+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    Salve amigos do Under.

    Tenho um cenário um tanto inusitado que preciso resolver e gostaria das vossas opiniões.

    Tenho um BackBone onde possuem 4 enalces de NanoBridge M5 de 25 dBi a distância de 1.1 km com link balanceado por igual por OSPF passando em pico máximo 40Mb/10Mb de link em cada.

    O que ocorre é que esses rádios da ubnt tem muita Wireless (pois em BandWidth test passam 100Mb/100Mb limitando na verdade na interface de rede 100Mb Full), porém baixo processamento (400Mhz), e quando chega ao ápice do link, o processamento dos rádios fica acima dos 90%.

    Tivemos pensando em trocar esses enlaces por PCAPs especiais que já possuem interface miniPCI dispensando o uso de adaptadores usando de Mikrotik + R52Hn, o que nos daria muito processamento e teríamos nossa limitação somente na Wireless o que acredito que vai ser muito superior ao hoje entregado pela ubnt (40Mb/10Mb).

    Porém gostaria das vossas opiniões pelo fato de terem inúmeros rádios no mercado (como os da Tsunami/Proxim) se vocês já utilizaram algum outro rádio para dar o testemunho de como foi ou algum dos amigos possuem o conhecimento de algum rádio de maior processamento que supere os da Ubnt e os da Mikrotik.

    Fico no aguardo das vossas contribuições.

  2. #2

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    no meu ponto de vista são 1.1 km, o mais viavel, e se tratando de qualidade o negocio agora é fibra.
    Radio profissional para 1.1 km, vai se tornar mais carro que a fibra
    Radios Convencionais, Por motivos de interferencia crescendo, qualidade não muita boa, mudanca constante de equipamentos , e o volume de dados teu, já é carta fora do baralho.

    os PCAP, deve melhorar, mas não deve te resolver todos os problemas

  3. #3

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    no meu ponto de vista são 1.1 km, o mais viavel, e se tratando de qualidade o negocio agora é fibra.
    Radio profissional para 1.1 km, vai se tornar mais carro que a fibra
    Radios Convencionais, Por motivos de interferencia crescendo, qualidade não muita boa, mudanca constante de equipamentos , e o volume de dados teu, já é carta fora do baralho.

    os PCAP, deve melhorar, mas não deve te resolver todos os problemas
    Grande Gustavo obrigado pela atenção ... na verdade essa era nossa intenção, porém no momento não é possível, então teremos que encontrar no momento um solução wireless mesmo ...

  4. #4

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    amigo, penso que no seu caso um kit desse citado abaixo resolver o problema a medio prazo, ja que a fibra pra vc ainda não é viavel...

    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Kit Ponto-a-ponto Flexwave MIMO ANX -

  5. #5

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    Citação Postado originalmente por Josailton Ver Post
    amigo, penso que no seu caso um kit desse citado abaixo resolver o problema a medio prazo, ja que a fibra pra vc ainda não é viavel...

    Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Kit Ponto-a-ponto Flexwave MIMO ANX -

    pois é mas é mikrotik, claro que vai ter umas vantagens do radome e talz, mas alguem sabe ai qual a RouterBoard usada ai nesse enlace? Cartão?

  6. #6

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    Citação Postado originalmente por godoy Ver Post
    Grande Gustavo obrigado pela atenção ... na verdade essa era nossa intenção, porém no momento não é possível, então teremos que encontrar no momento um solução wireless mesmo ...
    Olha não sei nem o que te dizer, tem os radios canopy, mas não sei os valores,
    é um caso complicado jah

  7. #7

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    pois é mas é mikrotik, claro que vai ter umas vantagens do radome e talz, mas alguem sabe ai qual a RouterBoard usada ai nesse enlace? Cartão?
    Não é uma RB mas sim PCAP ...


  8. #8

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    Pois é..

    Tenho enlace de 22 Km passando 50 Mb Full, usando RB800 + XR5 Ubiquiti.

    O Processamento da RB fica na casa de 35% no ápice.

    Ok.

  9. #9

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    Citação Postado originalmente por caiojunior Ver Post
    Pois é..

    Tenho enlace de 22 Km passando 50 Mb Full, usando RB800 + XR5 Ubiquiti.

    O Processamento da RB fica na casa de 35% no ápice.

    Ok.
    Amigo mas 50Mb Full é fazendo teste de BandWidth?

    Se não, qual foi o pico máximo que banda que consegui no BanWidth test?

  10. #10

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    Não é PCAP. é uma RB sim. Não sei exatamente qual. Eles me disseram que é projeto próprio, mas tem muita semelhança com as RB Alix. E tem um alto poder de processamento.
    O que o pessoal que tem usado as ANX é só elogios.
    Este mo link era a apresentação anterior dos ANX no site da Computech.

    http://www.osbridge.com/?q=en/products

    Editando: Fui conferir no site da computech e realmente não é mais o modelito que está no site da Osbridge, pelo menos externamente. Mas a RB utilizada é a com o processador Geode da AMD. Mas é uma RB e não motherboard.
    Particularmente eu achava a construção anterior mais robusta, pois eliminava o pigtail externo. Era tudo integrado com o disco.


  11. #11

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    No BW Test consegui 47 Mb..

    Mas minha constante de transferencia é 30 Mb.

    ok.

  12. #12
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    uMA BOA OPÇÃO É RB 493G COM CARTÕES R52HN, VAI PASSAR MAIS DE 120MB NESTA DISTANCIA, SETA AI EM 17DB CADA LADO.... ANTENAS DE 30DB OIW, OU DA UMA OLHADA AI NESTE RADIO, NAO SAI UM ABSURDO E DEVE RESOLVER SEU PROBLEMA... Radio Digital Ptp 300 Mbps / 1600 Mw De Potência (32dbi) - R$ 2.500,00 no MercadoLivre

    FORA ISSO SÓ RADIO DIGITAL OU FIBRA, OU ATÉ CABO UTP.

  13. #13

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    Amigo que tal esse teste:

    Kit Placa Mãe D52s + Proc Atom D525 1.80ghz + Mem 2gb Ddr3 - R$ 209,99 no MercadoLivre
    +
    Flytec Computers

    Ou outra compativel com chipset atheros

    +

    PicoPSU-160-XT Fonte PicoPSU DC 12v 160Watts
    que não precisa usar fonte e da para alimentar com o 12 Volts

    +

    Adaptador Conversor Cf Compact Flash Ide Tipo Fêmea + Cf 4gb - R$ 59,99 no MercadoLivre

    colocaria as 6 antenas na mesma polaridade

    Rate em 450 mbps

    olha se não passar uma banda muita boa, com tudo esse processamento, dai vamos voltar a usar XR5 e talz

  14. #14

    Padrão Re: Escolha de Radio para Ponto a Ponto

    ou essa placa

    Flytec Computers