+ Responder ao Tópico

1. Tenho termometros nalguns comodos da loja, e raramente passa de 30ºC dentro, a maior parte do dia alguns comodos sem sol nas paredes ficam abaixo de 28ºC, então pra ficar nesse patamar de 27ºC também dá pra perguntar se é mesmo preciso ar-condicionado.
    (Estou no paralelo 13, bem quente aqui, é só ter construção alta, telhado longe do forro, nem precisa gastar muito com coisa tipo telha de cimento ou laje de concreto, é só planejar a construção de acordo com o sol pegando nas paredes e com a ventilação entre o telhado e o forro (Pro calor não vir de cima))

Tem um problema com salas de servidores, geralmente são "adaptadas" e não planejadas. Um ex-funcionário hoje trabalha numa empresa onde os servidores ficam num canto, fecharam 2x2, colocaram uma janela de vidro de 1x2 virada pro leste, de modo que dentro da sala pega sol 6 horas por dia, e na outra parede, de apenas 1 tijolo de largura, pega sol o dia todo boa parte do ano. Sem ar-condicionado aquela sala chega a 50ºC!!! O problema é que mesmo com ar de 9000 BTU's de manhã o sol faz ficar mal e mal abaixo de 30ºC. Sei que isso é um caso extremo de burrice, mas em menor escala tem falta de planejamento em quase todo lugar que vejo servidor, banheiro transformado em sala de servidor ou coisa pior.

Containers de operadoras precisam ar-condicionado porque não tem espaço para planejar construção, é lata exposta ao sol então esquenta mesmo, mas pequenos provedores normalmente não tem esse problema, podem construir de acordo com esse detalhes. Tem o livro "Arquiteto de pés descalços" mais ou menos sobre esse assunto, é voltado para residencias mas tem idéias interessantes. Tenho a casinha do lado da torre com 2,5x1,8, pega sol de todo lado (Depende da época do ano, mas tem 3 paredes sempre pegando sol) e tem só 3m de altura, mas nem é tão quente dentro, acho que no máximo medi 37ºC dentro, se tivesse ventilação pro exterior tenho certeza que já baixaria pra 30ºC, mesmo com o péssimo rendimento de peltier acho que dá pra fazer chegar a 27ºC com isso!

2. Utilizo alguns containers, eles possuem isolante nas paredes... e funciona muito bem isso..

com sol por fora "ardendo" em cima deles... dentro nao fica quente.. deve ficar por volta dos 25~28 graus no maximo ... e neles não há ar-condicionado, somente um sistema de exaustão (trocador de calor), ele nao mistura o ar quente com o ar frio ... como o colega "rubem" mesmo mencionou, há um planejamento para isto acontecer...

Outro item importante em um local destes é utilizar um sistema de desumidificação do ar.. mantendo a Humidade relativa abaixo de 60% !! Ajudando a preservar os componentes...

Por exemplo, utilizo sistemas de ar-condicionado da Samsung que possuem sistema "dry", deixando a humidade relativa 40%-60% ... e mantendo a sala em 24~25 graus !! praticamente ele não liga o compressor por muito tempo....

3. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    Por exemplo, utilizo sistemas de ar-condicionado da Samsung que possuem sistema "dry", deixando a humidade relativa 40%-60% ... e mantendo a sala em 24~25 graus !! praticamente ele não liga o compressor por muito tempo....
    alexandrecorrea esse sistema é o Inverter? A Gree, Fujitsu, Carrrier e Sansung estão comercializando.... Economia de 40% em relação aos Splits convencionais.. Confere?

4. kleber, nao sei te falar como eh isso..

sei que ele resseca o ar.. e esse que comprei eh de 24.000 btu .. consome o mesmo tanto de um ar de 7.500 "de janela" ...

ele eh classe B no selo procel !! 2.200w/h com compressor ligado... mas como a temperatura fica em 25 graus... quase nao liga compressor.. consome energia so do "vento" e o negocio de tirar humidade do ar...

5. No sistema inverter pelo que andei pesquisando ele mantém o compressor funcionando sempre só que com um controle de velocidade, segundo eles o compressor tem um pico de consumo quando é acionado que é o que ocorre nos aparelhos convencionais com timer ou controle digital de temperatura. Aqui andei olhando e um modelo inverter chega a ser quase o dobro de um split más está baixando.

Tópicos Similares

1. Enlace, PTP alimentada por energia solar.
    Por Samuelwduarte no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 23-06-2011, 16:40
  2. Ar Condicionado pela Energia Solar
    Por kleberbrasil no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 21-12-2010, 13:08
  3. Respostas: 7
    Último Post: 28-03-2007, 10:07
  4. Respostas: 1
    Último Post: 24-07-2006, 15:58
  5. Energia Solar Nos Radios.