+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Caros amigos do under, adquiri uma fonte no-break com uma bateria 80 Ah ligada e um patch panel peo da ccn ( conforme Link CCN Equipamentos Eletrônicos e CCN Equipamentos Eletrônicos ), e montei o seguinte cenário em bancada para teste.

    Cenário I
    – Liguei no patch Panel 04 nano Bridge, 02 rocket M5 e uma Rb 493 Ah em poe, ao desligar a fonte do AC (tomada) com a bateria acoplada na fonte 12 Volts, os equipamentos da UBNT (Nano, Rocket) continuaram funcionando não travo , mas a RB reeiniciou , sem travar, mas constatamos que elea esta trabalho em 9,7 Volts.

    Cenário II
    – Liguei no patch Panel 04 nano Bridge, 02 rocket M5 e uma Rb 1100 Ah em poe, ao desligar a fonte do AC (tomada) com a bateria acoplada na fonte 12 Volts, os equipamentos da UBNT (Nano, Rocket) continuaram funcionando não travou, mas a RB travou, reeiniciou , mas ficou travada.

    Cenário III –
    Liguei somente a Rb 493 Ah em poe, ao desligar a fonte do AC (tomada) e bateria acoplada na fonte de 12 Volts, o equipamento continuo funcionando, sem reiniciar e sem travar , mas constatamos que elea esta trabalho em 10,9 Volts.

    Pergunta :
    Qual a solução correta de ligar os equipamentos na regua poe, sem que altere a alimentação de energia. (falta de energia, travando os equipamentos e reenicializados as Rbs.). Fico no aguardo de algum amigo me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Veja no datasheet das RB's, desde acho que a RB133 até a 435, passando por 333, 433, 493, 411, 600, 800... enfim, em todas é informado que via P4 a alimentação vai de 9 a 28V (Ou 9 a 48V, dependendo da versão), mas em POE precisa 16 a 28 (Ou 16 a 56 noutras versões se não me engano (RB800)).

    O que ocorre é simples, do conector P4 até os mosfets que fazem o chaveamento tem geralmente só 1 diodo (Pra não queimar por polarização invertida) e uma bobina pra isolar algum ruído. Já a partir do conector POE tem uma ponte retificadora, sabemos que a queda de tensão num diodo varia conforme o material (Germanio, silicio, etc) de 0,6 a 0,9V, mas essas pontes retificadoras que a MK usam tem queda de tensão de mais de 2V, e o VRM (Modulo regulador de tensão) utilizado pela porta POE é diferente do VRM usado pelo conector P4.

    Por isso: NUNCA use 12V em POE de RB. Tenho dito isso no forum pelo menos 1x por semana.

    Soluções:
    Use carregador 24V e 2 baterias de 30 ou 40Ah.
    Ou como já comprou isso aí e provavelmente pagou bem caro, use um conversor DC-DC pra 18 ou 24V (Que é a tensão que todo equipamento MK e Ubnt devia ser alimentado), conversor DC-DC tipo:
    Fonte Carregador Veicular Notebook Multilaser Universal - R$ 34,99 no MercadoLivre
    ou
    150W DC-DC Boost Converter 10-32V to 12-35V 6A Step Up Voltage Power | eBay

    (Uso e recomendo esse 2º, rendimento muito bom passando de 12 pra 24V, algo na casa dos 92% alimentando uma RB433 com 2 EMP8602 aqui)


    Ou...

    Pega um cabo em torno de 2mm e manda 12V direto até os conectores P4 das RB's, a queda de tensão se o fio for grosso será bem menor que a queda de tensão no cabo POE (Fio 24AWG), e tem essa questão do modulo regulador ser diferente. Claro que nada de 20 ou 30m de cabo ,seria pra caso de 4 ou 5m entre bateria e RB.

    (Quanto a RB travar numa situação ou não, com 12V em POE você trabalha no limiar inferior de funcionamento, conforme a estado do VRM (Estado dos capacitores (ESR/Capacitancia variam conforme a temperatura), resistencia interna dos mosfets (Que também varia conforme a temperatura)), então não tem uma conjunção de temperatura e uso de processamento/consumo nos slots minipci e portas lan para funcionar ou não, mas não tem uma situação ideal para funcionar, a situação ideal se chama "No mínimo 16V em porta POE")



