Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Olá pessoal,
    Gostaria de saber quem tem algum ponto a ponto com Rocket M5 e antenas Xwave 5831DPR.
    Gostaria de saber se funcionam bem, se passa uma banda boa numa distancia de 31Km.
    Quanto na pratica está passando no ponto a ponto de vocês. Pq agente sabe que o que é divulgado as vezes não é o que é na realidade.
    Vou fazer um novo ptp e estou na dúvida se esse kit seria uma boa, pois nunca usei essas antenas.
    Segue o link do kit.
    http://www.wavelan.com.br/produto/de...-Xwave-5831DPR

    Aproveitando a oportunidade, deixa eu tirar mais uma dúvida com vocês.
    Vocês acham que eu devo colocar esse ptp de 31km no topo da torre, pois é o mais distante, ou posso colocar um pouco mais abaixo, e utilizo a rede 2,4 mais abaixo ainda, ou é melhor colocar a rede 2,4 no topo, com setoriais?
    E qual a distancia ideal da rede 2,4 pra 5,8, ou não tem problema por ser de frenquencia diferente?
    Desde já agradeço a todos...;-)

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    cara o rocket pode ir comfé, mas as antenas, por que se nao usa, da propria rocket disck de 34dbi, acho que vai ser melhor, se ta comprando motor de ford e usando chassis de chevrolet, usa tudo ford, tudo UBNT!!

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Caro pafcok,

    Eu pensei nessas antenas por causa do Radome Shield que vem com elas.
    Garantem que melhoram o desempenho do link.

  4. #4
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Citação Postado originalmente por pafcok Ver Post
    cara o rocket pode ir comfé, mas as antenas, por que se nao usa, da propria rocket disck de 34dbi, acho que vai ser melhor, se ta comprando motor de ford e usando chassis de chevrolet, usa tudo ford, tudo UBNT!!
    Bom dia,

    Se você estiver comparando a Xwave de 31 com a Dish de 34, o "comentário" está correto, porque tem diferença de ganho.

    Agora se estas comparando a dish de 30 com a Xwave de 31 COM RADOME, certamente é uma opinião de quem não conhece antenas com Radome, e não sabe o poder que elas tem.

  5. #5
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Olá pessoal,
    Gostaria de saber quem tem algum ponto a ponto com Rocket M5 e antenas Xwave 5831DPR.
    Gostaria de saber se funcionam bem, se passa uma banda boa numa distancia de 31Km.
    Quanto na pratica está passando no ponto a ponto de vocês. Pq agente sabe que o que é divulgado as vezes não é o que é na realidade.
    Vou fazer um novo ptp e estou na dúvida se esse kit seria uma boa, pois nunca usei essas antenas.
    Segue o link do kit.
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Kit Ponto-a-ponto Rocket M5 + Antenas Xwave 5831DPR - frete somente encomenda normal

    Aproveitando a oportunidade, deixa eu tirar mais uma dúvida com vocês.
    Vocês acham que eu devo colocar esse ptp de 31km no topo da torre, pois é o mais distante, ou posso colocar um pouco mais abaixo, e utilizo a rede 2,4 mais abaixo ainda, ou é melhor colocar a rede 2,4 no topo, com setoriais?
    E qual a distancia ideal da rede 2,4 pra 5,8, ou não tem problema por ser de frenquencia diferente?
    Desde já agradeço a todos...;-)
    Bom dia,

    Para essa distância, se quiser uma banda de uns 25 ou 30 Mb, melhor mesmo usar anteas de 34.

    O Radome vai fazer muita diferença principalmente se você já tiver outras células 5.8 nas suas torres, por ele vai diminuir a interferência lateral.

    Abraço

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Gabriel,
    Então o melhor mesmo é usar a própria Dish de 34 né?
    Vlw

  7. #7
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    Gabriel,
    Então o melhor mesmo é usar a própria Dish de 34 né?
    Vlw
    Isso mesmo. Assim não você garante que vai ter um bom sinal. Talvez a de 30 também sirva, mas corre o risco do sinal não ficar como desejado.

    Boa sorte, abraço

  8. #8
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Aqui tem umas fotos da instalação de um link com essas antenas. 6Km apenas.

    https://under-linux.org/f225/enlace-...08/index8.html

    E aqui umas fotos de como ficou, fiz o testes em 40MHz para ver até quanto passava de banda, em caso de uma necessidade eventual, hoje o link está 20MHz com 45Mb full

    https://under-linux.org/f225/enlace-...08/index7.html

    Atente para os testes de banda em TCP.

    Abraço

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Rapaz compramos aqui na empresa um radome shield, desses pra testar em um local que estava mais poluído e não diminuiu a interferência nem 1db, pelo que li sobre o radome, ele impede a interferência de sair, então teria que ter o mesmo em todas as antenas de um pop, e no caso de um pop compartilhado isso é impossível.

    Anderson

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    pode usar as de 31 da computech com radome.. vai ficar bom..

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Alexandra, com sua experiência, ficaria melhor usar os rocket m5 ou cartão sr71-15 com mikrotik. Tanto em termos de banda passante como quando estiver passando tráfego. Tenho planos de fazer um enlace parecido com esse no total de 34km com visada perfeita e usando as antenas da xwave com radome, o que você me indicaria!

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    rb800 com sr71-15 e antenas de 30db dupla da ubiquiti .. vai ficar excelente..

