+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Passar variavel via POST ou GET para url usando scripting

    Gostaria de saber se alguem sabe como abrir uma pagina usando script para passar variaveis via get ou post.
    ex:
    /get www.site.com.br?variavel=primeiravariavel

    algo nesse sentido para que seja possivel pegar essas informaçoes e guardar em banco de dado ou tratar para outros fins.
    Alguem sabe desvendar este desafio?

  2. #2

    Padrão Re: Passar variavel via POST ou GET para url usando scripting

    Não sei se entendi corretamente a sua necessidade. Você tem um script que precisa passar dados para um banco de dados e para isso quer usar uma URL para isso?
    A primeira sugestão seria que o script passe os dados diretamente para o banco de dados, sem passar para HTTP. É mais fácil e eficiente. No entanto talvez você já tenha esse servidor web que recebe as variaveis via POST e queria aproveitar isso para inserir os dados. Isso é possível.

    A próxima questão é: qual linguagem de script você vai querer usar? Perl? PHP? Phyton? Todas elas tem bibliotecas de HTTP. Através dessas bibliotecas você monta uma URL e envia para o servidor.

    Por último, tome cuidado com as questões de segurança. Se for uma URL acessível externamente (ou mesmo acessível pelos usuários da sua rede) ela pode ser utilizada para inserirem dados inválidos. Daí a necessidade de usar um mecanismo de autenticação. As bibliotecas HTTP das linguagens disponíveis normalmente tem opção de autenticação, porém é mais um grau de complexidade.

    A minha sugestão é que você realmente corte essa etapa de servidor web e utilize os mecanismos de banco de dados da linguagem que você tem disponível.

    Espero ter ajudado

    Abraços

    Marcelo
    ///Ynoma

  3. #3

    Padrão Re: Passar variavel via POST ou GET para url usando scripting

    Parece que vc nao entendeu meu problema entoa volto a explicar, o script que estou falando se encontra dentro do mikrotik preciso que essa linha de comando que vai ser executada dentro do mikrotik passe informaçoes para fora do mikrotik via post para php, asp ou qualquer outra linguagem mas ela partira de dentro do mikrotik via linha de comando.

  4. #4

    Padrão Re: Passar variavel via POST ou GET para url usando scripting

    Tem sim, o comando fetch faz isso, usamos ele pra passar parametro ao nossos sistemas vis script mikrotik.

    Um forte abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Passar variavel via POST ou GET para url usando scripting

    Muito obrigado era isso mesmo que precisava vc merece uma estrla logo abaixo esta o comando a url pode ser usada como precisar desde que o caminho exista claro.

    /tool fetch url="http://www.mikrotik.com/img/netaddresses2.pdf" mode=http

  6. #6

    Padrão Re: Passar variavel via POST ou GET para url usando scripting

    Opa! Acho que agora posso inventar meu próprio ddns. Vou testar.

  7. #7

    Padrão Re: Passar variavel via POST ou GET para url usando scripting

    Citação Postado originalmente por int21 Ver Post
    Tem sim, o comando fetch faz isso, usamos ele pra passar parametro ao nossos sistemas vis script mikrotik.

    Um forte abraço.
    Ola, sabe em que variável consigo capturar o modelo da router board (ex: RB750), estou tentando em /system resource board-name , sem sucesso. Pode me ajudar?

  8. #8

    Padrão Re: Passar variavel via POST ou GET para url usando scripting

    Como esta fazendo pois o mesmo comando que vc fizer no terminal é o mesmo para pegar a variável desejada.
    Citação Postado originalmente por wilsonbr Ver Post
    Ola, sabe em que variável consigo capturar o modelo da router board (ex: RB750), estou tentando em /system resource board-name , sem sucesso. Pode me ajudar?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por deson00 Ver Post
    Como esta fazendo pois o mesmo comando que vc fizer no terminal é o mesmo para pegar a variável desejada.
    Entendo, mas através da variável board-name nao estou conseguindo retorno, quero saber qual é a variável correta para receber o nome da router-board (ex: RB750)

  10. #10

    Padrão Re: Passar variavel via POST ou GET para url usando scripting

    @wilsonbr pode ser pego o nome com o comando abaixo

    [admin@MikroTik] > system identity print
    name: MikroTik

    ou o hardware e suas especificações como o comando abaixo
    [admin@MikroTik] > system resource print
    uptime: 2d23h24m53s
    version: 5.19
    free-memory: 41300KiB
    total-memory: 62184KiB
    cpu: MIPS 24Kc V7.4
    cpu-count: 1
    cpu-frequency: 300MHz
    cpu-load: 2%
    free-hdd-space: 10536KiB
    total-hdd-space: 61440KiB
    write-sect-since-reboot: 51883
    write-sect-total: 61236
    bad-blocks: 0.2%
    architecture-name: mipsbe
    board-name: RB433
    platform: MikroTik



    Caso ainda tenha duvida retorne com sua duvida que talvez eu nao tenha entendido.

  11. #11

    Padrão Re: Passar variavel via POST ou GET para url usando scripting

    Obrigado pelo posicionamento. Eu preciso da variável que define o modelo da board-name. Como capturo em uma variável esse modelo "RB433"?

  12. #12

    Padrão Re: Passar variavel via POST ou GET para url usando scripting

    @wilsonbr Sinceramente nao estou entendendo sua duvida, o que gostaria de fazer e como esta fazendo, esta criando um script dentro do mikrotik para ser executado em system script.
    Poste seu script que talvez possa ajudar ou explique melhor o que precisa, nos comandos que informe acima apenas lista as informações da rb ma por terminal.