Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Situação do Engenheiro do Provedor

    Tenho algumas dúvidas. Andei pesquisando no Fórum mas não esclareci cabalmente minhas dúvidas. O Responsável Técnico pelo provedor perante o CREA (conforme exigência da Anatel), a partir do Contrato, passará a fazer parte da folha de pagamento da empresa com todos os direitos (férias + 13º, etc)?

  2. #2

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Obrigado AMigo "saber" pela resposta.
    NA verdade preciso de um Engenheiro como Responsável Técnico pela empresa para fins de registro junto ao CREA. Claro que não preciso dele aqui na empresa, mas o contrato, por exigência do CREA, estabelece o mínimo de 10 horas semanais e um piso mínimo. Como ele ficará como responsável técnico permanente pela empresa, assim mesmo valerá apenas o estabelecido em contrato sem o registro como funcionário e sem os direitos normais (como citei antes - 13º, férias, 1/3 férias, etc)?

  3. #3

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Caro Candaten

    Neste caso, com um contrato de Responsabilidade Técnica você pagará apenas o que for acordado no contrato, nada mais.
    Não se trata de contrato com vínculo empregatício.
    Outra coisa, não sei qual o seu estado, e se tem alguma legislação local que impeça isso aí, mas normalmente você pode optar por ter contrato com um técnico, que tem um piso salarial menor que o piso do engenheiro.
    Claro que para algumas coisas será necessário a assinatura de um engenheiro.
    No meu caso, tem sido mais viável economicamente pagar um técnico mensal e, quando necessário, pago uma ART avulsa para um engenheiro.

  4. #4

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Obrigado Carlos Picioli
    Fico mais tranquilo com suas informaçõs. Com relação ao técnico ser responsável, pelo que sei, varia de estado para estado, dependendo da posição do CREA. Informações não confirmadas que recebi é que o CREA/RS, meu caso, não aceita técnicos como responsáveis. Vou confirmar essa informação.

  5. #5
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Alguém sabe informar se em SC o CREA aceita técnico como responsável????

  6. #6
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Alguém sabe informar se em SC o CREA aceita técnico como responsável????
    Infelizmente não aceita. É o unico entre os CREA's que naõa aceita

  7. #7

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Aí é que está uma grande questão Álvaro.
    Volta e meia tenho lido sobre estas diferenças de atuação.

    Você que acompanha esta atividade bem de perto pode me tirar uma dúvida?

    Se a atividade de engenheiro é regulamentada por lei federal, e o é com certeza, deverá valer para todo o país.
    Eu não consigo entender como uma atividade pode ser tratada de um jeito na maioria do país e em outra unidade da federação ser diferente.
    Tudo que um conselho estadual determinar deveria se espelhar na atividade do conselho federal.
    Eu pertenço a outro Conselho e nunca vi o nosso Conselho Estadual trabalhar de forma independente do Federal.
    Não seria o caso dos profissionais se mobilizarem para normatizar de vêz isso?

  8. #8

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Não seria o caso dos profissionais se mobilizarem para normatizar de vêz isso?
    Acho que uma outra saída seria os donos de provedores, e outras empresas interessadas, fazer um questionamento ao CREA no âmbito federal ou mesmo levar a questão ao Ministério Publico Federal para que solicite esclarecimentos, pois as empresas sim são as maiores interessadas no assunto, uma vez que é economicamente mais viável manter um técnico como responsável do que um engenheiro.

  9. #9
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Acho que uma outra saída seria os donos de provedores, e outras empresas interessadas, fazer um questionamento ao CREA no âmbito federal ou mesmo levar a questão ao Ministério Publico Federal para que solicite esclarecimentos, pois as empresas sim são as maiores interessadas no assunto, uma vez que é economicamente mais viável manter um técnico como responsável do que um engenheiro.
    Talvez porque ninguém nunca questionou o caso ou mostrou a lei que ampara o técnico a responder pela empresa. Mas com certeza depois destes posts vai aparecer alguém com alguma resposta. Eu mesmo vou verificar isso aqui em SC junto ao CREA. Se é lei Federal o CREA Estadual tem que permitir, caso contrário estão prevaricando e prevaricação é crime.

  10. #10
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Aí é que está uma grande questão Álvaro.
    Volta e meia tenho lido sobre estas diferenças de atuação.

    Você que acompanha esta atividade bem de perto pode me tirar uma dúvida?

    Se a atividade de engenheiro é regulamentada por lei federal, e o é com certeza, deverá valer para todo o país.
    Eu não consigo entender como uma atividade pode ser tratada de um jeito na maioria do país e em outra unidade da federação ser diferente.
    Tudo que um conselho estadual determinar deveria se espelhar na atividade do conselho federal.
    Eu pertenço a outro Conselho e nunca vi o nosso Conselho Estadual trabalhar de forma independente do Federal.
    Não seria o caso dos profissionais se mobilizarem para normatizar de vêz isso?
    Caro 1929,

    Olha, eu fiz este questionamento por escrito ao CREA de SC e nem resposta me deram.

    Cada CREA pode trabalhar de forma independente e a interpretação da Legislação é livre. Para a Câmara de Eng. Eletrica do CREA SC, para ser RT em provedeor de internet, somente eng ou tecnólogo.

    Outra questão é que lá está havendo reserva de mercado para engenheiros.

    Infelizmente é isso.

