Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    Citação Postado originalmente por OSNIR Ver Post
    Tomara que lancem com aquele foguete SACI.x, dai acaba de vez com esta palhaçada, se querem resolver de vez o problema de banda larga no país, coloquem fibra as margens de todas as rodovias federais do pais, a telebras ressucitou pra que na verdade? backbone a cada cidade com mais de 30.000 habitantes as margens das rodovias, depois cortem os estados pelas vias com cidades nas margens.... onde nao for possivel coloquem radios gigabit, ai sim resolvem o problema de forma séria.

    Gastaria menos do que vai se gastar para realizar a copa do mundo.... e ficaria para posteridade, a copa é legal, mas temos outras prioridades, saude, educação, transporte, emprego e informação....

    Kd o apoio aos pequenos provedores que fazem a verdadeira inclusão digital? nem somos reconhecidos diga-se de passagem, na minha cidade a oi não tem 1% dos cientes com internet, pois nao oferecem suporte, quem realmente atende somos nós, que garantimos banda, que vamos a casa do cliente e resolvemos, que investimos e que geramos renda e empregos em nossas cidades.

    Tenho um projeto na anatel para scm que vai me custar no final mais de 17.000,00 com todos os custos, e ainda leva entre 60a 90 dias para se ter um parecer, se algo der errado volta tudo... Pura burocracia, bastaria checar as documentações, dar entrada no sistema e liberar os boletos... mas fazer o que...

    Esta semana chegou uma multa de mais de 3.000,00 com custas processuais, cobrando em 5 dias a divida ou penhora dos bens para pagamento, resultado consegui as pressas parcelar a divida, não sabia do ocorrido e estava em nome da mulher do meu ex sócio, e sabem como recebi esta multa? leiam com atenção:

    Tinhamos uma estação licenciada por uma empresa do paraná que nos enrolou e deu muita dor de cabeça mas conseguimos licenciar, recebemos visita dos fiscais de outro estado vizinho pois lá tinhamos uma repetidorazinha com uns 70 clientes, cidade com menos de 40.000 habitantes, pois bem os fiscais disseram que precisariamos da licença para operar lá, mas como se não há a necessidade de licenciar as repetidoras? salvo em caso de cidades com mais de 500.000 habitantes....? recebemos um pado e levei uma defesa na anatel com cópia da legislação que trata do assunto para eles lerem, chegando lá fui mal recebido, povo arrogante, mal deram atenção, chá de cadeira de mais de 1 hora enquanto tomavam café e fofocavam... passaram 4 anos e agora chega esta bomba.

    Resumo, multaram de forma irregular e ainda cobraram judicialmente uma divida injusta.
    Poxa osnir e nao tem como recorrer disso ai nao cara?

  2. #22
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    Jailtonnetlink, a esta altura não irei mais recorrer pois envolveu outra pessoa, e quando acabamos a sociedade fiquei de resolver qualquer pendencia que ouvesse ou surgice.

    Estou fazendo minha parte, consegui dividir em 15 x e ja paguei a entrada.

  3. #23

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    Explica pro cliente assim: Meu amigo, até avião cai, porque que vc acha que um link de internet não pode cair...

  4. #24

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    Pessoal,
    Todos os posts que eu li deixam claro que vocês têm uma ideia totalmente errada de comunicação via satélite e muitos mostram que não tem conhecimento algum, ok, eu também não tenho conhecimento de VÁRIAS coisas mas acho que antes de falar que algo não presta, devemos pelo menos tentar entender como funciona pra nao falarmos besteiras.

    Pensem numa coisa: se comunicação via satélite não funcionasse bem, por que até hoje a tecnologia estaria avançando (assim como avança a tecnologia de fibra) ?

    1- Comunicação via satélite realmente possui um delay maior do que um link terrestre. Em média um link satelital tem um round-trip delay de 600ms. Provavelmente alguém já utilizou links com delays maiores mas eu garanto que é porque o sistema não estava "redondo" ou havia mais elementos da rede responsáveis pelo delay adicional (ou malandragem da operadora mesmo).