    =======================================
    Edit:
    Só acrescentando: Ao passar por um patch panel, seja qual for a marca ou qualidade, haverá mais alguma queda de tensão. Ou seja, se na bateria com 30% de carga você tem 11,5V, depois de passar pelo jack RJ45 e pelo plug RJ45 você já tem sí 11,3V, depois de mais 20m de cabo de rede você terá 10,6V, e depois de mais um plug RJ45 e um jack RJ45 (Na RB) você terá fnalmente 10,4V. Quanto menos cabo menor a queda de tensão, mas conectores também tem sua queda de tensão. Quando a tensão é menor a queda percentual é maior, ou seja, em 11V (10% de carga na bateria) pode ter 10% de queda (1,1V) num determinado cenário, porém com 13,8V (100% de carga em flutuação) a queda pode ser só 0,94V, ou 6,8%. Em 24V a queda será ainda menor (Porque a resistencia dos cabos e conectores é perene, o consumo da RB idem, então se aumenta a tensão e a corrente diminui automaticamente a queda na tensão diminui. Por isso equipamento de maior poder tipo o RB800 aceita 48V, você pode meter 60m de POE com 48V que tá tranquilo e o rendimento do VRM da RB será muito bom, gerando menos calor e ripple que geraria se fosse alimentado por 24V (É, também esqueci de citar que os VRM's tem o melhor rendimento em tensões mais altas, melhorando o rendimento naturalmente a produção de calor também é menor, e calor é só desperdício de energia))

  3. #3

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    O que me indicaria para retirar os nobreak SMS 700 ligado a uma bateria de 60A, para alimentar 3 RB 750g, 1 1100ah, 1 rocket dish 30dbi com m5, 3 modens, 2 rb 433ah com 2 cartoes r52h cada e 1 lampada 120v com relê, a lampada posso trocar por 1 de 12 volts. Me de ideia de qual estrutura monto e quantos dias guenta
    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Veja no datasheet das RB's, desde acho que a RB133 até a 435, passando por 333, 433, 493, 411, 600, 800... enfim, em todas é informado que via P4 a alimentação vai de 9 a 28V (Ou 9 a 48V, dependendo da versão), mas em POE precisa 16 a 28 (Ou 16 a 56 noutras versões se não me engano (RB800)).

    O que ocorre é simples, do conector P4 até os mosfets que fazem o chaveamento tem geralmente só 1 diodo (Pra não queimar por polarização invertida) e uma bobina pra isolar algum ruído. Já a partir do conector POE tem uma ponte retificadora, sabemos que a queda de tensão num diodo varia conforme o material (Germanio, silicio, etc) de 0,6 a 0,9V, mas essas pontes retificadoras que a MK usam tem queda de tensão de mais de 2V, e o VRM (Modulo regulador de tensão) utilizado pela porta POE é diferente do VRM usado pelo conector P4.

    Por isso: NUNCA use 12V em POE de RB. Tenho dito isso no forum pelo menos 1x por semana.

    Soluções:
    Use carregador 24V e 2 baterias de 30 ou 40Ah.
    Ou como já comprou isso aí e provavelmente pagou bem caro, use um conversor DC-DC pra 18 ou 24V (Que é a tensão que todo equipamento MK e Ubnt devia ser alimentado), conversor DC-DC tipo:
    Fonte Carregador Veicular Notebook Multilaser Universal - R$ 34,99 no MercadoLivre
    ou
    150W DC-DC Boost Converter 10-32V to 12-35V 6A Step Up Voltage Power | eBay

    (Uso e recomendo esse 2º, rendimento muito bom passando de 12 pra 24V, algo na casa dos 92% alimentando uma RB433 com 2 EMP8602 aqui)


    Ou...

    Pega um cabo em torno de 2mm e manda 12V direto até os conectores P4 das RB's, a queda de tensão se o fio for grosso será bem menor que a queda de tensão no cabo POE (Fio 24AWG), e tem essa questão do modulo regulador ser diferente. Claro que nada de 20 ou 30m de cabo ,seria pra caso de 4 ou 5m entre bateria e RB.

    (Quanto a RB travar numa situação ou não, com 12V em POE você trabalha no limiar inferior de funcionamento, conforme a estado do VRM (Estado dos capacitores (ESR/Capacitancia variam conforme a temperatura), resistencia interna dos mosfets (Que também varia conforme a temperatura)), então não tem uma conjunção de temperatura e uso de processamento/consumo nos slots minipci e portas lan para funcionar ou não, mas não tem uma situação ideal para funcionar, a situação ideal se chama "No mínimo 16V em porta POE")



