Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Cada setor em 5.8 pesa 700 gramas (4.2kilos por celula 3t3r 6 setores)
    em 2.4 sao 8 setores , 2.1kg por setor com 3 antenas cada x 8 = 24 antenas = 17kilos.

    Isso tudo em 3x3

  2. #22

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    microcelulas:
    5.8GHz 6 Setores = Completo fica a R$ 1290,00 (as 3 antenas ficam em 1 involucro unico)
    2.4GHz 8 Setores = Completo fica a R$ 2840,00 (cada antena fica em 1 involucro unico)

    Sim, elas tem um refletor metálico e alem disso a cosntrução fisica é tida para atenuar (diminuir) a interferencia frente costas dos radios.
    No caso, cada setor (com 3 antenas em um único invólucro), fisicamente e esteticamente, seria como uma única setorial iguais às que usamos hj em nossas torres?

    Teria como passar algumas fotos do sistema já em funcionamento em alguma torre para clarear um pouco nossa idéia?

    Achei que o custo seria de 1290 ou 2840 por setor, mas conforme vc me respondeu anteriormente, esse custo de 1290 reais já fecha os 360º em 5.8 e 2840 reais para os 360º em 2.4 (me corrija se eu estiver errado).

    Vc teria idéia de quando irá ter as microcélulas com mikrotik?
    Última edição por RockBells; 25-04-2012 às 08:47. Razão: correção ortográfica

  3. #23

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Estava Pensando em montar uma rede 5.8ghz, então acho melhor esperar para ver oque tá por vir!

  4. #24

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Olá, amigo se você não tiver interferência na rede 2.4Ghz ótimo coloque os equipamentos que você sitou acima agora se tiver interferência comece com Nanostation M5 na torre e Nano Loco M5 pois vai poder passar bastante trafego e já ficará preparado para o futuro com isso você vai ver o que é maravilha uso dessa forma no meu provedor e é só felicidade pois só tem meu provedor com 5.8Ghz pois 2.4Ghz aqui ta saturado passa pouca banda e tem muita interferência ninguém aguenta.

  5. #25

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Eu Estou no Interior então não tenho problemas com Interferencia (dou um scan nos meus cartoes e só pega meus outros paineis)
    Em termos de quantidade de banda tanto em 2.4ghz como em 5.8ghz tudo é a mesma coisa? airmax tendo 3 basestation 120º e colocando 30 clientes simultaneos em cada uma consigo entregar quanto de banda para cada cliente?

  6. #26

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Bom em 5.8 você vai conseguir mais trafego do que em 2.4 isso é fato pois a própria frequência já diz disso quanto maior a frequência maior a banda só precisa ter visada limpa o resto nem se preocupe, agora em relação aos cliente simultâneos isso não tem um valor certo pois depende do tipo de cada cliente seu pois tem aqueles que só navegam não usando muito o link e tem aqueles youtubeiros e download maníacos ai ferro e vai depende do sinal dos clientes se você conseguir manter todos ficarem abaixo de -70 você vai conseguir em cada painel uns 20Mb 30Mb dai você pode vender até uns 4megas com 30 online que vai pois nem todo mundo vai puxar internet ao mesmo tempo.

  7. #27

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Os canais em 5.8 por acaso são diferentes dos 20 e 40Mhz usados na faixa 2.4GHz? Se sim tudo bem, se não, porque "a própria frequência já diz isso", como o amigo aí acima falou? Que eu saiba não usamos 5800Mhz por canal ou 2400Mhz por canal. É muito bem viável vc consegui passar 100Megabits/s em 2.4Ghz (N Mimo 2x2), utilizando o mesmo padrão N em 5.8 ou 2.4. O que creio acontecer é que em 5.8 é mais fácil de conseguir, devido menor poluição de RF. Quantos a clientes simultaneos, não é só throughput total que vai te limitar, a própria fisica do sistema de radio frequencia e todo padrão Wi-fi, vai te limitar em algo em torno de 30 clientes simultaneos, pouco mais, pouco menos por rádio, a não ser que se utilizem tecnicas como Airmax (TDMA proprietario da Ubiquiti).

