+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Olá a todos, estou montando um POP em minha residencia, minha casa tem 3 andares e mais um pedacinho da caixa d'água totalizando uns 10 metros até o teto e mais 6 metros com os módulos, eu queria saber se é preciso montar um apara raio para colocar na torre se caso precise como eu poderia fazer isso, pois eu estive olhando e só tenho um lugar no meu quintal que é de 1,5mt x 1mt que não é calçado o restante do quintal tem calçamento, oq eu deveria fazer ?

  2. #2

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Sempre é preciso, só que é recomendado que use 3 barras no solo com uma distância de pelomenos 1,5m entre as barras de cobre alem de cabo próprio p/ para-raio, isoladores e uma caixa de energia separada rsrs bão vc pode até usar uma barra por preucaução das descargas elétricas, porém recomendo que isso fique num fundo do lote, em algo que não vai ser facil achar alguém descalço pois raios são um perigo real!

  3. #3

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Será então que seria melhor não colocar, pois a area onde eu estava pensando em coloca a barra é ao lado de onde vai ficar a casinha dos equipamentos, e é perto da minha casa, será que isso teria problema?

    Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    Sempre é preciso, só que é recomendado que use 3 barras no solo com uma distância de pelomenos 1,5m entre as barras de cobre alem de cabo próprio p/ para-raio, isoladores e uma caixa de energia separada rsrs bão vc pode até usar uma barra por preucaução das descargas elétricas, porém recomendo que isso fique num fundo do lote, em algo que não vai ser facil achar alguém descalço pois raios são um perigo real!

  4. #4

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    rapaz quando o raio vem de cima ele descarrega no chão e fica dificil de dizer qtos metros o raio atinge, se a sua casinha dos equip tiverem com tudo fora do chão... isolados...

  5. #5

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Existem muitos tópicos sobre esse assunto, se voce ler umas matérias sobre o assunto verá que um para-raio tem que estar dentro dos padões tecnicos exigidos para cada local.
    É sempre bom ter consciencia que no caso uma grande descarga em cima de um para raio que foi mal calculado, o resultado pode ser muito pior do que sem o dito cujo.

  6. #6

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Sim isso eu já li, por isso q estou aki pedindo ajuda pra saber oq eu posso fazer, então seria melhor deixar sem o para-raio?

    Por isso peço ajuda para saber oq fazer.. sacou?

    Citação Postado originalmente por albinogenivaldo Ver Post
    Existem muitos tópicos sobre esse assunto, se voce ler umas matérias sobre o assunto verá que um para-raio tem que estar dentro dos padões tecnicos exigidos para cada local.
    É sempre bom ter consciencia que no caso uma grande descarga em cima de um para raio que foi mal calculado, o resultado pode ser muito pior do que sem o dito cujo.

  7. #7

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Muita atenção com isso.

    Não sei se o link aí abaixo vai funcionar, mas é só pesquisar NORMA NBR5419 e terá muitos resultados interessantes para se pensar num momento de tempestades...

    Detalhe: Frita tudo se não tiver uma boa proteção. Não esquece que sua casa tá embaixo.


    http://www.google.com.br/url?sa=t&rc...4SASNVEhtgu_lgCOMO INSTALAR PARA RAIOS - Conforme ABNT NBR 5419/2005


    Entre em contato também com a Clamper, eles tem boas soluções para se colocar na entrada da rede eletrica - Clamper - P

  8. #8

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    tenho uma torre de 20m sem para-raio em um loca onde o inverno e muito castigador, mas graças a Deus as casuisticas de problemas decorrentes por raios sao minimas, estava pensando em colocar um para raio, mas a torre fica em frente a porta da minha casa, e fico meio naquela do mesmo atrair mais ainda os raios, e tambem que o campo magnetico gerado pelo raio possa danificar mais coisas do que se nao tivesse o dito cujo.