    2- A limitação das taxas de Up/Down tão baixas não é técnica e sim comercial, o fato das taxas serem mais baixas do que os links terrestres é porque o segmento espacial tem um alto custo, mas é possível transmissões full-duplex em capacidades muito maiores, inclusive alocando transponders inteiros do satélite.

    3- A questão da disponibilidade é outra variável. Quanto maior a frequência de operação maior a atenuação por chuvas (e outros fatores). A banda Ku é mais sensível do que a banda C, entretanto a banda Ku é justamente a mais usada para links Internet via satélite por ser uma banda “mais barata”.

    Em relação a esta notícia que o colega postou... Eu trabalho numa das maiores operadoras de telecom do mundo (inclusive de satélite) e posso garantir que a OI e qualquer outra Telco não tem nada a ver com este projeto ! Quem trabalha em operadora sabe o que acontece nesse mercado.
    Este e-mail que alguns receberam da OI realmente é uma parceria que eles firmaram com a Telespázio (uma das maiores operadoras de satélite – pedra no nosso sapato) justamente pra aumentar o poder de abordagem deles ao cliente final. A empresa em que trabalho também fornece links satelitais de alta capacidade para a OI.

    Um colega perguntou se um projeto deste deu certo em algum lugar, eu respondo: NO MUNDO TODO ! O Brasil mesmo possui inúmeros satélites (hoje pertencentes a StarOne) que atendem o território nacional, fora satélites estrangeiros.

    E em relação a qualidade..., pasmem mas os links via satélite são mais confiáveis do que os links terrestres, e isso não sou eu quem afirmo, é estatística das operadoras ! Tanto é que grandes corporações utilizam sistema via satélite como links de backup. Mas percebam que estou falando de redes corporativas e não de links internet e TV residencial (Sky, Via Embratel e etc).

    Querem um exemplo prático ? Quando virem uma Lotérica, olhem pra cima e verão uma antena, é um link VSAT, provavelmente em banda Ku. Vocês acham que as Lotéricas e principalmente a CEF colocariam algo que não funciona e correriam o risco de perder dinheiro ?

    Usinas, mineradoras, hidrelétricas, bancos..., todos usam links via satélite !!!
    As hidrelétricas são um ótimo exemplo: A ANEEL aplica multas pesadíssimas para elas pelo tempo em que elas ficam sem enviar a medição (em tempo real) da energia que está sendo gerada e por isso elas utilizam links em banda C (maior disponibilidade), utilizariam se não fosse algo confiável ?

    Eu entendo e respeito o que muitos pensam, afinal alguns já utilizaram e infelizmente tiveram uma péssima experiência, mas como eu disse, existem redes e REDES via satélite, redes corporativas são parrudas, e por isso são mais caras e além disso, existem operadoras e OPERADORAS de comunicação via satélite.

    Abraços.

  5. #25

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    Não sei se o amigo é provedor de acesso a internet.
    Não creio que seja falta de conhecimento, mas sim falta de opções comerciais para obter um link desses.
    Se vendem link com up mais baixo, com latencia maior e por um custo alto, o que diria então em ter um link com as características de um link terrestre por um preço muito mais alto ainda. Nenhum provedor tem o menor interesse em obter um link desses. Se simétrico, baixa latencia representa custo mais alto ainda, fica fora de cogitação. Principalmente quando o poder público vive ameaçando com planos de 35 pila.

    E mesmo estes links não parecem tão eficientes assim. Por ex. BBrasil usa este tipo de link Mas seguidamente ficam sem sistema. Pelo menos aqui. Outras vezes os próprios funcionários reclamam que o "sistema hoje esta lento".
    E ninguém faz nada a não ser esperar. De repente tudo volta ao normal, o que confirma a tese de que o problema é transmissão ou então do próprio sistema do BB e não na instalação local.
    Ou será que o BBrasil opta por uma assinatura mais econômica com latencia e sem garantia de SLA alto.

    Então, sinceramente não entendo que seja por falta de conhecimento, mas sim por falta de opção comercial para tais links. As atuais ofertas mais econômicas não prestam mesmo para provedor.
    Pode prestar para situações específicas.

