+ Responder ao Tópico

1. Atualizando...

Substitui uma das Nano5 por uma AirGrid M5, agora a rede então, possuindo 2 Nano5 e 3 AirGrids M5.
    O desempenho médio melhorou, mas como o ping hoje teve 4h de duração, em algum momento a rede "tossiu" porque as Airgrids, embora mantivessem a média menor como vinha sendo, também tossiram em dado momento. Bom, 4h de teste, "relevável". Mas é fato, ao diminuir a rede para 2un Legacy impactou direto na melhora de desempenho da latência. Agora resta saber se a melhora se deu ao número reduzido de Legacy's ( seria 2 o limite ) ou a porcentagem reduzida de Legacy's ( 40 % ). Se bem que hoje o teste se deu 50% / 50% .

Log do ping das 19h as 23h:
    * Não esqueçam que tem 3ms a mais em média do enlace ( pena não ter testado o enlace hoje para identificar se a tossida não foi "dele" ). Nos próximos testes não comerei esta mosca.

Nano5 "A":
    Pacotes: Enviados = 13372, Recebidos = 13367, Perdidos = 5 (0% de perda),
    Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 4ms, Máximo = 224ms, Média = 13ms

Nano5 "B":
    Pacotes: Enviados = 13336, Recebidos = 13330, Perdidos = 6 (0% de perda),
    Mínimo = 4ms, Máximo = 252ms, Média = 9ms

AirGrid "A":
    Pacotes: Enviados = 13381, Recebidos = 13381, Perdidos = 0 (0% de perda),
    Mínimo = 3ms, Máximo = 160ms, Média = 6ms

AirGrid "B":
    Pacotes: Enviados = 13273, Recebidos = 13267, Perdidos = 6 (0% de perda),
    Mínimo = 3ms, Máximo = 228ms, Média = 7ms

Sigo testando, postando sob demanda anormalidades e/ou avanços.

2. Bom pessoal. Hoje torno oficialmente encerrado meu Teste.

Durante os últimos 2 meses, aos poucos fui substituindo as Legacy's por Airgrids.
    De 45 dias pra cá operei com 10 AirGrids M5 e 1 Nano 5 Legacy.

Esta Nano Legacy a bem do teste, era de um cliente 24/7. O que me ocasionou um ótimo ambiente de teste.

Neste tempo todo o Bullet M5 da torre reportava airMAX Quality por volta de 96% e airMAX Capacity: 48% . Onde toda linha M5 ficava com 99%/49% enquanto a Nano 5 ficava 95%/46%.

Esta Legacy sozinha não sofria de distúrbio de ping, mas a média de ping dela era sempre cerca de 3/4ms acima das M5. Não é nada não é nada mas era 200% mais lenta no tempo de resposta. Era ???

Sim, há questão de 10 dias, troquei esta última Legacy Nano 5 por uma Nano Loco M5. O cliente era a 100m da torre, então resolvi por uma Loco e não uma Grid lá por 2 motivos: 1º que precisava gerar e captar menos potência pela proximidade. 2º que queria ver o comportamento de outro equipamento M5 diferente das Airgrids, vendo com isso também se o fato da maior abertura da Loco não captaria mais interferências ( acentuado pelo fato de OMNI's por sí só já captarem bastante interferência ). Um grifo aqui: sou muito fã de Grids, pelo foco de potência e baixa captação de interferências.

Como vislumbrei, a Loco M5 se incorporou a esta rede com a mesma qualidade que as AirGrids M5 vinham tendo, mesmo comportamento, mesma latência. E mais...

"Mais" porque a partir do momento que eliminei a última Legacy, meus parâmetros airMAX em todas as estações ( e logicamente no Bullet M5 ) cravaram em 100%/50% respectivamente. Lembrando que mesmo os M's antes, quando ainda juntas com Legacy's não ficavam "100%".

Vejam abaixo a aba Main do Bullet M5 e alguns pings simultâneos na agora rede 100% airMAX nativa.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main_bullet.jpg
Visualizações:	358
Tamanho: 	61,8 KB
ID:      	37293 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.jpg
Visualizações:	159
Tamanho: 	62,7 KB
ID:      	37294

Bom... como eu citei antes, estou agora me ensaiando para montar um novo POP com um Rocket M5 e uma OMNI Dupla Polaridade 10dBI da Ubiquiti.

Minha idéia inicial é utilizar 100% AirGrids, tendendo a montá-las mais na Horizontal do que Vertical, pra evitar causar e absorver poluição.

Como não sei se terei cacife para fazer o novo PoP 100% airMAX nativo também, talvez, como "plano B" eu utilize este PoP SEM airMAX absorvendo Nano's 5 Legacy's e de quebra ganhando a opção também de setá-las como Horizontal ou Vertical. Diferente das Nano's M's que não me permitem escolher. É que sou meio chato e acho disperdício poluir com Mimo 2x2 para planos de 1/2MB em POP's com no máximo 30 clientes.
    Wireless é coisa muita da chata, e com o tempo aprendi que qualquer coisinha, mesmo que pareça insignificante, faz diferença. Quanto mais "cricri", menos dependente de sorte a gente fica.

E vocês, o que fariam no meu lugar na escolha do que utilizar nos clientes neste novo POP ?
    Opção 1 => 100% Airgrid M5 Airmax sem absorver Legacy's ( com isso deverá haver uma boa quebra de adesão para menos da metade, visto que exigirá gasto por parte dos clientes na troca )
    Opção 2 => Absorver Legacy's (setando elas para polaridade simples) e instalar novas Airgrids, tudo sem airMAX.
    Opção 3 => Novas idéias de vocês.