  9. #9

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Gente, o para raio não atrai o raio !! Se existe um objeto metalico alto ele tem uma probalidade maior de ser atingido do que um metalico no chão !! Se no meio de um campo de futebol só existir um louco correndo e em volta não existir mais nada, ele será torrado se por ventura uma nuvem estiver propicia ao fato !! Se sua torre nunca foi atingida " quem já tem " dê graças a Deus !! Quando ele quer se descarregar ele procura o objeto mais alto do nível do solo " ou seja, tem resistência menor do que se ele tivesse que alcança o solo " com isso ele não quer saber se é metalico, cimento, ferro, arvore, madeira, etc, a diferença de potêncial é tão grande que até madeira é um exelente condutor para ele !! Então 2 coisas, ou você conta com a sorte de nunca na sua vida cair um raio em cima da sua casa ou torre, ou , você " tenta " se proteger !! Você consegue com a pequena arêa que tem fazer um bom aterramento, mas , terá que usar produtos para tornar o pequeno espaço " solo " um exelente dissipador de energia e não instalar seus equipamentos no chão !! Aconselho você não fazer sozinho, já que é para tentar se proteger, faça direito !! Procure uma empresa especializada nisso !!!

  10. #10

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Olá amigo Prime,

    Sera que eu fazendo esse aterramento no solo que eu tenho não seria um risco pra mim, pois mesmo sendo um aterramento bom, seria ao lado do meu escritório, q o aterramento ficaria em um espaço retangular de uns 2m á 50 cm da parece de meu escritório, oq vc acha?

    Citação Postado originalmente por Prime Ver Post
    Gente, o para raio não atrai o raio !! Se existe um objeto metalico alto ele tem uma probalidade maior de ser atingido do que um metalico no chão !! Se no meio de um campo de futebol só existir um louco correndo e em volta não existir mais nada, ele será torrado se por ventura uma nuvem estiver propicia ao fato !! Se sua torre nunca foi atingida " quem já tem " dê graças a Deus !! Quando ele quer se descarregar ele procura o objeto mais alto do nível do solo " ou seja, tem resistência menor do que se ele tivesse que alcança o solo " com isso ele não quer saber se é metalico, cimento, ferro, arvore, madeira, etc, a diferença de potêncial é tão grande que até madeira é um exelente condutor para ele !! Então 2 coisas, ou você conta com a sorte de nunca na sua vida cair um raio em cima da sua casa ou torre, ou , você " tenta " se proteger !! Você consegue com a pequena arêa que tem fazer um bom aterramento, mas , terá que usar produtos para tornar o pequeno espaço " solo " um exelente dissipador de energia e não instalar seus equipamentos no chão !! Aconselho você não fazer sozinho, já que é para tentar se proteger, faça direito !! Procure uma empresa especializada nisso !!!

  11. #11

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Nturbo, foi o que comentei, contra fatos não há argumentos !! Se um dia um malicioso quiser assaltar seu escritório você pensa " mas ali dentro não tem nada de valor " mas e se ele assim mesmo quiser entrar, ELE VAI ENTRAR !!! Se algum dia passar aquela bendita nuvém em cima do se escritório, e ela quiser se descarregar em cima dele, se não tiver coisa melhor pra ele, ele vai descer ném que seja pelas paredes de cimento, ou seja lá de que é feito até chegar ao solo que é o que a descarga quer, se aliviar !! PORTANTO, saiba que você querendo ou não este pequeno pedaço de terra ficará LIGADÃO !!! Mas, existem empresas que conhecem produtos á tornar este pequeno pedaço de solo exelente condutor elétrico para dispersar esta tensão gigante sem danificar seus equipamentos !! Não tente fazer sozinho !! Quem sabe você não é aquele cara de sorte que nunca vai ter o desgosto de ter um raio em cima de seus equipamentos !! Como dizem é uma chance de uma em um milhão !! RSRSRS

  12. #12

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Onde está escrito esta asneira que para raio atrai raio ?? Ele tem algum IMÃ ?? Se ele atraí-se raios não se desarregariam em seres humanos, árvores , paredes e etc !!! Agora se é para ele se descarregar no alto de um prédio, que seja canalizado de forma correta e segura até o solo !! A forma mais moderna de proteção ném usa para raio se você quer saber, leia sobre gaiola de faraday !! Eu realmente o orientei a procurar empresa especializada, que vai dar garantia de um serviço confiável !! Se conselho fosse bom, ninguém dava, VENDIA !!

