+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation HOMOLOGADOS: Radio RocketM900, NanoStation Loco M900, CF-920 (Yagi Aquario) 900 Mhz

    Já tem um tempo que os rádios e antenas: Radio RocketM900, NanoStation Loco M900, CF-920 (Yagi Aquario) foram homologados junto a ANATEL.
    Então os provedores também podem se beneficiar dessas tecnologias... Mas antes tem que estarem atentos a alguns detalhes...
    O mais importante é verificar no Projeto de Instalação, previamente enviado e aprovado pela ANATEL se foi especificado que iria usar as frequencias 902-907,5 Mhz e 915-928 Mhz em conformidade às resoluções n. 506 e n. 397 da ANATEL.
    Por isso a necessidade de um bom consultor SCM (rsrsrs)

    Mas enfim, relatem aí as experiencias de quem já utilizou ou utiliza 900 Mhz.

  2. #2

    Padrão Re: HOMOLOGADOS: Radio RocketM900, NanoStation Loco M900, CF-920 (Yagi Aquario) 900 Mhz

    Bom dia amigo, o projeto pode especificar que vc vai usar, mas obrigatoriamente vc tem que ter na torre? deixa ver se te expliquei bem, na minha torre nao tenho frequencia 900, mas gostaria de futuramente fazer teste e talvez adotar, assim como outras frequecia liberada pela anatel como a 3ghz.

  3. #3

    Padrão Re: HOMOLOGADOS: Radio RocketM900, NanoStation Loco M900, CF-920 (Yagi Aquario) 900 Mhz

    Citação Postado originalmente por kfdigital Ver Post
    Bom dia amigo, o projeto pode especificar que vc vai usar, mas obrigatoriamente vc tem que ter na torre? deixa ver se te expliquei bem, na minha torre nao tenho frequencia 900, mas gostaria de futuramente fazer teste e talvez adotar, assim como outras frequecia liberada pela anatel como a 3ghz.
    1- O fato de mencionar no Projeto de Instalação que vai usar uma freqüência não quer dizer que é obrigatório ter esses equipamentos na torre. mas se decidir futuramente usar tem que ter mencionado previamente pra Anatel no Projeto de Instalação ou solicitar essa alteração.
    2- As freqüências são classificadas em licenciadas e não licenciadas:

    LICENCIADAS: é necessário pedir licença para a Anatel (Demais freqüências)

    A licença é restrita a uma região, e envolve pagamento pelos direitos de uso na forma de leilão e taxas anuais.

    A ANATEL garante que equipamentos não irão operar com a mesma freqüência na mesma região, de forma a não haver interferência.

    NÃO LICENCIADAS: não é necessário pedir licença para Anatel (900 Mhz, 2.4 Ghz e 5.8 Ghz) Obs.: Aplica-se uma regra de potencia e cidades com mais de 500 Mil hab. no 2.4 Ghz.

    O equipamento deve obedecer a limites impostos a sua potência máxima.

    Equipamentos operam na mesma faixa de freqüência e podem interferir entre si.

    Mas não se deve confundir Não Licenciado com Outorgado ou ainda Homologado.
    E fique atento. 3 Ghz é freqüência Licenciada.

  4. #4

    Padrão Re: HOMOLOGADOS: Radio RocketM900, NanoStation Loco M900, CF-920 (Yagi Aquario) 900 Mhz

    entao se entendi, se eu quiser utilizar 900mhz posso, mais tenho que avisar para ANATEL antes? Como faço para "fazer esse aviso"? Eu só posso usar ponto a ponto?

  5. #5

    Padrão Re: HOMOLOGADOS: Radio RocketM900, NanoStation Loco M900, CF-920 (Yagi Aquario) 900 Mhz

    Citação Postado originalmente por thiagodbv Ver Post
    entao se entendi, se eu quiser utilizar 900mhz posso, mais tenho que avisar para ANATEL antes? Como faço para "fazer esse aviso"? Eu só posso usar ponto a ponto?
    Amigo acho que voce entendeu errado.
    Para usar as frequencias abertas ( não licenciadas ), voce nao precisa de autorização da ANATEL, precisa trabalhar dentro do padrão estabelecido.

    E quanto a torre pelo que eu sei voce pode mandar o projeto para ANATEL dizendo as frequencias que vai utilizar mas não é obrigado a ter todas que mencionou de uma vez.

    Fora o laudo raidometrico que hoje é obrigatorio e poucos sabem que é preciso fazer.

  6. #6

    Padrão Re: HOMOLOGADOS: Radio RocketM900, NanoStation Loco M900, CF-920 (Yagi Aquario) 900 Mhz

    Citação Postado originalmente por thiagodbv Ver Post
    entao se entendi, se eu quiser utilizar 900mhz posso, mais tenho que avisar para ANATEL antes? Como faço para "fazer esse aviso"? Eu só posso usar ponto a ponto?
    O amigo salvato já respondeu mas soh completando... Se vc já tem SCM confere no seu Projeto de Instalação (Previamente aprovado pela ANA) se vc ou seu eng. ou consultor mencionou que vc ia usar essas frequências. se sim, pode usar desde que o equipamento seja homologado e vc respeite as regras. vc pode usar em ponto a ponto e cliente final. eu particularmente não gostei de usar em ponto a ponto mas no cliente final (no meio do mato) é muito bom. Agora se vc não informou previamente a ANA tem fazer uma alteração no projeto, tirar uma ART e aguardar a aprovação da alteração junto a ANA.
    Se precisar dou consultoria SCM e posso fazer isso pra vc.

  7. #7

    Padrão Re: HOMOLOGADOS: Radio RocketM900, NanoStation Loco M900, CF-920 (Yagi Aquario) 900 Mhz

    Na verdade eu coloquei sim, só não tenho ainda ativo mas esta la