+ Responder ao Tópico



  1. #1
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão nova função ap repeater do firmware 5.5

    o novo firmware 5.5 da ubiquiti veio mas carregado de opções um e que agora se tem o modo ap repeater alguem sabe como funciona esta função .qual sua ultilidade seria para ponto multiponto .?

  2. #2

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    Não seria o chamado "modo repetidor universal"??? em que o ap que recebe ( de um cliente por exemplo, pode fazer com que ele transita internet sem fio na casa dele (não é recomendavel mas funfa rss)
    Abraços.

  3. #3
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    Não seria o chamado "modo repetidor universal"??? em que o ap que recebe ( de um cliente por exemplo, pode fazer com que ele transita internet sem fio na casa dele (não é recomendavel mas funfa rss)
    Abraços.
    eu não tive tempo de de testar esta nova firmware
    mais se for o famoso Repetidor universal, será que funciona, pois utimamente nenhum cpe, ou qualquer outro equipamento tem funcionado, testei varios o melhor era o ovislink aquele antigo, o elsys ruim demais, intelbras nem pensando
    agora os produtos da ubnt se funcionar vai ser bom pra quem tem rede 2.4 pois 5.8 aki no brasil são poucos notbooks em 5.8

  4. #4

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    o novo firmware 5.5 da ubiquiti veio mas carregado de opções um e que agora se tem o modo ap repeater alguem sabe como funciona esta função .qual sua ultilidade seria para ponto multiponto .?
    Olá amigo,

    Na versão v5.5 passa a valer a opção AP Repeater com a mesma função da antiga Acess Point WDS.

    Se você reparar na versão anterior existia outra função chamada Station WDS e a mesma foi retirada sendo aplicado somente um box para marcação da função, tanto no AP quanto na station, e dessa forma fazemos a bridge transparente.

    Na verdade a grande mudança para esse novo firmware é na aba Network, onde foram aplicadas novas funcionalidades para gerenciamento de cada interface.

    Fiquei na expectativa do ipv6 no modo gráfico, porém, ainda teremos que continuar aplicando na unha hehehe.

    Só para finalizar, o AP repeater serve para PtP e PtMP sim, mas não se esqueça que as configurações devem ser idênticas em abos AP's.

    Abs

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    em suma e o famosos acess point wds com nome diferente ?

  6. #6

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    Tão certo quanto 2+2=22

  7. #7

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    Tomara que funcione bem.
    Basicamente o rádio continua como cliente de outro AP. Mas pode retransmitir como se fosse outro AP. A diferença é que não precisa cadastrar os Mac de um no outro.
    No caso do WDS existe uma limitação de enlaces possíveis.
    Já no repetidor universal, você teoricamente poderia ter em cada cliente seu, o rádio configurado como cliente repetidor universal.

    Eu acho que a idéia é permitir que várias máquinas no cliente possam acessar a rede sem precisar colocar outro roteador.

    Uma coisa que seria necessário num caso destes é não precisar usar a mesma chave de criptografia da rede nas máquinas dos clientes. E permitir usar um SSID diferente. Tomara que a Ubiquiti tenha pensado nisso.

    Pois nos RTL a coisa é muito complicada. Alguns precisam ter o mesmo SSID do AP. Outros permitem trocar o SSID. E tem outros que tem a função mas nunca funciona.

    Alguém falou do Elsys. Já usei, e ele permite um SSID diferente. Mas parei, nem me lembro mais por que motivo.

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    hummmm a ideia basica de um repetidor e recebe o sinal e ja repete sem nenhum router extra ,ok numca vi nada funcionar direito neste modelo de configuração.
    em 5,8 mhz ainda ai muito mas dificil faz mas sentido para 2,4 mhz.
    mas pelo que eu vejo todo mundo ainda esta meio em duvida tambem ,vamos esperar algum guru da ubiquiti aparecer para explicar para que serve a função realmente .

  9. #9

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    Eu baixei agora a versão e vou atualizar um equipamento para ver como funciona.

    Quanto a IPV6 que alguém citou antes, no changelog da versão diz que vai ter suporte para ipv6.
    Depois retorno com os resultados.

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    esta bem severo a respeito de frequencia autorizadas no pais .

  11. #11

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    retornando:

    O AP repeater não é nada mais nada menos do que o antigo AP+WDS.
    Não é para usar semellhante ao repetidor universal.

    Quanto a ipv6 não achei nada também.

    Observei que dá para criar mais de 4000 Vlan.

  12. #12
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    vlans por ethernet chegam a 4096 por default. ate por que quem fez ate hoje 4096 vlans .

  13. #13

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    cara para esse caso de 2.4 tem muitos ap baratos e muito bons q uso ak na minha rede a 2 anos ligados e funciona a todo vapor são eles gts telecom greatek 700mw greatek 300mw ,globaltronic e oiwtech cara estes ap são otimos receber o sinal em modo cliente e repete em modo ap e para quem trabalha na torre central com mikrotik rbs que aguenta maior quantidade de wds pois os aps são somente 8 wds se ele estiver em modo ap,no caso dos aps viu então vamos la se estiver usando rb para enviar sinal e so colocar um deste ap em modo ap+wds e pronto o clinte vai receber o sinal na sua casa da torrre e retransmitido encima da casa se for o caso de usar caixa hermetica e o sinal chega com qualidade dentro da casa , se usar o ap dentro da casa com antena cabo de 10 m então o sinal fica otimo dentro da casa os nots acessar blz.e mais da para colocar tudo em bridger e o servidor controlar tudo .