    Abs

  11. #11
    Engenheiro Eletricista Avatar de EngenheiroAlvaro
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    249
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Talvez porque ninguém nunca questionou o caso ou mostrou a lei que ampara o técnico a responder pela empresa. Mas com certeza depois destes posts vai aparecer alguém com alguma resposta. Eu mesmo vou verificar isso aqui em SC junto ao CREA. Se é lei Federal o CREA Estadual tem que permitir, caso contrário estão prevaricando e prevaricação é crime.
    Como vc é de SC, além de formalizar o questionamento, sugiro acionar o sindicato da sua categoria para se empenhar nisso e não só ficar preocupado em receber a sua contribuição financeira.

    É dever do sindicato isso tb.

    Abs

  12. #12

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Citação Postado originalmente por alvarocsfilho Ver Post
    Como vc é de SC, além de formalizar o questionamento, sugiro acionar o sindicato da sua categoria para se empenhar nisso e não só ficar preocupado em receber a sua contribuição financeira.

    É dever do sindicato isso tb.

    Abs
    Concordo com o Álvaro. Os técnicos também precisam se unir para conseguir mais espaço no mercado de trabalho.
    Quando o Álvaro diz que está ocorrendo reserva de mercado, isso é a mais pura verdade e não se pode imaginar que eles vão querer abrir mão disso facilmente.
    Em vários estados os técnicos só conseguiram ampliar seu horizonte profissional depois de muito trabalho sobre as normas do CREA e sobre legislações vigentes.

    Chega a ser um contrasenso num país como o Brasil, onde a falta de profissionais de engenharia é cada dia mais gritante, se falar em reserva de mercado para profissionais. Mas infelizmente é a realidade.

  13. #13

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    E ainda dizem que faltam técnicos no País. Quando se tem não podem rabalhar!

  14. #14

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    CREA é Conselho REGIONAL de Engenharia e Agronomia, e tem poderes próprios dentro de cada estado. Aqui em SC é complicado mesmo. Somente Engenheiro Eletricista/Telecom ou Tecnólogo em Telecom, podem assinar para provedor de internet. Além do mais, o piso salarial mesmo que para 10 horas semanais, é 6 salários mínimos. Ótimo pra categoria, e ruim para quem precisa deles.

    Claro que se vc tem algum amigo ou conhecido que possa estar assinando pra seu provedor sem exigir esses 6 salários mínimos, ótimo, do contrário dá mais lucro ficar como gatonet mesmo. Eu aqui faço concorrência com mais 4 gatonet. Numa cidade com menos de 15mil habitantes sou o único à pagar Engenheiro / CREA, com pouco mais de 400 clientes. Mas vamos se virando nos 30.

  15. #15
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Vamos por parte, fazemos contrato de responsabilidade junto Crea. A pessoa so paga o que esta no contrato. Porem uma coisa é clara na lei. Primeiro o contrato daria sim direito trabalhista igual a um funcionário de carteira assinada.
    Outra coisa, uma tentativa de subtrairr esse direito é a empresa fazer contrato não com a pessoa fisica e sim com a pessoa juridica. Porem um individuo que presta assistencia continua (que é o caso), seria facilmente vinculado os direitos trabalhistas. Já existem milhões de jurisprudencias.
    Para quem quer aprender a lei e ainda no final terá um certificado da FGV gratuitamente.
    Curso
    Gratuito: Contratação de Trabalhadores
    Cursos Gratuitos

    O Crea é nacional e o tecnico pode assinar em todo território nacional. Para a Anatel somente Engenheiro.

  16. #16

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Aqui no RS estamos procedendo a contratação de um Engenheiro e a tabela do CREA/RS, para 10 hs., é de 2 salários. Muito diferente de SC com 6 salários, o que acho uma exorbitância para uma carga horária tão pequena. São muitas obrigações para um provedor, massacrando uma iniciativa que deveria ser incentivada, pois oferece serviços indispensáveis à sociedade.

  17. #17

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    O amigo Andre Andrade agora dá outra informação, diferente das anteriores. Se realmente caracterizado o vínculo empregatício, imagina no final de um contrato desses as obrigações não recolhidas? E os direitos sobre os valores recebidos do profissional? Inviabiliza o negócio, sabendo como funciona a Justiça do Trabalho em nosso País.

  18. #18

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Aqui no Estado de São Paulo ainda não sei se técnico pode assinar pelo provedor, me formei no final de 2011 e estou esperando meu diploma sair depois disso vou tentar assinar pelo provedor. Pagamos um engenheiro por fora e lhes digo ganha muito bem.
    Se alguém aqui do estado já sabe se pode o técnico assinar, fico agradecido.

  19. #19

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Aqui no Estado de São Paulo ainda não sei se técnico pode assinar pelo provedor, me formei no final de 2011 e estou esperando meu diploma sair depois disso vou tentar assinar pelo provedor. Pagamos um engenheiro por fora e lhes digo ganha muito bem.
    Se alguém aqui do estado já sabe se pode o técnico assinar, fico agradecido.
    Aqui em São Paulo e em Minas Gerais posso te garantir que pode ser técnico a assinar a responsabilidade técnica, pois temos contrato com estes profissionais na nossa empresa. Tudo registrado nos respectivos CREA's estaduais sem o menor problema.

  20. #20

    Padrão Re: Situação do Engenheiro do Provedor

    Citação Postado originalmente por Carlos Picioli Ver Post
    Aqui em São Paulo e em Minas Gerais posso te garantir que pode ser técnico a assinar a responsabilidade técnica, pois temos contrato com estes profissionais na nossa empresa. Tudo registrado nos respectivos CREA's estaduais sem o menor problema.
    Show de bola, obrigado pelo esclarecimento Carlos. Abraço e bons negócios.