Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de ravelerasmo
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Pôrto De Sauípe, Bahia, Brazil, Brazil
    Posts
    65

    Padrão Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Caros colegas do forum,
    meu cadastro é novo mas já frequento o forum a muito tempo. Após ler muito aqui no forum decidir utilizar a tecnologia HPNA 3.1 para levar a internet aos clientes, entretanto tenho algumas duvidas que já procurei no forum e na net e não encontrei.
    Bom meu problema é que eu gostaria que meu provedor não utilize uma rede interna, exemplo a companhia que me fornece o link dedicado me da um range de 100 ips, eu gostaria que cada cliente a cada conexão acesse um desses ips.
    Então o problema todo ta ai, como montar um provedor dessa forma e quais servidores utilizar.

    Espero que entendam e desculpa por qualquer coisa.

    abraços

  2. #2

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Opa amigo tudo bom? Poisé Montagem sobre rede HPNA e com Ip válido para cada cliente fica um pouco complicado, pois o equipamento e mão de obra ficaria mais caro, em compensação a qualidade é melhor, o ruim é que nem sempre o investimento em HPNA compensa, isso se vc só for vender internet. Mas vamos lá em uma explicação mais simples, vc poderá sim fazer com que seus clientes usem um ip válido, usando Mikrotik como roteador, ( o que eu Recomendaria alguma PoweRouter) Porém é necessário que o configurador/operador tenha conhecimento em Roteamento BGP e OSPF, no caso BGP mais precisamente, além do mais recomendaria um cache de alta demanda como MaraCache ou Blue Coat. O aluguel do Poste para fazer o cabeamento fica em torno de 3,00 por poste (isso vc deve verificar com a empresa fornecedora de energia do seu estado). Importante observar que acho meio dificil uma operadora já te passar um range com 100 Ips, agente contrata eles mandam dois já com muita "vontade" rsrs Boa sorte nesse seu projeto.

  3. #3
    Avatar de ravelerasmo
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Pôrto De Sauípe, Bahia, Brazil, Brazil
    Posts
    65

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    Opa amigo tudo bom? Poisé Montagem sobre rede HPNA e com Ip válido para cada cliente fica um pouco complicado, pois o equipamento e mão de obra ficaria mais caro, em compensação a qualidade é melhor, o ruim é que nem sempre o investimento em HPNA compensa, isso se vc só for vender internet. Mas vamos lá em uma explicação mais simples, vc poderá sim fazer com que seus clientes usem um ip válido, usando Mikrotik como roteador, ( o que eu Recomendaria alguma PoweRouter) Porém é necessário que o configurador/operador tenha conhecimento em Roteamento BGP e OSPF, no caso BGP mais precisamente, além do mais recomendaria um cache de alta demanda como MaraCache ou Blue Coat. O aluguel do Poste para fazer o cabeamento fica em torno de 3,00 por poste (isso vc deve verificar com a empresa fornecedora de energia do seu estado). Importante observar que acho meio dificil uma operadora já te passar um range com 100 Ips, agente contrata eles mandam dois já com muita "vontade" rsrs Boa sorte nesse seu projeto.
    Olá hodesanionetx, obrigado por responder,
    Bom a infraestrutura do HPNA eu já tenho, cabos, taps, s
    witch master e o converso do cliente to pegando com a cianet.
    o problema todo ta em como distribuir o link.
    desculpa a pergunta mas o que seria o powerRouter? e eu vou precisar de servidores?
    A autenticação do cliente tambem está me deixando doido, se fosse utilizar rede internar seria bem mais facil, mas dessa forma eu estou perdido.

    abraços

  4. #4

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Sim amigo irá precisar de servidores, e alguns roteadores, também se torna interessante o uso de um sistema ERP para gerenciar todo mundo. Power Router é um roteador de maior demanda da Mikrotik que é um dos mais fáceis para configura (frente a cisco ou Juniper...)

  5. #5
    Avatar de ravelerasmo
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Pôrto De Sauípe, Bahia, Brazil, Brazil
    Posts
    65

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    ok, sobre o power router, nao encontrei nenhum distribuidor aqui no brasil.
    sabe me dizer quais os servidores que seria necessário e quais roteadores?
    desculpa o incomodo!

    abraços

  6. #6

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Nada incômodo algum o under tá aqui pra isso. bom quanto a powerouter ví um anuncio aqui no fórum que a Fast Wireless Mikrotik traz por encomenda, Basicamente o que muda pra o seu de um provedor de internet via rádio é o modo de transmissão do seu produto então vai precisar de ter noções de roteamento e recomento altamente que vc contrate um técnico em telecomunicações para lhe ajudar a montar a estrutura, além de uma consultoria pra montar o seu CPD, configurar os roteadores e servidores. além de montar uma estrutura legal, para que vc consiga legalizar o seu serviço sem problemas. Ah isso depende também de quantos clientes em média vc queira atingir... além de muitos fatores, mas basicamente vou lhe falar é necessário um rack, um roteador ( no caso uma PoweRouter Mikrotik), um switch, um servidor profissional pro ERP/Radius tem váários no mercado, posso citar Mk-auth, myauth, Vigo provider, topsapp... e um servidor de cache: Thunder , speedr, NMOC... isso pode ficar em torno de 20 mil com nobreak ( já recomendo esse tipo se um provedor chegar a +/- 700 clientes, se for menos dá pra trocar a powerouter por uma RB 1100 que diminui esse preço em 4000 reais.

