+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    pessoal tenho alguns mikrotik em bridge e os mesmos nao atualizam hora e data so o centralizador que atualiza, alguem pode me ajudar?

  2. #2

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    eles tem que ter acesso a internet, ou criar um servidor de ntp na sua rede

  3. #3

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    todos eles tem acesso a internet, como crio esse servidor de ntp?

  4. #4

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    no seu centralizador,
    /system ntp server set broadcast=no enabled=yes manycast=no multicast=yes

    dai nas suas rbs, em ntp cliente vc coloca o ip do centralizador,

  5. #5

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    Olá tamanho. Você diz que suas RBs em bridge tem acesso a internet, mas será que tem mesmo?
    Vamos ver se eu advinho? Sua rede é hotspot! Seus clientes que estão conectados nas RBs em bridge acessam a internet, e por isso você acha que essas RBs também estão acessando a internet, certo?
    Errado! Para suas RBs em bridge acessarem a internet, é necessário que elas estejam cadastradas no IP Bindings do Hotspot como Bypassed.
    Entendeu?
    Qualquer dúvida é só perguntar.

    Abraços,
    Jonas Lima

  6. #6

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    eu tenho aki uma rede toda em bridge e instalei o NTP Server no MK q tem acesso a ainternet e as outras MKs pega deste server NTP a data e hora.
    simplis demais...

  7. #7

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    Pra saber se tem net ou não no pc so pingar no IP do registro.br por exemplo
    o IP e: 200.160.2.3 se der resposta e porq tem internet na sua MK.
    se não der vc ja sabe q não tem...

  8. #8

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    Vanduir, acho que você se equivocou.

    Se você pingar em um IP publico através de um PC que está conectado por uma RB em bridge, não significa que esta RB terá internet, principalmente no caso de uso de Hotspot.

    O seu PC pode estar autenticado no Hotspot, mas a sua RB não estará, a não ser que seja liberado o acesso dela pelo Ip Bindings.

    Exemplo: O seu PC possui um IP 192.168.1.100. Este IP já está autenticado no HotSpot. Logo, esse computador irá pingar na internet.

    Já a RB em bridge está com um IP 192.168.50.1 (Não estou me referindo a RB do hotspot e sim a uma outra RB na rede). Se este IP não estiver cadastrado no IP Bindings do seu hotspot, esta RB não terá acesso a internet.

    Acho que fui claro.

    Abraços,
    Jonas Lima

  9. #9

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    ola Jonas, elas já estao cadastradas no IP Bindings do Hotspot como Bypassed. e quando clico no manual no menu delas, abre o manual direitinho e acesso outras paginas.

  10. #10

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    A opção Manual utiliza a internet do seu PC para abrir o site da Mikrotik e não a internet da RB que você está usando. Portanto, isso não quer dizer que a sua RB tem acesso a internet.
    Para saber se a RB está acessando a internet, vá em Tools, Ping e peça pra pingar num ip público ou em um host qualquer, como google.com.
    Se pingar, é porque a RB tem acesso a internet.

  11. #11

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    dessa forma pelo ping dai nao pinga, entaonao tenho acesso a internet nas minhas rbs, e o que devo fazer para elas terem o acesso ja que estao todas em bridge?

  12. #12

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    Ok tamanho, vamos nos concentrar em somente uma RB. Para as outras é só repetir o processo. Preciso saber:

    1) na RB em bridge, qual o IP da interface que está recebendo o sinal da internet?

    2) na RB do hotspot, qual o IP da interface que está enviando o sinal da internet para esta RB em bridge?

  13. #13

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    bridge com ip 192.168.1.12 no centralizador que tem o hotspot 192.168.1.1 todas as portas estao adicionado na bridge e no adrresslist no ip esta setado como bridge

  14. #14

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    Veja se sua RB em bridge consegue pingar em 192.168.1.1
    Se conseguir, faça o seguinte:
    Na RB do hotspot, em IP Bindings, clique em +.
    Em address coloque o ip 192.168.1.12, em server deixe em "All", e em Type coloque "ByPassed".
    Pronto, sua RB em bridge vai pingar em um ip publico ou em um host, como google.com.

  15. #15

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    fiz conforme vc falou mas nao pingou pra fora

  16. #16

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    A RB em bridge pinga em 192.168.1.1?

  17. #17

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    pinga sim

  18. #18

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    Se você colocou no IP Bindings o IP do bridge conformei lhe expliquei e não funcionou, pode ser os DNS da sua bridge. Veja em IP -> DNS quais os DNSs que estão cadastrados lá. Para testar, use 8.8.8.8 e 8.8.4.4.

  19. #19

    Padrão Re: mikrotik em bridge nao atualiza hora e data

    dns 8.8.8.8 - 200.195.159.100- 200.195.159.101 os dois ultimos da copel provedor do link