Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Vlan entre 2 Routerboard

    boa noite galera do forum...

    estou com 2 rb 750gl.
    apenas estudando Vlan, mas nao consigo jogar a net pela Vlan e chegar na outra rb


    internet entra na ether1 faço a vlan para a ether2, segue o cabo de rede ate a ether1 da segunda rb, na ether2 da segunda rb ligo o notebook, nao chega a internet nessa saida

    RouterBoard1
    internet entra na ether1
    vlan1 na eth1 id= 23 ip 192.168.0.1/29


    RouterBoard2
    cabo liga na ether1
    vlan1 na eth1 id= 23 ip 192.168.0.2/29

    na ether2 nao chega a internet...

  2. #2
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    Boa dia amigo,

    Se a internet entra "pura, sem vlan" na ether1 da RB1, você não pode criar uma VLAN na ether1, já que os pacotes chegam sem VLAN.

    Faça assim,

    Na RB1:
    Crie a VLAN-23, com ID 23 e interface ether2
    Crie a BRIDGE-VLAN23 e coloque a ether1 e a VLAN-23

    Ligue o cabo na ether2 da RB1 até a ether1 da RB2.

    Na RB2:
    Crie a VLAN-23, com ID 23 e interface ether1
    Crie a BRIDGE-VLAN23 e coloque a ether2 e a VLAN-23

    Agora você terá o mesmo sinal que entra na ether1 da RB1 saindo na ether2 da RB2, sendo transportado por uma VLAN.

    Esse exemplo é para um transporte em bridge, caso queira com roteamento é só remover as bridges e setar os IPs na interfaces.

    Abraço

  3. #3

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    exelente amigo eu consegui...
    mas em videos e tutoriais sempre vi colocando ip nas vlan tbm???

    obrigando e se vc puder me dar mais exemplos seria exelente....

    clickando na estrelinha.....vlw mano

  4. #4
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    Citação Postado originalmente por grande999 Ver Post
    exelente amigo eu consegui...
    mas em videos e tutoriais sempre vi colocando ip nas vlan tbm???

    obrigando e se vc puder me dar mais exemplos seria exelente....

    clickando na estrelinha.....vlw mano
    Que bom que funcionou.

    Se você precisar de roteamento, deverá colocar os IPs na VLANs sim.

    Passa um exemplos de cenário que você precisa que te ajudo.

    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    no mesmo cenario...eu tbm tentei...mas nao consegui....nao fechava a vlan com ip na vlan
    na vlan nao na interface...

  6. #6
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    Funciona, mas você deve ter colocado o IP na interface que tem a VLAN, certo?

    Tem que ser na interface que recebe os pacotes sem TAG.

    Testa ai.

  7. #7

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    vish mano...ta lá no provedor....mas amanha vou fazer ae eu posto aki

    mas por ventura vc nao tem nada ai de tutorial...video aula...algo assim

    em...outra coisa

    e tbm estive testando EOIP mas nao deu certo tbm vc pode me dar exemplos de EOIP ae amanha eu testo....

  8. #8
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    Pior que não cara, aprendi fuçando mesmo, hehehehe

    Tente gravar uma coisa: Pacotes COM TAG NÃO comunicam com pacotes SEM TAG. Para isso, precisa de um equipamento que remova ou adicione as TAGs.

    No seu caso, você entrou com pacotes sem tag (notebook), no roteador você criou uma bridge com essa porta que recebe sem tag, mais uma vlan.

    Isso quer dizer que os pacotes que entrar pela ether do notebook, serão tageados com o ID da VLAN e encaminhados para a ether que possui tal VLAN.
    No sentido inverso também, quando a ether que tem a VLAN recebe pacotes tageados, eles os encaminha para a vlan correspondente, que por estar em uma bridge com um porta ether, irá encaminhar os pacotes para essa ether SEM TAG.

    Um switch faz a mesma coisa. Um exemplo de utilização aqui no nosso provedor.

    Tenho um roteador Mikrotik com uma ether ligado a uma porta de uma switch gerenciavel.

    Nessa ether do roteador, eu criei 20 vlans, cada uma com seu ID. Cada vlan tem um IP de uma rede /30.

    Lá no switch, na porta que tem essa cabo do router, eu digo que ela é uma porta TAGGED, porque irá receber pacotes COM TAG.

