+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    Bom dia, eu estou querendo colocar uma BaseStation M9 com rocketM9 de 900mhz, e no cliente final estou pensando em usar o
    NanoLocoM9 que esta com um preco bom, na flytec ta saindo por 135,00 dolares.

    Resumindo, gostaria de saber a opiniao de que esta usando a linha M9 mais em estacao no modo AP e nao para ponto a ponto.
    Quantos Km +- vai, trabalhando a quando dbm de forca!? E por ultimo, quanto que consigo em troughput para o cliente final. Estou querendo algo perto de 1mb para o cliente final, sera que consigo?

    A torre que pretendo por é uma que ja tenho equipamento e é de uma radio fm, tem 90m, porem meus equipamentos ficam a +- uns 60m, acho que para 900mhz se eu deixar ela bem retinha na torre e por uns 20dbm ou ate msm 25dbm de forca, provavelmente deve ir bem longe!!?

    Bom aguardo relatos.
    []´s

  2. #2

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    Não se esqueça da homologação!!!

  3. #3
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    ola, tenho uma em testes aqui, ja botei 3 clientes nela, 2 sem visada e um com visada, o sinal fica bom eles estao em media 15km da torre, vc consegue uma banda boa para o cliente final, so que com airmax ativado, com um sinal que em 5,8 ou 2,4 seria inviavel a instalaçao, com 900 vc consegue entregar 5mb, o sinal dos clientes fica em torno de -78dbm, to postando abaixo uma foto do sianl de um usuario, abraços
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         m900.jpg
Visualizações:	320
Tamanho: 	91,0 KB
ID:      	34817

  4. #4

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Não se esqueça da homologação!!!
    Com certeza amigo, ambos equipamentos que citei acima ja estao homologado, no caso o rocket m9 e o nanolocom9.
    Ja a BaseStation ainda nao foi homologada, mais se homologaram o rocketm9, com certeza dentro em breve sai a homologacao da basestation. Porem pelo que vi no site do ze alves, parece que soh pode usar 2 canais.

  5. #5

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    ola, tenho uma em testes aqui, ja botei 3 clientes nela, 2 sem visada e um com visada, o sinal fica bom eles estao em media 15km da torre, vc consegue uma banda boa para o cliente final, so que com airmax ativado, com um sinal que em 5,8 ou 2,4 seria inviavel a instalaçao, com 900 vc consegue entregar 5mb, o sinal dos clientes fica em torno de -78dbm, to postando abaixo uma foto do sianl de um usuario, abraços
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         m900.jpg
Visualizações:	320
Tamanho: 	91,0 KB
ID:      	34817
    grandeee.... obrigado pela sua contribuição. Ja vai eu aqui fazer as perguntas,,, hehehe

    Esse cabloco ai de -75dbm nao tem visada nenhuma e esta a 15km da torre???
    Outra coisa, qual eh altura da sua torre, pois ouvi dizer que torre de 25m nao eh viavel por equipamento de 900mhz, mas nao sei se isso eh mentira ou verdade!
    Eu to querendo aqui atender chacaras, onde na maioria das vezes tem um morro na frente!! sera que vou conseguir atender!?

  6. #6

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    Nosssa, é isso mesmo que entendi, o cara está A 15KM DA TORRE SEM VISADA o sinal está -78 e você consegue passar 5M de banda para ele?

  7. #7

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    O pessoal me corrijam, mas 900 Mhz é autorizado para Multi-Ponto?
    Até onde eu saiba essa frequencia é exclusiva para PTP.
    Alguem entrou em contato com a Anatel para saber se é permitido isso?
    Afinal 900 Mhz pode ter canais dentro da frequencia do celular, e de telefones sem fio de uso residencial, bem como telefones de longo alcance.

    Pessoal cuidado, vcs podem ser penalizados pela Anatel.

