+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    Olá!

    Vocês poderiam me dizer se duas antenas Omni em polarização distintas podem ficar próxima uma da outra em canal igual? Ex:

    Omni 1 Canal 13 - Vertical
    Omni 2 Canal 13 - Horizontal.

    Existiria algum problema de interferência entre ambas?

    E num caso especifico das Omni UBNT que são de polarização dupla?

  2. #2

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    Citação Postado originalmente por raumaster Ver Post
    Olá!

    Vocês poderiam me dizer se duas antenas Omni em polarização distintas podem ficar próxima uma da outra em canal igual? Ex:

    Omni 1 Canal 13 - Vertical
    Omni 2 Canal 13 - Horizontal.

    Existiria algum problema de interferência entre ambas?

    E num caso especifico das Omni UBNT que são de polarização dupla?
    Epa! Omini Horizontal? Me mostre o link aew q tô desatualizado, quanto ao caso da Rocket ele já projetado em um esquema de link 2x2 (e isso a 40 Mhz no mesmo canal) o que vc faz aew é 2x 1x1 rsrs

  3. #3

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    Tá desatualizado mesmo. Procure pelas Omni Slot Pluton e EMCTest, no caso eu tenho uma EMCTest 15dbi.

  4. #4

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    SE vocÊ já está precisando colocar outra omni, talvêz seja porque já tem muitos clientes no ´radio da outra antena.
    Porque não pensar então em colocar setoriais?

    E se você já tem uma no canal 13, porque não usar a outra no canal 1 por ex.?

    Quanto a haver omni pol horizontal, tenho a Pluton e Ubiquiti. A Ubiquiti é dupla pol, mas se usar só a horizontal, taí uma opção para quem quer pol horizontalmente uma omni.

  5. #5

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    É só uma curiosidade em relação à polarização diferente, não to dizendo que farei isso. Mas obrigado pelas respostas!

  6. #6

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    Outra pergunta, essa Antena UBNT, Omni de dupla polarização, posso usar clientes por exemplo 1T1R e tb 2T2R? Perco alguma performance global no ponto de acesso? Deixo os clientes 1T1R com antenas polarizadas horizontalmente e os 2T2R usando as duas polaridades, mesmo não ganhando nada, que é o que eu li aqui, que o sistema 2T2R da UBNT não dá ganho nenhum...

  7. #7

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    Pela tabelinha que tem lá no site da UBNT, quando usa 2x2 no cliente e na base, passa mais sim, mas o resultado maior segundo eles não é nem esse, pois na verdade o cliente não precisa disso.
    Mas o AP vai conseguir trabalhar com maior número de clientes conectados, em tese.

    Agora, usar uma omni dupla pol e nos clientes tudo 1x1, estará jogando fora uma das polarizações.
    Só se voce tiver clientes com pol vertical e clientes com pol horizontal. Os dois irão trafegar.
    Mas o verdadeiro MIMO, pelo que tenho lido são duas ou mais antenas na mesma polarização.
    No caso dos Ubiquiti eles optaram por trabalhar com polarizações diferentes.
    Mas eu imagino uma base com duas antenas de mesma pol. e nos clientes na mesma polarização mas 1 x
    Eu fiz isso e funcionou muito bem. Só tirei porque fiz uma remodelação nos APs da torre. Para fazer isso para os 4 lados ficaria muita coisa.
    Mas aquele setor em que testei funcionou perfeitamente.
    Ando a procura de um painel que seja dupla pol mas iguais.

    Uma coisa que me chamou a atenção em algumas torres de celulares. Várias omni colocadas lá em cima e relativamente próximas umas das outras.
    De início eu até achava que eram vários pararraios, mas depois vi que não.
    Tem 1 pararraios no centro em posição mais alta e as omini colocadas na beirada da cerquinha que tem lá em cima. Sei lá, 6 ou 8 omini
    E os painéis mais abaixo mas não tanto.
    Será que aquelas omni não estão trabalhando em MIMO e na mesma polarização?

  8. #8

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    aquilo deve ser beamshapping
    Creio que sim. Quando vi aquilo me lembrei daqueles rádios da Wavion com 6 antenas que se propunham trrabalhar com o beamforming.

  9. #9

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    1929, qual foi o cenario que testou as antenas na mesma polarização pra rodar em MIMO? interessante essa questao, quais as diferenças na pratica em se operar com mais de uma antena na mesma ou em polarizações diferentes?

