Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    http://www.arcondicionado.net/wp-con...lg-500x428.jpg
    Alguém conhece essa solução? Para lugares infernais como o Tocantins, uma solução dessa cairia muito bem em nossos CPDs. Veja maiores detalhes: Ar condicionado solar Lg - Híbrido ar condicionado solar |

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Nota 12, está mesmo na hora da implementação de soluções economicamente viáveis para melhorar o desempenho de equipamentos que consomem muita energia, e assim deixar o planeta respirar um pouco !

  3. #3

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Kleber, da um jeito da Master10 vender isso ai para nós...

  4. #4

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    olha eu acho que vai ser tendencia, mais falar que 70 watts de energia por hora vai fazer tudo isto ai, e mais propaganda isto sim.... ainda tem que evoluir muito ... mais e o caminho.

  5. #5

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Realmente, 70W não rodaria nenhum compressor comercialmente viável, e gastar 70W com pastilhas Peltier também não gera resfriamento pra area grande (Pra um rack pequeno sim, para uma sala inteira nunca).

    Então... é só olhar no site da LG, lá explica que o painel solar alimenta uma unidade de purificação de ar, que é basicamente ventilação forçada sobre varios filtros (Coisa bastante comum e com muita demanda em locais com poluição gigante no ar como Coreia do Sul, Japão e grandes cidades da China). As unidades de purificação nesses aparelhos sempre funciona isoladamente, geralmente ela fica ligada mesmo que o compressor não fique, a intenção é colocar para dentro das salas apenas ar limpo, e não ar extremamente poluído de uma cidade tipo Seul.



    Eu ainda pergunto: Precisa CONGELAR uma sala toda por conta de 2 ou 3 servidores? Esses servidores são tão FRESCOS a ponto de não suportar 50 ou 60ºC por pelo menos 5 anos 24x7? Ar-condicionado não é minimamente necessario em 90% dos CPD's. Nunca ví nenhum estudo indicando que algum hardware atual tem durabilidade ou estabilidade maior num ambiente a 20ºC do que a 40ºC. Logo... Peltier e ventilação forçada de dia, e apenas ventilação forçada a noite.

  6. #6

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Olha quem trabalha com cpd sabe que as coisas podem queimar pela temperatura.

    eu tambem acho que pode-se planejar para gastar menos, nao so no CPD como em casa. geralmente ninguem planeja, a maioria das pessoas acha que o isolamento termico so vale pro frio.

    esta solucao de arcondicionado e muito boa. Coolerado - The Most Efficient Air Conditioners Made
    tem um video de demostracao que eles colocam 4 paineis solares tocando um fresfriador para 3 mil mt² infelizmente ainda nao tem no brasil...

  7. #7

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Veja só esse da http://www.greenprm.com


  8. #8
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Kleber, da um jeito da Master10 vender isso ai para nós...
    Vamos entrar em contato com fornecedores, e ver a viabilidade !

  9. #9

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Citação Postado originalmente por UlissesCampos Ver Post
    Olha quem trabalha com cpd sabe que as coisas podem queimar pela temperatura.

    eu tambem acho que pode-se planejar para gastar menos, nao so no CPD como em casa. geralmente ninguem planeja, a maioria das pessoas acha que o isolamento termico so vale pro frio.

    esta solucao de arcondicionado e muito boa. Coolerado - The Most Efficient Air Conditioners Made
    tem um video de demostracao que eles colocam 4 paineis solares tocando um fresfriador para 3 mil mt² infelizmente ainda nao tem no brasil...
    Não estou insinuando que o "pessoal do CPD" tem péssimos conhecimentos de eletronica e acha mais do que sabe. Longe de mim insinuar. Estou afirmando mesmo :-)

    Bom, "temperatura alta" pra componente se danificar geralmente é acima de 100ºC, a partir dos 80ºC a maioria dos componente dura muito menos do que devia (Horas de vida) mas geralmente se trata de reduzir de centenas de milhares de horas para dezenas de milhares, não é uma queima imediada.
    Caso classico é temperatura de processador que algumas "pessoas do CPD" tanto prezam. O processador em sí, por menor que sejam seus transistores (28 ou 130nm) duram muitos anos em temperatura como 70ºC (Os de 130nm pra tras até uns 90ºC na verdade), o problema é que o pessoal do CPD geralmente não se toca que o que está proximo ao processador não deveria chegar nem perto dessa temperatura nunca! Os capacitores e mosfets do VRM do processador deveriam ficar a 50ºC e olhe lá (Os componentes, não o ar que os resfria). Mas o que geralmente acontece é que o pessoal do CPD deixa os gabinetes do jeito que estão, com sua ventilação mínima, aí pras adjacencias do processador ficarem frias o jeito é baixar a temperatura do ambiente (Já que o fan do processador geralmente não ventila muita coisa próxima ao processador), congelar o lado de fora dos gabinetes para que o lado de dentro fique pelo menos morno.

