+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda - CentOS com 4 Placas de Rede e 2 Link de Internet.

    Bom pessoal procurei no forum e não achei ninguem com o meu cenário e problema, e por isso vendo pedir ajuda de vocês para resolver meu problema.
    Meu Cenário:
    Um Servidor Linux CentOS 6.2 Instalado e funcionando (só não como deveria).
    a) Funciona: Servidor Apache, Squid, DHCP, IPTables, FTP (com os arquivos do windows esta funcionando).
    Um Servidor Windows 2008 R2 Instalado e funcionando (sem problemas).
    a) Funciona: Somente como servidor de arquivos
    Um Link Internet Embratel.
    Outro Link Internet TV a Cabo.
    Problemas:
    Quando eu utilizo uma placa de rede para um link de Internet (Embratel ou Cabo) e outra para rede local -> funciona tudo certinho, mas quando eu tento utilizar a outra placa com o link de Internet o CentOS desabilita o trafego na outra placa fica só funcionando um link por vez e isso também acontece com a rede local tenho 2 swicths um em cada placa de rede mais só funciona um se eu desplugar o cabo de rede dessa placa o outro funciona.
    como resolver isso? sendo que eu queria que o link de internet ficasse compartilhado pela TV a cabo e o link da embratel ficaria para FTP.
    eth0 - Rede Local - 192.168.0.0/24 - Ligado no switch 01
    eth1 - Rede Local - 192.168.0.0/24 - Ligado no switch 02
    (só funciona se eu plugar o switch 02 no 01)
    eth2 - Internet Embratel
    eth3 - TV a Cabo.
    Servidor Linux - HP DL 385 - 8BG de RAM, 300GB de HD.
    (O Servidor já veio com as 4 placas de rede instalada)

    Lembrando que se ficar só um link de Interne e um rede local e ligando o swicth 02 no 01, tudo funciona compartilhamento de internet, squid, ftp, tudo mesmo mas eu preciso utilizar os dois links de Internet.

    me ajudem por favor, desde já agradeço.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Ajuda - CentOS com 4 Placas de Rede e 2 Link de Internet.

    Amigo uma pergunta vc desta com a placa eth1 e eth0 na mesma faixa de ip?

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda - CentOS com 4 Placas de Rede e 2 Link de Internet.

    sim, eth0 - 192.168.1.254 - eth1 - 192.168.1.253
    para os clientes do 1º andar se comunicar com o do 2º andar.

  4. #4
    Avatar de thiagoacsp
    Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    São Bernardo do Campo, Brazil, Brazil
    Posts
    231

    Padrão Re: Ajuda - CentOS com 4 Placas de Rede e 2 Link de Internet.

    Bom primeiro por que voce nao conecta um switch no outro para fazer um cascateamento entre eles, e assim usar uma unica placa de rede?
    Agora sobe usar as duas nets voce tem que procurar algo que ti mostre como usar o load balance no centos, ainda nao vi nada a respeito, sei que tem uma disribuiçao que tem como padrao é o brasilfw.

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda - CentOS com 4 Placas de Rede e 2 Link de Internet.

    eu não posso mudar a estrutura que esta funcionando, CentOS e Windows, como é uma agencia de publicidade os arquivos que trafega é muito grande na rede e por isso queria usar as duas placas para eu ganhar mais performace, já pesquisei e até vi sobre fazer ponte entre as placas, mas o meu maior problema e usar os dois links mesmo de não der jeito mesmo eu faço isso mesmo de ligar os dois swicths.