  8. #28

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Sim os canais da 5.8 são diferentes da 2.4, em 20Mhz na 5.8 você terá menos canal disponível e consegue chegar mais longe mesmo tendo um pouco de barreira sofre menos com interferência , já em 40Mhz você terá mais canais disponível e conseguirá passar mais banda mais não consegue longas distancias se tiver um pouco de barreira, aqui eu sempre trabalhei em 20Mhz mesmo não tendo visada 100% o sinal sempre fica forte e estável.

    já o caso da 5.8 em relação a interferência ela é pior do que a 2.4 se tiver poluição pois ela é mais sensível então ela foi feita para conseguirmos passa mais trafego e sim fugir da poluição da 2.4 pois são fequencias totalmente diferentes

    Outra coisa a UBNT criou um equipamento com frequência de 14Ghz pra passar trafego que promete até 1,4Gbs se a frequencia não fizesse diferença eu acho que ela teria feito ele em 5.8Ghz e só mudaria o padrão N para outro.

  9. #29

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Não seria menos canais disponíveis em 40MHz?

    O Airfiber da UBNT trabalha em 24GHz e não 14. Eu creio que por estar em 24GHz quer dizer que ela pode utilizar uma maior largura de banda do que está disponível pra usar na faixa 5.8 e 2.4. Se em teoria e por exemplo tivessemos canais com mais do que 40MHz em 2.4 ou 2.8, poderiamos elevar muito a taxa de transferência. O padrão utilizado no Airfiber não tem nada haver com o padrão 802.11, então são coisas distintas, não é só largura de banda que define o quanto de dados podem passar, é um fator importante, mas não o único.

  10. #30

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Pelo que eu entendi, tanto em 2.4 ou 5.8 se usar Airmax a proposta da Ubiquiti é passar a mesma banda, desde que a configuração de largura do canal seja a mesma. Eu tenho rocketM2 em 2.4 passando 120/120 e tenho airgrid em 5.8 também passando 120/120
    Logicamente que se tiver mais interferencia vai passar menos, seja 2.4 ou 5.8. Mas em princípio, pelos datasheets a banda deve ser a mesma nas duas frequencias.
    Passar mais banda é a caracteristica do protocolo utilizado pela Ubiquiti, seja em 2.4 ou 5.8. Parece que nestas frequencias não existe a diferença na passagem de banda, em condições ideais.

    Eu não consegui estabilizar conexões para clientes em 5.8. Só em ponto a ponto. Para clientes ficou pior por causa do meu cenário. Muito arborizado e com árvores muito altas. Em 2.4 às vezes a árvore ainda permite conexão estável, mas em 5.8 é crítico.

    Agora em 24ghz... a coisa pode mudar. Não com relação a visada, mas com a banda. Deve passar um absurdo de banda.
    Acho que voce errou na digitação. Não é 14ghz mas 24ghz. Nesta frequencia tem uma janelinha pequena que pode ser usada como radiação restrita pelos SCM.
    A Ubiquiti trabalhou numa modulação superior, HDD. Não saberia dizer se tem alguma limitação para usar a mesma modulação em frequencia mais baixa como 5.8, mas a sua alegação tem fundamento. Talvêz de 5.8 para 24 tenha realmente um ganho muito superior. Ou então um projeto bem mais elaborado para conseguir este ganho de banda. Afinal a diferença de preço é grande, coisa de 2900 dolares o preço de um bichinho desses.
    Um rádio que promete para uso PTP.

