+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda => Ajuda na topologia de um provedor de internet novo!

    Bom dia, sou novo no fórum, mas sempre uso em minhas pesquisas.
    Estou montado um provedor de internet, aqui na minha cidade, no interior da bahia. Peço a ajuda dos amigos, na escolha dos equipamentos, abaixo passo meu projeto que pretendo usar:
    Objetivo;
    · Implementar uma rede wireless, (padrão 802.11x) para oferecer serviços de internet com alta disponibilidade, escalabilidade, disponibilidade, desempenho, segurança, gerenciabilidade, usabilidade e adaptabilidade;
    · Garantir a interconexão de até 300 usuários simultâneos;
    · Fazer balanceamentos de links, da WAN (rede externa), e para LAN (rede Interna);
    · Implementar dois servidores;
    _ Um com autenticação de usuários, Firewall, NAT, controle de banda (qos),
    hotpost;
    _ E outro com Cache Full.
    Informações da rede;
    · A rede atualmente possui 3 links de Internet, sendo:
    _ 1 de 2 Mb dedicado;
    _ 1 de 10 Mb dedicado;
    _ 1 de 20 Mb adsl;
    · O local dos servidores está há aproximadamente 640 metros da torre;
    · A torre está em um lugar de bom acesso, cobrindo praticamente toda área a ser trabalhada;
    Bom dia, sou novo no fórum, mas sempre uso em minhas pesquisas.
    Estou montado um provedor de internet, aqui na minha cidade, no interior da bahia. Peço a ajuda dos amigos, na escolha dos equipamentos, abaixo passo meu projeto que pretendo usar:
    Objetivo;
    · Implementar uma rede wireless, (padrão 802.11x) para oferecer serviços de internet com alta disponibilidade, escalabilidade, disponibilidade, desempenho, segurança, gerenciabilidade, usabilidade e adaptabilidade;
    · Garantir a interconexão de até 300 usuários simultâneos;
    · Fazer balanceamentos de links, da WAN (rede externa), e para LAN (rede Interna);
    · Implementar dois servidores;
    _ Um com autenticação de usuários, Firewall, NAT, controle de banda (qos),
    hotpost;
    _ E outro com Cache Full.
    Informações da rede;
    · A rede atualmente possui 3 links de Internet, sendo:
    _ 1 de 2 Mb dedicado;
    _ 1 de 10 Mb dedicado;
    _ 1 de 20 Mb adsl;
    · O local dos servidores está há aproximadamente 640 metros da torre;
    · A torre está em um lugar de bom acesso, cobrindo praticamente toda área a ser trabalhada;


    Veja a opção 1:
    Opção 01
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         opção1.jpg
Visualizações:	3709
Tamanho: 	43,8 KB
ID:      	34197

    Resumo;

    1º- A RB750G recebe os 3 links de internet, faz o balanceamento e envia para o servidor

    mikrotik;

    2º- O servidor MIKROTIK, recebe o link, onde é configurado para fazer a autenticação dos

    usuários, controle de banda, firewall, Nat, e redirecionamento de acessos para o

    Proxy/cache;

    3º- Envia para um roteador acoplado com uma antena direcional;

    4º - a antena direcional envia para outra antena direcional, que está na torre;

    5º- A antena que recebe o link repassa para um roteador;

    6º- O roteador da antena que recebeu o link distribui para a RB 433AH;

    7º- A RB433AH recebe o link e distribui para as antenas, que por sua vez distribui para os

    clientes.



    Equipamentos;

    1 RB750G com no mínimo 3 portas WAN e uma saída LAN (para o balanceamento);

    1 computador para uso dedicado de boa performance, onde fará a instalação do RouterOS

    (Servidor Mikrotik);
    1 computador para uso dedicado de boa performance onde fará a instalação do

    Debian+squird+thunder (servidor cache)

    4 placas de rede 3com para o servidor Mikrotik;

    1 licença level 5 para o servidor mikrotik;

    2 roteadores 5.8 ou 2.4GHz para envio/recebimento do link, entre a base e a torre. (não

    precisa ter uma configuração avançada)

