Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Angry Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Boa noite amigos do under a situação é o seguinte aqui alguns clientes "espertinhos" estão se valendo da minha taxa de instalação 150,00 pra usar minha rede por 20 ou 30 dias sem pagar mensalidade,ai logo passado os 20 dias de atraso bloqueio o sinal e tão logo o cliente liga pra mim pra ver o que houve ai quando falo que foi por falta de pagamento ele diz que quer cancelar,o problema é o seguinte que geralmente compramos os radios dos clientes que cancelam por +- 100,00 mais ja teve uns 10 espertinhos que ficaram com as nanobridge por 150,00.

    Ai fica facil paga 150,00 por equipamento que custa quase 300,00 eu passo pro cliente os radios a esse preço pq eu e mais 3 provedores pegamos uma quantidade boa de radios ai temos um desconto bom,ai semana passada vi um dos clientes que cancelou e que ficou com a nanobridge,no telhado dele tinha a nanobridge e mais uma omni ai foi a gota d'gua bati palma no portao e perguntei o que ele tava fazendo com o radio que tinha me ganhado por 150,00 ai pasmem ele me disse "que espetou a omni pra joga BLACK SHOT em rede com os amigos e usa a nanobridge pra receber a ADSL de 50MB da GVT do cunhado dele que fica no outro bairro" ai pra não faze besteira dei as costas e fui embora.


    Ai amigos se alguem aqui ja passou ou passa por isso e teve solução pra isso sem ser por o radio em comodato pq ainda não to podendo e quiser compartilhar ficaria muito grato...

    Att

  2. #2

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    De droga, cara. O pior que o governo(através do stf) está para descriminalizar furtos de pequeno valor (é abstrato de propósito). Uma desgraça.
    Olha se tiver tudo legal aí (veja com seu advogado) emita um boleto de cobrança no valor do equipamento e envie pelos correios, e se não for pago proteste (ele receberá cartinha do spc/serasa). Só faça isso depois de calcular bem se não será em vão(aumentando o prejuíso).

  3. #3

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Aqui pra evitar tal dor de cabeça, nao vendo em comodata fica assim...

    Nano loco m5 a 250,00 ja instalado se cliente cancelar antes de 6 meses perde a antena.

  4. #4
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Aqui pra evitar tal dor de cabeça, nao vendo em comodata fica assim...

    Nano loco m5 a 250,00 ja instalado se cliente cancelar antes de 6 meses perde a antena.
    ta mais e ai como vc faz pra retirar a antena caso o cliente entenda que ja pagou pela antena?

  5. #5
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    De droga, cara. O pior que o governo(através do stf) está para descriminalizar furtos de pequeno valor (é abstrato de propósito). Uma desgraça.
    Olha se tiver tudo legal aí (veja com seu advogado) emita um boleto de cobrança no valor do equipamento e envie pelos correios, e se não for pago proteste (ele receberá cartinha do spc/serasa). Só faça isso depois de calcular bem se não será em vão(aumentando o prejuíso).
    Era tudo o que eu nao queria ter que ir pra vias de fato...

  6. #6

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Citação Postado originalmente por andersonfire Ver Post
    ta mais e ai como vc faz pra retirar a antena caso o cliente entenda que ja pagou pela antena?
    Fica expresso no contrato cancelamento antes de 6 meses é multa do valor dos meses restantes e retirada da antena. E muito bem explicado antes da instalaçao.

    Felizmente aqui é interior e as unicas 2x que precisei retirar o cliente foi gente boa.

    Nesse seu caso acima citado chega a dar zangue no zoio hehe...

  7. #7

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Meu amigo, voce precisa rever o sistema de adesão.
    Quando da contratação você deve deixar claro que ele está pagando pela adesão ao sistema.
    Tudo no papel.

    E tem outra, que normalmente não é feito. Comodato precisa ser documentado com uma nota fiscal onde a natureza da operação está especificada como comodato. Isso não gera imposto.

    Mas pelo que entendi você vende o rádio por um preço abaixo do que você comprou. Isso é ruim até porque vai gerar um prejuizo ou no máximo um empate de despesas, coisa que o fisco acaba não aceitando.

  8. #8

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Isso de vender mais barato é muito estranho, pq sempre tem um problema como cancelamento, mudança, mal uso e etc...

  9. #9
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Bom dia,
    tenha a documentação correta sempre. Faça contrato com clausulas diretas e em letras grandes. Informe no contrato o valor do equipamento, incluindo a sua mão de obra e os custos advocaticios. Caso tenha que cobrar judicialmente.

    Segundo, na aba "SYSTEM" do seu Ubiquiti:
    Miscellaneous Location
    Enable Reset Button: Latitude:
    Longitude:
    A) Troque a senha padrão;

    B) DESMARCA Enable Reset.

