+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Recuperar arquivos apagados em partição ext3

    Bom Dia, vou resumir a minha dúvida.

    O dono da empresa está com medo que alguém pegue o HD do servidor linux (Provavelmente a receita federal) e recupera os arquivos muito importantes que foram deletados.

    É Possível recuperar arquivos deletados em partições ext3 ? Verifiquei na internet e achei alguns artigos, mas todos artigos mostram que é difícil de recuperar.

    Imaginem eu trocar todos hds de todos os servidores que estão funcionando perfeitamente !

    Outra pergunta... se é possível recuperar o HD.. e eu CLONAR o sistema para outro hd (para não precisar reinstalar todo sistema) é possível recuperar os arquivos deletados do hd antigo que foi clonado ?

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Recuperar arquivos apagados em partição ext3

    sim, é possível sim, só que policia federal não vai se importar tanto com isso não a não ser que, crime é muito grave ai sim, mais do resto ele nem quer saber o que esta oculto em seu HD.

  3. #3

    Padrão Re: Recuperar arquivos apagados em partição ext3

    o hd novo clonado com certeza não da pra pegar informações de partições anteriores do primeiro hd !

  4. #4
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Recuperar arquivos apagados em partição ext3

    se o clone for bem feito sim, as informações mesmo apagadas estara la com o ponto "?"

  5. #5

    Padrão Re: Recuperar arquivos apagados em partição ext3

    acredito que o "bem feito" que o "Genis" se refere é sobre ferramentas de análise forense onde o intuito é realmente procurar arquivos excluídos ou danificados ou de outras partições antigas e colocar em um HD novo...

    Mas o interesse do colega "stomach" não é esse concorda ? O que ele quer é apenas colocar em outro HD as "novas" informações com as configurações e se desfazer do antigo...

  6. #6

    Padrão Re: Recuperar arquivos apagados em partição ext3

    bom meu medo é que no novo HD, por exemplo a PF consiga os arquivos apagados do HD clonado..

    No caso vou clonar o hd utilizando o comando "dd".

  7. #7

    Padrão Re: Recuperar arquivos apagados em partição ext3

    olha, não sei q ferramentas a PF utiliza para fazer esta analise, mas o jeito é fazer o teste, acredito q o dd não pega informações antigas, somente a imagem do disco atual !

    mas faz o teste existem uns livecds para analise forense de HD... faça o procedimento com o dd e tente buscar qualquer informação de partições anteriores com o livecd...