+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Galera, quero abrir um provedor de internet, então comecei a fazer um projeto. Nesse projeto fala quais equipamentos preciso, como sao os planos, quanto vou gastar etc. Então veio uma dúvida na minha cabeça, vou explicar:

    Vai ter um cabo saindo da minha RouterBoard, esse cabo vai para um switch (switch A) com 4 porta por exemplo.

    Switch A:
    - Na porta 1 vai chegar o sinal da RouterBoard
    - Na porta 2 vai sair o sinal pro cliente
    - Na porta 3 vai sair o sinal pra outro cliente
    - Na porta 4 vai sair o sinal pro próximo switch


    Switch B:
    - Na porta 1 vai chegar o sinal do switch A
    - Na porta 2 vai sair o sinal pro cliente
    - Na porta 3 vai sair o sinal pra outro cliente
    - Na porta 4 vai sair o sinal pro próximo switch

    E assim por diante....

    Agora vão as perguntas:

    1. A RouterBoard vai atribuir um IP para cada switch meu, ou vai atribuir um IP para cada cliente conectado nos switches?

    1.2 Caso o RouterBoard atribua um IP para cada switch, como eu vou gerenciar os meu clientes? Não quero ficar acessando determinado switch para bloquear, liberar ou limitar a rede do meu cliente, quero fazer isso no servidor dentro da minha empresa.

    2. Os clientes vão conseguir se ver internamente? (Não quero isso)

    São essas três perguntas que tenho. Acho que ficou bem explicado. Fico no aguardo. Muito obrigado.

    Antes de tudo, não quero ser mal educado, mas não estou pedindo opinião sobre meu projeto, se é ou não viável fazer via cabo, se vai ficar caro ou não. Apenas quero sanar essa dúvida sobre os switches. Falo isso, pois nesse mesmo fórum já vi isso, as pessoas querem tirar suas dúvidas, mas sempre tem uns que querem dar opinião sobre o projeto dos outros e acabam nao sanando a dúvida. Espero que me entendam.

  2. #2

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    bom vou tentar falar de forma bem simples...

    perg. 1. A RouterBoard vai atribuir um IP para cada switch meu, ou vai atribuir um IP para cada cliente conectado nos switches?

    resp. se sua rede for desta simples... o suite.. ( nao gerenciavel) apenas vai repetir o que entrar e sair pelas portas. procurando os ips que solicitaram os pacotes de dados. ate encontrar eles. ou seja estes suites simpels nao se configura nada... quem vai dar ip e o servidor... todos ips vao sair dele. (Servidor)
    2 reposta voce pode fazer uma rede mas complexa. tipo bota um suite 8 portas com 7 roteadores sem fio ou com fio... e em cada roteador vc coloca um ip diferente... mas acho que nao e este seu caso... ... mesmo que coloque roteadores... seja sem fio tipo a wom 5000 ou tp links caseiros deixe todos em bridgue. ( vao fazer o mesmo do suite comun citado acima)
    ( noto sua falta de experiecia no ramo) devido a s pergunrtas serem vazia e deixar aberta avarias interpretações. entao estou explicando da forma que entendi as perguntas.

    2. Os clientes vão conseguir se ver internamente? (Não quero isso)..

    so usar suites vlan. estude sobre isso. a porta 1 enxerga todas. e todas so enxergam a 1
    ou seja nao se passa trafego da porta 2 para 3 por ex. e o valor destes e coisa de 5 reais mas caro no mercado livre. caso queira economizar compre do simples para passivos e onde ouver um entroncamento bote vlan ( faço isso aqui )
    veja no youtube... videos sobre rede cabeadas.. sao chatos mas... e rede 160 volts cabeada. vai tirar muitas duvidas...

  3. #3

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Um switch simples é uma bridge (uma ponte) por onde se passa tudo, serve para interligar um lugar a outro, o servidor não vai dar ip para switch simples, ele joga na rede, e os switchs repassam a diante, um switch simples não é como roteador que que tem porta wan onde pode receber um ip via dhcp, fixo, ou pppoe.

    Quanto aos clientes não se enxergar é só por um switch vlan fixa.

    Estude mais um pouco amigo antes de cair nessa empreitada se não a dor de cabeça vai ser certa e o investimento pode ir de água a abaixo, eu estudei as tecnologias mais de 3 anos antes de abrir meu provedor.