  10. #10

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Bom dia,
    tenha a documentação correta sempre. Faça contrato com clausulas diretas e em letras grandes. Informe no contrato o valor do equipamento, incluindo a sua mão de obra e os custos advocaticios. Caso tenha que cobrar judicialmente.

    Segundo, na aba "SYSTEM" do seu Ubiquiti:
    A) Troque a senha padrão;

    B) DESMARCA Enable Reset.
    Ja é uma otima dica, assim ele pensa que nao tem como acessar o sistema de gerenciamento, mesmo que reset.
    Reputação pra vc...

  11. #11

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    ehhehe isso é verdade, pq se o cara sumir nao vai usar o equipamento e ficar rindo da cara do vendedor.

  12. #12
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Obrigado pelas reputações.

  13. #13

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    uma boa idéia Interhome. Mas eu fiquei com uma dúvida, já que nunca desabilitei o reset.
    Se eu perder o acesso ao firmware eu também vou ficar com ele inutilizado?

  14. #14
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    uma boa idéia Interhome. Mas eu fiquei com uma dúvida, já que nunca desabilitei o reset.
    Se eu perder o acesso ao firmware eu também vou ficar com ele inutilizado?
    Voce não ficará sem acesso, pois é quem tem a senha colocado nele.
    Quando falei para desabilitar o reset, é para evitar que o cliente seu, que não sabe a senha que voce colocou. Tenha a possibilidade de "zerar" e entrar com a senha de fabrica.
    Voce sabendo a senha configurada, sempre terá acesso ao equipamento. Estando dentro dele, poderá inclusive "mandar" resetar quando quizer.
    Evitando assim, essa ação incorreta dos seus clientes. Tomando essa ação nas suas repetidoras, evitará o furto de equipamentos seus. Pois sabem que serão inuteis.

  15. #15

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Sim, este caso é tranquilo a proteção.
    Só me refiro ao caso de eventualmente perder o acesso ao firmware.
    Já vi casos de flutuação na energia e o rádio travar e ter que reiniciar o rádio.
    Pode até neste caso perder a config e voltar a de fábrica. Se voltar a de fábrica, fica tranquilo entrar, pois daí irá ficar habilitado o reset, que é o default.
    Mas se travar mesmo, teria como ainda recuperar?

    Mas reconheço que a dica é muito importante e talvêz valha a pena correr o risco de uma eventual perda e não perdas sistemáticas para o cliente

  16. #16

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    mete contrato na galera e bota no spc. a maioria pode estar com o nome sujo mas um dia vai querer limpar. e quanto ao cara da omni vc pode denunciar pra anatel, crea e policia federal. mesmo que ele nao está comercializando a lei é bem clara qualquer sinal fora da mesma edificação é serviço de telecomunicação e se não é outorgado é crime federal. claro que vc tem que ter scm e tals senão pode ser um tiro no pé. rsrsrs

  17. #17

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    1) Você precisa de ter uma contrato muito bem redigido, aconselho você gastar uns 600,00 - 700,00 com advogado e aumentar sua segurança;

    2) Consulte sempre SPC / SERASA, não saia liberando para qualquer pessoa....

    3) Aqui eu uso a Nota Promissória como caução, ou seja, em caso de quererem dar uma de espertinho, eu protesto a NP. Aqui tem funcionado.

  18. #18

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    faz algo melhor. ..........e simples. vincula-se a venda do produto internet . nota promissoria ao portador. como valor do equipamento e contrato . espeficando a devoluçao do dinheiro ou do equipamento em caso de desistencia. ......... e simples . nao pagou nao devolveu coloque nospc e serasa . uma garantia de receber o equipamento ou pagamento do aparelho .................

    so lembrando .......... quando a pessoa quer ser desonesta nada e nem lei alguma obriga ninguem pagar se nao quizer e se nao tiver nada

  19. #19
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Bom dia,
    tenha a documentação correta sempre. Faça contrato com clausulas diretas e em letras grandes. Informe no contrato o valor do equipamento, incluindo a sua mão de obra e os custos advocaticios. Caso tenha que cobrar judicialmente.

    Segundo, na aba "SYSTEM" do seu Ubiquiti:
    A) Troque a senha padrão;

    B) DESMARCA Enable Reset.
    Boa ideia nunca fiz isso aqui antes mais essa configuração funciona mesmo dando o reset pelo botao la no radio?

  20. #20
    Avatar de andersonfire
    Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Rio Grande do Sul-Alvorada(cidade sem lei)
    Posts
    306

    Padrão re: Solução para Proteger Acesso ao Firmware

    Galera o problema é o seguinte se eu prender o cliente por contrato temo pq ai eu seria o unico provedor(via radio) num total de 4 da cidade com tal politica e logo no inicio do sistema via radio aqui na cidade era assim com contrato e tudo ai o pessoal arrepío