+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre provedor usando nanostation

    Bom dia pessoal, sou novo por aqui como membro mas já acompanho vocês como leitor faz muito tempo.

    Estou com uma dúvida aqui e gostaria da opinião de vocês.

    Vou montar um provedor em uma cidade onde irei utilizar 3 torres. Sendo que na torre principal onde ficará o datacenter irei fazer o enlace com as demais. Média de 50 clientes ligados em cada torre.

    01 - RB1100 (HotSpot)
    01 - RB750 (balanceamento de links)
    01 - Switch 3COM (ligada na RB1100 para ligar as nanos) ou seria melhor ligar as nanos direto na RB1100 ?

    Minha idéia é usar varias NanoStation na torre principal e nos clientes bullet, tudo 2.4 (ficará bom inicialmente? e qual distancia conseguirei atingir?)

    Para fazer o enlace de uma torre para a outra pretendo usar Nano Bridge (ficará bom? ou tem forma melhor?) e para distribuir nas torres secundárias ligaria a NanoBridge em uma switch para repassar o sinal para as nanosstation distribuirem.

    Estou aqui aceitando sugestões de vcs grandes conhecedores que sei que são.


    Desde já agradeço os que tentarem ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    ei kra seria melhor pra vc liga os nano direto kra tem minos dor de cabeça kra vlw...

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    eu deverei utlizar as nanos como AP ?

  4. #4
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    Ola amigo, em vez de você usar nanos station mandando sinal te recomendo colocar logo paineis setoriais e de preferencia 5.8GHZ 2.4 é so dor de cabeça, quanto ao alcance com nano mandado em 2.4 não vai cobrir muito longe não.
    para os enlaces dependendo da distancia ficara bom sim, para distribuir nas torres secundarias também te recomendo usar painéis setoriais. abraços e que que Deus te abençoe boa sorte!

    [email protected]

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    esses painéis são apenas antenas né?
    oq devo utlizar para mandar sinal para esses painéis ?

  6. #6
    Suporte em Redes Avatar de wdnc5
    Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    LUZIANIA GO
    Posts
    555

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    Citação Postado originalmente por avjunior Ver Post
    esses painéis são apenas antenas né?
    oq devo utlizar para mandar sinal para esses painéis ?
    correto, você pode usar uma RB+cartões ou poderia ta usando um bullet AP.

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    Acompanhando ...
    T

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    Citação Postado originalmente por wdnc5 Ver Post
    correto, você pode usar uma RB+cartões ou poderia ta usando um bullet AP.

    Nesses bullet deverei utilizar antenas grade ? quantas preciso para fechar 360º na torre?

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    Agora caiu a ficha, ligar os bullets na setorial... obrigado pelo help aí amigo

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    Olha Wdnc5 nanostation2 como ap uso um aqui "inicialmente era só pra teste' mas gostei tanto que nunca tirei... atendo cliente a 5.3km da torre 11/11 ccq variando de 90 a 100% -69

  11. #11
    Correndo atrás... Avatar de Leonardo
    Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Próx. a Brasília
    Posts
    152

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Olha Wdnc5 nanostation2 como ap uso um aqui "inicialmente era só pra teste' mas gostei tanto que nunca tirei... atendo cliente a 5.3km da torre 11/11 ccq variando de 90 a 100% -69

    Posta ai pra galera quais as configurações de sucesso que você usa neste seu Nanostation. Estou para colocar um como AP para teste também, e vendo as configurações que deu certo pra ti, possa me dar uma grande ajuda, aliás, não só para mim mas para vários.
    Você Usa o M2 ou o 2?
    Sucesso!

  12. #12

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    opa, tb tenho uma disribuição toda em NS M2, coloquei um switch com vlan fixa e fechei o enlace com uma nanobridge M5... só alegria. Colquei 5 NS M2, cada um com seu canal, estou comprando material para montar outra distribuição, vou testar colocando a mudança de canais habilitado, uma RB450G fazendo roteamento e com um PPPOE sever autenticando no meu radius... nunca tive problemas com a frequencia aqui na minha cidade, meu ping interno fica na faixa de 1ms a 3 ms, perca de pacotes praticamente inexistente... apesar de ter uns concorrentes cavalos e, completamente burros ao ponto de colocar amplificadores em suas torres... por um lado é bom, mesmo tendo o mesmo fornecedor de link de dois concorrentes aqui, a rede deles vive no prego... teve um que acabou de assinar a decadência dele, contratou a Oi, vai virar escravo deles agora... o contrato deles é leonino, a fidelidade não acaba nunca... este cavalo, acha que o problema dele é no link, pelo menos é a justificativa para a incapacidade dele ao falar com os clientes...huahuahsjkadhsajda...

    Olha, na minha estrutura, não coloco um cliente a mais de 600m de uma repetidora, o NS M2 é configurado para kicar cliente com sinal acima de -75, meus clientes ficam entre -45 e - 55, trabalho com loco M2 e, atualmente, devido ao sumiço de loco M2, estou instalando umas OIW 2415CPE, estou muito satisfeito.

  13. #13

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    LarBomfim realmente esta complicado achar nano loco m2 e quando acha o valor é absurdo "airgrid m2 entao", quando a distancia a minha media fica em 1.5km

    Leonardo, nao tem segredo aqui uso ele a 18dbi ssid oculta modo rate conservative, noise immunyti ativo ack em auto

  14. #14

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    Cara, comecei meu provedor tem 6 meses, mas venda de acesso mesmo a 48 dias... estou com 30 clientes ativados e não fiz propaganda não... ainda....

    Faço a interligação com as minhas torres (atualmente são 02) com NanoBridge e nas torres uso RB450 + Rocket M5 + Painel Setorial de 20º 19DBI. Tudo em 5.8ghz....

    Não tive nenhuma dor de cabeça até agora...

  15. #15

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    Acompanhando...

  16. #16

    Padrão Re: Duvidas sobre provedor usando nanostation

    2.4 é muito poluido, começa com 5.8 que você vai ter menos dor de cabeça, e quanto ao POP pode usar nanostation M5 mesmo, no provedor que eu trabalho temos 6 penduradas em uma torre e temos clientes a 12 e 15KM de distancia usando airgrid de 27, conecta com -70~ -80 e funcionam normalmente, atingindo 6mb de trafego normalmente ( 6mb é o plano contratado por eles ).

    Quanto as nanostation, coloca elas como AP em Bridge e levanta um servidor pppoe na sua rb que vai ligar elas, sucesso na certa