento até que achei pequeno, se comparado a outros que são noticiados. 1 milhão para dar cobertura numa área de 35.000 hab. Mas se levarmos em conta a concentração populacional de Alvorada, 35mil deve se concentrar numa área bem pequena.
    Quanto eu não faria de infraestrutura com 1 milhão.

    Quanto a link, é outra conta que precisaria ser mostrada. Quanto de link precisaria? Nem me atrevi a gastar fosfato fazendo as contas. Mas é um número expressivo de megas. E como é de graça, quem vai pagar isso? O Zezinho, a Mariazinha que ficaram sem atendimento no hospital porque a prefeitura não tinha previsão no orçamento para aumentar o quadro de pessoal?

    Não é que queiramos usar a prática do corporativismo, mas distribuição de internet é regulado pelo Regulamento do SCM e lá diz que isso é uma atividade comercial. Portanto não cabe ao poder público concorrer com as empresas que estão batalhando para ajudar a pagar as despesas do mesmo município que está trabalhando para minar estas próprias empresas.
    Faz o promotor ver isso.

  7. #7
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Li certo na reportagem, sao 20 equipamentos a um custo de 1,1 milhoes que vao atender 35 mil usuarios, estao fazendo magica, sumindo com o dinheiro e multplicando o desempenho dos equipamentos....... gostaria de sber que equipamentos vao usar...

  8. #8

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    é pessoal, por isso que eu gostaria de Argentino, Paraguaio, Japones, qual quer coisas menos Brasileiro.

    Brasil virou um abacaxi, e nós votamos pra esses caras encher a cuecas deles de forma legal. isso mesmo, eles enchem as cuecas deles de forma legau, em quanto a gente pensa na copa, na internet de graca, que qualquer burro ve que isso não funciona. e a corrente funciona e 90% das pessoas tampa com peneiras.

    Mesma coisa o pessoal da policia que esta fazendo na minha região, se eu resolver escutar a TV ou o Radio com volume um pouco alto, e o meu visinho denunciar, eles vem aqui e prende a Televisão. Se eles Aprenderem a minha TV eu já falei que vou la roubar deles, sabe por que? por que Ladrão, fugitivo e cara perigoso, eles se cagam tudo, eles não prendem, só prende tcho bonzinho.

    por essas e muitas eu tenho vontade de sair desse "Chiqueiro" chamado brasil. E se o Pessoal não se conscientizar que eles tão comprando o voto, ou a confiança atraves internet de graça, desviando os olhares para a copa, enquanto muita gente passa fome, e a saude precaria a coisa vai piorar.


    Olhem a nossa fase e a do sujeito nesse vídeo, alguma semelhança? hehe

  9. #9
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Anderson, não sei se uma visita ao Ministério Público não ajudaria.
    Expor alguns fatos a respeito, pode contribuir para que se a coisa for feita, pelo menos que seja feita da maneira correta. Uso de dinheiro público é coisa muito séria, apesar de que o poder central é que tem incentivado seja em pronunciamentos ou em gabinetes esta prática como forma de angariar votos.

    Mas enquanto houver separação entre executivo e judiciário, vai ter promotores que não concordam com desperdício.
    Este orçamento até que achei pequeno, se comparado a outros que são noticiados. 1 milhão para dar cobertura numa área de 35.000 hab. Mas se levarmos em conta a concentração populacional de Alvorada, 35mil deve se concentrar numa área bem pequena.
    Quanto eu não faria de infraestrutura com 1 milhão.

    Quanto a link, é outra conta que precisaria ser mostrada. Quanto de link precisaria? Nem me atrevi a gastar fosfato fazendo as contas. Mas é um número expressivo de megas. E como é de graça, quem vai pagar isso? O Zezinho, a Mariazinha que ficaram sem atendimento no hospital porque a prefeitura não tinha previsão no orçamento para aumentar o quadro de pessoal?

    Não é que queiramos usar a prática do corporativismo, mas distribuição de internet é regulado pelo Regulamento do SCM e lá diz que isso é uma atividade comercial. Portanto não cabe ao poder público concorrer com as empresas que estão batalhando para ajudar a pagar as despesas do mesmo município que está trabalhando para minar estas próprias empresas.
    Faz o promotor ver isso.
    Pois é aqui na cidade o PT tinha implantado o tal de "ORÇAMENTO PARTICIPATIVO" e tudo passava por uma pauta e era decidido em conjunto,mais como estamos em ano eleitoral isso nem si quer foi mencionado em alguma das assembleias,e nos provedores via radio da cidade ja estamos cogitando ação coletiva contra a prefeitura e representação na ANATEL,e sim amigo AltoValeNEt vc leu certo sim eles super faturaram o orçamento e fizeram pouco caso com o dinheiro publico,pq vamos falar serio 20 AP não da nem pra arrancada,nos somos entre 8 provedores via radio autorizados(SCM,SVA) na cidade e ja estamos em atuação aqui a mais ou menos 6 anos e mesmo assim não conseguimos atender toda cidade,só eu minha rede tenho 8 AP e com isso consigo atender somente 2 bairros com qualidade,AGORA ME VEM A PREFEITURA COM UM PROJETO MILIONÁRIO prevendo 20 AP pra toda a cidade ELES SÓ PODEM ESTAR TIRANDO ONDA DA MINHA CARA,em relação ao link a unica forma que eu vejo "viavel" é como eu disse PTP desde SC ate aqui RS pq tanta banda assim nem se eles conseguissem causar um "blecaute" tecnológico em Porto Alegre a capital do estado....


    Bom resumindo amigos isso não passa de mais uma farra com o dinheiro publico

  10. #10

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Como disse o "kleber" um dos moderadores do Under e consultor e foi palestrante no MUM 2011, se fugir da esfera da prefeitura, terá que ter SCM, e que não ficara barato pra Prefeitura alem do favor do Link Mensal.