    Um exemplo de placa-mãe de alto desempenho bem recente:
    Imagem | Clube do Hardware
    Dissipador sobre os mosfets do VRM. Pra ter alto desempenho SÓ COM RESFRIAMENTO DO VRM. Tem que ter esses dissipadores grandes porque o pessoal do CPD costuma colocar só o fan do processador, esses dissipadores do VRM vão ter que se contentar com os RESTOS da ventilação do processador. É melhor que nada... mas porque não colocar ventilação sobre os VRM's? A MAIOR causa de mortes de placas a partir de uns 16 meses é componentes do VRM com caracteristicas internas alteradas (Resistencia interna de mosfet e Esr de capacitor). Um simples fan de 15cfm sobre cada vrm poderia então reduzir drasticamente o maior problema de morte em placas. Mas o pessoal do CPD prefere continuar sugerindo ar-condicionado.
    (Ambiente a 15ºC, vrm sem fan de qualquer modo pode ficar a 70ºC, enquanto em ambiente a 30ºC (Sem ar-condicionado) se tiver ventilação decente sobre VRM, ele pode ficar a 50ºC, prolongando sua vida por 3 ou 4 anos)

    Sobre os HD's (Outro único ítem num CPD que sofre muito com temperatura). Sugiro a leitura de quem tem milhares de HD's comuns pra passar a experiência:
    http://static.googleusercontent.com/...k_failures.pdf
    Com o CPD a 20ºC, a maioria dos HD's informa estar a 38ºC, correto? (É o que eu tenho visto), mesmo que temperatura baixe para 17ºC a temperatura do HD mal cai pra 36 ou 37ºC (HD sem ventilação). Segundo o expertise do google, nessa temperatura o HD tem mais chances de pifar com menos de 2 anos do se estiver a 15ºC (CPD a 5ºC) do que se estiver nesses 38ºC. Esses 38ºC só são um problema a partir de 3 anos de idade, mas ainda assim é diferença percentual muito pequena. Esses dados dão a entender que a temperatura que permite a mais longa vida de um HD é entre 35 e 40ºC. Ora, se o ambiente estiver a 30ºC, com um par de fan's de 20cfm você mantém o HD tranquilamente a 38ºC, não precisa ar-condicionado. Se tiver ar-condicionado e grandes fan é bem possível que o HD em idle fique abaixo de 30ºC, que AUMENTA consideravelmente seu risco de morte.

    Vejam que 45ºC é perigoso para o HD's, mas HD que chega nessa temperatura só se o ambiente estiver nuns 35ºC e não tiver ventilação nenhuma sobre os HD's. Infelizmente a maioria dos usuarios tem esse cenário, coisa MENOS vendida é cooler de HD (Na verdade nem recomendo algo que encoste nos HD's, porque transfere vibração, reduz a vida útil de qualquer forma). Desculpa quem usa assim, mas ter temperatura ambiente alta e não ter ventilação forçada sobre os componentes específicos do seu hardware é porquice (Ou falta de informação, povo que se diz técnico mas fala em voltagem e amperagem... uma vergonha).



    Tudo bem admitir que o ar-condicionado é para o pessoal do CPD, e não para o hardware, não precisam ter vergonha de falar que não estão preocupados com meio-ambiente e querem um ar de 20 mil BTU's naquelas salinha de 4x4. Só não dá pra ficar inventando que ar-condicionado é a única solução para prolongar a vida útil do hardware.

