+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ptp 6km com Nanostation5

    Boa tarde....

    estou com um problema aqui....
    estou mandando internet via ptp nanostation5 ( matriz) e na outra ponta Nanostation5 loco ( Filial - torre de transmição ), mas assim o ptp está linkado, mas a internet está bem devagar por la...creio que seja configuração.... ou até mesmo a distancia entre as nanos.... (5km mas ou menos)

    tem como melhorar o sinal das nanos nessa distancia???
    Obs: testei as duas antenas antes de coloca-las em seus pontos e funcionou di boa....

    alguem pode me da uma luz?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    deixa aqui a solução que encontrei....
    na nano que está em acess point wds, eu ajustei canal ( channel ) e deu uma melhorada significativa...

  3. #3

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    mano eu tenho um enlaço de 5 km usano 2 nanom5 mas vi uma diferença nas argrid, putz, se vc usa em esse km, se vc usano 2 argrid. vc vai ver a diferença e vc vai fica feliz com a vida rsrsrs

  4. #4

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    Eu sempre bato na tecla que para ponto de acesso, usa-se CPE's setoriais, e para enlaces, equipamentos direcionais. O seu nano está irradiando frequencia pra onde não precisa, e sofrendo interferência de onde não pode. Além do ganho da antena que dá uma boa diferença. Tenta usar um kit direcional (bridge ou grid) e posta os resultados.

  5. #5

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    eu ja falei mano com 2 argrid, vai fica show de bola , mas os cara ainda fala q um nano vai resover o problema dele, eu tinha um enlaco de 5km com 2 nanom5, as veis estava cheghano o CCQ muito ruim, eu mudei para 2 ardrid, 23dbi e ficou show de bola ...

  6. #6
    Avatar de andreluis
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Ipatinga-MG
    Posts
    10

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    Moço.

    Usa no AP WDS canais na faixa de 54.. e deixa o cliente em complice test. Aumente a potência do rádio e deixe o data rate em automático.

    A nano5 não muito recomendada para enlaces de PTP, pois a mesma é um painel. O mais correto é utilizar rádios com antenas de menor angulo de abertura, como o rocket M5 ou a Bridge M5. Mas em Nano funciona tbm.

    Valeu..!

  7. #7

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    Por favor, de uma vez por todas! Nano não é indicado para PTP nessa distância e muito menos nano loco. Para uma solução profissional deve-se usar 2 antenas direcionais, e o nano tem antena setorial. Além de não ter um resultado satisfatório ainda tá sujando o espectro. Credo é por isso que tá essa zorra de interferência no ar e cada vez mais difícil trabalhar com rádio frequência. Qualquer irresponsável bota um rádio pra funcionar sem a menor noção. A melhor solução seria um par de airgrid ou nano bridge, simples e profissional.
    Quanto mais rezo mais assombração aparece, affff!

  8. #8

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    O problema, katraka, é que "profissionais" do mercado indicam esses equipamentos. Citei num outro post, que exitem profissionais que sabem fazer funcionar, e os que fazem funcionar da maneira CERTA. só que infelizmente, o fazer funcionar até no que tange a profissional, é mais barato do que fazer da maneira certa. E as frequencias poluindo-se (digo: sendo poluidas) cada vez mais.

  9. #9

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    Citação Postado originalmente por uesleycorrea Ver Post
    O problema, katraka, é que "profissionais" do mercado indicam esses equipamentos. Citei num outro post, que exitem profissionais que sabem fazer funcionar, e os que fazem funcionar da maneira CERTA. só que infelizmente, o fazer funcionar até no que tange a profissional, é mais barato do que fazer da maneira certa. E as frequencias poluindo-se (digo: sendo poluidas) cada vez mais.
    Pois é, vc disse bem: "profissionais" entre aspas. Porque pra mim quem recomenda usar setorial num enlace de 5km não é profissional, é curioso.

  10. #10

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    E o pior é que se a gente faz uma consultoria, e recomenda usar direcional, faz um projeto muito bem elaborado, om análise espectral e tudo, e dá o preço justo, o cara ainda prefere fazer com quem recomenda setorial a ele. Só que o que o povo ainda não aprendeu é o seguinte: "O barato sai caro", em todos os sentidos.

  11. #11

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    Nessa distância para pelo menos chegar perto de algo mais profissional eu iria de NanoBridge M5 25dbi.
    Tenho vários PTP, entregando link para alguns clientes/empresas da minha rede, nos residenciais instalamos airgrid recebendo dos paineis Basestation+Rocket das torres.

  12. #12

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    Duas opções amigo.

    Nano Bridge M5 22dbi ou AirGrid M5 23dbi.

    Bem simples a configuração dos mesmos, é igual ao nano.

    Nessa distancia, até mesmo com a visada comprometida, o seu enlace vai ficar bom.

    Abraços
    Última edição por aedson; 16-05-2012 às 23:46.

  13. #13

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    É isso mesmo equipamento errado para a distancia, solução tira os nano e coloca grid ou bridge que e o mesmo preço.

  14. #14

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    A nanostation tem um angulo de irradiação de sinal de 60°, o que o torna tambem mais propicio para interferencias, use equipamentos direcionais, como airgrid ou nanobridge, você fecha o enlace tranquilo de nanoB nessa distancia e, perdendo algumas horinhas pra configurar, você vai conseguir uma banda legal no enlace

    Não aconselho uso de nanostation porque alem de gerar interferencia para outros, você esta mais sujeito a interferencia tambem, ai já sabe...

  15. #15

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    Engraçado é que uma empresa super renomada aqui de Fortaleza me indicou as nano M5 pra fazer ptp de 6km e outro de 10km. No site da ubnt tem dizendo que esse tipo de equipamento é ideal para PTP e pode ser utilizado como CPE. O site informa uma coisa e na real é outra?

    Essa mesma empresa montou um ptp aqui na minha empresa de 3km com nano.

    Comprei 2 nano m5 fiz o teste de mesa e deu tudo certo. Depois de amanha irei fazer o teste dos 5~6km.

  16. #16

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    Bom acabei de rever o enlace e são apenas 4km.

  17. #17

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    Amigo NanoStation tem um grau de abertura muito grande tente usar um equipamento mais direcional AirGrid ou NanoBridge ...
    Vlw boa Noite ~~

  18. #18

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    Fechar o enlace fecha sim amigo, pode ter certeza que se bem alinhado fecha, mais a questão é que, usando um equipamento direcional, você alem de gerar menos interferencia, você estara menos vuneravel a interferencias tambem, pois 60° de abertura da NanoStation para 6° da NanoB dá muita diferença mesmo, a questão é você disperdicar o minimo de RF possivel pra não gerar interferencia nos outros e em você mesmo.

  19. #19

    Padrão Re: Ptp 6km com Nanostation5

    Minha sugestão (me desculpe se alguem já sugeriu isso)... coloca 2 Ubiquiti NaboBridge M5 e vai ser feliz....