    2 Antenas direcionais 5.8 ou 2.4GHz, acima de 20 dBi; para envio e recebimento do link entre as torres;(NANOBRIDGE M5-5G 22dBi)


    1 RB33AH para redistribuir o sinal para as antenas setoriais;(quanto mais potente melhor)

    3 cabos pigtail; ( para ligar os mini cartões pci a antenas setoriais)

    4 Antenas setoriais 90º acima de 14dBi podem ser de 5.8 ou 2.4 GHz. (UBIQUITI AIRMAX BASESTATION AM-2G16-90 16DBI 90º 2.4GHZ ou W. ANTENA HYP 14DBI SETORIAL 2.4 ATE 5.8 HG2458-14P-090)

    4 Rocket M5 GPS

    3 cartões mini-pci xr2 para colocar na RB433AH


    Amigos me ajude por favor, essa topologia da para começar bem?
    Outra coisa preciso criar 2 hotszone em praçaz publicas, para os clientes usarem em seus notebooks, qual equipamento usar para distribuir o sinal?

    Aguardo

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda => Ajuda na topologia de um provedor de internet novo!

    Voce tem problema de ruido em 2.4 ai?
    Se nao eu substituiria os equipamentos para distribuição em 2.4 de ubnt e rb33ah para SuperPop wavelan, usando 2.4 bg, é MK, com rb embarcado, livre de ruidos externos, com proteção por isolamento da torre, com proteção contra sinal lateral e trazeiro.

    E uso 4 Paineis Wavelan, 14 dbi com, RB 411AH e Cartao EMP 8602 Plus S, tenho clientes a 10 km, usando Grade de 25 dbi aquario e AP krazer 1W, clientes perto usando Grade 20 dbi usb, 25 dbi usb, intermediarios usando grades 20 e 25 dbi com ap 400 mw engenius e etherna.

    Se vc colocar muita potencia no transmissor gera ruido para ele mesmo.

    Evite cabos coaxial ao max. use sistemas embracados.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda => Ajuda na topologia de um provedor de internet novo!

    Não tenho problemas de ruidos aqui, estive olhando esse superpop, me diga uma coisa, quantos usuarios vc conseguer colocar em cada setorial com acessos simultaneos?
    Abraços

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda => Ajuda na topologia de um provedor de internet novo!

    Amigo se o seu provedor é profissional, fuja da frequencia 2.4

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda => Ajuda na topologia de um provedor de internet novo!

    Estou nessa dúvida sobre a frequencia, mas me diga a topologia esta boa? ou bom usar os painel setorial com rb, ou basestation com rocket?

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda => Ajuda na topologia de um provedor de internet novo!

    Olha amigo na minha opinião o load mk PCC , Pc Server com ppoe não hotspot e cache estão falando muito bem do nimoc e speedr, nesse enlace até a torre principal eu iria de nanobridge m5 ou rocket m5, eu sei que a distância é pequena mais o rocket m5 o hardware é melhor, seguinte todo mundo fala pra correr de 2,4 ghz, mais temos que pensar que existe clientes de outros provedores que já tem antena 2,4 ghz e não querem gastar pra mudar etc, então na minha opinião o provedor tem que ter as duas frequências claro se ai tiver muita interferência 2,4 ghz invista em 5,8 ghz e tente vender 5,8 ghz, mais tem que ter as opções ao cliente, dai se o cliente reclama que tá ruim o sinal 2,4 ghz tu oferece a 5,8 ghz pra resolver todos os problemas do cliente heheh, na transmissão 2,4 ghz eu iria de rb 433ah,cartão R52h, painel setorial hiperlink ou oiw e na 5,8 ghz eu iria de rocket m5 com base station, espero ter ajudado.

    SE TE AJUDEI , AJUDE A REPUTAÇÃO DO AMIGO CLIQUE NA ESTRELINHA *

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda => Ajuda na topologia de um provedor de internet novo!

    Boa tarde Loame !

    Posso te auxiliar com esse projeto, me adicione no msn que trocamos umas idéias.

    MSN: [email protected]

    Att.

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda => Ajuda na topologia de um provedor de internet novo!

    ja add. obrigado.