    (Ah, fontes chaveadas sofrem muito com calor também, fonte de RB sofre MUUUITO mas o problema é a porquice de colocar elas no alto de torre, e... fonte ATX tem fan, fonte de menor potencia que alimentar RB's e UBNT's também deviam ter, só ver o datasheet dos capacitores da maioria das fontes a venda, mal e mal durariam 15 mil horas com sol todo dia fazendo o componente chegar a 70ºC, ou seja, não daria 2 anos e essas fontes começariam a ter ripple pra todo lado. Isso só não é o fim do mundo porque UBNT e MK tem um vrm interno relativamente isento de ripple da fonte, mas de qualquer forma existe perda de desempenho, e a vida útil dessas fontes poderia ser prolongada em 200 ou 300% com um mísero fan)

  10. #10

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    exatamente, pessoal de "CPD" precisa atualizar, inclusive o termo "CPD" não é mais utilizado.. agora é TI !!

    bom, o que acontece é que, antigamente era necessário manter uma sala bem fria, hoje os componentes são diferentes... resistem a temperaturas mais altas...

    o google por exemplo, esta adotando a temperatura de 27 graus em seus data-centers..


    Aumente a temperatura do centro de dados

  11. #11

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Tenho termometros nalguns comodos da loja, e raramente passa de 30ºC dentro, a maior parte do dia alguns comodos sem sol nas paredes ficam abaixo de 28ºC, então pra ficar nesse patamar de 27ºC também dá pra perguntar se é mesmo preciso ar-condicionado.
    (Estou no paralelo 13, bem quente aqui, é só ter construção alta, telhado longe do forro, nem precisa gastar muito com coisa tipo telha de cimento ou laje de concreto, é só planejar a construção de acordo com o sol pegando nas paredes e com a ventilação entre o telhado e o forro (Pro calor não vir de cima))

    Tem um problema com salas de servidores, geralmente são "adaptadas" e não planejadas. Um ex-funcionário hoje trabalha numa empresa onde os servidores ficam num canto, fecharam 2x2, colocaram uma janela de vidro de 1x2 virada pro leste, de modo que dentro da sala pega sol 6 horas por dia, e na outra parede, de apenas 1 tijolo de largura, pega sol o dia todo boa parte do ano. Sem ar-condicionado aquela sala chega a 50ºC!!! O problema é que mesmo com ar de 9000 BTU's de manhã o sol faz ficar mal e mal abaixo de 30ºC. Sei que isso é um caso extremo de burrice, mas em menor escala tem falta de planejamento em quase todo lugar que vejo servidor, banheiro transformado em sala de servidor ou coisa pior.

    Containers de operadoras precisam ar-condicionado porque não tem espaço para planejar construção, é lata exposta ao sol então esquenta mesmo, mas pequenos provedores normalmente não tem esse problema, podem construir de acordo com esse detalhes. Tem o livro "Arquiteto de pés descalços" mais ou menos sobre esse assunto, é voltado para residencias mas tem idéias interessantes. Tenho a casinha do lado da torre com 2,5x1,8, pega sol de todo lado (Depende da época do ano, mas tem 3 paredes sempre pegando sol) e tem só 3m de altura, mas nem é tão quente dentro, acho que no máximo medi 37ºC dentro, se tivesse ventilação pro exterior tenho certeza que já baixaria pra 30ºC, mesmo com o péssimo rendimento de peltier acho que dá pra fazer chegar a 27ºC com isso!

  12. #12

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Utilizo alguns containers, eles possuem isolante nas paredes... e funciona muito bem isso..

    com sol por fora "ardendo" em cima deles... dentro nao fica quente.. deve ficar por volta dos 25~28 graus no maximo ... e neles não há ar-condicionado, somente um sistema de exaustão (trocador de calor), ele nao mistura o ar quente com o ar frio ... como o colega "rubem" mesmo mencionou, há um planejamento para isto acontecer...

    Outro item importante em um local destes é utilizar um sistema de desumidificação do ar.. mantendo a Humidade relativa abaixo de 60% !! Ajudando a preservar os componentes...


    Por exemplo, utilizo sistemas de ar-condicionado da Samsung que possuem sistema "dry", deixando a humidade relativa 40%-60% ... e mantendo a sala em 24~25 graus !! praticamente ele não liga o compressor por muito tempo....

  13. #13

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Por exemplo, utilizo sistemas de ar-condicionado da Samsung que possuem sistema "dry", deixando a humidade relativa 40%-60% ... e mantendo a sala em 24~25 graus !! praticamente ele não liga o compressor por muito tempo....
    alexandrecorrea esse sistema é o Inverter? A Gree, Fujitsu, Carrrier e Sansung estão comercializando.... Economia de 40% em relação aos Splits convencionais.. Confere?

