Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Preciso montar um sistema cujo ponto central pode ficar em uma torre de 20 a 40 metros de altura.

    Este ponto central vai receber sinais de viaturas (carros, motos, caminhões, vagões, etc..) que estarão transmitindo vídeo em qualidade
    1920 x 1080 Full HD resolution a 60FPS ou 120 FPS.
    Os videos serão gravados na central e não podem ter perda de qualidade nenhuma.

    O raio ao redor da torre é de no máximo 2Kms e sempre tera visada direta entre o veiculo e a torre.

    Que tipo de antena usar?
    Omnidirecional, painéis, etc.?
    Qual tipo de polarização?
    Qual frequência 900Mhz, 2,4Ghz ou 5,8Ghz, qual a potência a ser usada?
    Qual o tipo de equipamento?

    A empresa que vai operar o projeto tem registro SCM na Anatel.

    Agradeço aos amigos que puderem ajudar nos seguintes assuntos:
    a) Sugestões de câmeras HD 1920 x 1080 Full HD resolution a 60FPS ou 120 FPS
    b) Conversores HDMI para Ethernet 100Mb
    c) Antenas para cobertura de altíssima eficiência (Ponto fixo e pontos móveis)?
    d) Rádio de altíssima eficiência e elevada banda passante?
    e) Conversores Ethernet 100Mb para HDMI ?

    Saudações!

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    nosssa ai e um desafio enome mesmo .radios portateis com alta taxa de transferencia .

    se não for muitas viaturas e tiver um bom controle de banda o unifi ubiquiti outdoor pode dar conta .

  3. #3

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Me parece inviável.
    Se o veículo estiver parado, 5.8 pode dar conta mas ainda assim tem que estar bem alinhado para trafegar no mínimo 35 mega real (full hd a 120 fps).
    Em movimento é melhor baixar para 720p a 24fps com compressão elevada (olha o hardware no transmissor).

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Boa Tarde,

    Um projeto desses requer horas de estudo amigo.
    O que pretendes fazer se fosse em um ambiente 100% plano e sem prédios, seria fácil de implementar. porém sabemos que ambientes perfeitos não existem portanto precisas de um projeto sério e não podes confiar em " opiniões" apenas.
    Se precisar de ajuda, estou à disposição. Não vendo equipamentos , apenas projeto redes de alta performance.

    Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    hum Poderia lhe recomendar o uso em MMDS tem alcance de a´te 50 km e não precisa de um apontamento perfeito. é o que a net Curitiba usa; MAAASS como ele se movimenta vc poderia usar 1800 Mhz CDMA, porém o custo é inviável (deve gastar em torno de 1,8 milhão)

  6. #6

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Eu tb iria recomendar MMDS os paineis da setoriais da aquario e as grades são para 2.4 e 2.5 MMDS, e como esse sistema de mmds ja é usado para transmissão de TV acho que não tera problemas, a não ser que a frequencia MMDS não possa ser usada por SCM.
    E o mesmo para as demais frequencias.

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    hummmmphh "opinião" com o unifi da ubiquiti bem feito o projeto e viavel ....mas o projeto não e meu so estou dando uma "opinião".
    mas se deixar eu faço .e olha que eu faço eimm .pessoalmente .
    a unica coisa que eu sei que e dificil realmente nesta vida e ganhar dinheiro o resto a gente da um jeito .

  8. #8

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    se achar equipamentos pra isso posta aki que tambem quero usar

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    hummmmphh "opinião" com o unifi da ubiquiti bem feito o projeto e viavel ....mas o projeto não e meu so estou dando uma "opinião".
    mas se deixar eu faço .e olha que eu faço eimm .pessoalmente .
    a unica coisa que eu sei que e dificil realmente nesta vida e ganhar dinheiro o resto a gente da um jeito .
    Concordo com o Naldo quanto ao Unifi da Ubiquiti porém, ressalvas quanto a parte onde o amigo fala sobre ""Os videos serão gravados na central e não podem ter perda de qualidade nenhuma"
    precisar de banda sempre 100%"....ae o bixo pega...
    Mas como falamos aqui, se for projetado não tem erro.
    Acredito que uma cobertura em formato Diamante da área cobriria tudo.
    as pontas com 18m e o ponto central com 40m.
    Já ví isso funcionando, mas não tenho idéia de preço. Qualidade tem preço e geralmente é bem caro.
    Mas seria um projeto muito bacana de executar.

