+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvida sobre modos WDS e Criptografia

    Boa noite pessoal!

    Meu primeiro post/tópico por aqui, então desculpem se minha dúvida está em local inapropriado.

    Eu trabalho e uma pequena empresa de terceirização de serviços em infra de TI. Um de nossos clientes é um hotel com 70 acomodações, entre chalés e apartamentos.

    São três blocos, 1 de chalés e outros dois de apartamentos.

    Quando pegamos a rede deles estava precaria, com RBs de baixa qualidade e antenas mal distribuidas. O cliente não queria investir, então remanejamos antenas e fui aos poucos plantando a idéia de uma infra de rede maior.

    Como precisamos distribuir sinal wi-fi em todas as acomodações, decidi usar Ubiquiti em todos os pontos de acesso.

    Hoje o cenário está da seguinte forma:

    Roteador com Fail-Over e LoadBalancing com dois Links.
    ||
    \/
    Rocket M2 com dois paineis de 90º de 25dbi cada.
    ||
    \/
    Dois Bullets M2 HP 600mv com antenas Omni, uma de 17 dbi e outra de 25 dbi.


    Eu consegui fazer os ajustes de sinal e a cobertura está ótima, apesar da topografia acidentada do terreno.

    Devo ter exagerado nas informações, mas vamos a dúvida:

    O Rocket M2 deixei como AP-Repeater com o MAC dos dois Bullets, e neles o MAC do Rocket, assim uma WDS sem Loop. A questão é que nesse modo posso ativar apenas WEP e além de não ser seguro, qualquer dispotivo com iOS não conecta, inclusive isso é especificado no site da Apple.

    Existe alguma forma de configurar essa WDS, onde os Bullets apenas "repassam" o sinal com criptografia WPA ou WPA2?

    Vi que há o modo Station-WDS, mas como é uma estrutura grande e as antenas estão nos telhados, preferi pesquisar antes. Não consegui no entanto, entender se o modo Station-WDS apenas atua como "cliente" do Rocket, ou irá ser um ponto de acesso Wi-Fi também.

    Alguém poderia me ajudar na questão ou apontar um bom material de referencia?

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre modos WDS e Criptografia

    LFCavalcanti, Atendo clientes na rede hoteleira e para este cenário, o ideal seria distribuir unifi da ubiquiti entre os blocos com controle via hotspot. Criptografia em areas públicas são facilmente descobertas e se este empreendimento tiver vizinhança logo voce terá um monte de usuarios pendurados na sua rede. Quanto a sua pergunta há sim, é so voce colocar os bulets como cliente wds e em network coloca-los em modo brigde com a criptografia que desejar.