  14. #14

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    eu não tive tempo de de testar esta nova firmware
    mais se for o famoso Repetidor universal, será que funciona, pois utimamente nenhum cpe, ou qualquer outro equipamento tem funcionado, testei varios o melhor era o ovislink aquele antigo, o elsys ruim demais, intelbras nem pensando
    agora os produtos da ubnt se funcionar vai ser bom pra quem tem rede 2.4 pois 5.8 aki no brasil são poucos notbooks em 5.8
    cara para esse caso de 2.4 tem muitos ap baratos e muito bons q uso ak na minha rede a 2 anos ligados e funciona a todo vapor são eles gts telecom greatek 700mw greatek 300mw ,globaltronic e oiwtech cara estes ap são otimos receber o sinal em modo cliente e repete em modo ap e para quem trabalha na torre central com mikrotik rbs que aguenta maior quantidade de wds pois os aps são somente 8 wds se ele estiver em modo ap,no caso dos aps viu então vamos la se estiver usando rb para enviar sinal e so colocar um deste ap em modo ap+wds e pronto o clinte vai receber o sinal na sua casa da torrre e retransmitido encima da casa se for o caso de usar caixa hermetica e o sinal chega com qualidade dentro da casa , se usar o ap dentro da casa com antena cabo de 10 m então o sinal fica otimo dentro da casa os nots acessar blz.e mais da para colocar tudo em bridger e o servidor controlar tudo .

  15. #15

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    Companheiro, neste uso do rádio cliente como AP+WDS, em vêz de usar Cliente + repeater, com a RB como você configura o wds na RB. Como WDS dinâmico?
    Eu sempre pensei que mesmo na RB a função WDS teria um limite. E quanto mais WDS mais seria a 'zorra' na RB.
    Se tiver um número alto de clientes configurados assim, não vai sobrecarregar a RB? Você já colocou quantos WDS numa RB?


    Citação Postado originalmente por GRKNET Ver Post
    cara para esse caso de 2.4 tem muitos ap baratos e muito bons q uso ak na minha rede a 2 anos ligados e funciona a todo vapor são eles gts telecom greatek 700mw greatek 300mw ,globaltronic e oiwtech cara estes ap são otimos receber o sinal em modo cliente e repete em modo ap e para quem trabalha na torre central com mikrotik rbs que aguenta maior quantidade de wds pois os aps são somente 8 wds se ele estiver em modo ap,no caso dos aps viu então vamos la se estiver usando rb para enviar sinal e so colocar um deste ap em modo ap+wds e pronto o clinte vai receber o sinal na sua casa da torrre e retransmitido encima da casa se for o caso de usar caixa hermetica e o sinal chega com qualidade dentro da casa , se usar o ap dentro da casa com antena cabo de 10 m então o sinal fica otimo dentro da casa os nots acessar blz.e mais da para colocar tudo em bridger e o servidor controlar tudo .

  16. #16

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    nos aps normal so conseguimos 8 wdse na rb eu consegui colocar 37 num cartão não coloquei mais pois não tinha tanto cliente q nesecitase deste serviço não tentei com mais pois pois comecei a troca minha rede para 5.8. eu tenho ak uma rb433 com cartão r52h o wds q eu usei foi static agora pensando bem vc falou um ponto bem interessante sera q aguenta quantos pois nesta configuração o processamentoda rb ficava em 15% a 25% mais nunca passava diso mais acho muito processamento eu usava um divisor de potencia ou de sinal como muitos conhece de 4 pontas uma entrada e 3 antenas ai depois comprei mais 2 cartão e dividi tudo então depois os wds ficou divididos em 3 cartão ai o processamento baixou para 5% no maior trafego da 8 a10% mais e muito dificio

    detalhe uma vez troquei essa rb po otra igual q não aguentou ai tive q subi esta di novo uma 433 a otra dava 70% de processamento e travava total so ligar ja era não dava para fazer nada muito sinistro e é uma rb simples as 2 tudo do mesmo nivel e 433 normalzinha então fica ai num cartão r52h 37wds

  17. #17

    Padrão Re: nova função ap repeater do firmware 5.5

    Sei que está fugindo um pouco do tópico, mas continua dentro do assunto repeater.
    Neste caso seu, com AP+WDS no cliente, se deixar em static, vai ter mais dificuldade na hora de instalar no cliente. Se deixar em wds dinamico não seria mais prático? Há muita restrição quanto ao dinâmico caso se use uma rede aberta, mas se for uma rede criptografada creio que não haveria transtornos maiores.
    O que o dinâmico faz? ele ignora o mac, e fica só pelo SSID e canal. Não é isso?

    Quanto a diferença de desempenho no mesmo tipo de RB, a conclusão é então que não existe um padrão de qualidade. Isso é preocupante.