    =======================================
    Edit:
    Só acrescentando: Ao passar por um patch panel, seja qual for a marca ou qualidade, haverá mais alguma queda de tensão. Ou seja, se na bateria com 30% de carga você tem 11,5V, depois de passar pelo jack RJ45 e pelo plug RJ45 você já tem sí 11,3V, depois de mais 20m de cabo de rede você terá 10,6V, e depois de mais um plug RJ45 e um jack RJ45 (Na RB) você terá fnalmente 10,4V. Quanto menos cabo menor a queda de tensão, mas conectores também tem sua queda de tensão. Quando a tensão é menor a queda percentual é maior, ou seja, em 11V (10% de carga na bateria) pode ter 10% de queda (1,1V) num determinado cenário, porém com 13,8V (100% de carga em flutuação) a queda pode ser só 0,94V, ou 6,8%. Em 24V a queda será ainda menor (Porque a resistencia dos cabos e conectores é perene, o consumo da RB idem, então se aumenta a tensão e a corrente diminui automaticamente a queda na tensão diminui. Por isso equipamento de maior poder tipo o RB800 aceita 48V, você pode meter 60m de POE com 48V que tá tranquilo e o rendimento do VRM da RB será muito bom, gerando menos calor e ripple que geraria se fosse alimentado por 24V (É, também esqueci de citar que os VRM's tem o melhor rendimento em tensões mais altas, melhorando o rendimento naturalmente a produção de calor também é menor, e calor é só desperdício de energia))

  4. #4

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Veja no datasheet das RB's, desde acho que a RB133 até a 435, passando por 333, 433, 493, 411, 600, 800... enfim, em todas é informado que via P4 a alimentação vai de 9 a 28V (Ou 9 a 48V, dependendo da versão), mas em POE precisa 16 a 28 (Ou 16 a 56 noutras versões se não me engano (RB800)).

    O que ocorre é simples, do conector P4 até os mosfets que fazem o chaveamento tem geralmente só 1 diodo (Pra não queimar por polarização invertida) e uma bobina pra isolar algum ruído. Já a partir do conector POE tem uma ponte retificadora, sabemos que a queda de tensão num diodo varia conforme o material (Germanio, silicio, etc) de 0,6 a 0,9V, mas essas pontes retificadoras que a MK usam tem queda de tensão de mais de 2V, e o VRM (Modulo regulador de tensão) utilizado pela porta POE é diferente do VRM usado pelo conector P4.

    Por isso: NUNCA use 12V em POE de RB. Tenho dito isso no forum pelo menos 1x por semana.

    Soluções:
    Use carregador 24V e 2 baterias de 30 ou 40Ah.
    Ou como já comprou isso aí e provavelmente pagou bem caro, use um conversor DC-DC pra 18 ou 24V (Que é a tensão que todo equipamento MK e Ubnt devia ser alimentado), conversor DC-DC tipo:
    Fonte Carregador Veicular Notebook Multilaser Universal - R$ 34,99 no MercadoLivre
    ou
    150W DC-DC Boost Converter 10-32V to 12-35V 6A Step Up Voltage Power | eBay

    (Uso e recomendo esse 2º, rendimento muito bom passando de 12 pra 24V, algo na casa dos 92% alimentando uma RB433 com 2 EMP8602 aqui)


    Ou...

    Pega um cabo em torno de 2mm e manda 12V direto até os conectores P4 das RB's, a queda de tensão se o fio for grosso será bem menor que a queda de tensão no cabo POE (Fio 24AWG), e tem essa questão do modulo regulador ser diferente. Claro que nada de 20 ou 30m de cabo ,seria pra caso de 4 ou 5m entre bateria e RB.

    (Quanto a RB travar numa situação ou não, com 12V em POE você trabalha no limiar inferior de funcionamento, conforme a estado do VRM (Estado dos capacitores (ESR/Capacitancia variam conforme a temperatura), resistencia interna dos mosfets (Que também varia conforme a temperatura)), então não tem uma conjunção de temperatura e uso de processamento/consumo nos slots minipci e portas lan para funcionar ou não, mas não tem uma situação ideal para funcionar, a situação ideal se chama "No mínimo 16V em porta POE")