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    gamineiro,

    Cara muito bom o seu link, ele tem quantos Km??
    Eu preciso fazer um ptp de 31Km.
    Me diz uma coisa, vc usa as antenas e mikrotik com cartão R52HN?
    Você acha melhor que o rocket??

    Abraço


    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Aqui tem umas fotos da instalação de um link com essas antenas. 6Km apenas.

    https://under-linux.org/f225/enlace-...08/index8.html

    E aqui umas fotos de como ficou, fiz o testes em 40MHz para ver até quanto passava de banda, em caso de uma necessidade eventual, hoje o link está 20MHz com 45Mb full

    https://under-linux.org/f225/enlace-...08/index7.html

    Atente para os testes de banda em TCP.

    Abraço

  14. #14
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Citação Postado originalmente por endnet Ver Post
    gamineiro,

    Cara muito bom o seu link, ele tem quantos Km??
    Eu preciso fazer um ptp de 31Km.
    Me diz uma coisa, vc usa as antenas e mikrotik com cartão R52HN?
    Você acha melhor que o rocket??

    Abraço
    Boa noite,

    Ele tem apenas 6km, mas com certeza é muito melhor que rocket, principalmente pelo poder de processamento da RB800. Pode ver que o teste está em TCP, confirmando que a RB dá conta do que a Wireless é capaz de trafegar. A diferença entre o teste UDP e TCP é justamemte esse, o quanto o hardware consegue processar.

    Se a banda é pequena, vai de rocket, muito mais barato. Agora se quer algo melhor, vai de RB800. Conheço bem esse R52Hn, posso confirmar que ele é ótimo. Os colegas também tem experiências com outros cartões, talvez um seja melhor que o outro, dependendo do cenário.

    Abraço

  15. #15

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Valeu Anderson, obrigado pelas informações...

  16. #16

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Gabineiro,

    Eu queria passar uns 20Mb full.
    Consigo com rocket e dish de 34?

  17. #17

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    alexandrecorrea,

    Você acha que fica bom?
    Quanto será que passa de banda nos 31km usando esse ptp da computech?

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    pode usar as de 31 da computech com radome.. vai ficar bom..

  18. #18

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Gabineiro,

    Eu queria passar uns 20Mb full.
    Consigo com rocket e dish de 34?
    ou vc acharia melhor colocar logo a rb800 com os cartões R52HN?

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Boa noite,

    Ele tem apenas 6km, mas com certeza é muito melhor que rocket, principalmente pelo poder de processamento da RB800. Pode ver que o teste está em TCP, confirmando que a RB dá conta do que a Wireless é capaz de trafegar. A diferença entre o teste UDP e TCP é justamemte esse, o quanto o hardware consegue processar.

    Se a banda é pequena, vai de rocket, muito mais barato. Agora se quer algo melhor, vai de RB800. Conheço bem esse R52Hn, posso confirmar que ele é ótimo. Os colegas também tem experiências com outros cartões, talvez um seja melhor que o outro, dependendo do cenário.

    Abraço

  19. #19

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    estimar uma banda exata é complicado, vai depender da região, poluição etc...

    eu tenho um enlace com rocket m5, antenas de 30db (da ubnt tambem), sao 32km .. consigo passar mais do que 30mbit/s .. ja testei combinações do tipo:

    35mbit download + 20mbit de up (com várias sessoes TCP e uma media de 3~4k de pacotes.. e ficou bem estavel.. e está até hoje), consigo maiores taxas mas como não tenho necessidade, mantive dessa forma...


    Se precisar de uma solução mais robusta recomendo a linha 2000c da Radwin !! esse rádio é fantastico !! JA vi links de 94km com antenas de 34db .. passando 60mb de down e uns 20mb de up .. com latencia baixa... eu duvidava disso até que vi "pessoalmente" o enlace funcionando....

  20. #20

    Padrão Re: Ponto a Ponto com Rocket M5 e Antenas Xwave 5831DPR para 31Km

    Alexandre,

    Na verdade eu queria passar uns 30Mb nesse enlace de 31km, queria que ficasse com latencia baixa.
    A poluição é pouca, visibilidade é boa (Já tenho hj um ptp com xr5 e pluton, e agora coloquei um nova torre que aumenta a altura em mais 12mt no mínimo do que está funcionando hj)
    Ai fico com medo desse kit ptp da Computech não ficar legal, pois não é
    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Kit Ponto-a-ponto Rocket M5 + Antenas Xwave 5831DPR - frete somente encomenda normal

    Vendo um ptp do gamineiro com rb800 e cartões R52Hn, ficou muito bom tb, ai fico na cruz e espada.

    O que vc me diz??
    Desde já agradeço muito pela atenção.


    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    estimar uma banda exata é complicado, vai depender da região, poluição etc...

    eu tenho um enlace com rocket m5, antenas de 30db (da ubnt tambem), sao 32km .. consigo passar mais do que 30mbit/s .. ja testei combinações do tipo:

    35mbit download + 20mbit de up (com várias sessoes TCP e uma media de 3~4k de pacotes.. e ficou bem estavel.. e está até hoje), consigo maiores taxas mas como não tenho necessidade, mantive dessa forma...


    Se precisar de uma solução mais robusta recomendo a linha 2000c da Radwin !! esse rádio é fantastico !! JA vi links de 94km com antenas de 34db .. passando 60mb de down e uns 20mb de up .. com latencia baixa... eu duvidava disso até que vi "pessoalmente" o enlace funcionando....