    Editando: Não tenho mais o RocketM2 instalado. Mas passava esta banda quando fazia wds com outro. Mas com cliente não tinha jeito. Meus clientes em B/G/N e o rocketM2 pipocava o tempo todo. Coisa de compatiblilidade com rádios legacy,

  11. #31

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Pelo menos eu, em nenhum momento eu citei Airmax como maior passagem de banda... Airmax visa aumentar a quantidade de clientes por ponto de acesso. Eles prometem em torno de 70 usuários num único Rocket M2 usando a Omni Dual deles. O Airmax ainda promete lidar melhor em ambientes com muita interferência, segundo ele ao eliminar o recurso CSMA... aos mais entendidos, se quiserem explicar... Além de vc poder definir prioridade no rádio do clientes ou seja, aqueles clientes com pior sinal, pode ter o Airmax com menor prioridade, interferindo menos no conjunto todo, aumentando a throughput. Segundo eles, vc pode ter um cliente em -80dbm por exemplo, e a taxa ficar oscilando, digamos pra 13Mbps, enquanto outros clientes tão com 130Mbps, vc definindo uma menor prioridade pra esse cliente, ele não vai perder tanto desempenho e nem prejudicar tanto toda a rede.

  12. #32

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Não foi contestando você Raumaster. Quando eu escrevi ainda não tinha recebido o seu post.
    E você está certo. Este recurso da prioridade permite um ajuste fino para melhorar o desempenho em situações específicas.
    O que quiz me referir em resumo é que a Ubiquiti colocou no datasheet dos produtos que a banda é a mesma seja em 2.4 ou 5.8, desde que as configurações sejam semelhantes nos dois.

  13. #33

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Ah, blz! Eu to curioso pra ver se consigo botar uns 60 clientes simultaneos pelo menos num Rocket M2 com Airmax. Bora ver...

  14. #34

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Aqui em uma Nano M5 da torre já vi 55 Online simultâneos e rodando filé mais isso depende dos seus plano os meus são de 300Kbps até 2megas.

  15. #35

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Lelga! Os meus são de 300 até 1 mega, mas to oferecendo desde semana passada, 2 mega. Ninguém aderiu ainda.

  16. #36
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Alguém já conseguiu retorno da Krazer?? mando Email e ninguém responde, gostaria de receber mais informações sobre a micro célula 2.4.
    Alguém já usa? que antena é? trabalha em ambiente misto B/G/N? qual é a PCBA? tem como bloquear estações com sinal baixo de associarem ao AP?
    Fotos?? cases de sucesso???

  17. #37

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    marcelo tem um colega aqui que relatou experiencias otimas, ele montou uma e chegou a ter em um so setor 86 online eles em modo b/g e sem degradação, procura ai no forum que tu vai achar..

  18. #38

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Pessoal venho relatar minha experiencia com o canal de 5.8GHZ
    Li muito aqui no forum sobre 2.4 e 5.8 decidi entao pela segund aopçao por passar banda, aqui eu ofereço aos clientes velocidades de 2 a 15mbps

    como 5.8 precisa de uma boa visada e a minha regiao tem bastante arvores e morros decidi entao criar em cima dos telhados de clientes estratégicos, pequenos POPs e tem dado certo, já estou no terceiro POP totalmente em 5.8, e tá funcionado filé quando vou instalar um novo cliente vejo qual o melhor angli para ele e qual a melhor opçã de sinal entre os 3 POPs e tem dado certo, atualmente estou com 70 clientes e crescendo uma media de 3 por semana.

    O padrao N da ubiquiti em 5.8 é show. tem dado certo assim com pequenos POPs.
    abraços a todos.

  19. #39

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Olá, Maclaud... qual o esquema que vc faz pra instalar um pop em um cliente? Vc paga um aluguel pra usar o espaço ou dá um ponto de internet ao dono do imóvel?

    Abraço.

  20. #40

    Padrão Re: Migrar para o padrão N

    Olá amigo, eu deixo pra o cliente-parceiro, 3mbps/128kbps e pago R$ 150,00 reais para usar a sua laje, contrato de 2 anos sendo renovado automaticamente com reajuste pela variação do salario minimo tudo dentro da legalidade, tem sido um sucesso.

    Hoje com esses 3 POPs estou com estrutura para 310 clientes simultaneos.