    =======================================
    Edit:
    Só acrescentando: Ao passar por um patch panel, seja qual for a marca ou qualidade, haverá mais alguma queda de tensão. Ou seja, se na bateria com 30% de carga você tem 11,5V, depois de passar pelo jack RJ45 e pelo plug RJ45 você já tem sí 11,3V, depois de mais 20m de cabo de rede você terá 10,6V, e depois de mais um plug RJ45 e um jack RJ45 (Na RB) você terá fnalmente 10,4V. Quanto menos cabo menor a queda de tensão, mas conectores também tem sua queda de tensão. Quando a tensão é menor a queda percentual é maior, ou seja, em 11V (10% de carga na bateria) pode ter 10% de queda (1,1V) num determinado cenário, porém com 13,8V (100% de carga em flutuação) a queda pode ser só 0,94V, ou 6,8%. Em 24V a queda será ainda menor (Porque a resistencia dos cabos e conectores é perene, o consumo da RB idem, então se aumenta a tensão e a corrente diminui automaticamente a queda na tensão diminui. Por isso equipamento de maior poder tipo o RB800 aceita 48V, você pode meter 60m de POE com 48V que tá tranquilo e o rendimento do VRM da RB será muito bom, gerando menos calor e ripple que geraria se fosse alimentado por 24V (É, também esqueci de citar que os VRM's tem o melhor rendimento em tensões mais altas, melhorando o rendimento naturalmente a produção de calor também é menor, e calor é só desperdício de energia))
    Obrigado pela sua atencao.......vou seguir sua dica....logo posto o resultado...

    Valeu a todos....

    Obrigado Rubens

  5. #5

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Citação Postado originalmente por Claudineibj Ver Post
    O que me indicaria para retirar os nobreak SMS 700 ligado a uma bateria de 60A, para alimentar 3 RB 750g, 1 1100ah, 1 rocket dish 30dbi com m5, 3 modens, 2 rb 433ah com 2 cartoes r52h cada e 1 lampada 120v com relê, a lampada posso trocar por 1 de 12 volts. Me de ideia de qual estrutura monto e quantos dias guenta
    Deixa ver
    Uns 7W por cada RB750G, dá 21W
    Uns 25W pra RB1100 (Em full não dá mais que isso)
    Uns 8W pro rocket
    Uns 7W por modem, dá 21W
    Uns 20W pra RB433Ah com 2 cartões (Full dá isso), dá 40W
    Ao todo temos aí 122W.
    Se usar lampada fluorescente 12V 13W será 135W a noite, media de uns 128W.

    Usando 2 baterias de 60Ah, pra você precisar compra só mais 1, teria 60Ah 24V cerca de 1440W armazenados, durando 11 horas e pouco.

    Mas... quem funciona com 22-27V (Tensão dum par de baterias) é RB e UBNT, você precisará um conversor DC-DC pros modens, e um pra lampada.
    Conversores step-down como esse:
    DC Buck Converter Constant Current 5-30V to 1.25-26V Step Down Module Regulators | eBay
    Por mais que sua capacidade seja alta recomendo 1 desse pra no máximo 2 modens.
    Para a luz, as lampadas de led vermelho automotivas pra luz de ré é fraca demais a meu ver, comprei um par mas não usei por isso, já as de luz branca são excelentes, tem algumas que são visíveis melhor que fluorescentes tubulares de 15W mas consomem só 5 ou 6W (Tenho dessa:
    H7 6W 190-Lumen 18x5050 SMD LED Car White Light Bulb (DC 12V) - Worldwide Free Shipping - DX e realmente a luz é sensacional pros 650mA que consome em 12V).

    Então... levando em conta o rendimento desses conversores, seu par de baterias de 60Ah durariam umas 10 horas. Como o consumo pode variar muito nas RB's (Menos conforme o percentual de uso do processador, e mais conforme os serviços rodando e trafego nas portas ethernet), digamos entre 9 e 11 horas.

    Pra manter essas bateria carregadas precisaria um carregador de 12A em 24V, ou uns 300W.
    Não conheço nenhum dessa potencia, então me resta recomendar:
    Uma fonte dessa com o adj regulado pra uns 31V (As fontes desse tipo de menor potencia chegar até uns 33V, essas de 300W deveriam chegar também), tipo:
    24V 15A 360W DC Switch Power Supply Driver For LED Strip Light Display #2 | eBay
    e como controlador de carga e de descarga:
    Solar Panel Charger Controller Regulator 15A 12V/24V, Safe Protection CE Certify | eBay
    (Cuidado que nessa aparencia tem carregador de 12 e de 24V, e tem de 10 e de 15A)

    Como essas fontes, controladores, conversores dc-dc e lampadas são baratas, melhor manter material reserva, e mesmo que eles sejam fanless recomendo colocar uns fan's de 80mm sobre os circuitos (Não uso os circuitos dentro das caixas, mesmo que nem esquentem muito), ou seja, é bom organizar tudo num gabinete (Ou rack).

