+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por allac Ver Post
    Amigo, trober e amigo gamineiro gostaria que vocês explica-sem com maiores detalhes a sumarização de rotas, pois gostaria de entender melhor o assunto...
    Bom dia,

Apenas acrescentando a explicação do Trober, a sumarização de rotas deve ser feita em ABR's (Roteadores de Borda de Área), preferencialmente na borda com a área 0 (backbone).

Abraço

2. Citação Postado originalmente por rafaeldsv Ver Post
    Trober, pesquisei sobre sumarização, intendi um pouco mas vem a duvida eu tenho que faze a sumarização
    de quais ips, loopback? os ips que faz a conexão entre as rbs? Exemplo de sua topologia
    temos a rtr-a que tem o ip 172.17.1.1/30 que faz comunicação com a rtr-b que tem o ip 172.17.1.2/30
    estão conectadas pela ether1, vem a questão faço a sumarização desses ips mas vou abranger todos
    os ips dessa classe 172.17.x.x, de todas as outras RBS no seguimento dessa topologia?. Deu para entender rsrs?
    Mais uma coisa essa sumarização faço em Area Ranges como vc disse, então em Network no ospf onde eu coloquei já esse ip que faz a comunicação da rb rtr-a com a rtr-b 172.17.1.0/30 ainda continua?.

Só para concluir abaixo todos os ips dessa topologia.

172.17.1.0/30 rtr-a / rtr-b
    172.17.2.0/30 rtr-b / rtr-c
    172.17.3.0/30 rtr-c / rtr-d
    172.17.4.0/30 rtr-d / rtr-a

Acima os ips que faz a comunicação entre as RBS, faço a sumarização deles?
    A loopback preciso fazer algo?
    E os ips privado que irão para os cliente no caso esses 10.5.255.0/24 nesse ñ precisa fazer sumarização, tudo isso um exemplo

Eu agradeço pela ajuda que vc esta nos dando.

Obrigado.
    O Gabriel já contribuiu com a informação do local (roteador) onde você fará a sumarização

Código :
    [rtr-noc]-----[rtr-base]-----[rtr-base-to-pop1]-\/\/\/\/\/\--[rtr-pop1-to-base]
                                                                        [rtr-pop1-n] 10.1.0.0/24 (north)
                                                                        [rtr-pop1-e] 10.1.1.0/24 (east)
                                                                        [rtr-pop1-s] 10.1.2.0/24 (south)
                                                                        [rtr-pop1-w] 10.1.3.0/24 (west)

No diagrama acima, você tem 4 redes /24, disponíveis para os clientes ao norte, leste, sul e oeste do seu pop. No roteador rtr-pop1-to-base, você sumariza as rotas num único 10.1.0.0/22

Não é possível sumarizar dentro da mesma área, por isso o Gabriel comentou o ABR

Saudações,

Trober

3. Trober rsrs, fica bravo ñ só que não consigo ver onde faço a sumarização nessa topologia abaixo.

Vou explicar essa topologia abaixo, rtr-noc é uma rb1100 ah que faz o roteamento ospf para rede na area backbone, sai um cabo da ether1 desse rtc-noc que vai para um switch 3com, nesse Switch liga todos os ptps ( existem +ou- 20 ptps ligado nesse Switch ), aqui na empresa tem 1 torre de 30 metros que todos os ptps sai dela. Chega o ptp/enlace ate o rtr-a q fica "exemplo" em uma caixa d aguá, que tem uma rb450g com roteamento ospf area backbone, que contem um range de ips privado para os clientes, descrito abaixo, com isso não tenho mais segmentos de rede. Agora para outra torre sai um ptp do switch novamente que vai para outra torre assim por diante. Com isso onde faço a sumarização, ou ñ é necessário nessa topologia.

Topologia

rtr-noc (rb1100ah - ospf area backbone) ----- switch ------ ( enlace ptp - nanobridgem5 )-\/\/\/\/\/\/\/-( enlace receptor - nanobridgem5 ) --- ether 01 rtr-a ( rb450g ospf area backbone ) -> 172.20.0.1/24 ( clientes )

Obrigado pela paciência.

4. Citação Postado originalmente por rafaeldsv Ver Post
    Trober rsrs, fica bravo ñ...
    De forma alguma. Não tenho motivos para isso

Citação Postado originalmente por rafaeldsv Ver Post
    Com isso onde faço a sumarização, ou ñ é necessário nessa topologia.
    Se entendi certo seu diagrama, não há necessidade de sumarizar, por enquanto.

Saudações,

Trober

5. boa tarde trober .muito obrigado pelas contribuiçao para todos nos , q DEUS te da em dobro .
    deixa eu te pergunta de uns tempo para ca tenho um elance q ta dando

--- OSPFv2 neighbor xxxxx: state change from Full to Down
    (isso na RB 1)

--- OSPFv2 neighbor xxxxx: state change from Full to init

--- OSPFv2 neighbor xxxxx: state change from Full to 2-Way
    (isso na RB 2)

esta como o seu exemplo a unica coisa e q eu coloquei uma area
    e em vez de ser brodcast coloquei ptp

/routing ospf interface add interface=loopback network-type=broadcast passive=yes /routing ospf interface add interface=ether1 network-type=ptp /routing ospf interface add interface=ether4 network-type=ptp /routing ospf interface add interface=ether5 network-type=broadcast passive=yes

/routing ospf network add area=backbone network=xxxxx q vem do backbone /routing ospf network add area=area network=172.17.1.0/29 /routing ospf network add area=area network=xxxxxx indo para o enlace

o q vc acha pg so este enlace q ta com este problema para frente ta normal .muito obrigado

Tópicos Similares

1. vpn com poptop dando erro na mascara de rede
    Por peregrino no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 06-11-2004, 09:37
  2. atualizei meu kernel e tá dando erro
    Por dedealencar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 27-03-2004, 19:52
  3. postfix dando erro
    Por ecbr no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0