Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Outra pergunta, essa Antena UBNT, Omni de dupla polarização, posso usar clientes por exemplo 1T1R e tb 2T2R? Perco alguma performance global no ponto de acesso? Deixo os clientes 1T1R com antenas polarizadas horizontalmente e os 2T2R usando as duas polaridades, mesmo não ganhando nada, que é o que eu li aqui, que o sistema 2T2R da UBNT não dá ganho nenhum...

2. Pela tabelinha que tem lá no site da UBNT, quando usa 2x2 no cliente e na base, passa mais sim, mas o resultado maior segundo eles não é nem esse, pois na verdade o cliente não precisa disso.
    Mas o AP vai conseguir trabalhar com maior número de clientes conectados, em tese.

Agora, usar uma omni dupla pol e nos clientes tudo 1x1, estará jogando fora uma das polarizações.
    Só se voce tiver clientes com pol vertical e clientes com pol horizontal. Os dois irão trafegar.
    Mas o verdadeiro MIMO, pelo que tenho lido são duas ou mais antenas na mesma polarização.
    No caso dos Ubiquiti eles optaram por trabalhar com polarizações diferentes.
    Mas eu imagino uma base com duas antenas de mesma pol. e nos clientes na mesma polarização mas 1 x
    Eu fiz isso e funcionou muito bem. Só tirei porque fiz uma remodelação nos APs da torre. Para fazer isso para os 4 lados ficaria muita coisa.
    Mas aquele setor em que testei funcionou perfeitamente.
    Ando a procura de um painel que seja dupla pol mas iguais.

Uma coisa que me chamou a atenção em algumas torres de celulares. Várias omni colocadas lá em cima e relativamente próximas umas das outras.
    De início eu até achava que eram vários pararraios, mas depois vi que não.
    Tem 1 pararraios no centro em posição mais alta e as omini colocadas na beirada da cerquinha que tem lá em cima. Sei lá, 6 ou 8 omini
    E os painéis mais abaixo mas não tanto.
    Será que aquelas omni não estão trabalhando em MIMO e na mesma polarização?

3. Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    aquilo deve ser beamshapping
    Creio que sim. Quando vi aquilo me lembrei daqueles rádios da Wavion com 6 antenas que se propunham trrabalhar com o beamforming.

4. 1929, qual foi o cenario que testou as antenas na mesma polarização pra rodar em MIMO? interessante essa questao, quais as diferenças na pratica em se operar com mais de uma antena na mesma ou em polarizações diferentes?

5. Cara, sou leigo , mas procuro ler e observar bastante.
    Qual o objetivo do MIMO? Agilizar a conexão, enquanto uma antena transmite a outra recebe. É isso que faz com que o protocolo tenha ganho.
    Agora imagina uma base com 2X2 mesma polarização. E cliente 1x1 na mesma polarização. O AP da base vai responder com muito mais agilidade. E mesmo o cliente enviando uma só portadora na mesma polarização, as duas antenas do AP estarão trabalhando. Se o cliente também for 2x2 mesma polarização, daí a coisa fica melhor ainda.

Agora no caso de 2x2 com duas polarizações diferentes e o cliente com uma só polarização, ele vai estar perdendo o benefício da 2ª portadora que o rádio dele não terá como receber pois está em polarização diferente. E o AP da base a mesma coisa, já que o cliente vai enviar numa só polarização.

Então partindo disso e como não achei um painel com duas antenas na mesma pol, peguei dois paineis da computech que eu tinha aqui. Num deles coloquei a rb com o cartão N dentro. Conectei um pigtail na integrada e outro pigtail sai para fora do gabinete e levei até o outro painel que estava sem RB.
    Fixamos o conjunto adequadamente e saimos para o abraço.

Reconheço que fica parecendo uma gambiarra. E teria que ter 2 paineis para cada setor. Já seriam 8 paineis trabalhando em 4 canais distintos.

Tenho trocado algumas informaçoes com os fabricantes, mas eles acham complicado colocar duas antenas na mesma pol dentro de um só gabinete. Dizem que há problemas técnicos que precisariam ser resolvidos.

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 27-05-2016, 22:47
  2. Respostas: 5
    Último Post: 31-03-2012, 20:38
  3. Respostas: 19
    Último Post: 30-03-2008, 23:06
  4. Respostas: 12
    Último Post: 13-08-2005, 12:00
  5. Montar uma antena Omni em um prédio
    Por clistenis no fórum Redes
    Respostas: 5