  6. #6

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Velho que cartão vc esta usando nessa rb?
    Pois no datasheets da nanobridge pede pra utilizar Poe de 24V, e cada uma consome 5.5 watts.
    Onde estão seus patch POE + fonte DC?
    Qual a distancia (metragem) dos cabos de rede

    Dê uma lida nesse link




    ******* SE FUI ÚTIL CLIQUE NA ESTRELINHA *******
    ..................v
    ..................v
    ..................v

  7. #7

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Desculpa entrar em meio a essa discussão ai gente, mas assim rubem gostaria da sua opinião. Aqui em casa tenho 3 rocket m2 e um bullet M2 HP apesar de ainda usar a linha 2.4 vou começar a comprar a equipamentos 5.8 estava pensando em comprar 4 paineis APC 5M 90 da intelbras mas ainda estou em dúvida se compro eles ou rockets, o bom de usar esses da intelbras é que ja vem com antena de 18Dbi enquanto rocket teria de comprar basestation o que sairia bem mais caro. E também vou colocar uma nanobridge de 22 ou 25Dbi para fazer um enlace da casa de um amigo meu e também pretendo colocar uma RB 450G. Então resumindo, 1 RB 450G + 3 rockets M2 + bullet M2 HP + 4 APC 5M 90 ou 40 Rockets M5 + Nanobridge 22 ou 25 Dbi. Estou pensando em comprar esse Path Panel PoE da CCN ou um da Volt + Essa Fonte No Break da CCN, será que suporta?

  8. #8

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Conta rapida:
    RB450G: 7W
    Rocket M2: 7W (X3=21W)
    Bullet M2 HP: 7W
    APC 5M 9: 7W (x4=28W) ou Rocket M5: 8W (x4=32W)
    Nanobridge (22 ou 25, M ou não): 7W

    Soma: 70W com APC ou 74W com Rocket M5.
    Em 24V isso dá uns 3A (70/24 ou 74/24). Uma fonte de 7A devia aguentar 3A de consumo tranquilamente. Se não aguentar você tem que difamar muuuuuito a CCN (Falando do modelo 24V 7A). O consumo desse hardware varia um pouco, mas nenhum vai passar de uns 10W, na hora de ligar talvez tenha uma corrente maior, mas ainda assim uma fonte de 7A tem que aguentar 6A de consumo inicial, se não aguentar é uma unidade muito problemática.

    Problema é que eles não informam a corrente de carga que é mandada pra bateria, se for dos modelos que ví mandam 0,5 a 0,8A pra bateria, que carrega um par de baterias 12V 7Ah em umas 15 horas, baterias que manteriam isso por cerca de 1h e meia talvez. Se usar bateria maior (36Ah estacionaria, por exemplo) com corrente tão baixa vai levar semanas pra carregar, e vai criar desequalização. SE usar bateria grande precisa achar um nobreak que mande pra bateria (Informação nem sempre revelada na ficha "técnica") uns 10% da capacidade da bateria, ou seja, se usar bateria de 45Ah precisa corrente de cerca de 10% disso, ou 4,5A, se for bateria de 80Ah precisa carregador de uns 8A, e por aí vai, corrente baixa demora pra carregar e cria falta de equalização, uma bateria sobe até 16V e a outra fica com apenas 10V, a bateria dura poucas semanas assim.

    Não posso recomendar nenhum nobreak nacional porque os fabricantes fazem produtos pra leigos (Ou os proprios fabricantes são leigos?), não tem ficha técnica nessas porcarias. O que conheço (Os primeiros modelos Volt, CCN, VA e GilSom) me decepcionaram, não eram nada melhores que carregadores xing-ling que custam US$ 10 na china e queimam depois de 30 dias de uso mediano (Metade da corrente prometida), esses nobreaks DC estão no mesmo ATRASO que a SMS tem nos nobreaks AC, só esse ano estão entando no mundo SMD e nos circuitos complexos. Nobreak DC devia ter microcontrolador programado e tal, ainda não chegou nessa técnologia dos anos 90.

    Talvez eu recomendaria os VA, que tem corrente de carga decente (Igual a corrente que vai pro circuito), mas varios outros não informam a corrente de carga (Vergonha?) ou tem corrente baixa demais (São feitos pra baterias 12V 7Ah), mas já topei com alguns VA queimados, acredito mais em mal uso (Bateria automotiva, os teimosos que não sabem ler recomendação) do que em problema no projeto (Além do tradicional atraso que Sta Rita do Sapucaí tem nalgumas fabricas, que ainda não conhecem placa dupla-face, smd, ou mosfets).

    Quanto ao painel POE, aguentar 0,3A por porta é tranquilo (0,3A x 24V = 7,2W), chance zero de derreter contato.

