+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Multiboot com Windows 7

    Olá pessoal,

    caso ja existe um topico semelhante ou se este topico deve ser postado em outro forum, favor mencionar, ok?
    Sou novo no universo Linux, mas estou gostando muito da plataforma e pretendo adotar como SO padrão. Atualmente estou usando Ubuntu 12.04 e por enquanto estou me adaptando bem. No futuro pretendo utilizar Arch Linux.
    Minha duvida se refere ao Dual Boot. Tenho um notebook Core i3 380M 2.53GHz, HD 320GB e 4 GB de RAM. Meu HD esta dividido da seguinte maneira:

    /sda1 – Windows 7 NTFS (50GB)
    /sda2 – Ubuntu 12.04 Ext4 (/root) (80GB)
    /sda5 – Dados Ext4 (/home) (180GB)
    /sda6 – Swap (6GB)

    Eu gostaria de saber se posso dividir a partiçao /sda2 em duas de 40GB e instalar outra distro de Linux, fazendo assim um Multi Boot. Eu nunca fiz isso tenho receio de os sistemas não sejam reconhecidos. Em relação a partição Swap eu posso transferir no meio do disco antes da partiçao /home ou posso deixa-la no final do HD?

    Desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão Re: Multiboot com Windows 7

    Vixe! 80 GB para o "/" !

    A partir de 8 GB já dá para instalar o ubuntu completo em uma unica partição, fora a swap!

    Sim você pode separar a partição assim: 20 gb / ubuntu 20 gb / debian (por exemplo) juntar os outros 40 gb a partição de 180 (salve seus dados fora antes dessas modificações) deixando swap como está, se bem que 6 gb é muito. 2 gb já tava de bom tamanho...

    Procure na net tutoriais sobre o gparted, é facil e seguro usa-lo. Ele vem no ubuntu nativamente no cd.

    using_gparted – Parted Magic

    Procure também sobre Parted Magic, que além de conter o gparted tem outras ótimas ferramentas para o tratamento de partições e hd's.
    start – Parted Magic

    Divirta-se!

  3. #3

    Padrão Re: Multiboot com Windows 7

    Ola paulo alves,

    cara valeu pela informaçao, estava me matando para instalar o Ubuntu. Estava com receio de falhar a instalaçao e perder o windows e ter instalar td d novo. Eh a primeira vez que uso Linux a fundo, estou lendo o Ajuda que veio com ele.
    Sobre o Swap, algum problema deixar ele no fim do disco, ou posso deicar no meio depois dos dois /root das distros?
    Fugindo um pouco do topico amigo, eh possivel fazer restauração de ponto igual se faz no Windows 7? Ou seja as configuraçoes padrão depois de instalado o Ubuntu.

    Obrigado mais uma vez!

  4. #4

    Padrão Re: Multiboot com Windows 7

    Como você vai usar dois linux, deixe a swap sempre no final.

    Com o Gparted, pode-se apagar tudo depois do windows e reparticionar tudo.

    Pode apagar tudo e juntar os 80 + 180 + 6 e ficará aproximadamente com 266 gb...

    Pode fazer uma partição para o linux 1, depois outra partição para o linux 2 e por fim o / home, e já que vai mexer deixe a swap com 2 gb que é mais que suficiente já que seu computador tem uma boa quantidade de memória.

    Ao particionar, faça por partes e confirme, aguarde o Gparted terminar para seguir para o próximo particionamento para evitar erros no hd.

    Não se esqueça: Sempre confirme a instalação do GRUB ao final da instalação do linux para que tenha o boot quando terminar mesmo se tiver instalado um só.
    Qualquer dúvida, "tamos" aí

  5. #5

    Padrão Re: Multiboot com Windows 7

    Legal pauloalves, essas instruçoes que vc me deu estao sendo muito uteis. Eu entendi agora, essa semana eu vou redimensionar e deixar como vc disse.
    Sobre o ponto de restauração, vc sabe alguma coisa a respeito? Eu nao achei na net nada proximo

  6. #6

    Padrão Re: Multiboot com Windows 7

    Quanto ao ponto de restauração, ele fica dentro da partição do windows.

    Se fizer um ponto de restauração ele irá usar espaço dentro da partição do windows, que geralmente tem de ser bem grande :-) , não afetando nem sendo afetado pelas outras partições que geralmente são ext3 ou ext4 no linux... nem sendo reconhecidas pelo windows.