+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de guussnet
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    Monte Carmelo, Minas Gerais, Brazil, Brazil
    Posts
    10

    Question Ajuda com Roteamento

    Pessoal,

    Estou travado com uma dúvida aqui, que acredito ser simples mas não estou conseguindo resolver o problema.
    Vou explicar meu cenário:
    • Tenho uma RB1100 com a interface Ether10 configurada com um IP valido da minha rede (vamos chamar de 200.200.200.20) que faz o NAT das redes invalidas que tenho nos clientes PPPoE.

    • Nos meus POPs eu tenho RB433H rodando PPPoE Server para os clientes wireless.

    • Eu quero isolar os meus POPs, utilizando para cada um deles, uma rede ligada com 1 porta Ethernet da RB1100 e sem utilizar bridge.

      Exemplo: POP-02
      • Rede 10.0.2.0/28
        • RB1100 > Interface Ether2: IP 10.0.2.1/2833
        • RB433H
          • Ether1 (ligada via cabo diretamente na Ether2 da RB1100): IP 10.0.2.5
          • Default Gateway 10.0.2.1
    Até aqui tudo certo. O problema vem agora com o servidor RADIUS paralelo que tenho rodando em linux.
    Eu criei uma rede entre a RB1100 e o RADIUS: 12.0.0.0/30.

    Na RB1100, coloquei na Interface Ether12 o IP 12.0.0.1/30 e liguei um cabo diretamente no RADIUS que tem IP 12.0.0.2/30e eles já se enxergam.

    Na RB433H eu preciso configurar o IP do RADIUS para ela fazer a autenticação PPPoE e o Verificação de MAC. Se eu colocar o IP 12.0.0.2 não funciona. Não consegui visualizar uma solução pra isso com Rotas ou Masquerade.

    Alguém pode me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com Roteamento

    Da rb que ta o servidor pppoe vc pinga o Radius? O radius está com gateway certo?

  3. #3
    Avatar de guussnet
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    Monte Carmelo, Minas Gerais, Brazil, Brazil
    Posts
    10

    Padrão Re: Ajuda com Roteamento

    Olá, Thiago...

    da RB433 da borda onde roda o PPPoE eu nao consigo pingar no radius!
    O servidor radius, tem 2 IPs, um valido (200.200.200.10/24), q eh pra acesso ao sistema web e um invalido (12.0.0.2/30) diretamente ligado na RB1100...
    o gateway default do Radius é 200.200.200.1

    Será que eu tenho que adicionar rotas no Radius para a rede do POP (
    10.0.2.0/28) ???


  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com Roteamento

    se nao pinga, ou é firewall ou rota.

  5. #5
    Avatar de guussnet
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    Monte Carmelo, Minas Gerais, Brazil, Brazil
    Posts
    10

    Padrão Re: Ajuda com Roteamento

    firewall nao é!
    vou testar o ping adicionando a rota da rede 10.0.2.0/28 no Radius e posto aqui.

    obrigado!

  6. #6
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Ajuda com Roteamento

    Citação Postado originalmente por guussnet Ver Post
    firewall nao é!
    vou testar o ping adicionando a rota da rede 10.0.2.0/28 no Radius e posto aqui.

    obrigado!
    Exatamente. O Radius não sabe como chegar na rede dos POPs, ou melhor, ele está "perguntando" para o 200.200.200.1, que também não sabe onde é.

    abraço

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda com Roteamento

    Amigo você vai fazer esse pppoe conectar na RB de borda né?
    Ja pensou em fazer ela conectar direto na RB1100?

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com Roteamento

    Boa tarde guussnet !

    Posso te ajudar com essas dúvidas, me adicione no msn que falamos melhor.

    MSN: [email protected]

  9. #9
    Avatar de guussnet
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    Monte Carmelo, Minas Gerais, Brazil, Brazil
    Posts
    10

    Padrão Re: Ajuda com Roteamento

    Gustavinho,
    Fiz testes centralizando a autenticação na RB1100 e nas bordas (RB433H) e preferi a segunda opção. O cliente chega ao backbone ja com a banda controlada, e alivia a carga do Pto a Pto.
    Até agora dessa forma que estou fazendo está atendendo muito bem.
    Penso em utilizar a RB1100 diretamente, qdo for entregar IP Válido FIXO para clientes.
    Obrigado!

  10. #10
    Avatar de guussnet
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    Monte Carmelo, Minas Gerais, Brazil, Brazil
    Posts
    10

    Thumbs up Re: Ajuda com Roteamento [Resolvido]

    Consegui resolver adicionando rotas no servidor Radius. Como iria ter que adicionar várias rotas, coloquei a RB1100 como default gw dele e adicionei rotas para a rede válida. Está funcionando como eu gostaria.

    Obrigado a todos!

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com Roteamento

    Citação Postado originalmente por guussnet Ver Post
    Gustavinho,
    Fiz testes centralizando a autenticação na RB1100 e nas bordas (RB433H) e preferi a segunda opção. O cliente chega ao backbone ja com a banda controlada, e alivia a carga do Pto a Pto.
    Até agora dessa forma que estou fazendo está atendendo muito bem.
    Penso em utilizar a RB1100 diretamente, qdo for entregar IP Válido FIXO para clientes.
    Obrigado!
    é verdade, tem a questão da economia de banda do PTP..........quando você tinha feito centralizado, qual o método que voce tinha utilizado?

  12. #12
    Avatar de guussnet
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    Monte Carmelo, Minas Gerais, Brazil, Brazil
    Posts
    10

    Padrão Re: Ajuda com Roteamento

    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    é verdade, tem a questão da economia de banda do PTP..........quando você tinha feito centralizado, qual o método que voce tinha utilizado?
    Nas RBs de borda, coloquei autenticação do MAC via Radius e na RB1100 no core da rede, coloquei PPPoE Server para cada POP na porta ETH que ele chegava. Nesse caso, a rede também é roteada, sem bridge. Depois dos testes, gostei mais do desempenho da opção descentralizada.