  7. #7
    Avatar de ravelerasmo
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Pôrto De Sauípe, Bahia, Brazil, Brazil
    Posts
    65

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    Nada incômodo algum o under tá aqui pra isso. bom quanto a powerouter ví um anuncio aqui no fórum que a Fast Wireless Mikrotik traz por encomenda, Basicamente o que muda pra o seu de um provedor de internet via rádio é o modo de transmissão do seu produto então vai precisar de ter noções de roteamento e recomento altamente que vc contrate um técnico em telecomunicações para lhe ajudar a montar a estrutura, além de uma consultoria pra montar o seu CPD, configurar os roteadores e servidores. além de montar uma estrutura legal, para que vc consiga legalizar o seu serviço sem problemas. Ah isso depende também de quantos clientes em média vc queira atingir... além de muitos fatores, mas basicamente vou lhe falar é necessário um rack, um roteador ( no caso uma PoweRouter Mikrotik), um switch, um servidor profissional pro ERP/Radius tem váários no mercado, posso citar Mk-auth, myauth, Vigo provider, topsapp... e um servidor de cache: Thunder , speedr, NMOC... isso pode ficar em torno de 20 mil com nobreak ( já recomendo esse tipo se um provedor chegar a +/- 700 clientes, se for menos dá pra trocar a powerouter por uma RB 1100 que diminui esse preço em 4000 reais.
    compreendi, não intendo muito de provedores, pois meu ramo é hospedagem site,servidores e etc.
    Pelo que intendi vou precisar de um servidor para a autenticação radius,cache e outro ou nao para o erp, seria isso?
    Minha duvida dos servidores seria qual o consumo para esse tipo de serviço e a autenticação como funciona, no caso do radius seria com login?

    Estou terminando o projeto e só falta a parte dos equipamentos, hoje fui verificar quantos postes seria necessario para ter uma ideia e a distancia que ficou 123 postes e 2740 metros.
    Outro problema seria que pretendo distribuir internet pra duas localidades distante daqui, uma a 15km e outra a 25km sendo uma após a outra. pretendo utilizar radio pra enviar o sinal e pelo que vi aqui no forum ficou da seguinte forma:

    o radio ouvir falar bem do Rádio Digital AW3B da asga AsGa - Solu
    e esse CANOPY OFDM 5.4 GHZ BACKHAUL - PTP400 FULL - http://www.canopybrasil.com.br/produ...?id_product=64
    To em duvida em qual utilizar e as antenas ainda não sei uma marca boa.
    As torres não tenho a minima ideia de como calcular a distancia.

    vou procurar um técnico pra me informar a respeito das instalações mas não vou mentir eu gosto de aprender rsrs.

    abraços

  8. #8
    Avatar de ravelerasmo
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Pôrto De Sauípe, Bahia, Brazil, Brazil
    Posts
    65

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    estou com uma duvida a respeito dos servidores, eu poderia dividir os serviços em varios servidores?
    exemplo:
    Servidor para autenticação
    Servidor ERP que pretendo utilizar o Vigor como software de gerenciamento
    Servidor para cache
    Servidor segundario para autenticação
    Servidor web com apache,mysql,...

    Pretendo comprar todos os servidores na dell e to com duvida nos requisitos mínimos para o servidor de autenticação radius, ERP e cache.
    pensei na seguinte configuração para mais de 500 clientes.

    Servidor Cache:
    Processador Intel® Xeon® Quad-Core E3-1270 (3.40 GHz, 8M Cache, Turbo/8T (80W) Memória de 8GB, 1333MHz (2X4GB UDIMM)
    2 Disco Rígido de 250GB SATA, 7.2K RPM, cabeado, 3.5"
    Raid 1, Controladora SAS/6iR e H200, 2 HD

    Servidores ERP e web
    Processador Intel® Xeon® Quad-Core E3-1220 (3.10GHz, 8M Cache, Turbo/4T (80W)
    Memória de 4GB, 1333MHz (2X2GB UDIMM)
    2 Disco Rígido de 250GB SATA, 7.2K RPM, cabeado, 3.5"
    Raid 1, Controladora SAS/6iR e H200, 2 HD




    Seria o suficiente para atender entre 500 a 1000 usuários conectados?

