+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento e hotspot e DHCP

    Pessoal,

    Depois da certificação MTCNA uma coisa ficou martelando na minha cabeça: Com o crescimento as redes em bridge vão perder desempenho mas cedo ou mais tarde. Como estou começando queria saber de vcs se é viável um pequeno provedor já começar usando rede roteada ao invez de briede? Eu uso hotspot (mkauth) e com ele um servidor dhcp que, com a rede em bridge não é muito deficil de gerenciar. Mas e quando começar a crescer? Como meus clientes também são mikrotik (krazer-RB711) da brincar um bocado.Alguem tem uma nestes moldes? Quais os principais entraves?

  2. #2

    Padrão Re: Roteamento e hotspot e DHCP

    boa tarde amigo tenho uma rede iqual a sua so que ja esta grande 600 clientes tudo em bridge gostaria de rotear a rede vc ja consequio rotear a sua e uma coisa em relaçao a dhcp teria comoo servidor central entregar ip ao cliente naponta roteado vou postar uma foto da rede
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rede enlacenet1.jpg
Visualizações:	196
Tamanho: 	33,3 KB
ID:      	35011
    gostaria de entregar ip ao clinete na ponta por dhcp teria como desde ja agradeço a atençao

  3. #3

    Padrão Re: Roteamento e hotspot e DHCP

    Na minha opinião melhor crescer ja visando ser grande e com uma boa estrutura / organização. Porque depois que voce estiver com sua rede grande mudar tudo será mais chato do que ja projetar o crescimento e não ter stress no futuro. COmo diz o ditado "Não deixe para amanhã o que vc pode fazer hoje"

    Vc pode ter a rede roteada e manter seu padrão de autenticação, terá redução de broadcast e poderá criar PTP de redundancia, se cair um PTP a rede flui por outro PTP dinamicamente. OSPF