  14. #14

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    kleber, nao sei te falar como eh isso..

    sei que ele resseca o ar.. e esse que comprei eh de 24.000 btu .. consome o mesmo tanto de um ar de 7.500 "de janela" ...

    ele eh classe B no selo procel !! 2.200w/h com compressor ligado... mas como a temperatura fica em 25 graus... quase nao liga compressor.. consome energia so do "vento" e o negocio de tirar humidade do ar...

  15. #15

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    No sistema inverter pelo que andei pesquisando ele mantém o compressor funcionando sempre só que com um controle de velocidade, segundo eles o compressor tem um pico de consumo quando é acionado que é o que ocorre nos aparelhos convencionais com timer ou controle digital de temperatura. Aqui andei olhando e um modelo inverter chega a ser quase o dobro de um split más está baixando.

  16. #16

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Em médio prazo parece que compensa esse valor em dobro, isso para quem precisa deixar o ar ligado o dia todo, que é o caso de um CPD ou DataCenter (para quem gosta de escrever em inglês), mesmo para manter a temperatura em 27C, aqui no Tocantins da 40C na sombra, para os equipamentos e colaboradores não travarem, precisa de uma climatização eficiente, mas como sou ME, tem que ser um sistema economicamente viável...

  17. #17

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    O ar-condicionado inverter mesmo não correspondendo as espectativas e dando 20% de retorno final na conta compensa o investimento tendo em vista o consumo de energia de um ar condicionado.
    Uma idéia bôa para se economizar energia a longo prazo é o uso de placas solares com um equipamento que injeta a energia gerada pela placa direto na rede elétrica.

    Inversor Grid Tie 1200w Para Aerogerador E Painel Solar - R$ 1.149,00 no MercadoLivre

  18. #18

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Uma idéia bôa para se economizar energia a longo prazo é o uso de placas solares com um equipamento que injeta a energia gerada pela placa direto na rede elétrica.

    Inversor Grid Tie 1200w Para Aerogerador E Painel Solar - R$ 1.149,00 no MercadoLivre
    Pois é, nos Eua e europa esse tipo de sistema é o mais usado, a função para eles é reduzir a conta de energia elétrica. Aqui ainda usamos energia solar praticamente só onde não tem rede elétrica, então esses inversores sincronizados ainda não tem nenhuma importação em escala pra ficar baratos.

    Tem modelos menores, de 300-400W, pra até 3 paineis, que são bem em conta se importar. Quem quiser comprar as celulas fotovoltaicas de 3,6A avulsas, e montar um painel despadronizado, esse tipo de inversor se dá muito bem com isso, com umas 90 celulas, ao custo de uns R$ 150 importanto e pagando os 60% de taxa, esses inversores sincronizados com seu rendimento de 90-95% vão fazer a maxima conversão custo x benefício (Onde tem rede elétrica disponível).

    Não estou mais que uns 300Km mais ao sul que o Kleber, então o calor não é pequeno também, já estudei sistemas pra resfriamento com amonia
    ( Quando o Sol ), é trabalhoso mas o que anima é que a necessidade de manutenção é quase nula. Apesar do site tratar como protótipo recente, vejo esse tipo de resfriamento ser citado desde pequeno, fora a dificuldade de implantação nunca ví ninguem citar outro contra.

  19. #19

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    e alexandre os caras da antiga ainda usao o termo cpd, e como o rubem lembrou a tempo os hds sao bem sensiveis a temperatura, e geralmente as empresas que investem em fresfriamento do "CPD" ja perderam um hd...

    e acho que o rubem nao deve ter estado em um ambiente com 15 ou mais computadores, geralmente um cubicolo sem janelas que e o que sobra pros computadores, uma empresa com 60 maquinas ja custuma ter uma media de 10 servidores. com 15 maquinas ja e normal 2 ou 3 servidores. falo isso de experiencia e nao de teoria...

  20. #20

    Padrão Re: Ar Condicionado Por Energia Solar - Híbrido

    E a gente nao pode excluir a situaçao do kleber que e a mesma que a minha, hehehe, tem lugar que e quente por natureza, eu sou de valadares e no verao faz 50 graus aqui... e normal fazer 30 graus no inverno, 3 graus a cima do que a materia que o alexandre indicou,
    um fato interessante e que todas as empresas do mundo se preocupam com isso, sera que o rubem nao descobriu a solucao de todos os problemas??? deve ser um adepto da alquimia....