+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry Usar MAC da Ethernet para Filtrar e Autenticar Cliente no AP.

    Ola galera bom dia.
    Tenho um pequeno provedor wireless, e apouco tempo,
    alguns dos meus clientes vem emprestando para amigos minhas
    nano da UBNT. Tipo eu cadastro o MAC da interface WLAN no AP
    e por isso eles colocam minhas NANO em outos computadores.
    E devido a isso estou tendo prejuizos, pois ao invés de vender
    mais concexão ficam emprestando as minhas NANO. Que
    afinal são caras.
    Gastaria de saber se tem como usar o MAC da Ethernet que é fixa do
    computador para filtrar e cadastrar o cliente no Acess Point ao invé do MAC da WLAN
    que esta no Nano ?
    Uso :
    Nanostation2
    NanostationLoco2
    NanostationLoco M2

    Quero fazer isso para evidar prejuizos e futuro transtornos, cortar logo o mal pela raíz.
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão re: Usar MAC da Ethernet para Filtrar e Autenticar Cliente no AP.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Clonar MAC é fácil.

    Se você amarrar o nano ao computador do cara, podes crer que eles vao arrumar um jeito de clonar o MAC para a nano pensar que o computador do outro é o computador original...
    Mas se não fizer assim, as minhas nano vão ficar zanzando por ai, e terei prejuizos ainda maior se não tentar algo. Por que já tô tendo prejuizo, na perda de clientes "os amigos" do clientes cadastrados, que usam no lugar dos outros.
    E sem falar que corro risco de ter que subistituir as nano que forem estragadas por não serem devidamente cuidadas. Por que o cliente não vai assumir que foi ele mesmo que estragou por ficar tirando ela da base de fixação.
    Eu so tenho este meio que "amarrar" o MAC da Ethernet do computador na nano para ser autenticado no Acess Point. E gostaria de saber como fazer por que to perdendo o SONO.
    E o pior é que são clientes que pagam com pontualidade, não posso "bani" eles. Tenho que me virar

  3. #3

    Padrão re: Usar MAC da Ethernet para Filtrar e Autenticar Cliente no AP.

    Dentro do Nano em Network vai em network mode: ao invés de vc usar Router usa Bridge.
    aí no seu servidor vc cadastra a mac do pc do cliente e não a mac da Wlan do nano.
    Já resolve mas realmente se os caras tiverem os dom de clonar MAC aí ferro.

  4. #4

    Padrão Re: Usar MAC da Ethernet para Filtrar e Autenticar Cliente no AP.

    Deixa eu ver se entendi: O cliente sobe no telhado, tira o rádio e leva para casa de outro amigo?
    Caraca, aparece gente para tudo. O trabalhão que dá para eles, coloca rádio, tira rádio....
    Acho que o melhor é você conversar com o cliente e esclarecer as condições de uso.
    Se passar para bridge, e cadastrar o mac do PC, mesmo hoje sendo poucos, amanhã você cresce e fica com sua rede minada de broadcast.

  5. #5

    Padrão Re: Usar MAC da Ethernet para Filtrar e Autenticar Cliente no AP.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Deixa eu ver se entendi: O cliente sobe no telhado, tira o rádio e leva para casa de outro amigo?
    Caraca, aparece gente para tudo. O trabalhão que dá para eles, coloca rádio, tira rádio....
    Acho que o melhor é você conversar com o cliente e esclarecer as condições de uso.
    Se passar para bridge, e cadastrar o mac do PC, mesmo hoje sendo poucos, amanhã você cresce e fica com sua rede minada de broadcast.
    A base de fixação onde a Nano está as vezes fica de facil acesso, por que não preciso coloca-la em logares "problematicos" pois tem sinal e visada EXELENTE.
    Quanto a conversar sobre as condições de uso é a primeira coisa que faço. E mesmo sobre restritas e severas condições, tem uns clientes que me faz a sacanagem de ir la e tirar do lugar. Ai fica as minhas Nanos indo de um lugar para outro a merce dos cuidados dos F**.
    E volto a relatar meu provedor é novo e não quero ter que ficar "banindo" cliente por favorecer "amigos" com as minhas Nano, pois os mesmos PAGAM em dia.
    Por isso estou procurando meios de dificultar e/ou bloquear as condutas que estão fazendo com as minhas Nano. E quem trabalha com elas sabe muito bem quanto são CARAS e a mão de obra do concerto.
    Se mais alguem tiver algum "Help"....

  6. #6

    Padrão Re: Usar MAC da Ethernet para Filtrar e Autenticar Cliente no AP.

    Então faz o que disseram.
    Passa para bridge só nestes clientes 'espertinhos' e cadastra o mac do pc do cliente.
    Mas também disseram que se eles são 'espertinhos' vão clonar este mac e continuar com a farra.
    Cara, eu não acreditava que tinha gente para isso.
    Me imagino como cliente, e vou usar a net e me lembro que tirei o rádio e emprestei para um amigo. Daí saio correndo e vou na casa do amigo para acessar de lá. -- que coisa louca isso.

  7. #7

    Padrão Re: Usar MAC da Ethernet para Filtrar e Autenticar Cliente no AP.

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Então faz o que disseram.
    Passa para bridge só nestes clientes 'espertinhos' e cadastra o mac do pc do cliente.
    Mas também disseram que se eles são 'espertinhos' vão clonar este mac e continuar com a farra.
    Cara, eu não acreditava que tinha gente para isso.
    Me imagino como cliente, e vou usar a net e me lembro que tirei o rádio e emprestei para um amigo. Daí saio correndo e vou na casa do amigo para acessar de lá. -- que coisa louca isso.
    Quando me deparei com isso, tambem pensei em varias coisas. Entre elas:
    1° De os participantes do ato, o cliente esta dividindo o valor da conta de internet que estou cobrando.
    2° De o cliente estar fazendo "favorzinho" entroca de alguma coisa.
    3° De o cliente estar afim mesmo de zuar com minha "cara".
    4° De fazer de tudo que citei acima, só por finalidade de me dar prejuizo de alguma forma, e principalmente nas Nano.
    E afinal pessoas com genero se tem dos mais diversos que se tem no mundo. Então eu não quero ir la e
    falar umas boas para a "pessoasinha" com finalidade de consertar as atitudes que está tendo com os meus equipamentos.
    Então para tentar uma atitude de bom senso, e não ficar corrento risco de perder "dinheiro e nem clientes". Tenho que me virar e buscar meios de contornar a situação do melhor meio possivel.
    Irei tentar as soluções sitadas no topico e as possiveis que aparecerem.
    Obrigado novamente aos membros que contribuiram, indo a luta.

  8. #8

    Padrão Re: Usar MAC da Ethernet para Filtrar e Autenticar Cliente no AP.

    Entrando na discussão

    Caro kamui,

    Pelo que entendi o problema consiste na mudança de local do equipamento.
    Acredito que isso se resolveria "lacrando" o equipamento no local de sua instalação semelhante aos lacres utilizados em relógios de leitura de consumo de energia elétrica. Coloca isso em contrato e faça as devidas vistorias

    Deixo aqui a minha opnião

    Abç,