+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas ! Provedor em Fibra Optica

    Galera! o problema e assim,

    Tenho um provedor de internet wifi, aqui na cidade tenho em media de 400 clientes, e gostaria de melhorar a velocidade eu uso o mk para gerenciar a minha rede e em 5.8, mais agora eu quero montar um "novo" provedor em fibra optica levar fibra optica aos meus clientes - fazer uma negoio bacana. levar fibra pelo poste e no poste puxar para o cliente ? mais o que vai gerenciar isso? e a estrutura minha na minha central ? o que eu devo fazer ? alguem pode me ajudar? equipamentos necessario ? servidores? links?

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas ! Provedor em Fibra Optica

    Veja o pessoal da Cianet, vc poderá tanto distribuir internet, tv e telefone, usando a mesma fibra.
    E eles ainda podem fazer o seu pré-projeto

    Citação Postado originalmente por hiandro Ver Post
    Galera! o problema e assim,

    Tenho um provedor de internet wifi, aqui na cidade tenho em media de 400 clientes, e gostaria de melhorar a velocidade eu uso o mk para gerenciar a minha rede e em 5.8, mais agora eu quero montar um "novo" provedor em fibra optica levar fibra optica aos meus clientes - fazer uma negoio bacana. levar fibra pelo poste e no poste puxar para o cliente ? mais o que vai gerenciar isso? e a estrutura minha na minha central ? o que eu devo fazer ? alguem pode me ajudar? equipamentos necessario ? servidores? links?

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas ! Provedor em Fibra Optica

    Já pesquisei muito sobre isso e não consegui levar adiante pelos custos. A fibra em si não é cara, o que fica caro é fazer um projeto detalhado assinado por um engenheiro elétrico para enviar para a empresa de energia de sua região, o custo da instalação da fibra e o custo mensal do aluguel dos postes (como é um monopólio em cada cidade não tem um padrão de preços definido, varia de acordo com muitos fatores). Um projeto de 3Km ficava em quase 30mil na época.
    Para o last mile recomendaria usar cabo de rede mesmo, colocando um switch em uma caixa hermética no poste. Recebi por email o demonstrativo de um produto para esse uso, era da volt.

  4. #4
    ZOOM NET TELECOM LTDA Avatar de OSNIR
    Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    PARIPIRANGA - BAHIA
    Posts
    353
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvidas ! Provedor em Fibra Optica

    è possivel usar sim, temos um projeto prestes a colocar em prática, mas existem N fatores, primeiro tem que ter SCM própria, a nossa ja esta saindo, segundo qual tecnologia e topologia usar, escolhemos uma bem simples e funcional para evitar fusões, procura a CIANET, terceiro alugar postes a compahia de energia ou de telecomunicação, estamos pensando em nossos proprios postes ainda em estudo.... nossa intenção é atender empresas, posteriormente usuários domésticos.

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas ! Provedor em Fibra Optica

    Citação Postado originalmente por OSNIR Ver Post
    è possivel usar sim, temos um projeto prestes a colocar em prática, mas existem N fatores, primeiro tem que ter SCM própria, a nossa ja esta saindo, segundo qual tecnologia e topologia usar, escolhemos uma bem simples e funcional para evitar fusões, procura a CIANET, terceiro alugar postes a compahia de energia ou de telecomunicação, estamos pensando em nossos proprios postes ainda em estudo.... nossa intenção é atender empresas, posteriormente usuários domésticos.
    Para colocar postes próprios tem que ter autorização da prefeitura e não atrapalhar os já existentes, se for daqueles metálicos como os de semáforo, realmente pode se pagar em alguns anos.
    Para gerenciar pode usar a mesma infra que usa para wifi. Saindo do servidor você já deve ter um switch para interligar os rádios, é só usar um conversor de fibra para rj45 no mesmo switch se você já usa pppoe fica facil. Pesquisa por ftth (fiber to the home) aqui no forúm deve ter mais informações.

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas ! Provedor em Fibra Optica

    Cara, vê com o pessoal da Parks. Eles mandam muito bem nessa parte, e a qualidade do produto (ONTs e OLTs) é excelente!

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas ! Provedor em Fibra Optica

    Galera

    Seguinte eu tenho interesse em montar um provedor porem ainda tenho que tirar a SCM .

    Mas antes de sair gastando dinheiro a toa, gostaria de mais informacões sobre a estrutura necessária e como funciona para montar uma mini operadora ou provedor em fibra ótica pra serviços triple play.


    Vamos la sei que tudo parte da OLT na central ate aqui tudo beleza eu entendo a estrutura

    da OLT para os splitters PON e de la para as ONT ou ONU e de la para os clientes..


    agora como funciona a interligacão com os gateways e servidores. como introduzimos todo o munda na WEB kk global

    é obrigatório ter um link de outra operadora fornecendo internet? ou podemos criar o nosso como é interligado? existe algum backbone ?

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas ! Provedor em Fibra Optica

    Procure uma consultoria com alguma empresa ou engenheiro de telecomunicações, faça um projeto simples a principio
    para ter autorização de usar os postes, depois apenas amplie e rede, pois a concessionaria de energia sempre mas sempre faz beicinho pra ceder os postes mas depois que vc conseguiu ta tranquilo.