+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AirMax em POP

    Olá pessoal. Estou fazendo um teste em um POP meu, usando a tecnologia AirMax em 2,4 GHz. No POP uso uma NanoStation e nos clientes NanoLoco.
    Alguém aqui trabalha com AirMax em POP? Se sim, poderia passar algumas dicas sobre configuração no POP e nos clientes, tipo ACK, largura de banda (20 ou 40 MHz), potência... e outros detalhes?

    Abraços.
    Jonas Lima

  2. #2

    Padrão Re: AirMax em POP

    Jonas,
    Numa visão "padrão" sobre o serviço de provedor wireless, a idéia principal seria: microcélulas, com potência baixa, um ganho médio de antena (pra compensar interferências), canalização de 40Mhz para passar uma banda legal, e nessa microcélula, trabalhar em um raio de no máximo 1km. Você vai garantir qualidade aos seus clientes, agregando largura de banda. No caso do ACK, deixe com o valor do seu cliente mais longe, para melhorar ainda mais a qualidade da sua rede.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  3. #3

    Padrão Re: AirMax em POP

    Olá Uesley.

    O estranho é que quando joguei em 40 MHz e com o AirMax ligado, a banda que passava era no máximo 2 Mb entre o cliente e o POP. O CCQ ficava em uns 40%. Lembrando que nesse POP só havia esse cliente conectado e com visada 100% limpa.

    Quando desliguei o AirMax, a banda aumentou para uns 4 Mb e o CCQ uns 80%.

    Quando joguei em 20MHz, a banda foi para uns 7 Mb e o CCQ uns 95%

    Era pra ser exatamente isso, só que ao contrário. Por isso acho que esta faltando alguma coisa de configuração no POP e no cliente.

  4. #4

    Padrão Re: AirMax em POP

    Qual a distância desse cliente pra sua base? Se for perto, a potência dos dois está muito alta. Lembrando que na sua base, a potência deve ser média, e no seu cliente, vai precisar configurar de modo a alcançar o melhor CCQ. Com certeza esse pode ser o seu problema. Veja o ACK, e deixe a canalização para 40Mhz. Lembrando que para ficar 100%, inclusive o fresnel não pode estar nadinha obstruído, visto que é um equipamento dupla polarização.

    Presto consultoria para provedores, se precisar de algo, entre em contato. Sou do RJ também.

    Se ajudei, estrelinha pra mim!

  5. #5

    Padrão Re: AirMax em POP

    Vou testar e posto os resultados.

  6. #6

    Padrão Re: AirMax em POP

    40 pra mim so se não tiver Poluição Alguma....Sucesso

  7. #7

    Padrão Re: AirMax em POP

    Caro Jlima, em relação a modulação 20 ou 40Mhz, esqueça 40Mhz pois está é apenas para enlaces PTP, use 20Mhz, escolha um canal q esteja menos poluido, se estiver usando NANO de 16DBI como painel sete a pontencia dele a uns 2Db a menos do que sua pontencia maxima, o ACK deixe ele para atender uma distância de no maximo de 3Km, e pode deixar o Airmax ativo.
    Nos clientes procure sempre trabalhar com visada limpa, também fixa a modulação para 20Mhz (nao deixei automatico 20/40Mhz), em arimax escolha a opção medio, em ACK deixe també com 3Km, e o mais importante vai regulando a potencia em DB, ex. deixa a mesma na potencia maxima e vai baixando gradativamente e analisando o qualidade do sinal.
    Outra coisa importante ainda mais se vc usar Nano de 16Dbi como painel, pois o correto seria rocket e basestation, procure colocar nano em clientes com no maximo 1,5Km acima disso use aigrid de 16Dbi, ou nano de 16Dbi.

  8. #8

    Padrão Re: AirMax em POP

    Tenho um pop com 6 NanoStations M5 aqui cobrindo um bairro e é o melhor ponto de transmissão do meu provedor!
    Uso NanoStation em 40Mhz e não tive problema até hj, ja tem 1 ano o pop... Nos clientes tudo NanoLoco M5 ou AirGrid, mas prefiro os NanoLoco pq são 2x2.
    Muito estranho essa banda que vc disse que passou no teu cliente.... Consigo entregar até 20Mbits nesse pop pro cliente (claro q nao tenho esse plano pra vender, mas fiz testes com FTP e passou flé!)