3. Citação Postado originalmente por silviola Ver Post
    Bom pessoal. Hoje torno oficialmente encerrado meu Teste.

Durante os últimos 2 meses, aos poucos fui substituindo as Legacy's por Airgrids.
    De 45 dias pra cá operei com 10 AirGrids M5 e 1 Nano 5 Legacy.

Esta Nano Legacy a bem do teste, era de um cliente 24/7. O que me ocasionou um ótimo ambiente de teste.

Neste tempo todo o Bullet M5 da torre reportava airMAX Quality por volta de 96% e airMAX Capacity: 48% . Onde toda linha M5 ficava com 99%/49% enquanto a Nano 5 ficava 95%/46%.

Esta Legacy sozinha não sofria de distúrbio de ping, mas a média de ping dela era sempre cerca de 3/4ms acima das M5. Não é nada não é nada mas era 200% mais lenta no tempo de resposta. Era ???

Sim, há questão de 10 dias, troquei esta última Legacy Nano 5 por uma Nano Loco M5. O cliente era a 100m da torre, então resolvi por uma Loco e não uma Grid lá por 2 motivos: 1º que precisava gerar e captar menos potência pela proximidade. 2º que queria ver o comportamento de outro equipamento M5 diferente das Airgrids, vendo com isso também se o fato da maior abertura da Loco não captaria mais interferências ( acentuado pelo fato de OMNI's por sí só já captarem bastante interferência ). Um grifo aqui: sou muito fã de Grids, pelo foco de potência e baixa captação de interferências.

Como vislumbrei, a Loco M5 se incorporou a esta rede com a mesma qualidade que as AirGrids M5 vinham tendo, mesmo comportamento, mesma latência. E mais...

"Mais" porque a partir do momento que eliminei a última Legacy, meus parâmetros airMAX em todas as estações ( e logicamente no Bullet M5 ) cravaram em 100%/50% respectivamente. Lembrando que mesmo os M's antes, quando ainda juntas com Legacy's não ficavam "100%".

Vejam abaixo a aba Main do Bullet M5 e alguns pings simultâneos na agora rede 100% airMAX nativa.

Nome:	         main_bullet.jpg
Visualizações:	358
Tamanho: 	61,8 KB
ID:      	37293 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.jpg
Visualizações:	159
Tamanho: 	62,7 KB
ID:      	37294

Bom... como eu citei antes, estou agora me ensaiando para montar um novo POP com um Rocket M5 e uma OMNI Dupla Polaridade 10dBI da Ubiquiti.

Minha idéia inicial é utilizar 100% AirGrids, tendendo a montá-las mais na Horizontal do que Vertical, pra evitar causar e absorver poluição.

Como não sei se terei cacife para fazer o novo PoP 100% airMAX nativo também, talvez, como "plano B" eu utilize este PoP SEM airMAX absorvendo Nano's 5 Legacy's e de quebra ganhando a opção também de setá-las como Horizontal ou Vertical. Diferente das Nano's M's que não me permitem escolher. É que sou meio chato e acho disperdício poluir com Mimo 2x2 para planos de 1/2MB em POP's com no máximo 30 clientes.
    Wireless é coisa muita da chata, e com o tempo aprendi que qualquer coisinha, mesmo que pareça insignificante, faz diferença. Quanto mais "cricri", menos dependente de sorte a gente fica.

E vocês, o que fariam no meu lugar na escolha do que utilizar nos clientes neste novo POP ?
    Opção 1 => 100% Airgrid M5 Airmax sem absorver Legacy's ( com isso deverá haver uma boa quebra de adesão para menos da metade, visto que exigirá gasto por parte dos clientes na troca )
    Opção 2 => Absorver Legacy's (setando elas para polaridade simples) e instalar novas Airgrids, tudo sem airMAX.
    Opção 3 => Novas idéias de vocês.
    Iai amigo como esta se comportando a rede depois desse tempo todo? Ainda esta utilizando a omni? quantos clientes esta simultâneos em horário de pico? Se não tem mais esse estrutura como ela se comportou até saturar?

4. Está se comportando muito bem.
    Sigo utilizando a OMNI com o BulletM5.
    Tenho 27 clientes cadastrados com picos de 20 online.
    Não saturou ainda, pico de consumo máximo por volta de 3~4Mb
    Aumentei a largura do canal para 40MHz há 1 semana, para verificar comportamento, melhorou ping e truput. ( de ~2ms para ~1ms )
    Testes sintéticos da UBNT mostraram mais de 100Mbits UDP em FullDuplex, na prática acredito que deva estar por volta de 30Mbits TCP com cerca de 15/20 conectados.

Uma imagem do sistema feita agora há pouco.

Nome:	         under.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	176,0 KB
ID:      	45386

Lembre-se que a saúde do sistema, principalmente do Airmax está diretamente ligada a qualidade do Fresnel, cliente a cliente.

5. Aproveitando o embalo.
    Um POP montado posteriormente, utilizando um Rocket M5 com OMNI 10 da UBNT.

Neste caso usando 4 Legacy's, 2 Loco M5, e demais Airgrid.

Repare que o Airmax Quality esta abaixo um pouco, em parte por conta das Legacy's, em parte por conta do sinal de alguns clientes mais distantes. O Capacity está um levemente acima de 50%, sendo puxado pelo MIMO 2x2 das 2 Locos M5.

Nome:	         under_2.1.jpg
Visualizações:	143
Tamanho: 	191,6 KB
ID:      	45391

Tópicos Similares

1. enviando e-mail na linha de comando
    Por mcyberx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 13-07-2004, 17:26
  2. Enviar arquivo anexo na linha de comando
    Por edupavan no fórum Servidores de Rede