  4. #4

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Citação Postado originalmente por edvan01 Ver Post
    bom vou tentar falar de forma bem simples...

    perg. 1. A RouterBoard vai atribuir um IP para cada switch meu, ou vai atribuir um IP para cada cliente conectado nos switches?

    resp. se sua rede for desta simples... o suite.. ( nao gerenciavel) apenas vai repetir o que entrar e sair pelas portas. procurando os ips que solicitaram os pacotes de dados. ate encontrar eles. ou seja estes suites simpels nao se configura nada... quem vai dar ip e o servidor... todos ips vao sair dele. (Servidor)
    2 reposta voce pode fazer uma rede mas complexa. tipo bota um suite 8 portas com 7 roteadores sem fio ou com fio... e em cada roteador vc coloca um ip diferente... mas acho que nao e este seu caso... ... mesmo que coloque roteadores... seja sem fio tipo a wom 5000 ou tp links caseiros deixe todos em bridgue. ( vao fazer o mesmo do suite comun citado acima)
    ( noto sua falta de experiecia no ramo) devido a s pergunrtas serem vazia e deixar aberta avarias interpretações. entao estou explicando da forma que entendi as perguntas.

    2. Os clientes vão conseguir se ver internamente? (Não quero isso)..

    so usar suites vlan. estude sobre isso. a porta 1 enxerga todas. e todas so enxergam a 1
    ou seja nao se passa trafego da porta 2 para 3 por ex. e o valor destes e coisa de 5 reais mas caro no mercado livre. caso queira economizar compre do simples para passivos e onde ouver um entroncamento bote vlan ( faço isso aqui )
    veja no youtube... videos sobre rede cabeadas.. sao chatos mas... e rede 160 volts cabeada. vai tirar muitas duvidas...
    É isso mesmo que eu queria saber, muito obrigado

  5. #5

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Um switch simples é uma bridge (uma ponte) por onde se passa tudo, serve para interligar um lugar a outro, o servidor não vai dar ip para switch simples, ele joga na rede, e os switchs repassam a diante, um switch simples não é como roteador que que tem porta wan onde pode receber um ip via dhcp, fixo, ou pppoe.

    Quanto aos clientes não se enxergar é só por um switch vlan fixa.

    Estude mais um pouco amigo antes de cair nessa empreitada se não a dor de cabeça vai ser certa e o investimento pode ir de água a abaixo, eu estudei as tecnologias mais de 3 anos antes de abrir meu provedor.
    Ficou mais claro agora a função do switch. Ainda estou fazendo o projeto para o provedor. Deve demorar muito ainda kkk. Muito obrigado por me ajudar

  6. #6

    Padrão

    Meste a switch estando em bridge o proprio roteador ja vai proteger o cliente pela wan.
    O roteador em modo router vai fazer a conexao PPOE e o cliente fica na porta LAN do roteador com IP diferente.

  7. #7

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Como o amigo falou a Switch simples não tem gerencia, por tanto não consegue inserir ip, só com uma gerenciável. Quanto a gerência dos clientes tem várias maneiras, a mais comum é pppoe e hotspot, aonde cada cliente tem um usuário e senha que fica no concentrador. Esse forma de fazer rede é fácil, o problema, é com raio, fontes de energia, e o vilão de todos o loop. Boa sorte!

  8. #8

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Tenho rede cabeada, no primeiro ano foi de boa, ano passado so por deus teve bairro que praticamente queimou quase tudo devido a surtos eletricos vindo pelos pares de dados. Aqui nao sei se por falta de sorte ter caido raio perto, mais se for assim todo ano, sera um dos piores investimentos, em poucos anos pagaria uma rede fibra toda em ftth. Mais fui de utp pela facilidade e necessidade de urgencia, mais ja sabia que era o caso do barato que sairia caro no final...

  9. #9

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Parei de ler aqui..... rsrsrsrs
    .
    Agora vão as perguntas:

    1. A RouterBoard vai atribuir um IP para cada switch meu, ou vai atribuir um IP para cada cliente conectado nos switches?

  10. #10

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    antençao. pois no meu caso aqui.. eu acesso o roteador do cliente eu na minha casa e ele na dele... ainda nao fiz o video por falta de tempo mas... sei que os suites d e vlan nao deixan fazer isso...
    por ex:
    se eu tenho um escritorio a 2 km e a rede estiver toda em brighe. basta fazer uma vlan com dois roteadores. que os dados vao passar por toda rede e niguem vai ver. nem o dono da rede... ja os vlan impedem isso quando por algum motivo tiver um Y na rede as portas nao se enxergam, e acaba com esta posibilidade. de um ver outro. entao.. eu coloco sim tudo aqui em bridghe. mas vlan em cada entroncamento.

  11. #11

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Tenho rede cabeada, no primeiro ano foi de boa, ano passado...

    Tinhamos uma rede UTP nesse molde, de um ponto passando para outro, tambem aconteceu isso, queimou um monte de switch.

    Resolvemos o problema com uma rede mista de UTP com fibra, cada switch recebe link por fibra com conversor conectado em uma switch comum de 16 portas, alimentação POE reverso 5 portas alimentado por fontes 24V das antigas antenas.

  12. #12

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Tenho rede cabeada, no primeiro ano foi de boa, ano passado...

    Tinhamos uma rede UTP nesse molde, de um ponto passando para outro, tambem aconteceu isso, queimou um monte de switch.