    Abraços

  9. #9

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Bom ótimo que vc já trabalhe com Hospedagem! Claro vc pode colocar vários servidores para fazer vários serviços inclusive a ultilização de clusters (usar 3 servidores para trabalhar como um só por exemplo) principalmente no uso de servidores como o de cache Por exemplo, as configurações que vc me mostrou aí estão ótimas, porém recomendo pro Cache 2 HDs um que atinga 1Tb e o outro pode ser de 250 GB que não estejam em RAID, o servidor ERP/WEB, quanto ao servidor ERP tá bom porém recomendo mais 2 ou 4 gb pra ficar bom, pois o Radius ( autenticador) na grande maioria das vezes está nele , é ele quem vai cortar cliente não pagador, é nele que vão ser feitos os cadastros, que a central do cliente vai ficar gravada... tudo em um servidor apenas. Acredite tem gente que usa uma configuração menor do que essa e trabalha com uns 650 clientes simultâneos em 2 cidades. E se vc quiser colocar um servidor de e-mail ótimo! disco virtual? também isso só valoriza o seu serviço, maaaaaass por expêriência própria esses dois servidores são pouquíssimo usados, coisa de 30 clientes em uma rede de 400, 500 usuários usam ativamente, e em torno de uns 100 ainda abrem a caixa de e-mail pelomenos qndo agnt fala que está disponível rsrs

  10. #10

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Olha quanto aos rádios Motorola Canoppy nem precisei entrar no link a asga tbm é show principalmente em PTPs Microondas. agora, devo tirar uma dúvida vc pretente interligar o seu cpd ao terminal de saida HPNA? ouuu acha que hpna seria inviável pelo custo e deseja passar a transmissão via wireless? (isso não quer dizer wifi)

  11. #11
    Avatar de ravelerasmo
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Pôrto De Sauípe, Bahia, Brazil, Brazil
    Posts
    65

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    Olha quanto aos rádios Motorola Canoppy nem precisei entrar no link a asga tbm é show principalmente em PTPs Microondas. agora, devo tirar uma dúvida vc pretente interligar o seu cpd ao terminal de saida HPNA? ouuu acha que hpna seria inviável pelo custo e deseja passar a transmissão via wireless? (isso não quer dizer wifi)
    Pretendo utilizar os rádios para inteigar as duas localidades vizinhas ao meu PDC e de cada torre vou distribuir o sinal utilizando HPNA

  12. #12
    Avatar de ravelerasmo
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Pôrto De Sauípe, Bahia, Brazil, Brazil
    Posts
    65

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Vou pegar as mesma configurações do que sitei para cache e usar para a autenticação, gostaria de deixar eles em espelho caso um falhe outro entre.
    Preso o SLA, vi muito no fórum hoje o povo reclamando de cache lento e tal e reclamando do software sendo que usam hds péssimos e querem qualidade, pensei em usar a solução dell PowerVault MD1200 com 4 ou 6 disco SAS com 15.000 RPM assim tendo uma maior velocidade e controle.
    Bom sei que vai ser muito investimento para um provedor mas pretendo ter uma infraestrutura robusta e capaz de atender todos os meus clientes sem me preocupar com servidor travando, erros e etc.

  13. #13
    Avatar de ravelerasmo
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Pôrto De Sauípe, Bahia, Brazil, Brazil
    Posts
    65

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Vou pegar as mesma configurações do que sitei para cache e usar para a autenticação, gostaria de deixar eles em espelho caso um falhe outro entre.
    Preso o SLA, vi muito no fórum hoje o povo reclamando de cache lento e tal e reclamando do software sendo que usam hds péssimos e querem qualidade, pensei em usar a solução dell PowerVault MD1200 com 4 ou 6 disco SAS com 15.000 RPM assim tendo uma maior velocidade e controle.
    Bom sei que vai ser muito investimento para um provedor mas pretendo ter uma infraestrutura robusta e capaz de atender todos os meus clientes sem me preocupar com servidor travando, erros e etc.

  14. #14

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Jóia chefe muito bom que vc queira fazer isso , quanto a interligação acho bom vc usar as soluções da Asga pois ela pode instalar para vc! ou Gigacom do Brasil :: Empresa de Telecomunica! Boa sorte!