  10. #10

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Bom existe aquela coisa, quanto maior a frequência melhor deve ser o apontamento, o certo seria o uso de outra frequencia que esteja em TDMA ouuu CDMA até também em UHF (Pega dois canais livres e usa porém não é recomendado se vc tbm for passar dados) isso para poder atingir todas as exigências do projeto dele. quanto ao Leandrolopes e o naldo, acho que está correto também isso para diminuir os custos o uso de uma rede mesh ou unifi ( que dá praticamente na mesma) porém como a logica nesse tipo de rede é "assobiando e chupando manga" o que transmite é o mesmo que recebe e assim sucessivamente isso pode gerar lags na transmissão (travamentos) causando uma dor de cabeça pro cliente e ao projetista.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    Bom existe aquela coisa, quanto maior a frequência melhor deve ser o apontamento, o certo seria o uso de outra frequencia que esteja em TDMA ouuu CDMA até também em UHF (Pega dois canais livres e usa porém não é recomendado se vc tbm for passar dados) isso para poder atingir todas as exigências do projeto dele. quanto ao Leandrolopes e o naldo, acho que está correto também isso para diminuir os custos o uso de uma rede mesh ou unifi ( que dá praticamente na mesma) porém como a logica nesse tipo de rede é "assobiando e chupando manga" o que transmite é o mesmo que recebe e assim sucessivamente isso pode gerar lags na transmissão (travamentos) causando uma dor de cabeça pro cliente e ao projetista.
    Exato, O PING ENTRE as bases e a base central tem que ser no maximo 2ms....acima disso.....TDMA tem grandes chances de funcionar super bem. Ví um projeto com cameras e fiquei impressionado. tudo 4.9ghz , e tudo HD.
    Mas.......é bem caro.

  12. #12

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Exato, O PING ENTRE as bases e a base central tem que ser no maximo 2ms....acima disso.....TDMA tem grandes chances de funcionar super bem. Ví um projeto com cameras e fiquei impressionado. tudo 4.9ghz , e tudo HD.
    Mas.......é bem caro.
    poisé rapaz 4.9 frequencia praticamente livre (tendo em vista a partir do 5Ghz... hehe) porém ainda acho que tem que ser acima de 1GHZ e Abixo de 2 pois as ondas "ainda batem" asssim ~~~~ lá na frente x~x~x. já apartir de 2.2 ))))))

  13. #13

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    é um trabalho chato hehe mas com $$... Nóis num dá jeito pra morte pro resto... rsrs

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    é um trabalho chato hehe mas com $$... Nóis num dá jeito pra morte pro resto... rsrs
    Pra terem uma idéia de preço... conversei a pouco com o Mentor do Projeto que vi.... SÓ a central das cameras custou R$380mil reais.(equipamentos)...
    Fora as câmeras IP de alta resolução.
    É um projeto bem interessante.

  15. #15

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Amigos, creio que se sair das frequencias permitidas para SCM , tradicionais, 2.4 e 5.8, só com frequencias licenciadas então.
    E não sei se frequencia licenciada seria liberado para PMP.
    4.9 é exclusivo para uso de serviço público.
    MMDS mão tem liberação para SCM.

    Se o orçamento para as câmera já chegou neste valor, o negócio vai ser partir para alguma coisa bem mais profissional daquilo que usamos normalmente.
    Quem sabe Alvarion ou Motorola?

  16. #16

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    neste caso teria preferencia em fazer uma micro sertorização com equipamentos de qualidade.

  17. #17

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigos, creio que se sair das frequencias permitidas para SCM , tradicionais, 2.4 e 5.8, só com frequencias licenciadas então.
    E não sei se frequencia licenciada seria liberado para PMP.
    4.9 é exclusivo para uso de serviço público.
    MMDS mão tem liberação para SCM.



