+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Multiboot com Windows 7

    Olá pessoal,

    caso ja existe um topico semelhante ou se este topico deve ser postado em outro forum, favor mencionar, ok?
    Sou novo no universo Linux, mas estou gostando muito da plataforma e pretendo adotar como SO padrão. Atualmente estou usando Ubuntu 12.04 e por enquanto estou me adaptando bem. No futuro pretendo utilizar Arch Linux.
    Minha duvida se refere ao Dual Boot. Tenho um notebook Core i3 380M 2.53GHz, HD 320GB e 4 GB de RAM. Meu HD esta dividido da seguinte maneira:

    /sda1 – Windows 7 NTFS (50GB)
    /sda2 – Ubuntu 12.04 Ext4 (/root) (80GB)
    /sda5 – Dados Ext4 (/home) (180GB)
    /sda6 – Swap (6GB)

    Eu gostaria de saber se posso dividir a partiçao /sda2 em duas de 40GB e instalar outra distro de Linux, fazendo assim um Multi Boot. Eu nunca fiz isso tenho receio de os sistemas não sejam reconhecidos. Em relação a partição Swap eu posso transferir no meio do disco antes da partiçao /home ou posso deixa-la no final do HD?

    Desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Multiboot com Windows 7

    Vixe! 80 GB para o "/" !

    A partir de 8 GB já dá para instalar o ubuntu completo em uma unica partição, fora a swap!

    Sim você pode separar a partição assim: 20 gb / ubuntu 20 gb / debian (por exemplo) juntar os outros 40 gb a partição de 180 (salve seus dados fora antes dessas modificações) deixando swap como está, se bem que 6 gb é muito. 2 gb já tava de bom tamanho...

    Procure na net tutoriais sobre o gparted, é facil e seguro usa-lo. Ele vem no ubuntu nativamente no cd.

    using_gparted – Parted Magic

    Procure também sobre Parted Magic, que além de conter o gparted tem outras ótimas ferramentas para o tratamento de partições e hd's.
    start – Parted Magic

    Divirta-se!

  3. #3

    Padrão Re: Multiboot com Windows 7

    Ola paulo alves,