+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração correta

    Boa noite amigos, preciso da ajuda de vcs para configurar corretamente meu moden, no momento estou utilizando um moden da zte configurado como roteador, passando a net para um ovislink 5460ap configurado como AP com dhcp em server mandando a net para uma hyperlink de 15dbi.

    O certo é usar o zte em bridge ou roteador mesmo?
    qual moden podem me indicar para usar no lugar do zte?
    uso a fimrware wap pro 5 as mais novas são melhores ou mesma coisa?

    ja falando em mikrotik qual vcs indicam para provedor com media de 50 clientes.

    amigos agradeço muito se puderem ajudar muito obrigado.
    OBS: moro em foz do iguaçu ao lado do paraguay, portanto fica facil comprar moden,mikrotik lá, podem indicar um bom que tenha hotspot.

  2. #2

    Padrão Re: Configuração correta

    Boa noite amigo Kalleu, para começar, aconselho mudar o modem por um thomson tg508 v6, ou um 3 com,
    O modem em bridge e o radio discando!
    Visando 50 clientes uma rb 433 já atende muito bem, ou entao um Mk x86 (pcap), para uso de Hotspot tanto a 433 ou o pc ap atendem muito bem!

  3. #3

    Padrão Re: Configuração correta

    Gatonet! parabéns está no fórum certo.

  4. #4
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração correta

    Mais um para melhorar a extrema poluição da terrinha, Foz do iguaçu com certeza bate recordes de poluição, em radiofrequência, mas de vez em quando a Tia ANA baixa por aqui e faz uma limpa.

    Mas problemas a parte , e respondendo a pergunta do novo colega aqui da terrinha, o melhor e usar uma RB-450G, para fazer sua discagem e roteamento, com ela você ainda pode criar um atenticador HotSpot ou PPPOE, outra dica interessante é substituir seu AP por uma BULLET 2.

  5. #5

    Padrão Re: Configuração correta

    cara vc tá dentro do paraguay praticamente, e usando essas porc...
    atravessa á ponte e compra equipamente decente...
    inadmissível galera. rsrsrsrsrssr

  6. #6

    Padrão Re: Configuração correta

    Obrigado pelas dicas, PKMC concordo plenamente com vc, poren para quem ganha um salario miséravel de 650 reais tem que procurar uma renda extra, sou viciado em informatica, agora imagina eu usando uma net de 512 kbps pagando 50 reais por mes tbn não tem como, tenho uma net de 15megas gvt e divido com 4 vizinhos, vou comprar os equipamentos no paraguay e pretendo montar um miniprovedor licenciado, pretendo chegar aos 50 clientes, por isso estou procurando equipamento para isso.
    Muito obrigado a todos.
    Tigrainformatica se eu tive-se dinheiro sobrando ja tava com os melhores equipamentos, pois não adianta morar do lado do paraguay e ser pobre.

  7. #7

    Padrão Re: Configuração correta

    aproveitando o topico acho que fiz uma burrada hoje, tenho um cabo de rede de 2 pares usando apenas 4 pinos do cabo de rede no caso o ,1,2,3 e 6 funciona a net normal por ele, fui inventa de faze isso no cabo que vai para o ovislink, usei o 1,2,3, e 6 para rede, e pelo 3 e 4 liguei o fio negativo da fonte e pelo 7 e 8 o positivo, fiz tipo um poe caseiro né, a net ta lenta pakas, será que pé por causa disso que ficou lenta?

  8. #8

    Padrão Re: Configuração correta

    Olha amigo todos aqui sabem que pra obter a outorga da anatel não é fácil, tem que ter dinheiro na hora de tirar a licença e depois com os encargos que a anatel obriga o provedor a fazer, mais oque eu sempre falo é que gatonet pode até ser aceito no começo até ter receita pra se legalizar, o que não pode é o gatonet fazer um serviço porco e denegrir ainda mais o serviço de internet via radio, prestar um mal serviço etc. Então amigo vc está no lugar certo, leia bastante e aprenda como trabalha, não faça lambança e trabalhe sério, pra vc no começo eu aconselharia vc comprar uma rb 433ah com cartão R52h, fazendo ppoe ou hotspot , dai a rb faz o controle de seus clientes e disca por ppoe no seu modem que vai ficar em bridge, com esse equipamento tu já começa de uma forma mais profissional, aqui no fórum tem vários tuto ensinando a configurar essa routerboard blza, seja gatonet mais um gatonet que vai prestar um serviço de qualidade e sem prejudicar os demais provedores ae blza. espero ter ajudado.