  13. #13

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Sou obrigado a concordar que, de certa forma, para-raio atrai raio sim.
    Ao se criar um excelente aterramento com as barras de cobre, o raio será mais "atraído" a cair no captor por ele ter um diferencial maior. É como pensar da seguinte forma: 1 arvore de 10 metros de altura e uma torre de aço também de 10 metros ao lado da arvore. O raio estará mais propenso a cair na torre do que na arvore, pois o diferencial da torre será maior do que o da arvore, por o aço ser melhor condutor do que a madeira.

  14. #14

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Propenso não siginifica atrair !! E isso só estiver um agarrado ao outro !! Se a distância entre eles for maior que 20 metros tanto um como o outro terá a mesma probabilidade !! Barras de cobre não é tudo e ném é o mais importante em um aterramento !!

  15. #15

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Os para-raios são feitos para canalizar o raio.
    Os bons, são inclusive, feitos, com material radiativo.
    Mas, ele por si só, não é uma bateria, e não acumula os raios.
    Por isso, precisar ser muito bem dissipado. Utilizasse no solo diversos componentes, entre eles, salitre do chile, para aumentar a condutividade do solo. Solo super seco, nem pensar.
    Se sua caixa estiver dentro da torre, poderá ficar até mais protegida do que fora, desde que, todos os componentes estejam isolados.

    E, essa história de que raio não cai 2 vezes no mesmo lugar, é balela. Ou então, a cada vez que um para-raio fosse atingido teríamos que mudá-lo de posição.

    Abraços

  16. #16

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Desculpe o erro de grafia. "Material radioativo".
    É possível distingüir os pára-raios radioativos dos convencionais porque a maioria dos radioativos tem formato de discos superpostos, enquanto que os convencionais tem forma de pontas. As fontes radioativas têm a forma de fitas metálicas fixadas nos discos e têm poucos centímetros de comprimento por 1 a 2 cm de largura. O material radioativo destas fontes é, em quase 100% dos casos, o radioisótopo Amerício-241. Este material emite radiação alfa que tem alcance no ar de apenas poucos centímetros e radiação gama de baixa energia apresentando, por isso, um risco pequeno de irradiação. Contudo há risco de contaminação por contacto com a fonte sendo necessário seguir estritamente as instruções fornecidas pelo IPEN.

    Para melhor entendimento, podemos citar que, o para-raio cobre uma área com formato de cone, com ângulo que varia de 45º a 55º. Só deve ser instalado por empresa devidamente credenciada, e, mesmo assim, não irá lhe proteger de descargas vindas da rede elétrica, cabeamentos de rede, tv a cabo, etc...

    Devido ao alto custo, prefiro ter equipamentos de reserva do que gastar a fortuna que pedem. Para mim, só serve para torres muito altas e prédios.

  17. #17

    Padrão Re: Para-Raio em uma torre de 6 metros que esta sendo montada em uma casa de 3 andares

    Tem algumas coisas que sempre provocam discrepâncias enormes de opinião. Essa questão do para-raios é uma dela, juntamente com a questão dos aterramentos elétricos. Para uns, extramente necessários, para outros, supérfluos.

    Eu ainda não sei quem tem razão, mas devido ao preço enorme dos para-rádios faço igual ao andrelch, mantenho equipamentos de reserva e para-raios só nas torres bem altas.