+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor wireless

    Gostaria de tirar umas duvidas.

    Me solicitaram na empresa onde trabalho, para pesquisar forma de criar um provedor de Internet wireless na cidade onde moro.

    Como não entendo nada sobre o assunto, estou começando uma pesquisa do zero, onde coloquei algumas ideias no papel.

    Para cada torre, 3 Painel Setorial Waveguide Slotted 20dbi 120 2,4Ghz.
    5 Torre Estaiada Triangular de Alumínio

    Parece que para isso preciso também de mikrotik. Alguém poderia me dar uma ideia do que falta.

    Desde já agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Provedor wireless

    entre em contato comigo tenho toda a estrutura pra te atender desde equipamentos, tecnicos e tambem licenca scm
    add ai msn [email protected]
    ou me liga no 034 3823 2322
    att: wesley

  3. #3

    Padrão Re: Provedor wireless

    A maioria aqui está trabalhando com Ubiquiti nas torres e Mikrotik no gerenciamento.

    Poderia fazer assim:
    Na torre:
    4 Rocket M2 ou M5 (2.4 GHz ou 5.8 GHz respectivamente), ou ambos.
    4 Antenas Setoriais Airmax Basestation de 90° compatíveis com os Rockets.
    1 Switch 8 portas FastEthernet para a torre.

    Na base:
    1 Switch gerenciável de quantas portas necessitar (eu tenho um de 24 portas gigabit).
    1 RB450G (tem um bom equilíbrio entre preço/desempenho/processamento)
    1 Servidor para o cache (ambos a escolher)
    Contrato com uma operadora que forneca o link dedicado.

    Na parte administrativa (no escritório)
    Dinheiro para pagar a licenca SCM e os respectivos profissionais associados a mesma (consultor, engenheiro, etc, etc).

    Nos clientes, pode usar Nanostation Loco M2 ou M5, de acordo com o Rocket.

    Se nao tiver intencao de tirar a SCM, corre o risco de receber uma visita da Anatel e coisa pior por ai.

    Qualquer dúvida, poste que te ajudamos.

  4. #4

    Padrão Re: Provedor wireless

    Citação Postado originalmente por Gardenajj Ver Post
    Gostaria de tirar umas duvidas.

    Me solicitaram na empresa onde trabalho, para pesquisar forma de criar um provedor de Internet wireless na cidade onde moro.

    Como não entendo nada sobre o assunto, estou começando uma pesquisa do zero, onde coloquei algumas ideias no papel.

    Para cada torre, 3 Painel Setorial Waveguide Slotted 20dbi 120 2,4Ghz.
    5 Torre Estaiada Triangular de Alumínio

    Parece que para isso preciso também de mikrotik. Alguém poderia me dar uma ideia do que falta.

    Desde já agradeço.
    rocket m5 basestation em cima
    server mikrotik
    clientes nano loco m5 nano m5 airgrid m5 etc tem que ser m5 se for usar o m5 do rocket

    servidor pppoe para os clientes no mikrotik com um bom firewall e controle de banda,
    e sucesso

  5. #5

    Padrão Re: Provedor wireless

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    A maioria aqui está trabalhando com Ubiquiti nas torres e Mikrotik no gerenciamento.

    Poderia fazer assim:
    Na torre:
    4 Rocket M2 ou M5 (2.4 GHz ou 5.8 GHz respectivamente), ou ambos.
    4 Antenas Setoriais Airmax Basestation de 90° compatíveis com os Rockets.
    1 Switch 8 portas FastEthernet para a torre.

    Na base:
    1 Switch gerenciável de quantas portas necessitar (eu tenho um de 24 portas gigabit).
    1 RB450G (tem um bom equilíbrio entre preço/desempenho/processamento)
    1 Servidor para o cache (ambos a escolher)
    Contrato com uma operadora que forneca o link dedicado.

    Na parte administrativa (no escritório)
    Dinheiro para pagar a licenca SCM e os respectivos profissionais associados a mesma (consultor, engenheiro, etc, etc).

    Nos clientes, pode usar Nanostation Loco M2 ou M5, de acordo com o Rocket.

