+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estruturando Provedor Wireless

    Boa noite pessoal, venho pedir ajuda dos mais experientes para solucionar alguns problemas da minha rede, vamos lá, hj a rede possui 500 clientes com velocidades entre 300 e 2 megas de velocidade, link dedicado da CTBC 50mega full, servidor mikrotik PC, enlaces todos em bridge com mikrotik e radios ubiquiti, estamos implementado alguns recursos para melhoria da rede como autenticação hotspot, servidor cache, e melhores radios para os enlaces, minha duvida é o seguinte o que preciso mais pra dar uma gás melhor para os clientes, digo em melhoria da rede bridge ou rede roteada, hotspot mesmo ou PPPoE, servidor no linux ou deixar do mikrotik mesmo... e algo mais que os amigos tem a me dizer para implementar, fico no aguardo e desde já aguadeço a todos do forum.

  2. #2

    Padrão Re: Estruturando Provedor Wireless

    Vai de rede roteada, com PPPoE e servidor Mk mesmo.

  3. #3

    Padrão Re: Estruturando Provedor Wireless

    rapaz Eu aconselho PPPoE para acesso aos clientes e deixe apenas o hotspot APENAS para propaganda 50 Mb FULL eu não acho que precise de cache peomenos por enquanto, mas como provavelmente vamos trabalhar com vários clientes, Recomendo um Servidor de ERP para controlar a Galera aew (Webmikrotik, MK-auth, VIGO, MyAuth,Topsapp...), para os clientes terem Boleto para Pagar fica bem mais fácil para controlar quem paga quem não paga, fica com bem menos dor de cabeça!

  4. #4

    Padrão Re: Estruturando Provedor Wireless

    a intenção do cache seria para melhorar o acesso final do cliente não na intenção de economizar link, mas nesse questão posso usar um burst time maior correto? o cadastro de clientes já sao feito pela webmikrotik boleto bancário e tudo mais... a rede ela está 90% em 5.8ghz com nanostationM5 e nas bases algumas setoriais com rocketM5. minha intão era mudar os PTP's com mikrotik de WDS para MPLS estamos estudando tambem alguns radios da Bertek que até tem preço acessivel e qualidade boa no pps. Aguardo mais dicas dos amigos e brigadão pelos que deixou seus comentarios. só resaltando minha intenção com o cache seria pra aumentar os planos que vão ate 2 megas para 3 megas, e reduzir o valor para os clientes.