Página 9 de 14 PrimeiroPrimeiro ... 45678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Trober, obrigado novamente li o seu outro tópico e intendi, atualizei todos os meus routers para 5.20 ospf funcionando 100% com 5 routers, agora vem outro passo vou fazer os enlaces com AirgridsM5 em bancada para testar, vou atualizar para v5.5.2, vem uma duvida, nesses equips que vai ser feito o enlace, tenho que colocar em network router ou ip static na AirgridsM5 e fazer uma classe de ip /30 para interliga esses enlaces com a rbs? preciso depois colocar o network dessa classe em ospf network, esses enlaces faço como station ou station wds, vou fazer todos os testes possíveis queria só um esclarecimento pois vc ja tem amplo conhecimento. Obrigado novamente. Mais uma duvida no ospf exemplo, minha infraestrutura torres etc, tem mais de 25 pops posso fazer todos esses pops dentro da Area backbone, atualmente trabalho com route static.

2. Citação Postado originalmente por rafaeldsv Ver Post
    Trober, obrigado novamente li o seu outro tópico e intendi, atualizei todos os meus routers para 5.20 ospf funcionando 100% com 5 routers
    Que bom. Fico feliz com a notícia

Citação Postado originalmente por rafaeldsv Ver Post
    vem uma duvida, nesses equips que vai ser feito o enlace, tenho que colocar em network router ou ip static na AirgridsM5 e fazer uma classe de ip /30 para interliga esses enlaces com a rbs?
    Se você usar /30, não terá acesso aos Ubiquiti AirGrid. Use um /29

Mais uma duvida no ospf exemplo, minha infraestrutura torres etc, tem mais de 25 pops posso fazer todos esses pops dentro da Area backbone, atualmente trabalho com route static.
    Depende, há casos que até 50 roteadores é possível trabalhar com uma só área (backbone). Mas há casos em que com menos de 12 roteadores, foi necessário trabalhar com três áreas. Não tem uma fórmula pronta.

Obrigado novamente.
    Espero ter ajudado.

Saudações,

Trober

3. Trober, mais uma vez obrigado, criei outra areá area1 e coloquei mais 3 routers/rb nessa area e o mesmo funcionou perfeitamente, em cada rb/routers configurei o pppoe com autenticação radius para meu servidor e o mesmo funcionou sem nem um problema todos funcionando com autenticação e controle de banda, agora vou para seguinte passo fazer esses enlaces com equipamentos ubnt obrigado deis de já. lembrando estou com 8 routers/rb v5.20 com duas areas funcionando o pppoe + radius sem problema algum em laboratório, vou fica monitorando.

4. Citação Postado originalmente por rafaeldsv Ver Post
    criei outra areá area1 e coloquei mais 3 routers/rb nessa area e o mesmo funcionou perfeitamente, em cada rb/routers configurei o pppoe com autenticação radius para meu servidor e o mesmo funcionou sem nem um problema todos funcionando com autenticação e controle de banda, agora vou para seguinte passo fazer esses enlaces com equipamentos ubnt obrigado deis de já. lembrando estou com 8 routers/rb v5.20 com duas areas funcionando o pppoe + radius sem problema algum em laboratório, vou fica monitorando.
    Fique atento para não distribuir "/32" dos clientes PPPoE. Dos anúncios "/32", somente os loopbacks devem transitar. Faça sumarização das rotas.

Também fique atento ao uso[1] de RADIUS e OSPF, quanto ao source address

Talvez alguém diga que não tem problema, numa rede pequena (até 2000 clientes). Imagina que monstruoso seria ter, na sua rede de médio porte, algumas ~9000 rotas /32 "anunciadas de lá para cá". Se você tem a chance de fazer desde agora o certo, não hesite.

Se bem que quando chegar ao porte de uma rede média (entre 2000-20000 hosts), o OSPF será meramente para anúncio de loopbacks para o MPLS

[1] https://under-linux.org/f343/problem...61/#post613731

Saudações,

Trober
    Última edição por trober; 02-10-2012 às 11:48. Razão: Correção gramatical e adendos

5. Citação Postado originalmente por trober Ver Post
    Depende, há casos que até 50 roteadores é possível trabalhar com uma só área (backbone). Mas há casos em que com menos de 12 roteadores, foi necessário trabalhar com três áreas. Não tem uma fórmula pronta.
    Saudações amigo,

Estive conversando com um administrador de uma operadora nacional esses dias, falando justamente sobre a necessidade de uso de outras áreas. A resposta dele era que antigamente a CPU dos roteadores era limitada, então quanto mais LSA's na área, mais a CPU era consumida, tendo que ser divida ainda entre outros serviços, como o BGP.

Hoje em dia temos acesso a roteadores com maior capacidade de processamento, permitindo um número maior de roteadores (LSA's) por área.

Para ter uma idéa do quão maior pode ser esse número, a rede dessa operadora toma dimensões nacionais utilizando a mesma área.

Esse exemplo vai contra o propósito da topologia sugerida para o uso de OSPF, cada rede tem sua particularidade e dimensão, cabe a cada uma avaliar o melhor para sua administração e "saúde" da rede.

Acho esse assunto interessante para debatermos, visto que cada vez mais os administradores estão aderindo ao roteamento interno dinâmico (IGP).

Um abraço a todos, obrigado especial ao Trober, "Comandante do tópico" o/

Tópicos Similares

1. vpn com poptop dando erro na mascara de rede
    Por peregrino no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 06-11-2004, 09:37
  2. atualizei meu kernel e tá dando erro
    Por dedealencar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 27-03-2004, 19:52
  3. postfix dando erro
    Por ecbr no fórum Servidores de Rede