    SE TE AJUDEI , AJUDE A REPUTAÇÃO DO AMIGO CLIQUE NA ESTRELINHA *

  9. #9

    Padrão Re: Configuração correta

    obrigado pela forma de responder amigo, a mais de um ano que vizinhos me pedem para passar internet pra eles e eu so passo para 4 vizinhos pois é por cabo, agora to upando meu equip para wirelles e ta meio compricado, mais nada que eu não consiga com um pouco de estudo, como vc mesmo disse e repito eu não aceitei passar internet para esses outros vizinhos por opção e não ter equipamentos adequados para isso, respeito o trabalho de todos e sei como deve ser dificil consiguir uma licença para ter seu proprio provedor, onten ergui minha antena no caso uma omni hyper link de 15dbi, usando o cabo de rede como dito acima, a net ficou lenta demais, hoje mudei e tirei a energia do cabo, e continuou lenta igual, não sei oque pode estar acontecendo, ela esta a mais ou menos 12 mt de altura, o canal está livre pego outras 3 redes aqui com canal diferente. não tenho nem ideia do que está acontecendo, só sei que perdi o domingo tentando achar oque é e nada de solução. mais amanha continuo, se tiver ideia do que possa ser agradeço.
    estou usando o 5460ap na caixa hermetica com wappro 5.0 configurado para receber ip do moden zte, essa semana ou semana que vem vou trocar o moden e talves comprar a mikrotik. apesar de saber que não pode ser eles pois testei a antena quando ainda estava baixa e a net tava muito boa.

  10. #10

    Padrão Re: Configuração correta

    Seguinte amigo, teste todos os canais pra ver qual é o melhor, baixe a potência RF trabalhe no máximo em 63 mw 18 dbm, outra coisa esse rádio deve passar no máximo 500 kbps real, ele não passa mais do que isso, pra tu entregar mais MB terá que setorizar ai uns 3 painel setorial e um rádio em cada painel pra tu utilizar toda sua adsl 15 mb ai, outra coisa sem controle de banda o rádio não aguenta o tranco não, ele começa a trabalhar sempre no máximo dele no caso 5 mb no pau brabo e dai vem a lentidão, o moden e o ap entram em buffer dai solamentos, por isso te digo via rádio não é só ligar uma adsl num ap e o ap numa omini e sair vendendo net, tem todo um contexto envolta disso, eu também não tinha muito conhecimento quando comecei e aprendi o pouco que sei aqui no under e com muita pesquisa e troca de informações, então estude um pouco mais, aqui no fórum tem muita coisa, sem controle de banda e equipamento um pouco melhor vai ficar muito ruim ai a situação, outra coisa como um amigo ai falou em foz existe muita interferência, então ou vc utiliza equipamento bom ou vc não vai ter sucesso ai, instale ai aqueles equipamentos que falei anterior ou melhor instale ai 5,8 ghz, tu pode começar com 4 nano m5, ou mais barato um bullet m5 com uma antena omini 12 dbi da hiperlink ou oiw, de começo tu pode começar com essas conf, mais pesquise amigo, via rádio não e brincadeira não e sem um controle de banda e conexão ppoe e hotspot seu serviço vai ser um lixo, espero ter ajudado.

    SE TE AJUDEI , AJUDE A REPUTAÇÃO DO AMIGO CLIQUE NA ESTRELINHA *

  11. #11

    Padrão Re: Configuração correta

    Amigo como eu disse estou prestes a comprar uns equipamentos melhores, estou em duvida em por uma rb 450g com um bullet 2 hp, ou uma rb 433l com uma cartão r52h. qual seria mais vantajoso? a diferença de preço seria mais ou menos 50 dollares a mais para pegar o rb e o bullet.

  12. #12

    Padrão Re: Configuração correta

    Consegui acertar a config do ovislink e da omni, uns dos probs era a firmware wappro 5.0 qua mandava pouco sinal, e outro era a antena omni muito alta. a solução foi abaixar um pouco a antena e trocar a firmware pela aprouter 6.1.
    se alguem puder responder a pergunta acima sobre qual seria mais vantajoso eu agradeço. vlw galera.

  13. #13

    Padrão Re: Configuração correta

    Olha eu iria de rb 433 ou 433ah com cartão pelo fato dos ajustes que vc pode fazer nos cartões, setar velocidades de conexão,sinal , etc, e com essa mesma rb vc faz o ppoe ou hotspot , agora pela facilidade de montagem e manutenção eu iria de bullet e rb 450g, então veja ai como que fica mais fácil pra vc, tudo mk fica melhor na parte de configuração, os cartões aguentam mais clientes que o bullet etc, as duas conf são boas flow.

    SE TE AJUDEI , AJUDE A REPUTAÇÃO DO AMIGO CLIQUE NA ESTRELINHA *

  14. #14

    Padrão Re: Configuração correta

    Galera estou com um problema aqui, tenho um bullet 2hp e eu estava usando com uma antena de 12 dbi, daí mudei para uma antena omini de 25 mais o sinal continua do mesmo jeito a cobertura em meus clientes continua a mesma alguém pode me ajudar ai, se pode ser a antena ou a configuração???