  9. #9

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Você acha que esse modelo abaixo consegue aguentar o tranco rubem?

    http://www.ibyte.com.br/no-break-apc...00va-220w.html

    Outra coisa, o path panel PoE da volt parece que tem capacidade de 2A por porta, olha só isso aqui

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...M#questionText

  10. #10

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Esse nobreak APC não tem NADA a ver com os nobreaks DC, ele carrega a bateria interna de 12V 7A ou 12V 5A, não tem saída 12V, menos ainda saída 24V, não tem lógica usar um nobreak AC se irá alimentar equipamento DC (Perde na inversão DC>AC uns 30%, perde mais uns 25% na fonte AC>DC, perda total de 50% as vezes, é uma opção terrível.

    Você tem que definir se quer usar nobreak AC e uma fonte chaveada (É a opção mais preguiçosa (Preferida por leigos), mas desperdiça muita energia e nobreak com plug pra bateria externa é bem caro) ou se quer usar nobreak DC (Alimentação direto da bateria pro equipamento, perda ZERO).

    Recomendo nobreak DC, por pior que os nacionais sejam. Nobreak AC é pra equipamento AC, tipo PC, impressora pequena, monitor, equipamentos que não tem alimentação via DC.

    Os nobreaks DC que citei da VA são desses:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-276v-7a6a-_JM
    Corrente de carga de 6A, dá pra usar um par de bateria 12V 60Ah sem problemas.
    (Bateria tipo: http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ia-70Ah-DF1000 (Que a C20 (20 horas) tem 60Ah, 20 horas vezes 3A dá 60Ah))

  11. #11

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Nossa, então resumindo irei utilizar uma bateria de carro rsrsrs. Esse link que você mandou da fonte nobreak, axei interessante la aquela parte de AC - TERRA - AC, ou seja, fase, terra e neutro ok? Ai só encaixa o fio e baixa a travazinha até me parece bem óbvio. Outra coisa interessante, você comentou que da usar até duas baterias nessa fonte nobreak, mas isso só se eu não for usar o path panel PoE neh? até porque onde iria ligar o path panel PoE se uzassse as duas baterias? Ah, no meu caso ai que te falei não seria necessário usar as duas baterias neh?

  12. #12

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Citação Postado originalmente por nfnetwork Ver Post
    Caros amigos do under, adquiri uma fonte no-break com uma bateria 80 Ah ligada e um patch panel peo da ccn ( conforme Link CCN Equipamentos Eletrônicos e CCN Equipamentos Eletrônicos ), e montei o seguinte cenário em bancada para teste.

    Cenário I
    – Liguei no patch Panel 04 nano Bridge, 02 rocket M5 e uma Rb 493 Ah em poe, ao desligar a fonte do AC (tomada) com a bateria acoplada na fonte 12 Volts, os equipamentos da UBNT (Nano, Rocket) continuaram funcionando não travo , mas a RB reeiniciou , sem travar, mas constatamos que elea esta trabalho em 9,7 Volts.

    Cenário II
    – Liguei no patch Panel 04 nano Bridge, 02 rocket M5 e uma Rb 1100 Ah em poe, ao desligar a fonte do AC (tomada) com a bateria acoplada na fonte 12 Volts, os equipamentos da UBNT (Nano, Rocket) continuaram funcionando não travou, mas a RB travou, reeiniciou , mas ficou travada.

    Cenário III –
    Liguei somente a Rb 493 Ah em poe, ao desligar a fonte do AC (tomada) e bateria acoplada na fonte de 12 Volts, o equipamento continuo funcionando, sem reiniciar e sem travar , mas constatamos que elea esta trabalho em 10,9 Volts.

    Pergunta :
    Qual a solução correta de ligar os equipamentos na regua poe, sem que altere a alimentação de energia. (falta de energia, travando os equipamentos e reenicializados as Rbs.). Fico no aguardo de algum amigo me ajudar.

    Qual o tamanho dos cabos que estah usando para alimentar os equipamentos?


    ____________
    André

  13. #13

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Citação Postado originalmente por vanci27 Ver Post
    Nossa, então resumindo irei utilizar uma bateria de carro rsrsrs. Esse link que você mandou da fonte nobreak, axei interessante la aquela parte de AC - TERRA - AC, ou seja, fase, terra e neutro ok? Ai só encaixa o fio e baixa a travazinha até me parece bem óbvio. Outra coisa interessante, você comentou que da usar até duas baterias nessa fonte nobreak, mas isso só se eu não for usar o path panel PoE neh? até porque onde iria ligar o path panel PoE se uzassse as duas baterias? Ah, no meu caso ai que te falei não seria necessário usar as duas baterias neh?
    Quanto a ligação em AC, onde está "AC - Terra - AC" pode ser "Neutro - Terra - Fase" ou "Fase - Terra - Fase", nisso você não devia ter duvidas, é ligação basica.

