+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    Pessoal, é o seguinte, não to querendo fazer um balanceamento de carga nos links, mas sim queria saber se é possível por exemplo atribuir um dos links para uma Interface X e outro Link para Interface Y. Digamos que tenho dois links ADSL, um ligado na Interface Ethernet1 e a outro na Ethernet 2, na Ethernet 3 tenho uma interface Cabo, na Ethernet 4, Wireless1 e na Ethernet 5, Wireless2. Tem como eu jogar os clientes cabo + wireless1 em um link ADSL e os clientes da Wireless 2 no outro link, de forma independente e que eu tenha acesso à ambos modems ADSL através de qualquer interface no sentido de acessar suas configurações...etc? Se sim, como faço isso numa RB750G - RouterOS 5.12?

  2. #2

    Padrão Re: 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    Tem sim garoto, v se da pra vc desenrolar por esse tutorial ai...
    Load Balancing over Multiple Gateways - MikroTik Wiki

    Deus abençoe!!!

  3. #3

    Padrão Re: 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    acompanhando

  4. #4

    Padrão Re: 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    To esperando ativarem meu outro link, pra fazer uns testes. Valeu pela dica, ja li e deu pra entender direitim...

  5. #5

    Padrão Re: 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    Pessoal, não consegui fazer...

    Segui o tutorial postado no link acima, mas por exemplo, quando vou definir a rota pra um dos grupos, perco a navegação. Já existe várias rotas, e um link internet com cliente PPPOE. Me respondam, é obrigatório que ambos links tenha modem em modo router pra funcionar o ensinado por esse tutorial ou posso ter dois ADSL com cliente PPPOE? Mas enfim, repetindo detalhadamente o que quero fazer:

    - Link ADSL1 (Gateway 192.168.254.1)
    - Link ADSL 2 (Gateway 10.1.1.5)

    Clientes a cabo: 192.168.3.0/24 ("Grupo 1")
    Clientes Wireless 1: 192.168.1.0/24 ("Grupo 2")
    Clientes Wireless 2: 192.168.0.0/24 ("Grupo 3)

    Quero pegar esses três "grupos", colocando o 1 e 2 no Link ADSL 1 e o grupo 3 no Link ADSL 2. Vejam que já ta tudo funcionando, no link ADSL 1, cliente PPPOE ativo ou seja, tão todas essas três faixas de IP saindo pelo Link ADSL1... Queria colocar esse link 2 e dividir da forma explicada sem ter que parar ou reconfigurar todas as rotas, mas se for necessário começar do zero, fazer oq...

    Então tentei criar os grupos com as regras do Mangle pra marcar os pacotes de cada grupo. Mangle/Prerouting/Src Address: 192.168.3.0/24 / Action / Mark Routing / Grupo 1 / Passtrough off. Fiz o mesmo pros outros dois grupos e em seguida fui criar as rotas. Quando crio a rota como manda no tutorial, perco a navegação. Suponho que tenho que apagar a rota antiga, mas ela não se apaga, diz ser uma rota estática, então só deletando a faixa de IP em Address List, creio eu... Logo eu teria que reconfigurar tudo do zero? Cliente PPPOE e tudo mais? Por favor, alguma alma caridosa me passa um passo a passo aí pra esse meu caso.

    Obrigado!

  6. #6

    Padrão Re: 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    Consegui seguindo o tutorial! Na hora de criar a rota, indiquei a gateway PPPOE Out ao invés da interface "link internet", agora tá funcionando!

    O que percebi agora, é que não to conseguindo entrar nas configuraçoes do modem, nenhum dos dois. Pq??

    Atualização:

    Tb não to conseguindo entrar nos rádios, dois Bullet M2, um no IP 192.168.1.2 e o outro 192.168.0.2. Pq??? Me ajudem aí! Os links tão funcionando blz, mas agora perdi acesso aos radios e aos modems!! Q coisa!

    Atualização 2:

    Em IP/Routes coloquei o dst address, o IP da interface Link Internet 1, que no caso é 10.1.1.5, isso pro Grupo 1 e Grupo 2, o Grupo 3 que tá no Link2, coloquei o IP da Interface LinkInternet 2 que no caso é 192.168.254.1 e voltei a ter acesso à todos os dispositivos, radios e modens. Só não sei como que tá funcionando a navegação com os dois modens ativos já que faltou energia aqui e quando voltou, só voltou um modem, o outro não tá pegando sinal, o problema é na central telefonica... (sim, tenho nobreak e na hora da queda caiu o sinal dos dois modens, liguei reclamando com a operadora, proteram analisar o pq disso, mas quando voltou a energia, so voltou um modem...) Mas enfim, o interessante dessa configuração do tutorial é que mesmo se cair um link, todo mundo passa a navegar no link ativo, era bem o que eu queria ou seja, não quero balancear os links, mas se um cair q o outro assuma todo tráfego. Muito bom! Espero que quando o link voltar funcione tudo 100%.
    Última edição por raumaster; 07-04-2012 às 03:03.