  10. #10

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    Cara, sou leigo , mas procuro ler e observar bastante.
    Qual o objetivo do MIMO? Agilizar a conexão, enquanto uma antena transmite a outra recebe. É isso que faz com que o protocolo tenha ganho.
    Agora imagina uma base com 2X2 mesma polarização. E cliente 1x1 na mesma polarização. O AP da base vai responder com muito mais agilidade. E mesmo o cliente enviando uma só portadora na mesma polarização, as duas antenas do AP estarão trabalhando. Se o cliente também for 2x2 mesma polarização, daí a coisa fica melhor ainda.

    Agora no caso de 2x2 com duas polarizações diferentes e o cliente com uma só polarização, ele vai estar perdendo o benefício da 2ª portadora que o rádio dele não terá como receber pois está em polarização diferente. E o AP da base a mesma coisa, já que o cliente vai enviar numa só polarização.

    Então partindo disso e como não achei um painel com duas antenas na mesma pol, peguei dois paineis da computech que eu tinha aqui. Num deles coloquei a rb com o cartão N dentro. Conectei um pigtail na integrada e outro pigtail sai para fora do gabinete e levei até o outro painel que estava sem RB.
    Fixamos o conjunto adequadamente e saimos para o abraço.

    Reconheço que fica parecendo uma gambiarra. E teria que ter 2 paineis para cada setor. Já seriam 8 paineis trabalhando em 4 canais distintos.

    Tenho trocado algumas informaçoes com os fabricantes, mas eles acham complicado colocar duas antenas na mesma pol dentro de um só gabinete. Dizem que há problemas técnicos que precisariam ser resolvidos.

  11. #11

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    realmente faz bastante sentido... no caso de um cliente 1x1 conectado a uma rede 2x2 onda ja existam clientes conectados como 2x2, sera que esse unico cliente ja degrada a celula baixando assim todos para 1x1??? pq se acontecer isso, usando as antenas na mesma polaridade nao teria esse prob...

  12. #12

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    É isso que queria saber, utilizando a solução ubnt. Pq comprei uma Omni UBNT 10dbi + Rockect M2 pra criar um ponto com clientes só UBNT 2x2, mas tb 1x1, já que usarei Airgrids (1x1) e Nanostations (2x2).

  13. #13

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    Ok, só preciso saber se ao usar clientes 1x1 e 2x2 numa torre 2x2, vou prejudicar o desempenho ao ponto de ficar muito ruim, banda muito mais baixa do que todos 2x2 puro. Em um Bullet M2 por exemplo, que é 1x1, sou capaz de passar pelo menos 30Mbps, se eu colocar um Rocket M2 com antena dupla e clientes 1x1 e 2x2 conseguirei manter pelo menos os 30Mbps ou a presença de clienes 2x2 e 1x1 irá bagunçar com tudo?

    Quero montar um ponto UBNT puro, mas em alguns locais um cliente NanoLoco M2 com sua antena de 8dbi, não funfa legal, e o angulo de abertura é muito grande pra usar em cliente, é sinal disperdiçado ao invés de focado na antena base, ajudando tb a poluir mais, logo usaria LocoM2 só em clientes bem proximo e com visada boa, já em alguns locais eu usaria Airgrids de 16 ou 20dbi, que é 1x1. Poderia tb usar BulletM2 + antena de grade qualquer, mas sai mais caro ou o mesmo preço das Airgrids M2. Enfim, só quero saber se misturar 1x1 e 2x2 fica ruim ou seja, pior que o desempenho de um radio 1x1 na torre.

  14. #14

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    No modo N não percebi isso tanto como ocorre no modo B, por exemplo, tava com um cliente com problema de desalinhamento da antena e tava com sinal -75dbm variando, chegando em -80dbm e a taxa dele caindo pra 13,5 ou 6,5mbps, mesmo ele trafegando, fazendo um teste de throughput no rádio da torre com outro clinte com sinal bom, tava conseguindo o mesmo rendimento, conseguia passar mais de 30Mbps. Creio que o padrão N lida melhor com clientes com sinal ruim presentes na rede. Não sei se é pq esse cliente tava limitado em 600Kbps... sei lá...

  15. #15

    Padrão Re: Antenas Omni polarização diferente e proxima uma da outra.

    Sim, depois que eu instalar essa Omni UBNT, posto aqui meu relato de como se comportará ambos clientes 1x1 e 2x2 na mesma antena. Os clientes 1x1 penso em instalar suas antenas na horizontal...