  6. #26

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    Como eu disse: existem “links” que são aqueles fornecidos por pequenos provedores que nada mais fazem do que comprar e revender capacidade tuchando 30 clientes no mesmo canal prometendo a todos eles que o link é dedicado e, por este você paga R$ 35,00, e existem “LINKS” que são aqueles fornecidos por grandes operadoras, que fazem um over de no máximo 1/2 por canal, e por estes você realmente paga bem mais caro.

    Não se pode dizer que o sistema do BB é lento porque o link satélital é ruim ! Como conhecedores de redes, todos aqui sabem que existem INUMERAS possíveis causas pra isso e só depois de um troubleshooting é que pode-se dizer o motivo, não somos fornecedores do BB mas eu GARANTO que a menor probabilidade de lentidão é a de ser o link satelital porque a os links utilizado pelo BB são links SCPC, (links clear-channel, ponto-a-ponto que não passam sequer por uma HUB Station), estes são os mais confiáveis (mas também os mais caros, fato !).

    Entendam: lentidão NÃO TEM NADA A VER com o fato do link ser via satélite !!! A posição orbital do satélite não muda, é constante e por isso o tempo que o sinal leva pra subir e descer é o mesmo, sempre, o que existe é um delay maior, mas ele é constante. Lentidão é causada pelo JITTER !!! (que pouco existe neste meio).
    Se o problema do BB fosse o link, eu acharia que a distancia do satélite fica oscilando em relação a Terra. rs

    Como eu falei, o problema é que muitos acabam tendo más experiências com provedores ruins e acham que a tecnologia não é boa, mas a comunicação via satélite é a mais confiável !
    E digo mais, ao contrario do que você pensa, de que operadoras não tem interesse em links satelitais, nos fornecemos links da alta capacidade pra 3 das maiores operadoras do Brasil (EBT, OI e Vivax), justamente para suprir necessidades que eles não conseguem ou que o investimento fica muito alto.

    Tudo é uma questão de saber operar o sistema e nao ser malandro com o cliente, tuchando mais links do que o canal suporta. E o fato de o UP ser menor é como eu disse, depende do que você contrata, isso é configurável, pode-se ter um UP maior do que o Down, pode-se ter link simétrico..., basta pagar por isso.

    E mesmo com todos estes pontos, é preciso entender que mesmo entre os links via satélite, existem diversas soluções (SCPC, VSAT, DAMA, e etc), cada uma indicada para uma aplicação ou finalidade diferente.

    Abraços

  7. #27
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    Somente para acrescentar ao tópico, abaixo, os donos da Oi:


    AG Telecom Participações
    O braço de gestão de investimentos do grupo Andrade Gutierrez, a AG Participações controla a AG Concessões, a AG Telecom, a Logimed, que atua no segmento de serviços de saúde.
    A AG Telecom detém 12,9% das ações ordinárias (com direito a voto) da Oi desde 1998. Além da Oi, a empresa possui também participação relevante na empresa de call center Contax, que também pertence à Telemar Participações.
    Em 2008, a AG Telecom esteve à frente do maior negócio concretizado no setor de telecomunicação: a fusão entre as empresas Oi e Brasil Telecom.


    Lf Tel S.A
    A Lf Tel S.A, que pertence ao grupo Jereissati, é o maior acionista individual da Oi, com 19,36% das ações ordinárias da companhia.
    As principais receitas da Lf Tel vêm de participações em empresa que o grupo possui, além de serviços de assessoria e consultoria econômica, financeira e tributária.


    BNDES
    O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) possui 13,05% das ações ordinárias da Oi, por meio do BNDES Par, o braço de participações do banco público. Em 2009, o banco liberou um financiamento para a companhia no valor de 4,4 bilhões de reais.
    Em 2010, o BNDES, que detinha 31,4% de participação na Oi, vendeu parte das ações da companhia para que a Portugal Telecom pudesse entrar como societária.


    Bratel Brasil S.A
    A Portugal Telecom, por meio da sua controlada Bratel Brasil, detém 12,07% de participação na Oi.
    Desde março de 2011, a companhia portuguesa assumiu participação direta e indireta de 25,6% no grupo brasileiro de telecomunicação.
    Na ocasião, a empresa europeia desembolsou 8,32 bilhões de reais pela fatia da companhia brasileira.
    A Bratel também possui 11,1% de participação na na Tele Norte Leste, subsidiária do grupo Oi.