    Também é basico entender de ligações em serie e em paralelo, você pode ligar 1, 2, 20 ou 1000 baterias em serie ou em paralelo e ter 12, 24 ou 48V com elas, é soma simples (12+12=24, então 2 baterias em serie terão 24V. Se colocar em paralelo é algo como 12+12/2=12).

    Leia:
    http://www.electronica-pt.com/index..../view/283/222/

    Num nobreak 24V você obviamente tem que ter baterias que somem 24V, podem ser 2 em serie, podem ser 2 em paralelo ligadas em serie com mais 2 em paralelo... tanto faz. O normal é ter 2 em serie, mas se você quer ir comprando aos poucos pode comprar 12V 7Ah de gel (Custam R$ 45 pra mim, a 3000Km de RJ/SP) e ir colocando em seire e papralelo pra ter a corrente que deseja, tipo 3 unidas em serie, ligadas em paralelo a mais 3 unidas em serie, um nobreak DC carrega isso tranquilamente (Mas devido a alta corrente é bom colocar em local fresco, nada de caixa metalica em torre que chega a 50°C, bateria tem que ficar abaixo de 30°C pra durar)

    Quanto a bateria automotiva, elas são pra carro, internamente tem chapas finas pra alta corrente, elas oxidam (Sulfatação) facil as placas quando tem corrente baixa de carga por muito tempo, elas não COSTUMAM suportar flutuação de corrente baixa (8A é baixo comparado aos 50 ou 60Ah de alternador de carro).

    EU prefiro usar bateria 12V 7A de gel do que usar automotiva de 45Ah, tanto a teoria como a prática me dizem que é bem difícil fazer uma automotiva durar, poucas pessoas tem sorte de conseguir um carregador de acordo com a resistencia interna da bateria, poucos tem a descarga periódica pra evitar desequalização, poucos tem a temperatura certa pra evitar que as placas oxidem demais. Mas isso sou EU, se você quiser arriscar, vai fundo. No meu mercado local (Estou no interior, 1000Km da capital mais proxima, 3000Km de RJ/SP) a bateria automotiva mais em conta custa uns R$ 180, mais ou menos o valor disso:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ria-30Ah-DF300
    Prefiro ter certeza que terei uns 20Ah por 3 anos, do que ter uma POSSIBILIDADE de ter 45Ah de uma automotiva por uns 6 a 8 meses antes de desequalizar demais ou oxidação (Sulfatação, na verdade) nas placas.

  14. #14

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Assim rubem, desculpa a falta de conhecimento é que ainda sou muito novo nisso e acaba sendo muita informação para ser absorvida em tão pouco tempo sabe. Agradeço a atenção e paciência não só sua mas de todos aqui, é bom saber que tem gente disposta a ajudar. Mas, gostaria de continuar o assunto lhe pedindo mais conselhos, eu estava procurando alguma bateria dessas de gel que você citou ser melhor para meu caso. Procurei no mercado livre mas é tudo muito bagunçado sei lá.
    Você teria por acaso algum link desse tipo de bateria de gel que possa mandar ai pra eu ver qual é? E quantas devo comprar para suprir as minhas necessidades de hardware que te informei? Creio que 2 ou 4 já deve dar conta do recado.
    Outra coisa, bem acho que vou usar o path panel PoE da Volt mesmo, tem muita gente comentando que é de boa qualidade mas enfim, você mesmo disse que já teve decepções com a Volt.
    Com relação a fonte nobreak aquela que você mandou seria a mais indicada mesmo no caso?

  15. #15

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    As baterias 12V 7A que falo são essas:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-eletrica-_JM
    Usadas em CFTV, nobreaks, alarmes, cercas elétricas... talvez na sua cidade tenha alguma loja dessa area com baterias de preço similar.
    Esse valor é de distribuidor, em lojas de venda ao consumidor final você pode encontrar valores altos assim:
    http://www.mundomax.com.br/bateria-s...2v-7a-unipower
    (Nalguns distribuidores de produtos wifi também é caro)

    Se for usar 2 delas (24V 7Ah) pode ser um nobreak DC da CCN ou da Volt, dos que tem corrente de carga baixa (0,8A) (Afinal 0,8A é algo proximo de 10% de 7Ah), se usar 4 delas também não fica tão ruim (0,8A carregando baterias que somam 14Ah, demora um dia todo pra carregar).