    Se o orçamento para as câmera já chegou neste valor, o negócio vai ser partir para alguma coisa bem mais profissional daquilo que usamos normalmente.
    Quem sabe Alvarion ou Motorola?
    Rapaz então não sei, a link Express (:::Link Express:::) foi o primeiro provedor de internet a rádio e usam MMDS para assinantes

  18. #18

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Amigo, boa tarde.
    A JBT-TELECOM está entrando no mercado de Segurança apresentando uma SOLUÇÃO INÉDITA E ÚNICA NO BRASIL para transmissão/recepção de dados, voz, video em HD, etc.

    Trata-se do SISCOM - Sistema de Comunicações Operacionais Multimídia, capaz de integrar tecnologias analógicas e digitais tais como: HF, VHF, UHF, SHF, EHF, GSM, 3G, Nextel, Trunking, Tetrapol, Serviço Nacional de Telecomunicações (SNT).
    Nossa solução é um sistema que, em situações normais, pode operar através de rede mesh com taxas de transmissão de até 200 Mbps, possibilitando o envio de voz, dados, vídeos e imagens.
    Quando operado em condições de propagação desfavoráveis ou situações de alta mobilidade, o sistema automaticamente passa a utilizar a rede de rádio VHF, permitindo o tráfego de voz, além da manutenção de serviços de dados básicos, o envio de mensagens curtas, arquivos e coordenadas geográficas.
    Entre em contato pelo email [email protected] que poderemos enviar mais informações.

  19. #19

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Essa eu quero ver.

    A ideia do projeto é boa mas como já falaram pra qualidade requer dinheiro.. E eu sei bem disso, pois fiz exatamente isso investi pesado no backbone, tive que colocar 5 pares de licenciado para ter um link de qualidade. Mas vale cada centavo. Acho q para este projeto tem também de meter a mão no bolso pra ter qualidade.

  20. #20

    Padrão Re: Enlace móvel de alto desempenho para dados e vídeo HD

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Preciso montar um sistema cujo ponto central pode ficar em uma torre de 20 a 40 metros de altura.
    O raio ao redor da torre é de no máximo 2Kms e sempre tera visada direta entre os veículos e a torre.
    [praticamente sem obstáculos].

    Este ponto central vai receber sinais de
    até 25 viaturas em altavelocidade(carros, motos, caminhões, vagões, etc..) que estarão transmitindo vídeo em qualidade
    1920 x 1080
    Full HD resolution a 60FPS ou 120 FPS
    . Os videos serão gravados na central e não podem ter perda de qualidade nenhuma.

    1) Que tipo de antena usar?
    2) Omnidirecional, painéis, etc.?
    3) Qual tipo de polarização?
    4) Qual frequência 900Mhz, 2,4Ghz ou 5,8Ghz, qual a potência a ser usada?
    5) Qual o tipo de equipamento?

    A empresa que vai operar o projeto tem registro SCM na Anatel;
    mas se necessário pode obter outras licenças.

    Agradeço aos amigos que puderem ajudar nos seguintes assuntos:
    a) Sugestões de câmeras HD 1920 x 1080 Full HD resolution a 60FPS ou 120 FPS
    b) Conversores HDMI para Ethernet 100Mb
    c) Antenas para cobertura de altíssima eficiência (Ponto fixo e pontos móveis)?
    d) Rádio de altíssima eficiência e elevada banda passante?
    e) Conversores Ethernet 100Mb para HDMI ?


    Colegas, minhas dúvidas estão identificadas com número ou letras; após muita pesquisa temos dezenas de informações hipotéticas e genéricas.

    Contudo precisamos de quem teve experiência concreta com resultados eficazes, mesmo que só em um ou mais destas dúvidas, nos trouxessem detalhes de sua vivência.

    Mas realmente o que precisamos são respostas focadas.

    Desde já agradecemos muito a atenção. Abraço a todos.