    Se nao tiver intencao de tirar a SCM, corre o risco de receber uma visita da Anatel e coisa pior por ai.

    Qualquer dúvida, poste que te ajudamos.
    ta em todas em bicho

  6. #6

    Padrão Re: Provedor wireless

    Agora que to ultimando os detalhes do provedor sim :P

    E tem mais fóruns que ando sumido por falta de tempo

  7. #7

    Padrão Re: Provedor wireless

    Por entender pouco do assunto, e precisar de algo de qualidade, precisará de uma consultoria. Entre em contato comigo: [email protected], que a gente negocia uma consultoria pro seu provedor.

  8. #8

    Padrão Re: Provedor wireless

    Gostei muito, foi bem detalhada, irei dar uma pesquisada.

  9. #9

    Padrão Re: Provedor wireless

    Eriberto torres. Gostei bastante da sua ajuda, foi bem detalhada.
    Vou pesquisar a respeito dos equipamentos que vc informou.

    Provavelmente a empresa que trabalho irá pagar alguém para instalar esses equipamentos e configura-los, você faz esse tipo de serviço?

    me add no msn: [email protected]

  10. #10

    Padrão Re: Provedor wireless

    Thiago, agradeco o comentário.

    Infelizmente nao faco esse servico, até porque estou em outro país rsss.

    Avise teu chefe que ele vai gastar no mínimo R$ 12.000,00 com a licenca SCM, fora equipamentos. Se for aprovada a resolucao da Anatel, o preco pode baixar.

    Os meus eu instalei na cara e coragem, mas já tinha um bom tempo lendo e me informando, se voce tem pouca experiencia, vai ter que ler muito e contratar um consultor mesmo. Veja primeiro o da licenca, depois link, equipamentos, etc.

    Qualquer coisa pode perguntar, estaremos em contato.

    Abracos,

    Eriberto

  11. #11

    Padrão Re: Provedor wireless

    Qual sua cidade dependendo de onde seja fazemos o projeto gratuito.

    Citação Postado originalmente por Gardenajj Ver Post
    Gostaria de tirar umas duvidas.

    Me solicitaram na empresa onde trabalho, para pesquisar forma de criar um provedor de Internet wireless na cidade onde moro.

    Como não entendo nada sobre o assunto, estou começando uma pesquisa do zero, onde coloquei algumas ideias no papel.

    Para cada torre, 3 Painel Setorial Waveguide Slotted 20dbi 120 2,4Ghz.
    5 Torre Estaiada Triangular de Alumínio

    Parece que para isso preciso também de mikrotik. Alguém poderia me dar uma ideia do que falta.

    Desde já agradeço.

  12. #12

    Padrão Re: Provedor wireless

    Então como a empresa onde trabalho é grande, eu já estava chutando até um pouco mais caro.
    E com certeza vai ser tudo legalizado. Eu sou vou entregar os projeto, tipo: equipamento, torres frequência e tals.

    a cidade onde moro tem praticamente 37Km de ponta a ponta. Será que esse equipamentos conseguem cobrir essa região?

  13. #13

    Padrão Re: Provedor wireless

    Campo Grande Ms.

  14. #14

    Padrão Re: Provedor wireless

    Citação Postado originalmente por Gardenajj Ver Post
    Então como a empresa onde trabalho é grande, eu já estava chutando até um pouco mais caro.
    E com certeza vai ser tudo legalizado. Eu sou vou entregar os projeto, tipo: equipamento, torres frequência e tals.

    a cidade onde moro tem praticamente 37Km de ponta a ponta. Será que esse equipamentos conseguem cobrir essa região?
    Teoricamente sim, mas o ideal é ter várias repetidoras, pensando em micro-células, uma a cada quilometro "redondo" rss.

    Eu colocaria uma estacao com alcance entre 1km e 2 km. Eu sou ruim de explicacao, mas mentalize tua cidade, pegue o mapa para ajudar e nele, marque um ponto. Faca a escala e faca um círculo correspondente a 2 km, essa seria uma célula, a tua próxima célula vai cobrir outros 2km e por ai vai.