  8. #8

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    bom nao sei se é permitido apenas para p2p, msm pq o rocket 900 foi homologado ai esta o Certificado de Homologação: Nº 3316-11-5966.

    o nanolocom9 tbm foi homologado, agora a base station ainda nao vi, porem eu vi no site do ze alves nesse link:
    http://www.ubiquitibrasil.com.br/tut..._MHz_legal.pdf
    e pelo que entendi podemos usar 2 canais 900mhz: 917 e 922.

    eu sei o quanto a homologacao eh importante nao trabalho com produtos sem ser homologados, mais como o rocket m9 ja foi homologado e o nanoloco m9 tbm logo saira a homologacao da basestation,,,, lembra na epoca que o rocket m5 foi homologado as base station m5 foram homologada depois!!

    mais a duvida agora eh saber quem esta usando e como esta saindo! entao pesso pro nosso amigo AltoValeNet dar mais detalhes de sua experiencia, pois tbm fiquei surpreso se realmente passa 5mb, msm pq para mim 1mb ja esta bom!

    minha duvida é se realmente ele passa por morro de terra!!! hehehe

  9. #9

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    olha soh, eu estava dando uma olhada nos tutoriais do ze alves e achei isso:
    http://www.ubiquitibrasil.com.br/ava...NanoLocoM9.pdf

    isso respondeu muitas de minhas duvidas, porem ele citou que usando rocket 900 e locom9 no cliente, tera um alcance de 3km!! Pode ser que ele estava trabalhando com uma potencia baixa!?

    AltoValeNet vc utilizou alguma antena externa de maior ganho no seu cliente? parece que o locom9 tem sainda SMA onde da ligar uma yagi de maior ganho!
    ou vc fechou o sinal apenas com a antena interna do locom9?

    []´s aguardo.

  10. #10

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    Segundo o setor de engenharia de espectro Anatel Brasília falei com a gerente do setor esta liberado a faixa 907,5 à 915 mhz. Confirao no link PDFF - PLANO DE DESTINA

  11. #11

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    CONSIDERANDO deliberação tomada em sua Reunião n.º 418, de 11 de dezembro de 2006, resolve:
    Art. 1º Aprovar o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências nas Faixas de 800 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz, 1.900 MHz e 2.100 MHz.
    Art. 2º Destinar ao Serviço Móvel Pessoal – SMP em caráter primário, sem exclusividade, as seguintes subfaixas de radiofreqüências:
    I – na faixa de 1.800 MHz, de 1.755 MHz a 1.775 MHz e de 1.850 MHz a 1.870 MHz;
    II – na faixa de 1.900 MHz, de 1.885 MHz a 1.900 MHz e de 1.920 MHz a 1.980 MHz;
    III – na faixa de 2.100 MHz, de 2.110 MHz a 2.170 MHz.
    Art. 3º Manter a destinação ao SMP, em caráter primário, e sem exclusividade, das seguintes subfaixas de radiofreqüências:
    I – na faixa de 800 MHz, de 824 MHz a 849 MHz e de 869 MHz a 894 MHz;
    II – na faixa de 900 MHz, de 898,5 MHz a 901 MHz, de 943,5 MHz a 946 MHz, de 907,5 MHz a 915 MHz e de 952,5 MHz a 960 MHz;
    III - na faixa de 1.800 MHz, de 1.710 MHz a 1.755 MHz, 1.805 MHz a 1.850 MHz, 1775 MHz a 1785 MHZ e de 1870 MHz a 1880 MHz.
    Art. 4º Destinar ao Serviço de Comunicação Multimídia – SCM, em caráter primário, sem exclusividade, as subfaixas de radiofreqüências mencionadas nos incisos dos artigos 2º e 3º.

  12. #12

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    Eu uso... Apenas para 2 clientes... Exatemnte isso... atravessa bem... entrego 5 megas... uns 13km... apenas uso 1 canal... 1 dos 2 liberado pela anatel!!! empresa que eu comprei me mandou com SELO ANATEL as 4 nanos!!