  7. #7

    Padrão Re: 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    Infelizmente parece não ter dado certo.
    http://cdn03.under-linux.org/images/smilies/frown.png
    Quando faço isso aí que mencionei aí acima, volto a ter acesso aos modens e radios, mas o trafego não passa igualmente pelos modens, em uma interface PPPOE Out, o "TX" fica em 0 o tempo inteiro, o RX fica passando alguma coisa e do outro modem o TX e RX ficam passando bastante dados. Alguém sabe me dizer como fazer o roteamento correto para esse meu cenário, sem perder acesso aos modens e rádios?

    Olha ai as configs. Ta tudo funcionando dessa forma ai, só que perco acesso aos radios e modens. Todo trafego do Grupo 1 e 2 ta indo pra PPPOE-out1 (linkinternet) e todo trafego do Grupo3, que no momento tava sem passar nada, vai pro PPPOE-out2 (Linkinternet2), até ai blz, mas pq perco acesso aos radios e modens? Olhe a imagem ai pra mim e vejam o que ta errado:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2links.jpg
Visualizações:	160
Tamanho: 	33,4 KB
ID:      	34698


    Atualização: Nesse instante tá funcionando do jeito que eu queria, defiz e refiz a colocação do DST Address na rota de cada grupo, colocando o IP da interface LinkInternet e LinkInternet 2 e voltou a funcionar. Estranho pq tava justamente do mesmo jeito antes e tinha parado de acessar os radios e modens. Se eu colocar DST Address em 0.0.0.0/0, volto a perder acesso aos dispositivos, mas antes tava perdendo acesso mesmo colocando o IP da interface e não sei pq cargas dagua voltou a funcionar tudo certim. Bora ver até quando!
    Última edição por raumaster; 10-04-2012 às 21:11.

  8. #8

    Padrão Re: 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    Bem, resolvi da seguinte forma, mas não funcionou pra um dos rádios. No roteamento, onde o tutorial postado pede pra colocar dst. adress como 0.0.0.0/0, coloquei o IP da interface Link Internet, em ambos grupos que quero que passe a conexão pelo primeiro link, mas se faço a mesma coisa no grupo que quero passar os dados pelo LinkInternet2, o TX desse link fica em 0, só o RX fica passando dados. Dessa forma consigo acessar todos os modens e radios, mas não é assim que eu quero que funcione, já que um link ficaria sendo utilizado só uma via, então deixei esse grupo como o dst adress em 0.0.0.0/0, dai perco acesso ao radio que está esse grupo, mas fica tudo funcionando ok, dai pra entrar no radio eu preciso conectar sem fio nele, e como to proximo, conecto com um notebook mesmo ou adaptador USB wifi. Por enquanto to quebrando o galho assim e ta tudo funcionando, nao é a forma que eu queria, mas tá bem perto.

  9. #9

    Padrão Re: 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    Pra quem me ajudou aí, se puder continuar dando uma mãozinha, agradeço! Não sei o que faço pra manter esses dois links funcionando de forma independente sem dar problema. Não sei o que houve, não alterei nada, mas do nada passou a passar os dados só por um Link, todos os clientes. Então voltei a rota de todos os 3 grupos para o dst. adress para 0.0.0.0/0 e tudo voltou a funcionar como deve, mas como esperado, perdi acesso à web dos rádios e modens. Acho que isso só vai funcionar direito com todos modens em modo roteador e AP em roteador tb, não? Me expliquem aí, por favor, como configuro as rotas para que eu não perca acesso a web dos dispositivos. Se eu coloco na roda dos grupos o dst como o Ip da Interface Ethernet do Mikrotik em que ta ligado o modem, até então tava funcionando para os dois grupos na PPPOE 1 (Link1), mas isso não funciona para a PPPOE 2 (Link 2), agora do nada só ta funcionando direito com todos dst. address em 0.0.0.0/0, mas ai como eu disse, já era acesso à web dos radios e modens.

  10. #10

    Padrão Re: 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    Estou me ensaiando aqui pra fazer exatamente a mesma coisa... então vou acompanhar por hora aqui... e também vou dar uma tentada por aqui.

    Minha idéia é implementar também um FailOver junto... afinal, tá tudo junto já na mesma RB.

    Uma dúvida: aqui eu uso Queue Tree funcionando muito bem pois está implementado da forma correta ( 90% dos scripts que existem ensinam errado ). Como ficaria o Queue Tree com os 2 links. Tenho que criar uma Queue para cada link ( 4 ao todo no caso, pois controlo up também ) ? Tem como usando esse Balance ?

  11. #11

    Padrão Re: 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    Entao acompanha aqui tb: https://under-linux.org/f143/2-moden...91/#post615722 Eu já to sem esperança, to quase partindo pra um Load Balance PCC, mas ainda nao sei nada sobre...

  12. #12

    Padrão Re: 2 Links ADSL distribuido de forma independente numa RG750G

    Tinha lido lá já... aqui a pesquisa "comeu tipo bicho" ^^

    Apesar de querer fazer exatamente o que tu pretende, como meu cenário aqui é um pouco diferente, o que me dá outras alternativas. E uma delas inclusive ontem obtive sucesso.

    O tópico das minhas dúvidas e cenário está AQUI.

    Vou te mandar uma MP com meu MSN. Como acredito estarmos mais ou menos buscando a mesma coisa, podemos trocar uma idéia lá e postar a solução "aqui's".