+ Responder ao Tópico

1. Nada incômodo algum o under tá aqui pra isso. bom quanto a powerouter ví um anuncio aqui no fórum que a Fast Wireless Mikrotik traz por encomenda, Basicamente o que muda pra o seu de um provedor de internet via rádio é o modo de transmissão do seu produto então vai precisar de ter noções de roteamento e recomento altamente que vc contrate um técnico em telecomunicações para lhe ajudar a montar a estrutura, além de uma consultoria pra montar o seu CPD, configurar os roteadores e servidores. além de montar uma estrutura legal, para que vc consiga legalizar o seu serviço sem problemas. Ah isso depende também de quantos clientes em média vc queira atingir... além de muitos fatores, mas basicamente vou lhe falar é necessário um rack, um roteador ( no caso uma PoweRouter Mikrotik), um switch, um servidor profissional pro ERP/Radius tem váários no mercado, posso citar Mk-auth, myauth, Vigo provider, topsapp... e um servidor de cache: Thunder , speedr, NMOC... isso pode ficar em torno de 20 mil com nobreak ( já recomendo esse tipo se um provedor chegar a +/- 700 clientes, se for menos dá pra trocar a powerouter por uma RB 1100 que diminui esse preço em 4000 reais.

2. Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    Nada incômodo algum o under tá aqui pra isso. bom quanto a powerouter ví um anuncio aqui no fórum que a Fast Wireless Mikrotik traz por encomenda, Basicamente o que muda pra o seu de um provedor de internet via rádio é o modo de transmissão do seu produto então vai precisar de ter noções de roteamento e recomento altamente que vc contrate um técnico em telecomunicações para lhe ajudar a montar a estrutura, além de uma consultoria pra montar o seu CPD, configurar os roteadores e servidores. além de montar uma estrutura legal, para que vc consiga legalizar o seu serviço sem problemas. Ah isso depende também de quantos clientes em média vc queira atingir... além de muitos fatores, mas basicamente vou lhe falar é necessário um rack, um roteador ( no caso uma PoweRouter Mikrotik), um switch, um servidor profissional pro ERP/Radius tem váários no mercado, posso citar Mk-auth, myauth, Vigo provider, topsapp... e um servidor de cache: Thunder , speedr, NMOC... isso pode ficar em torno de 20 mil com nobreak ( já recomendo esse tipo se um provedor chegar a +/- 700 clientes, se for menos dá pra trocar a powerouter por uma RB 1100 que diminui esse preço em 4000 reais.
    compreendi, não intendo muito de provedores, pois meu ramo é hospedagem site,servidores e etc.
    Pelo que intendi vou precisar de um servidor para a autenticação radius,cache e outro ou nao para o erp, seria isso?
    Minha duvida dos servidores seria qual o consumo para esse tipo de serviço e a autenticação como funciona, no caso do radius seria com login?

Estou terminando o projeto e só falta a parte dos equipamentos, hoje fui verificar quantos postes seria necessario para ter uma ideia e a distancia que ficou 123 postes e 2740 metros.
    Outro problema seria que pretendo distribuir internet pra duas localidades distante daqui, uma a 15km e outra a 25km sendo uma após a outra. pretendo utilizar radio pra enviar o sinal e pelo que vi aqui no forum ficou da seguinte forma:

o radio ouvir falar bem do Rádio Digital AW3B da asga AsGa - Solu
    e esse CANOPY OFDM 5.4 GHZ BACKHAUL - PTP400 FULL - http://www.canopybrasil.com.br/produ...?id_product=64
    To em duvida em qual utilizar e as antenas ainda não sei uma marca boa.
    As torres não tenho a minima ideia de como calcular a distancia.

vou procurar um técnico pra me informar a respeito das instalações mas não vou mentir eu gosto de aprender rsrs.

abraços

3. estou com uma duvida a respeito dos servidores, eu poderia dividir os serviços em varios servidores?
    exemplo:
    Servidor para autenticação
    Servidor ERP que pretendo utilizar o Vigor como software de gerenciamento
    Servidor para cache
    Servidor segundario para autenticação
    Servidor web com apache,mysql,...

Pretendo comprar todos os servidores na dell e to com duvida nos requisitos mínimos para o servidor de autenticação radius, ERP e cache.
    pensei na seguinte configuração para mais de 500 clientes.

Servidor Cache:
    Processador Intel® Xeon® Quad-Core E3-1270 (3.40 GHz, 8M Cache, Turbo/8T (80W) Memória de 8GB, 1333MHz (2X4GB UDIMM)
    2 Disco Rígido de 250GB SATA, 7.2K RPM, cabeado, 3.5"
    Raid 1, Controladora SAS/6iR e H200, 2 HD

Servidores ERP e web
    Processador Intel® Xeon® Quad-Core E3-1220 (3.10GHz, 8M Cache, Turbo/4T (80W)
    Memória de 4GB, 1333MHz (2X2GB UDIMM)
    2 Disco Rígido de 250GB SATA, 7.2K RPM, cabeado, 3.5"
    Raid 1, Controladora SAS/6iR e H200, 2 HD

Seria o suficiente para atender entre 500 a 1000 usuários conectados?

Abraços

4. Bom ótimo que vc já trabalhe com Hospedagem! Claro vc pode colocar vários servidores para fazer vários serviços inclusive a ultilização de clusters (usar 3 servidores para trabalhar como um só por exemplo) principalmente no uso de servidores como o de cache Por exemplo, as configurações que vc me mostrou aí estão ótimas, porém recomendo pro Cache 2 HDs um que atinga 1Tb e o outro pode ser de 250 GB que não estejam em RAID, o servidor ERP/WEB, quanto ao servidor ERP tá bom porém recomendo mais 2 ou 4 gb pra ficar bom, pois o Radius ( autenticador) na grande maioria das vezes está nele , é ele quem vai cortar cliente não pagador, é nele que vão ser feitos os cadastros, que a central do cliente vai ficar gravada... tudo em um servidor apenas. Acredite tem gente que usa uma configuração menor do que essa e trabalha com uns 650 clientes simultâneos em 2 cidades. E se vc quiser colocar um servidor de e-mail ótimo! disco virtual? também isso só valoriza o seu serviço, maaaaaass por expêriência própria esses dois servidores são pouquíssimo usados, coisa de 30 clientes em uma rede de 400, 500 usuários usam ativamente, e em torno de uns 100 ainda abrem a caixa de e-mail pelomenos qndo agnt fala que está disponível rsrs

5. Olha quanto aos rádios Motorola Canoppy nem precisei entrar no link a asga tbm é show principalmente em PTPs Microondas. agora, devo tirar uma dúvida vc pretente interligar o seu cpd ao terminal de saida HPNA? ouuu acha que hpna seria inviável pelo custo e deseja passar a transmissão via wireless? (isso não quer dizer wifi)

Tópicos Similares

1. Ajuda para montar provedor!!!
    Por Ricardinho no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-09-2005, 11:07
  2. Montar provedor de Internet
    Por sgeovane no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 01-02-2005, 09:01
  3. Como montar provedor wls??
    Por JANDUY no fórum Redes
    Respostas: 2