    Fundação Atlântico de Seguridade Social
    A Fundação Atlântico de Seguridade Social é a entidade de previdência complementar patrocinada pelo grupo Oi e detém 11,51% das ações ordinárias da companhia.


    Previ
    A Caixa de Previdência Dos Funcionários do Banco Do Brasil – Previ - possui 9,69% das ações ordinária do grupo Oi e participação indireta de 3,67% nas ações da subsidiária Tele Norte Leste.
    A Previ foi criada no início do século passado e é considerado o maior fundo de pensão da América Latina, estando entre os 30 maiores do mundo. Trata-se de uma entidade fechada de previdência privada e seus participantes são funcionários do Banco do Brasil e funcionários da própria Previ.


    Funcef
    A Fundação Dos Economiários Federais (Funcef) detém 7,48% das ações ordinárias da Oi.
    A fundação é o terceiro maior fundo de pensão do país e foi criada com o objetivo de administrar o plano de previdência complementar dos funcionários da Caixa Econômica Federal.
    A Funcef adquiriu, em 2010, por meio de um leilão promovido pelo BNDES, as ações do grupo Oi.


    Petros
    Assim como a Funcef, a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) adquiriu em um leilão 7,48% de participação no grupo Oi.
    A Petros foi fundada pela Petrobras em 1970 e hoje é o segundo maior fundo de pensão do Brasil.


    Luxemburgo Participações
    A Luxemburgo Participações, que pertence também à AG Telecom, do grupo Andrade Gutierrez, detém a menor participação na Oi: 6,4% das ações ordinárias da companhia.



    Fonte: Revista Exame. (Fev. 2012)

  8. #28

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    To fim de gastar dinheiro isso nunca vai sair do papel.......

  9. #29

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    Adomingues, eu entendi perfeitamente desde o seu primeiro post qual é a questáo envolvida. Custos.
    Eu creio que quando o pessoal se refere a um link satelital náo atender ao provedor pequeno, náo estáo se referindo a alta tecnologia disponivel, ou falta de conhecimento, mas sim que os disponiveis a precos mais baixos náo atendem a necessidade.
    Por isso que nao acho que seja falta de conhecimento dos provedores, apesar das tuas explicacoes terem sido muito úteis para todos nós. É mais falta de opcao comercial mesmo.
    Cada vez que recebo um email divulgando link satelital vejo que náo atende as nossas expectativas pelas caracteristiscas dos links.
    Nunca recebi um email com uma oferta de link de alta qualidade como voce reportou. Nem tenho cacife financeiro para isso.
    Estas ofertas mais comuns sáo de links muito ruins. Nao pela tecnologia mas pelo que o fornecedor manipula neste link como voce informou.
    Quanto ao BB, por isso eu disse que poderia haver outras situacoes, mas quando se pensa em link caro, realmente o link deve ser o último elo a falhar.

  10. #30

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    MODERADOR-CHEFE de fato os preços dos links via satélite de qualidade são altos e as vezes impeditivos, mas isso porque o segmento spacial é caro mesmo, não tem muito como fugir disso...
    Eu só insisti na explicação porque muita gente vê com maus olhos esse tipo de tecnologia. As vezes por ter passado por alguma má experiencia com um link ruim, acaba generalizando e achando que a tecnologia não é boa.
    A falta de conhecimento que comentei não se referia exatamente aos pequenos provedores, mas sim as pessoas na situação que acabei de falar.

    Mas uma coisa que me admira muito é ver esse alto numero de pessoas, NUMA COMUNIDADE DE TECNOLOGIA, descrentes ou contra esse tipo de ação do governo.
    Todos nos sabemos que muita gente vai levar dinheiro com isso, claro, como tudo no Brasil, mas esse tipo de ação é essencial pro desenvolvimento das tecnologias no Brasil !