    Resolvemos o problema com uma rede mista de UTP com fibra, cada switch recebe link por fibra com conversor conectado em uma switch comum de 16 portas, alimentação POE reverso 5 portas alimentado por fontes 24V das antigas antenas.
    Pensei também em fazer com cabo UTP, mas acontece que vai ficar caro pra eu poder pagar, não tenho muito dinheiro, vou comprar os equipamentos que acordo com que entra o dinheiro. Além de ter que comprar os cabos, terei que pedir autorização para a concessionária de energia para usar os poste, além de outras burocracias.
    Por conta disso, pensei em usar outro método para transmissão dos dados, pensei em transmissão dos dados com luz, é o mesmo método da fibra óptica, só que invés de ter um cabo direcionando a luz, teremos a atmosfera, só que será um feixe de luz reto (óbvio isso). O que vc acha disso?

  13. #13

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Acho que vc acaba de inventar um novo meio de comunicação, desconheço esse metodo de feixe de luz na atmosfera.

  14. #14

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Citação Postado originalmente por lopesdogabriel Ver Post
    Pensei também em fazer com cabo UTP, mas acontece que vai ficar caro pra eu poder pagar, não tenho muito dinheiro, vou comprar os equipamentos que acordo com que entra o dinheiro. Além de ter que comprar os cabos, terei que pedir autorização para a concessionária de energia para usar os poste, além de outras burocracias.
    Por conta disso, pensei em usar outro método para transmissão dos dados, pensei em transmissão dos dados com luz, é o mesmo método da fibra óptica, só que invés de ter um cabo direcionando a luz, teremos a atmosfera, só que será um feixe de luz reto (óbvio isso). O que vc acha disso?
    Nem pensar, se não tem dinheiro. Se acha caro equipamento para fibra ótica, os equipamentos que você se refere são muitas vezes mais caro.
    Orcei uma vez dois equipamentos para 10km. R$ 25.000,00 cada. E não distribui multiponto. É para ponto a ponto.

    porque você acha que 99% começam com wireless em WiFi? Custo baixo. Depois vão migrando para 100% fibra ou então para sistemas hibridos.

  15. #15

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Fiquei curioso em entender a aplicação prática desse método de transmissão óptica na atmosfera terrestre. Pode nos dar uma "luz" ou alguma fonte de estudo?


    Enviado do meu iPhone usando UnderLinux

  16. #16

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Citação Postado originalmente por cleuzo Ver Post
    Acho que vc acaba de inventar um novo meio de comunicação, desconheço esse metodo de feixe de luz na atmosfera.
    Isso já foi estudado, talvez não seja conhecido aqui no Brasil, as únicas desvantagens da transmissão a luz (usando um laser por exemplo) é que se chover vai atrapalhar o envio do sinal, pois a luz vai bater nas gotas d'água.

    Pesquise por transmissão de dados via luz.

  17. #17

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Nem pensar, se não tem dinheiro. Se acha caro equipamento para fibra ótica, os equipamentos que você se refere são muitas vezes mais caro.
    Orcei uma vez dois equipamentos para 10km. R$ 25.000,00 cada. E não distribui multiponto. É para ponto a ponto.

    porque você acha que 99% começam com wireless em WiFi? Custo baixo. Depois vão migrando para 100% fibra ou então para sistemas hibridos.
    De maneira alguma quero iniciar um provedor wifi, na minha cidade tem 2 provedores apenas, os dois são wifi e tem aquela qualidade. Quero fazer diferente, quero entregar qualidade.

  18. #18

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Citação Postado originalmente por avatar52 Ver Post
    Fiquei curioso em entender a aplicação prática desse método de transmissão óptica na atmosfera terrestre. Pode nos dar uma "luz" ou alguma fonte de estudo?


    Enviado do meu iPhone usando UnderLinux
    Boa tarde, posso sim, não vou explicar aqui pois é um assunto complexo. Me chama no whatsapp 35997526072, terei o maior prazer em compartilhar o que sei sobre isso.

  19. #19

    Padrão Re: Rede Cabeada UTP - como funciona a atribuição de IPs?

    Alguns anos atrás já tivemos tópicos aqui no Under sobre o uso do laser.

    E tem empresas que revendem equipamentos para transmissão.
    Só que como o feixe é estreito e um tem que focar no outro o sistema não serve para distribuir sinal de internet. Só para ponto a ponto.

    http://www.estadao.com.br/noticias/g...20011106p55580

    https://www.tecmundo.com.br/laser/22...-que-wi-fi.htm

    E a transmissão por luz não é tão novo assim. Só foi aprimorado. Por exemplo , com funciona um controle remoto que hoje é tão comum em eletronicos? É um feixe luminoso em infra vermelho. Nós não vemos o feixe mas o controle aciona o eletronico.
    É tudo uma questão de frequencia de luz.
    No caso destes equipamentos ele gera um feixe de laser, não me lembro agora em que frequencia, e este feixe "carrega" os dados. Na verdade ele carrega é o código binário.