    A insistencia em usar 24V (2 baterias em serie) é porque todo equipamento DECENTE de telecom opera com essa tensão, varios também operam com 12V mas usando alimentação POE com cabos longos (30m, digamos) a queda de tensão é grande em 12V, e pequena em 24V.

    Quanto ao patch panel POE, é só um monte de conectores, não tem diferença entre as marcas, é como tentar diferenciar um conector RJ45 Hitto importado de R$ 0,12 de um Furukawa nacional de R$ 0,55, é um componente mecanico, uma diferença neles (No conector ou no patch panel) não vai mudar nem 0,01% da velocidade da rede. Tanto que importados eles são baratíssimos: http://www.ebay.com/itm/8-port-passive-POE-power-injector-Ubiquiti-OpenMesh-Tranzeo-Mikrotik-/180847056204

    Não sei que tipo de topologia vai usar, mas saiba que existem os switch's com POE: http://produto.mercadolivre.com.br/M...proved-24v-_JM
    (Cuida que o Intelbras SF800 tem POE mas é numa porta só, ele é alimentado via POE mas não manda alimentação pelas outras portas)

    (Você pode pegar qualquer switch e fazer wire-wrapping pra ter POE em todas as portas, é uma tarefa bastante simples e requer apenas habilidade em solda, é basicamente unir todos os pinos 4 e 5 no positivo, e todos os 7 e 8 no negativo, mas deixa de lado essa possibilidade por enquanto)

  16. #16

    Padrão Re: Fonte no-break + patch panel peo + bateria

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    As baterias 12V 7A que falo são essas:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...a-eletrica-_JM
    Usadas em CFTV, nobreaks, alarmes, cercas elétricas... talvez na sua cidade tenha alguma loja dessa area com baterias de preço similar.
    Esse valor é de distribuidor, em lojas de venda ao consumidor final você pode encontrar valores altos assim:
    http://www.mundomax.com.br/bateria-s...2v-7a-unipower
    (Nalguns distribuidores de produtos wifi também é caro)

    Se for usar 2 delas (24V 7Ah) pode ser um nobreak DC da CCN ou da Volt, dos que tem corrente de carga baixa (0,8A) (Afinal 0,8A é algo proximo de 10% de 7Ah), se usar 4 delas também não fica tão ruim (0,8A carregando baterias que somam 14Ah, demora um dia todo pra carregar).

    A insistencia em usar 24V (2 baterias em serie) é porque todo equipamento DECENTE de telecom opera com essa tensão, varios também operam com 12V mas usando alimentação POE com cabos longos (30m, digamos) a queda de tensão é grande em 12V, e pequena em 24V.

    Quanto ao patch panel POE, é só um monte de conectores, não tem diferença entre as marcas, é como tentar diferenciar um conector RJ45 Hitto importado de R$ 0,12 de um Furukawa nacional de R$ 0,55, é um componente mecanico, uma diferença neles (No conector ou no patch panel) não vai mudar nem 0,01% da velocidade da rede. Tanto que importados eles são baratíssimos: http://www.ebay.com/itm/8-port-passive-POE-power-injector-Ubiquiti-OpenMesh-Tranzeo-Mikrotik-/180847056204

    Não sei que tipo de topologia vai usar, mas saiba que existem os switch's com POE: http://produto.mercadolivre.com.br/M...proved-24v-_JM
    (Cuida que o Intelbras SF800 tem POE mas é numa porta só, ele é alimentado via POE mas não manda alimentação pelas outras portas)

    (Você pode pegar qualquer switch e fazer wire-wrapping pra ter POE em todas as portas, é uma tarefa bastante simples e requer apenas habilidade em solda, é basicamente unir todos os pinos 4 e 5 no positivo, e todos os 7 e 8 no negativo, mas deixa de lado essa possibilidade por enquanto)
    Realmente Rubem, falei com o pessoal da intelbras e eles falaram q tanto esse SF 800 quanto o 800 p e 800 q+ são todos poe passivos, também vi um vídeo na internet de um cara falando da fonte no break da volt, ele mostrou atraves do video o que acontece quando falta energia e a fonte começa a puxar da bateria porem ele nao usa essas automotivas, ele usava duas daquelas usadas em no break comum, e sempre que começava a puxar da bateria a voltagem aumentava. Vou deixar aqui o link para você ver o video



    Na terceira fonte foi que veio funcionar mais ou menos ainda.