  11. #11

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    O amigo andersonfire diz que serão 20 APs... deixa ver... 35.000 dividido por 20 APs... poxa, que AP é esse??? quero um desses tambem.
    Brincadeiras à parte, quando não se conhece o metier dá nisso. Querer fazer graça para o povo com dinheiro alheio é fácil, fácil. Ano eleitoral, Internet de graça, vai dar voto, ah vai!
    O pior de tudo isso são nossas instituições estarem "acostumadas" com esse tipo de coisa e nada fazerem.
    E com toda a infraestrutura que o amigo de Alvorada citou os responsáveis ainda foram buscar solução de fora do Estado. Huuummmm.....

  12. #12

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    “Mas cabe ressaltar que a configuração é muito fácil. É como captar o Wi-Fi de um aeroporto”, diz Holstein.

    Imaginem o que vai virar, cada um fazendo a sua 'configuração' .. huahuahauh

  13. #13

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Citação Postado originalmente por Candaten Ver Post
    E com toda a infraestrutura que o amigo de Alvorada citou os responsáveis ainda foram buscar solução de fora do Estado. Huuummmm.....
    O Xuxu não vai ser pequeno. hahaha

  14. #14
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    É amigos quando vejo isso ate penso em desistir pois essa seria a nossa grande chance de crescer,mais não eles não querem quem iria fazer a coisa do jeito certo,mais o que me consola mesmo é saber que isso não vai dar certo pq imagina só a bagunça só que vai ser,Not,cel,tudo ha conectado e concerteza vai aparecer umas 50 mil nanostations do nada,ja to pensando em abrir uma padaria

    Ai fico me perguntado de que adianta correr atras de SVA/SCM se vem a prefeitura e oferece o serviço(pelo menos no papel) ai queria saber pq os BAMBAMBANS da ANATEL nao vem fiscaliza

  15. #15

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    A falta de visão de nossos administradores é do tamanho da sua competência. Poderiam perfeitamente chamar os provedores e negociar um número x de atendimento, pagar a eles. Iriam manter e ampliar os provedores locais, oferta de mão de obra local, usando quem conhece o negócio a serviço da comunidade e poderiam exigir qualidade, sob pena de cancelamento do serviço com um determinado provedor contratado.
    Mas isso é fácil demais. O importante é complicar para sobrar.

  16. #16

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    É a hora de voce e os provedores local se reunirem e montar uns pops de graça.
    Digamos que é uma forma de usar o "fogo do poder" no combate ao poder, ou se voce não pode com o inimigo junte-se à ele.

  17. #17

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Anderson, já que voces estão pensando em agir em conjunto, o que é dificil de acontecer entre os provedores, vocês já estão num bom caminho.
    Antes de acionar a prefeitura, façam em conjunto uma visita ao Ministério Público.
    Preparem um dossiê, mostrando o lado técnico da coisa, que é impossível com esta estrutura proposta atender o proposto.
    Depois aleguem que o custo mensal de link e funcionários para manter isso funcionando, mesmo que funcionasse, seria astronômico para a administração pública.
    E daí no mesmo dossiê apresentem uma solução viável, já que o objetivo da prefeitura é oferecer gratuidade.
    Este milhão por ex se dividido entre os provedores na forma de assinaturas, como o Candaten sugeriu, seria muito bem vindo para todas as partes interessadas, desde que o objetivo seja economizar recursos.

  18. #18
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Anderson, já que voces estão pensando em agir em conjunto, o que é dificil de acontecer entre os provedores, vocês já estão num bom caminho.
    Antes de acionar a prefeitura, façam em conjunto uma visita ao Ministério Público.
    Preparem um dossiê, mostrando o lado técnico da coisa, que é impossível com esta estrutura proposta atender o proposto.
    Depois aleguem que o custo mensal de link e funcionários para manter isso funcionando, mesmo que funcionasse, seria astronômico para a administração pública.
    E daí no mesmo dossiê apresentem uma solução viável, já que o objetivo da prefeitura é oferecer gratuidade.
    Este milhão por ex se dividido entre os provedores na forma de assinaturas, como o Candaten sugeriu, seria muito bem vindo para todas as partes interessadas, desde que o objetivo seja economizar recursos.
    Segunda feira vamos ver se conseguimos um horario na agenda do prefeito pra expressar nossas ideias,e posto o resultado

    OBS:mais que eu só a favor de envolver o judiciário e ver o pau quebrar isso eu sou,pena que eles só legislam pra eles mesmo e acaba tudo em pizza

  19. #19

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    Não é bem assim, Anderson. O Ministério Público tem se mantido bem independente. E tem promotor que não deixa passar. Uma ação vinda do Ministério Público não representa custos para o denunciante.
    Já uma visita ao Prefeito, poderá alertar os gansos e eles já sairem na frente para se precaver.
    Sabe como é, mexer os pauzinhos antes.
    Vocês apresentando uma boa argumentação, daí o Promotor é que vai quere conversar com o Prefeito e com vocês em conjunto. Daí pega ele de surpresa.
    É impressionante o que funciona o Ministério Público. Na maioria das cidades inclusive ele funciona separado do forum. Aqui que é bem pequeno, são bem longe um do outro.

  20. #20

    Padrão Re: Alvorada promete Internet grátis para 35 mil simultaneos

    na minha cidade ja foi implantado nao funciona bem n deve ter 2 mil mas mesmo que tenha os 35 mil de vcs custaria 40 mil(nao esta ai os custos de links e etc) por mes de manutencao da internet ?em licitacao com soh um participante? entao vcs podem se basear por esse exemplo