  15. #15
    Avatar de ravelerasmo
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Pôrto De Sauípe, Bahia, Brazil, Brazil
    Posts
    65

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Valeu Cara, e obrigado por ta me ajudando, entrei em contato com a Asga e eles estão me auxiliando na escolha do radio que mais se adapte ao meu projeto.Falei com a vigor e já me passaram os valores do software deles, bom pelo menos o ERP eu já to livre agora falta o restante dos servidores que ta me deixando doido já rsrs. O roteamento é uma dessas partes, você que já trabalha com isso sabe me dizer se da para o cliente realizar apenas uma autenticação?
    exemplo:
    o técnico vai na casa do cliente e realiza a instalação do serviço, entrega um manual com tudo que ele precisa pra tirar duvidas, números e depois seu login e senha, sendo que eu queria que o técnico coloque esse login assim que realizar a instalação e o cliente só volta a colocar o login se trocar de maquina.
    é possível?

    abraços

  16. #16

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    humm sim é possível , há 2 meios de se fazer isso aplicando um Timeout no login que o instalador deixou ouuu vc teria que fixar o endereço físico (mac da placa de rede) xo te fazer uma pergunta: quantos clientes em média vc pretende adquirir?

  17. #17

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Cara Roteador pode ser Mikrotik Mesmo vê lá com o pessoal da Fastwireless Telecom se eles trazem a poweRouter pra vc, quanto a servidor de cache fica muito dificil de se recomendar um hj vai mais do custo-benefício e tem haver com quantidade de clientes, exemplo o thundercache é um dos mais populares e mais tranquilos de se usar , há a opção de cluster o que aumenta a capacidade de uso porém não recomendo para empresas que trabalhem com mais 800 clientes ( contando que um cliente pode ter tanto um como dois computadores, até mais) o Speedr usa pouquissimo recurso do servidor (menos disco) e mais do administrador. N!MOC... Nunca ví nunca usei e mal ouço falar em compensação os criadores do sistema são os maiores contribuintes do fórum aew... E há os que agnt pode recomendar veemente que são o bluecoat ou o maracache (essa ultima principalmente atendem do zé anteneiro até uma Oi, Gvt da vida basta ter algum $ rsrs...)

  18. #18

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Segue o site de qm eu conheço que é capaz de criar uma consultoria para vc montar seus servidores, roteadores enfim... vai lhe ajudar mais do que eu MyRouter - Soluções | Linux | MikroTik

  19. #19
    Avatar de ravelerasmo
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Pôrto De Sauípe, Bahia, Brazil, Brazil
    Posts
    65

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Eai cara tudo bem?
    Bom eu não tenho uma base certa de quantos clientes atingir, aqui na região é muito variada na primeira localidade que vou colocar a net vou ter mais clientes domésticos e de inicio posso ter cerca de 100 a 500, pois não tenho concorrente, quer dizer tenho mais o serviço é péssimo e os clientes só fica por não ter outra opção. Na segunda localidade os clientes é dividido em domésticos e pousadas e como é um local pequeno acho que 100 no máximo.
    Já o terceiro é mais comercio e hotéis e esse onde fica o problema, fornecer internet para hotéis agente nunca sabe ao certo quantas conexões vamos ter. então vamos se basear em um total de 700 clientes.

  20. #20
    Avatar de ravelerasmo
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Pôrto De Sauípe, Bahia, Brazil, Brazil
    Posts
    65

    Padrão Re: Montar provedor utilizando HPNA 3.1

    Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    Cara Roteador pode ser Mikrotik Mesmo vê lá com o pessoal da Fastwireless Telecom se eles trazem a poweRouter pra vc, quanto a servidor de cache fica muito dificil de se recomendar um hj vai mais do custo-benefício e tem haver com quantidade de clientes, exemplo o thundercache é um dos mais populares e mais tranquilos de se usar , há a opção de cluster o que aumenta a capacidade de uso porém não recomendo para empresas que trabalhem com mais 800 clientes ( contando que um cliente pode ter tanto um como dois computadores, até mais) o Speedr usa pouquissimo recurso do servidor (menos disco) e mais do administrador. N!MOC... Nunca ví nunca usei e mal ouço falar em compensação os criadores do sistema são os maiores contribuintes do fórum aew... E há os que agnt pode recomendar veemente que são o bluecoat ou o maracache (essa ultima principalmente atendem do zé anteneiro até uma Oi, Gvt da vida basta ter algum $ rsrs...)
    Vou entrar em contato com eles para ver se importam o roteador. A respeito do cache eu vejo da seguinte forma, estou montando um rack de servidores excelentes da dell, hoje o pessoal me ligou pra eu passar a cota dos equipamentos e tal, o atendimento é excelente e eles não querem só vender e sim achar uma solução ideal para o cliente, por isso que não troco por nada rsrs, voltando ao assunto não adianta tem um hardware de primeira e um software meia boca, ai não adianta nada investir, então não penso duas vezes vou procurar uma solução mais profissional como maracache que andei olhando e achei ótimo tanto que tem demonstração dele operando em um link com 1500mb então sei que é coisa de primeira, problema vai ser o preço, estou entrando em contato com eles para ver.
    E muito obrigado por ta me ajudando, se não fosse você eu estaria perdido ainda.

    Abraços