+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    O Serval é uma espécie de gato selvagem que habita as savanas da África Subsaariana. Devido à rapidez, este animal serviu de inspiração para o nome de um software que pode revolucionar a telefonia: o Sistema Serval. Desenvolvido por cientistas australianos, o software Serval consegue fornecer telefonia celular sem a necessidade de haver torres. Basta um roteador de Wireless que englobe a área em que os dois celulares se encontram (alguns países, como a Estônia e a Lituânia, já tem mais de 99% de sua extensão territorial coberta por Wi-fi), e que o software Serval esteja instalado em ambos, para que possam se comunicar.
    A novidade, que tem previsão para entrar em operação dentro de 18 meses, deve facilitar muito a vida das telecomunicações, já que o contato por torres tem uma série de problemas, tais como custo de instalação (que se reflete no bolso do consumidor), vulnerabilidade a intempéries do clima, além de risco de acidentes de vários tipos. Sem contar que não é tão raro o sinal não pegar.
    Os pesquisadores testaram o software no último dia 9, em um deserto remoto onde não há alcance das torres, afastado da área da cidade australiana de Adelaide. E obtiveram sucesso em fazer ligações com o Serval. Junto com o software, é instalado um dispositivo que permite ao usuário ter todos os contatos antigos, mesmo que as pessoas não tenham instalado o Serval. Assim, em caso de um desastre em que fique isolado e precise contatar alguém, o usuário tem ambas as opções, o Serval e a telefonia convencional.
    Como o sistema ainda deve levar um ano e meio para começar a funcionar, os idealizadores prepararam uma carta na manga: torres em miniatura. Trata-se de torres que pesam apenas 10 quilos e têm boa eficácia. Podem ser transportadas facilmente para lugares que sofreram grandes catástrofes naturais, tais como terremotos e furacões, em que as linhas telefônicas foram inutilizadas. Com as mini-torres, seria muito mais fácil para conseguir uma ligação, por exemplo, no Haiti devastado pelo terremoto no início deste ano.

  2. #2

    Padrão Re: Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    Bom de mais agora só falta ver se isso vai funcionar direito quando o trafego chegar a algumas centenas de usuários simultâneos.

  3. #3

    Padrão Re: Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    Vai ser massa esse tipo de comunicação, se alguem quier testar aqui em minha cidade eu ofereço meus equipamentos.
    KKKKK, quando esses testes vão ser feitos no Brasil.

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    esta tecnologia ficaria muito bom, para os provedores, só de saber que não vai precisar colocar uma torre e ter que subir.

  5. #5

    Padrão Re: Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    Pelo que entendi, eles acharam uma maneira de um celular comum reconhecer uma rede wi-fi
    E fizeram uso do mesh.

  6. #6

    Padrão Re: Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pelo que entendi, eles acharam uma maneira de um celular comum reconhecer uma rede wi-fi
    E fizeram uso do mesh.
    Entendi do mesmo jeito por isso perguntei quando chegar a vários usuários simultâneos se isso vai funcionar

  7. #7

    Padrão Re: Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    depende do protocolo usado, tanto para originar a chamada quanto o que o celular vai conectar (n mimo etc) so na pratica, mas rede em mash parese ser o mais logico para esa plataforma.
    tambem pelo visto o sistema NÃO DISPENSA o usso de torres de telefonia, somente barateia ( não se sabe ate que ponto visto que dependendo do padrão e frequencias usadas no wifi) podera ser necesario centenas de antenas a cada poucos km quadrasos, principalmente na cidade...

  8. #8

    Padrão Re: Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    depende do protocolo usado, tanto para originar a chamada quanto o que o celular vai conectar (n mimo etc) so na pratica, mas rede em mash parese ser o mais logico para esa plataforma.
    tambem pelo visto o sistema NÃO DISPENSA o usso de torres de telefonia, somente barateia ( não se sabe ate que ponto visto que dependendo do padrão e frequencias usadas no wifi) podera ser necesario centenas de antenas a cada poucos km quadrasos, principalmente na cidade...
    Acho que nem se for em mimo, vc imagine rolar seus clientes num painel já consome Trough, aew vc vai passar voz (stream)... víiixi num sei não... não repudio o projeto mas não vejo bem uma solução rsrs, agora agente pode imaginar um técnico que está na casa do cliente usar sua própria rede pra se comunicar com a empresa tipo me passa o login, tá faltando cabo...

  9. #9

    Padrão Re: Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    Aí é que está. Se for para passar só fonia, a banda não precisa ser tanta. Só precisa ter estabilidade e um jitter baixinho.
    Pode ter banda sobrando, mas se o jitter subir, já era.

    O que me chamou a atenção é como estes caras conseguiram que um celular qualquer se conecte ao wi-fi. A notícia não diz que é preciso ter celular com wi-fi, mas qualquer celular.
    Parece ser algo novissimo mesmo.

  10. #10

    Padrão Re: Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    eu acho que o celular tem wi-fi ( ja que ate os paraguaios vem com wi-fi hoje ne) deve ser um app para android ou algo do genero. acho que ja existe algo paressido skype para usar no celular. so que eu seja muito burrro e realmente seja algo muito novo, o que ao meu ver e impossivel, pois para um celular comum se comunicar com uma rede wi-fi comum sem ele ter wi-fi nativo, so por um milagre, a menos que a rede utilize as mesmas frequencias e protocolos das redes celular, ai ate posso acreditar.

  11. #11

    Padrão Re: Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    É isto que não ficou claro na notícia. Só foi dado enfase no software para fazer a conexão. Nem ficou claro se o tráfego é via internet ou só usaria uma rede interna wi-fi para chegar até uma torre de verdade.
    Foi isso que deu a entender quando disse que eles foram para uma região remota e montaram os roteadores wi-fi para fazer a conexão até a torre do celular.
    E tem razão, Alex, pelo que se sabe não teria como um celular numa frequencia , com protocolos totalmente diferentes, reconhecer um wi-fi, sem ter wi-fi no celular.
    E normalmente wi-fi de celular é uma droga e nada confiável.

  12. #12

    Padrão Re: Conheça a telefonia celular que não precisa de torres

    pois é tem tanta coisa surgindo, redes usando leser roteadores com trafego de 1Gb,e modulação digital de ondas audiveis que prometem chegar a 200, 300km e sei la deus o que mais vem por ai. agora ate servidor de link para torrent os caras querem hospedar em droms rapaz, a coisa ta ficando de um jeito, que em 2 ou 3 anos não existe como prever o que vai aconteser, quem sabe uma explosão solar e voltaremos a usar sinal de fumaça??? ja pensou...