  13. #13

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    Sim la fala que a frequencia esta liberada para SCM, porém não fala se esta liberada para uso em multiponto.
    BRASIL
    ATRIBUIÇÕES
    907,5 - 915 MHz
    FIXO
    MÓVEL (exceto móvel aeronáutico) 5.317A
    Radioamador
    Radiolocalização

    5.150
    DESTINAÇÃO DISTRIBUIÇÃO REGULAMENTAÇÃO
    907,5 - 915 MHz
    MÓVEL PESSOAL (SMP), COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA (SCM) e Telefônico Fixo Comutado (STFC) RESOLUÇÃO ANATEL N§ 454/2006 (D.O.U. de 14.12.2006)


    Precisamos ver isso certo e ao pé da letra.
    Caso seja possivel realmente o uso em multiponto seria viável usa-lo para portáteis. usando assim um modem similar as das operadoras de celular.

  14. #14

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    Tem como se conectar em uma rede 900mhz usando modem da vivo, tim, claro?

  15. #15

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    meu deus, o assunto em fóco nao eh a questao da homologacao, e sim de experiencias de quem esta usando um ROCKETM9 com Basestation na torre e NANOM9 nos clientes! hehehhe....... etaaaa nois...

    morpheus vc ta fazendo p2p vc falou que tem 2 clientes e comprou 4 nanom9!? Pensei em fazer isso tbm, mais to querendo usar rocketm9 na torre.
    Deixa eu pergunta, vc ta mandando 14km com p2p usando locom9??? é isso msm?

    Gente nao vamos mudar o foco, eu agradeco o post de tds, mais eu quero saber de experiencias de quem esta usando!!

    e em relacao a o modem da vivo, logico que nao da pra usar, msm pq uma eh tecnologia GSM e o outro eh TDMA MIMO.

    []´s

  16. #16

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    Pessoal eu liguei em Brasília e fiz essa pergunta o que disseram foi isto estando com SCM e usando a faixa liberada nao importa o que vai fazer se é multi ou ptp desde de que seja especificamente dentro do serviço multimidia e outros que se adequam a situação. Caso queirao ligar é so pedir pra falar com e Helen no setor de espectro (anatel Brasília).

  17. #17

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    Muito bom esse tópico, fico feliz com as respostas contidas aqui.
    Sobre eu estar argumentando sobre ser permitido isso ou aquilo, é pelo fato que devemos trab dentro do que a Anatel nos permite, sendo SCM ou não, pois ao meu ver todos que ainda nao sao SCM e investem alto em suas empresas sonham em ter a sua SCM propria.

    Agora ja temos alguns casos de amigos que usaram o sistema M900, Nano Station, e Rocket, agora falta uma empresa se destacar no mercado e lançar uma interface usb compacta tal como os de celular, ai nos poderiamos vender um serviço para concorrer com as operadoras de celular.

    Sobre as Base Station, concordo com os amigos a cima, em breve ela ja estará homologada, afinal a UBNT criou bons produtos, agora depende das revendas e importadores.

    Quem poderia criar uma antena para Rocket M900 é Wavelan, afinal os paineis deles são otimos eu uso e recomendo.

    Ate mais pessoal, muito obrigado a todos pelas informações e opniões.

  18. #18

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    é muito bacana mesmo, mais o topico do forum é: Quem esta usando.....
    e não: Ve para mim se é homologado!

    mais msm assim eu agradeço a colaboracao de tds, agora que eh homologado eu ja falei desde o inicio que soh nao vi a basestation, mais que provavelmente logo sera, como a linha M5.

    mais ainda se tiver alguem ai usando e tiver experiencias para postar, fico grato, principalmente o AltoValeNet.

    []´s

  19. #19

    Padrão Re: Estação com Rocket 900Mhz + BaseStation para atender clientes. Quem esta usando?!?

    sei que o autor do tópico esta interresado só na questao multiponto, mas como existe pouco assunto no fórum a respeito, vou deixar a minha pergunta, pensando em escapar da poluiçao, quantos ''mb'' da pra fecha num ptp com visada, com esse m9, coisa de no maximo 6km, alguém sabe?