    Depois eu criei no switch, 20 VLANs, cada vlan tem 2 portas, uma porta qualquer mais a porta que tem o cabo do roteador.

    Como irei ligar equipamentos que não precisam de VLAN nas portas do switch, eu digo que elas são UNTAGGED, ou seja, os pacotes devem trafegar por ela SEM TAG.

    Asim, os pacotes que entrar pela porta 1 do switch, serão tageados com a vlan 1 por exemplo, que irá comunicar com o roteador, que sabe que a vlan 1 tem o ip 10.0.0.2 por exemplo.

    Quando um pacote do router precisar ir para o ip 10.0.0.1 que é um cliente ligado na porta 1 do switch, ele vai chegar com TAG ID 1 no switch, que irá encaminhar o pacotes para todas as portas pertencentes a VLAN 1, no caso a porta 1.



    Talvez tenha ficado um pouco confuso, mas tu tem que fazer muitos laboraórios para ter certeza do funcionamento. É bem legal e quebra muitos galhos.

    Sobre o EOIP, não faz direfença se tem ou não vlan, pois a vlan está na camada 2, e esses protocolos estão uma camada acima.

    Vamos falando, abraço
    Última edição por gamineiro; 29-06-2013 às 17:18.

  9. #9

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    é...meio confuso mesmo...mas vamos estudar mais....

    mas acho ke da forma ke eu fiz...resolve meu problema futuro

    preciso jogar internet em uma vlan que esta no ponto1....ate chegar ao vlan do mikrotik ke sera que esta o vlan2 e é o servidor ke fica a 300km....na rede em bridge....entendeu desta forma o seu primeiro exemplo resolve?

  10. #10
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    Você vai precisar passar mais do que uma rede para lá? Se for apenas um link normal, não precisaria de VLAN. Agora se vai ter mais de uma rede, o ideal é fazer o isolamento lógico com mais de uma VLAN.

  11. #11

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    sim mano....pq do ponto 1 sai a vlan1 vai ate ao ponto2 chega na vlan2....ae depois faço outras vlans para atender rb ao longo do caminho...que deve autenticar no servidor...entendeu?

  12. #12
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    Não entendi muito bem.

    Faça um desenho amanhã que eu te ajudo.

    Abraço

  13. #13

  14. #14
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    Olá,

    Assim, se o ultimo Link Wireless cair, TODOS vão ficar sem internet?

    Ou entendi errado o projeto.

    Abraço

  15. #15

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    nao cara....apenas transportar ate no servidor...e na mesma rede a net terá ke voltar pela mesmo meio fisico...entendeu

  16. #16

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    preciso fazer vlan do server mk ate a rb ke ta na torre...

  17. #17

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    alguem pode me add no msn...to com serios problemas aki...

    [email protected]

  18. #18

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Você vai precisar passar mais do que uma rede para lá? Se for apenas um link normal, não precisaria de VLAN. Agora se vai ter mais de uma rede, o ideal é fazer o isolamento lógico com mais de uma VLAN.
    Boa noite amigo vi que vc entende de vlan gostaria deumaajuda sua pra ver se pode me ajudar
    se poder me addnomsn [email protected]

  19. #19
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    Bom dia,

    Pergunte aqui mesmo, talvez mais alguém tenha a mesma dúvida.

    Abraço

  20. #20

    Padrão Re: Vlan entre 2 Routerboard

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Bom dia,

    Pergunte aqui mesmo, talvez mais alguém tenha a mesma dúvida.

    Abraço
    Boa tarde amigo e obrigado em se dispor a ajudar vou postar uma foto da minha rede ai ve o que se pode ser feito gostaria de usar vlan mais nao sei por onde começar gostaria de separar por enlace hoje uso tudo em bridge com hotspot tenho tudo monitorado por the dude que esta instalado no mikrotik
    minha rede esta asssim 10.5.0.0/16 rede clientes a rede dos radios e 10.254.254.0/24 as duas faixas na mesma interface de saida ether1 so que eu gostaria de isolar os enlaces
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede enlacenet.jpg
Visualizações:	447
Tamanho: 	36,7 KB
ID:      	34896
    gostaria de separar so os clientes tipo tenho um enlace que atende a um condominio que tem 120 clientes que e atendido por um par de sxt so que de la se eu escanear como winbox vejo enlace que esta a 15 km de distancia gostaria que so enxergar-se o servidor