+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 18km sem visada direta

    Boa Tarde Srs,
    Este é meu primeiro post já com uma dúvida;
    Estou viabilizando um provedor para meu bairro e ainda estou planejando e vendo custos, assim surgiu a necessidade de primeiramente o link, um link da hostlocation ficaria 10Mbps Full por 2500/mes mas estou muito afastado da fibra, seria necessario um enlace entre o teleporto deles e minha futura base, lí bastante aqui no fórum e concluí que para grandes distancias sem visada direta é melhor a faixa dos 900mhz [corrijam-me se estiver errado]; assim simulei no AirLink com as seguintes caracteristicas:
    Base: -23.67882,-46.778777
    Torre: 15M
    Radio: Rocket M900
    Antena: 13Dbi [já vem integrada ao radio??]

    POP: -23.579308,-46.64192
    Torre: 10M
    Radio: Rocket M900
    Antena: 13Dbi [já vem integrada ao radio??]

    O profile ficou no seguinte:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         profile.jpg
Visualizações:	291
Tamanho: 	33,0 KB
ID:      	34218

    Diante disso vem a pergunta, conseguiria manter os 10Mb Full nesse enlace?
    Preciso de licença da anatel para esse link?
    Se a antena não for integrada ao rádio qual o tipo seria melhor?
    Desde já agradeço pela atenção e toda ajuda será bem vinda.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 18km sem visada direta

    mas amigo, ai pareseme que voçe tem visada limpa ( a menos que exista predios etc) mais um detalhe, 900 mhz e complicado legistação etc, e acho que não cegaria 10mb nem a páu. melhos duas air grid 5,8 ou duas nanobridge 5,8 dai sim passa mais que 10mb e sobra.
    Última edição por alexsuarezferreira; 24-03-2012 às 17:35.

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de 18km sem visada direta

    Muito obrigado alexsuarezferreirapela resposta tão prontamente, Então, da laje de onde sera a base, não consigo ver a localidade do POP, mas acredito que com a torre de 10mt seja possivel visualizar, mas em fim, com 5,8Ghz preciso da licença ou registro na anatel? por exemplo, se eu decidir contratar o link antes de iniciar as atividades para usar na empresa, posso ter problemas com isso?

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 18km sem visada direta

    amigo, 5.8 2.4 ou 900 mhz precisa de liçensa sim.
    em teoria voçe para começar a operar tem que ja estar liçensiado ok.
    se te pegarem sem liçensa ( isso em caso de denuncia) da cacaca.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 18km sem visada direta

    Mesmo que seja um somente para utilização na empresa, enquanto não inicia a operação do provedor, precisa de licença ou registro?

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 18km sem visada direta

    Boa noite amigo, quanto a licença, precisa sim, mais se for somente para uso privado, não precisa scm. Agora quanto ao enlace, se não tiver prédios altos na saida e chegada do seu link funciona 110% em 5.8. Esquece o 900

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 18km sem visada direta

    amigo se tiver visada vai de nanobridge que você vai ser feliz, abraço.

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 18km sem visada direta

    Citação Postado originalmente por adsantos Ver Post
    Boa Tarde Srs,
    Este é meu primeiro post já com uma dúvida;
    Estou viabilizando um provedor para meu bairro e ainda estou planejando e vendo custos, assim surgiu a necessidade de primeiramente o link, um link da hostlocation ficaria 10Mbps Full por 2500/mes mas estou muito afastado da fibra, seria necessario um enlace entre o teleporto deles e minha futura base, lí bastante aqui no fórum e concluí que para grandes distancias sem visada direta é melhor a faixa dos 900mhz [corrijam-me se estiver errado]; assim simulei no AirLink com as seguintes caracteristicas:
    Base: -23.67882,-46.778777
    Torre: 15M
    Radio: Rocket M900
    Antena: 13Dbi [já vem integrada ao radio??]

    POP: -23.579308,-46.64192
    Torre: 10M
    Radio: Rocket M900
    Antena: 13Dbi [já vem integrada ao radio??]

    O profile ficou no seguinte:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         profile.jpg
Visualizações:	291
Tamanho: 	33,0 KB
ID:      	34218

    Diante disso vem a pergunta, conseguiria manter os 10Mb Full nesse enlace?
    Preciso de licença da anatel para esse link?
    Se a antena não for integrada ao rádio qual o tipo seria melhor?
    Desde já agradeço pela atenção e toda ajuda será bem vinda.
    Bom dia.
    Rocket M900 não possui antena integrada.
    Rocket M900 É USADO para longas distâncias em ambientes com morros ou prédios pelo caminho, e obtém-se melhor performances utilizando duas antenas Yagi de 17dbi ou+ em cada rádio, uma na Vertical e outra na Horizontal.
    Assim forma-se o MIMO entre os rádios melhorando consideravelmente transmissão e recepção dos sinais.