    E embora muita gente ache que a história do Exército ter um enorme interesse nesse projeto seja mentira, que é só faxada, eu digo: não é (!), e explico porque: com a privatização da Embratel, o Brasil deixou de possuir satélite próprio. As Forças Armadas utilizam os satélites StarOne que pertencem à Embratel (que por sua vez é do Mexicano Carlos Slim). A maior preocupação das Forças Armadas é de ter toda a sua comunicação dependente de uma empresa privada. No caso (hipotético, claro) de uma guerra, a StarOne (que a qualquer hora pode ser comprada por qualquer empresa) pode simplesmente desativar os transponders banda X (utilizados pelas Forças Armadas) e pronto, o Brasil não tem mais defesa, comunicação... Pra nós, parece piração porque sabemos que nunca entraremos em guerra mas a função do Ministério da Defesa é se preocupar e corrigir isso. E essa é uma preocupação que já vem de longa data.
    O Brasil está construindo submarinos nucleares, está comprando caças ultra modernos e como operar tudo isso sem satélite próprio ? Todo esse aparato super moderno não serve pra nada sem o satélite.

    Realmente o Brasil é uma m* e muita gente leva (muito) dinheiro nesse tipo de projeto mas, é o mal necessário, principalmente pra evolução da tecnologia que, vamos combinar, está bem atrasada por aqui.

    Ah, só pra deixar claro: eu não sou de nenhuma operadora envolvida nesse projeto, hein !

    Abraços


  11. #31

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    O pessoal está muito esfolado e por isso que não fica fácil acreditar.
    Como o projeto é para cobrir o território nacional e ainda garantir a segurança nacional, fica a dúvida sobre o preço final para um link bom.
    Não duvido não da tecnologia. Só que conciliar preço de link com propostas de internet por 35 pila fica complicado.
    Mas é muito bom saber que a tecnologia existe e está aí a bater nas portas.

  12. #32
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????


  13. #33

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    Eu só sai em defesa do que foi escrito anteriormente, pelo fato de haver uma taxação de estar sendo escrito só besteiras.. Veja que a reclamação é contra o tipo de comercialização que está sendo feita. Com certeza ninguém duvida que neste setor existe alta tecnologia, mas o beneficio comercial é restrito a poucos.
    Até foi postado um log de latencia de um link desses ofertados no mercado...
    Agora, se as autoridades encararem este projeto como sendo a motivação primária, a segurança nacional, e bancarem os custos para que os preços a serem praticados permitam a utilização no PNBL, aplausos. .... mas o histórico tem sido outro. Sempre aparece uns grandões para ganhar em cima.
    Até agora faltou peito ao governo para bancar custos para que sejam ofertados planos de 35 pila ao consumidor final. A idéia que passa é que o preço de 35 foi montado em gabinetes políticos e não administrativos, sem saber os custos envolvidos em toda a cadeia...
    Neste pronunciamento a presidente acenou para a iniciativa privada para alavancar o projeto. E sabemos que iniciativa privada neste caso são os grandes investidores. Estes não vão enfiar dinheiro para não ganhar muito em cima. É uma lei de mercado.

    E como projeto é de segurança nacional, eu creio que o mais seguro seria o governo bancar sozinho e depois fazer sozinho o custo social disto. Investidor hoje pode ser nacional, mas amanhã com a concentração de mercado isso pode novamente cair na mão de estrangeiros, como os casos já citados.

  14. #34

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    De fato Internet a 35,00, via satélite COM QUALIDADE, eu não acredito !
    Segmento espacial é caro ! Chegar a um preço final tão baixo, só abrindo mão da qualidade mesmo, nao existe mágica !

    Abraço

  15. #35

    Padrão Re: Verdade ou mentira???????

    Citação Postado originalmente por adomingues Ver Post
    De fato Internet a 35,00, via satélite COM QUALIDADE, eu não acredito !
    Segmento espacial é caro ! Chegar a um preço final tão baixo, só abrindo mão da qualidade mesmo, nao existe mágica !

    Abraço
    Nem satélite e nem outra qualquer. Só custo de montar estrutura de manutenção já inviabiliza. A não ser como as teles que tem outros faturamentos e podem diluir custos. Provedor só vejo a opção de acesso a internet.
    Mas o poder público insiste em interferir no setor com objetivo diferentes dos objetivos técnicos. Estamos num setor caro por natureza e eles insistem em baixar custos mas não querem subsidiar nada.