+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Amigos estou restruturando meu enlace.
    Hoje tenho um enlace de 190 km ao total com 6 torres.
    Sendo que Ponto-A ao Ponto-B é só uns 10km que jogo da cidade numa serra.
    Depois Ponto-B ao Ponto-C 50km, Ponto-C ao Ponto-D 50km, Ponto-D ao Ponto-E 50KM, e Ponto-E ao Ponto-F 30km.
    Todos com pontos de 30 e 50 km utilizo;
    RB433AH
    CARTÃO XR5
    ANTENA HYPERLINK 33

    Consegui um link mas em conta numa cidade mas perto da minha.
    Compramos 30 mb full, e acredito que minha rede tem que passar no minimo 50 mbfull no caso se precisarmos comprar mais. Resumindo; quanto mas bando eu conseguir passar melhor pra nós.

    Hoje ficaria assim:
    Ponta-A(cidade - torre 25mt) ao Ponto-B(serra) 25km
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PONTO-A-B.jpg
Visualizações:	218
Tamanho: 	62,7 KB
ID:      	34920
    Ponto-B(serra) ao Ponto-C(torre 40mt) 50km
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PONTO-B-C.jpg
Visualizações:	246
Tamanho: 	65,4 KB
ID:      	34921
    Ponto-C(torre 40mt) ao Ponto-D(Predio 15 andares) 30km
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PONTO-C-D.jpg
Visualizações:	229
Tamanho: 	65,7 KB
ID:      	34922
    Ao total de 105km(Arredondei pra ficar melhor para entender).

    Agora vcs devem estar se perguntando, por torres tao pertos umas das outras?
    1. Tem muita serra na minha regiao.
    2. Ponto-B não passa direto para Ponto-D, sem visada.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PONTO-B-D.jpg
Visualizações:	228
Tamanho: 	65,7 KB
ID:      	34923


    Não sei qual equipamentos que comprar.
    Liguei pra varios amigos, e sempre tenho opiniões diferentes.

    Minhas ideias iniciais eram.(todos 5.8)
    1.
    Ponto-A e Ponto-B(25km)= ptp Rocket 30 e Rocket 30
    Ponto-B e Ponto-C(50km)= ptp Rocket 34 e Rocket 34
    Ponto-C e Ponto-D(30km)= ptp Rocket 30 e Rocket 30

    2.
    Ponto-A e Ponto-B(25km)= ptp Rocket 30 e Rocket 30
    Ponto-B e Ponto-C(50km)= ptp Rocket 34 e Rocket 30
    Ponto-C e Ponto-D(30km)= ptp Rocket 30 e Rocket 30

    Tambem pensei em aproveitar as HyperLinks de 33 utilizando BulletM5, pelo menos no Ponto-B ao Ponto-C.

    Gostaria de umas dicas dos amigos.

    Hoje utilizo e gosto muito de mikrotik, pois é bem estável. Pois tem muita gente falando mal dos Rockets. Daí fico meio confuso.

    Outra coisa, O ultimo ponto que recebo o link está muito poluido. Pensei em colocar um randome na antena que vou receber.

    Desde já agradeço a ajuda de todos.

    Muito Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Amigo Não é que as rockets são ruins o elas conseguem trafegar mais banda do que a maioria dos links Mikrotik só não é bem recomendável para links acima de 30 km(mesmo usando Dish de 34 dbi), vou lhe dar uma dica. creio q vc gastará mais porém vou lhe recomendar largar as Rocket de mão rsrs pra poder passar um through com mais de 50 mb não adotando rádios na faixa de 6.5 a 8.5 GHz, então vou le recomendar Radios Win link 2000c ( atinge grandes distâncias) e mais perto Witelecom Javellin 55-c ( tem capacidade de carregar mais pacotes) as antenas podem ser as Dish mesmo.

  3. #3

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    Amigo Não é que as rockets são ruins o elas conseguem trafegar mais banda do que a maioria dos links Mikrotik só não é bem recomendável para links acima de 30 km(mesmo usando Dish de 34 dbi), vou lhe dar uma dica. creio q vc gastará mais porém vou lhe recomendar largar as Rocket de mão rsrs pra poder passar um through com mais de 50 mb não adotando rádios na faixa de 6.5 a 8.5 GHz, então vou le recomendar Radios Win link 2000c ( atinge grandes distâncias) e mais perto Witelecom Javellin 55-c ( tem capacidade de carregar mais pacotes) as antenas podem ser as Dish mesmo.

    O que me preocupa agora é o custo beneficio, pois a empresa que trabalho utiliza o link pra uso próprio.

    Se eu fizer uma junção tipo Usar Rocket 30 no primeiro e ultimo enlace, e colocar esses rádios que você me falou no enlace do meio, poderia uma boa quantidade de mb?

    Quanto passa de through com esses rádios que você me passou?

    Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Citação Postado originalmente por hodesanionetx Ver Post
    Amigo Não é que as rockets são ruins o elas conseguem trafegar mais banda do que a maioria dos links Mikrotik só não é bem recomendável para links acima de 30 km(mesmo usando Dish de 34 dbi), vou lhe dar uma dica. creio q vc gastará mais porém vou lhe recomendar largar as Rocket de mão rsrs pra poder passar um through com mais de 50 mb não adotando rádios na faixa de 6.5 a 8.5 GHz, então vou le recomendar Radios Win link 2000c ( atinge grandes distâncias) e mais perto Witelecom Javellin 55-c ( tem capacidade de carregar mais pacotes) as antenas podem ser as Dish mesmo.


    Eu acho q vc não soube configurar esses rockets ai porq ate 50MB não vejo equipamento melhor q isso
    tenho enlaces com ate 45km com Rocket disch de 30dBi acredito que com Disch 34dBi consigo ate 70KM brincando.
    eu so queria entender como o amigo conseguio fazer akela proeza do Radio mobile (ali tinha q etar Verdinho e mostrando a perfeição e ta em vermelho) e fico puto o cara ter uma puta ferramenta na mão e não saber usar. me indigna isso...

  5. #5

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Conforme citado acima, se você puder usar Radwin é uma ótima alternativa.

  6. #6
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Radwin é show e muito forte e de alta qualidade ...
    recomendo para esse tipo de enlace de longas distancias !

  7. #7

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    Radwin é show e muito forte e de alta qualidade ...
    recomendo para esse tipo de enlace de longas distancias !



    Pelo visto vc não entendeu ou não leu q o nosso amigo quer
    ele fala em CUSTO BAIXO E BENEFICIO!!!


    e Ovio q um Radio (radwin) fica muito sem comparação perfeito mais
    1000% ou mais caro q um enlace desse ai 50MB sem erro!

  8. #8
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Boa tarde,

    Usaria antenas de dupla polarização de 34db no mínimo, com cartões R52Hn. Já que você tem RBs nas torres, pode aproveitá-las, se precisar de mais pps deverá migrar para RB800.

    Esse cartão é incrível, recomendo.

  9. #9

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Citação Postado originalmente por Vanduir Ver Post
    Eu acho q vc não soube configurar esses rockets ai porq ate 50MB não vejo equipamento melhor q isso
    tenho enlaces com ate 45km com Rocket disch de 30dBi acredito que com Disch 34dBi consigo ate 70KM brincando.
    eu so queria entender como o amigo conseguio fazer akela proeza do Radio mobile (ali tinha q etar Verdinho e mostrando a perfeição e ta em vermelho) e fico puto o cara ter uma puta ferramenta na mão e não saber usar. me indigna isso...
    Como eu falei antes nao sou provedor. E o radio mobile to aprendendo mexer com ele na raça(sozinho). Toda ajuda é bem vinda. Obrigado

  10. #10

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Citação Postado originalmente por gamineiro Ver Post
    Boa tarde,

    Usaria antenas de dupla polarização de 34db no mínimo, com cartões R52Hn. Já que você tem RBs nas torres, pode aproveitá-las, se precisar de mais pps deverá migrar para RB800.

    Esse cartão é incrível, recomendo.
    gamineiro,

    Me tira uma dúvida.
    O que é esse PPS?
    Obrigado

  11. #11
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Pacotes por segundo.

  12. #12

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Citação Postado originalmente por Vanduir Ver Post
    Eu acho q vc não soube configurar esses rockets ai porq ate 50MB não vejo equipamento melhor q isso
    tenho enlaces com ate 45km com Rocket disch de 30dBi acredito que com Disch 34dBi consigo ate 70KM brincando.
    eu so queria entender como o amigo conseguio fazer akela proeza do Radio mobile (ali tinha q etar Verdinho e mostrando a perfeição e ta em vermelho) e fico puto o cara ter uma puta ferramenta na mão e não saber usar. me indigna isso...
    Opa fera tem rocket minha aqui passando 60 mb tem a dif. dos MB declarados pela Rocket e o que é me passado pelo Bandwith Test (MK) que é o que eu uso pra me basear o que eu falei sobre distâncias e fechar um ink com qualidade ( as vezes temos que pensar não só em qtos mb estão passando mas tbm a capacidade de pcts que o equipamento tem ( imagine q vc vai ter um serv. de email e cameras do outro lado , vc tbm tem que passar o link do seu ISP mais uns 3 IPs Fixos Váidos...) porisso não digo pra ele não usar Rocket do contrário é pq talvez ele não fique tão satisfeito com o Resultado!

  13. #13

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Amigos,
    Infelizmente pelo custo beneficil acho que vou arriscar o enlace com o Rocket mesmo.

    Os 2 Enlaces de 30km vou usar dish de 30dbi em cada ponto.

    O Enlace de 50km tenho duas opções
    1a - 1 Dish 34dbi nas dois pontos.
    2a - 1 Dish 34dbi num ponto e 1 Dish 30dbi no outro ponto.

    O que vcs acham?

    Obrigado.

  14. #14

    Padrão Re: Diminuindo Enlace de 190km para 105km

    Aproveitando o tópico.
    A SERIE AIRMAX 3.5GHZ é homologada no Brasil?
    Quantos mb trafega?
    Tem a mesma capacidade da seria airmax 5.8ghz?

    Se for homologada quero colocar no ultimo enlace pra fugir da poluição.

    Vlw