    Dependendo do seu nível de NLOS (falta de visada direta) ainda dá pra usar o 2.4ghz e o 5.8ghz, porém usando 5mhz ou 10mhz de canalização.

    Mas veja bem, para uso de qualquer equipamentos 900mhz existe uma legislação que deve ser seguida.

    Basicamente, existem rádios homologados e kits (RB+CARTÃO+CX HERMETICA) que são homologados pela Anatel. tem um preço bem salgado ainda no Brasil.

    Existem rádios com antena integrada homologados, como exemplo cito o PARKS 900MHZ e orbitel 900mhz, que podem vir nas versões com saida pra antena externa também.

    Enfim, o importante é dimensionar o seu enlace de acordo com a região que irás atender e o nível de poluição de RF nesta região.

    Analisar antes estas informações te traz segurança pra não ter problemas depois com interferências , falta de banda, etc....

    Em ordem de performance teríamos 5.8 | 2.4 | 900 .

    Cada frequência é destinada a uma situação específica.

    Att,
    Leandro.

  9. #9
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Enlace de 18km sem visada direta

    adsantos, tambem pegamos link la na hostlocation, usamos la ja faz uns 6 meses ou mais.
    Em qual regiao de SP vc esta ?

    Qualquer coisa me add no msn.


    Leandro, ainda to em negociação dakele link la, quando sair e eu for fazer te falo como ficou.

    Abraços a todos.

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 18km sem visada direta

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    adsantos, tambem pegamos link la na hostlocation, usamos la ja faz uns 6 meses ou mais.
    Em qual regiao de SP vc esta ?

    Qualquer coisa me add no msn.


    Leandro, ainda to em negociação dakele link la, quando sair e eu for fazer te falo como ficou.

    Abraços a todos.
    Blz!! Qualquer coisa estamos ae .
    Abraço.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de 18km sem visada direta

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    adsantos, tambem pegamos link la na hostlocation, usamos la ja faz uns 6 meses ou mais.
    Em qual regiao de SP vc esta ?

    Qualquer coisa me add no msn.


    Leandro, ainda to em negociação dakele link la, quando sair e eu for fazer te falo como ficou.

    Abraços a todos.
    Agradeço pela atenção dos Srs, estou na região sudoeste Capão Redondo, proximo a Itapecerica da Serra, queria buscar o link lá pq as operadoras que cotei querem enfiar a faca [leia-se telefonica e embratel] a R$ 1mil o Mb, ainda estou aguardando contato da Intelig/TIM, pretendo abrir o provedor até o meio do ano em parceria com alguma SCM inicialmente, vi que os produtos ubiquiti são muito bem aceitos aqui no fórum e outros locais, assim pensei na seguinte estrutura:

    Enlace 18km = 2 nanobridge M5
    Nome:      s_MLB_v_O_f_206866854_7758.jpg
Visitas:     155
Tamanho:  6,2 KB

    Base 1 (onde receberei o link)
    1 Airmax omni 13Dbi
    1 Rocket M5 (para distribuir o acesso pela omni acima)
    1 airGridM5 (para enviar o sinal a base 2)

    Base 2
    1 AirGrid M5 (para enviar o link para a base 3)
    1 Airmax omni 13dbi
    1 rocketm5

    Base 3
    1 Airmax omni 13 Dbi
    1 Rocket M5

    e nos clientes a AirGrid M5
    Nome:      s_MLB_v_O_f_206868851_8150.jpg
Visitas:     140
Tamanho:  10,9 KB

    Seria possível essa solução ou teria de usar outro radio para o enlace entre as bases e duas antenas em cada Rocket? No caso dos clientes tenho que usar o rádio em ponto-multiponto, correto? Posso usar estas airGrid para tal? Em média quantos clientes são possíveis nesta estrutura?

  12. #12
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Enlace de 18km sem visada direta

    Rapaz para o link de 18km recomendo algo maior que as nanobridge, devido a alta poluiçao no espectro do local, como eu disse ja temos link la e vou te dizer interferencia la é demais.

    Nosso enlace da uns 16/17km mais ou menos, com rocket nao conseguimos bons resultados (nao que o rocket seja ruim) la so funcionou bem rb com os XR5 passando cerca de 40/45 mega half duplex.

    Rapaz tenta falar com Mateus da american explorer, conseguimos um link da intelig por uns 5 mil para 30 mega, entregue aqui na fibra.

    Quem sabe tbm nao chegue fibra da intelig ai.

    Se bem que em outra lista que eu participo pessoal tem bastante problemas com a intelig.


    Qualquer coisa é como eu disse me add no msn que conversamos melhor ok.


    Abraços.