+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NanoStation Loco M9

    Boa tarde galera, venho pedir ajuda de vocês.
    Cenário um link entre 2 prédios sem visada, a uma distância de 2.6 Km segundo Earth. Tenho uma elevação de 30 m de um ponto a outro.
    Pois bem tinha 2 pares de Loco M9 e tentei fechar o link sem sucesso. Coloquei uma antena Yagi de 14 Dbi em um, e mesmo assim continuo sem link.
    Gostaria de opiniões, se invisto em um Rocket M9 ou um Bridge M9, ou se parto direto pra um XR9.

    Obrigado.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         34964d1335197806-nanostation-loco-m9-link.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	95,7 KB
ID:      	34968

  2. #2

    Padrão Re: NanoStation Loco M9

    acompanhando, to com o mesmo problema

  3. #3

    Padrão Re: NanoStation Loco M9

    Caros amigos,

    A dúvida de vocês é muito comum e eu já antecipo que não adianta mudar de equipamento porque não vai fechar link nessas condições.

    Qualquer rádio exige que a zona de fresnel seja formada para estabelecer comunicação. Mesmo os rádios de 900 MHz necessitam da formação de uma zona de fresnel estável para poder trafegar dados. Nas condições descritas neste tópico, isso não aconteceu.


    Afinal, o que é a Zona de Fresnel?
    Bom, pra começar, não é o prostíbulo do francês!

    Zona de Fresnel é um campo eletromagnético em forma de elipsóide que é estabelecido entre o transmissor e o receptor.

    Esse campo eletromagnético é o coração do enlace e é mais importante do que o modelo ou o preço dos rádios usados no enlace.

    Você pode até ter dinheiro para comprar rádios caríssimos, mas sem dar as condições físicas para formar uma Zona de Fresnel sólida, não haverá comunicação de qualidade. Pode até ter indicação alta de sinal, mas quando passa tráfego pelo enlace o throughput é baixo ou ocorre a queda da comunicação.

    Por outro lado, um cara que entende como as ondas de rádio propagam entre o ponto A e o ponto B consegue fazer milagres com um radinho barato e de poucos recursos.

    Ahhhh Zé, mas o rádio de 900 MHz não precisa de visada!
    Precisa sim, viu? Não precisa de uma visada tão limpa como em 2 GHz ou frequencias mais altas, mas precisa de um determinado grau de visada para que os efeitos da física como a reflexão façam o sinal chegar até o outro rádio (no caso de 900 MHz).

    Combinação Desastrosa:
    Como as pessoas não entemdem de Rádiofrequência (RF), elas acreditam que usando antenas de maior ganho permitirá estabelecer o enlace. Esse é um erro muito comum que gera uma despesa enorme para quem está tentando fechar o enlace, como também causa transtornos para todos que estão usando a mesma frequência.

    No caso de 900 MHz, o uso de alta potência nos rádios aliado ao uso de uma antena de grande ganho gera ruído nas operadoras de telefonia celular e prejudica a qualidade da telefonia. Quando isso acontece as operadoras recorrem à ANATEL ou tentam contato com o dono do rádio de 900 MHz causando problemas e forçam o desligamento do rádio problemático.

    Nas outras frequências a falta de visada e o excesso de potência são interpretados e generalizados como interferência. Por causa disso surgem mitos como o do "espectro poluído".

    Conclusão:
    O brasileiro é um músico talentoso que toca bem de ouvido, mas normalmente ele apanha pra cacete e joga um monte de dinheiro fora porque não sabe teoria musical.

    Não estou criticando ninguém, viu... Eu também sou um cara que aprendi como a maioria dos brasileiros. Fui lá fiz, me ferrei, tentei entender porque não estava dando certo, fui procurar a fundamentação para aquele assunto que estava me dando dificuldades e aprendi da forma mais difícil.

    Recomendo que os amigos pesquisem no GOOGLE, pesquisem sobre propagação de ondas de radiofrequência ou façam um curso para desmistificar os assuntos relacionados à rádiofrequência.

    Caso contrário vocês vão continuar culpando o equipamento e gastando dinheiro na esperança de conseguir realizar a tarefa com aquele outro equipamento :-D Me referindo à frase do jcgmarlboro que disse:

    "... se invisto em um Rocket M9 ou um Bridge M9, ou se parto direto pra um XR9."

    Todos os rádios citados pelo colega terão o mesmo comportamento porque é a mesma condição de instalação e a mesma frequência!

    Espero ter te economizado uma grana preta (peço desculpas aos amigos que vendem rádio kkkk) e recomendo que você tente uma rota alternativa para fechar o enlace ou desista de tentar nessas condições.


    Abraço,

    ZéAlves