Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas


    Ubiquiti Bullet M2 HP Internal Review the Central Processing Unit (CPU) of this long range CPE is [COLOR=#009900 !important]Atheros[/COLOR] AR7240 also [COLOR=#009900 !important]similar[/COLOR] to TP-Link TL-WR740N [COLOR=#009900 !important]chipset[/COLOR] or like other MikroTik Routerboard hardware, we note that between the processor goes directly 10/100 therefore does not have a protective circuit, try to use shielded cables with connectors also shielded to avoid damage.

    Tradução: A parte interna do Bullet M2 HP revela a CPU dessa CPE de longo alcance o qual é um Atheros AR7240, similar ao chipset to TP-Link TL0WR740N ou como o hardware de uma RB Mikrotik, nos notamos que entre o processador entra 10/100 direito, não tendo assim nenhum circuito de proteção, tente utilizar cabos blindados com conectores também blindados para evitar danos.

    Pois é, mencionei isso em outro tópico, que em outras soluções existe um circuito de proteção, na saida Ethernet, mas ninguém falou nada...

    Fonte: http://piefae.blogspot.com.br/2012/0...al-review.html


    Atualização:



    RF side with minimal protection, [COLOR=#009900 !important]the Court[/COLOR] continued in order to use [COLOR=#009900 !important]antennas[/COLOR] and short-circuited.

    Circuito RF com proteção mínima....

  2. #2

    Padrão re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Aquecimento, e stress do equipamento. Isso provoca a queima.

  3. #3

    Padrão re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Vc tem certeza q é só isso? O carinha que escreveu o texto que colei acima deve ter uma razão pra dizer que na placa desse Bullet no caso, não existe um circuito de proteção, se ele diz que não tem, porque em outras soluções deve existir... Sei lá...

  4. #4

    Padrão re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    O pior q nao adianta cabo blindado sem um bom aterramento, logo nao adianta so enficar haste de cobre no chao e pronto! Como fazer isso no cliente? Quase impossivel! Vender internet + aterramento + cabo de rede mais caro q do concorrente? Não rola!!!

  5. #5

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Resumo = DESCARTEVEL... tanto é que estou desativando airmax nas torre e procurando outra soluçao.

  6. #6

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Eu to de olho na CPE Aquario de 14dbi com chipset Realtek 8196C. Ainda não achei pra comprar em lugar nenhum.

  7. #7

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    O cara escreve de um jeito confuso, parece que inglês não é a língua nativa dele.
    Problema que se fosse pra construir um aparelho bom, cheio das proteções, ia custar caro. E o povo quer preço antes de tudo, então como o colega falou ali em cima, não se consegue vender uma instalação decente, com aterramento correto, pelo preço que os clientes querem.

  8. #8

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    O Groove da Mikrotik nao é parecido ao Bullet? Ele vem com as protecoes? Nao seria uma alternativa?

  9. #9

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    A questão do inglês ali, eu achei bem escrito, entra no site pra ler pq aquelas "important" que apareceu, não ta no texto original, não sei de onde veio... apareceu um monte de condigo html tb...

    Bullet x Groove. Nesse o cara na fala muita coisa, so mostra imagens:

    http://piefae.blogspot.com.br/2012/0...ti-bullet.html


    Here are some [COLOR=#009900 !important]comparison[/COLOR] shots between the two [COLOR=#009900 !important]wireless[/COLOR] CPE hardware devices. CPE Ubiquiti Bullet 2 use[COLOR=#009900 !important]Atheros[/COLOR] AR7240 while Mikrotik Groove 5Hn is Atheros AR7241 Amazing how similar they are, no?



  10. #10

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Seria importante saber se queimam durante descargas elétricas (trovoadas) ou no uso (excesso potência reduzir a potência a metade, o sinal cai só 3db mas a vida útil aumenta muito).
    Se for durante trovoadas pode-se colocar um fio FLEXÍVEL de 2,5 mm ou 4 mm entre o conector da antena e o chassis do equipamento onde o cabo de rede será ligado, evitando que a DDP ocorra sobre o cabo de rede e componentes a ele associados.

  11. #11

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Como a alimentação é por PoE, cabos mal feitos ou injetores com defeitos também podem ser responsáveis por parte dos problemas não é ?

  12. #12

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Uma descarga elétrica (relâmpago) procura o caminho mais fácil; podemos criar um caminho alternativo usando um cabo FLEXÍVEL de 2,5 a 4mm (baixa impedância) .

    Lembrando que se a descarga vier pela rede elétrica, o que pode acontecer com PoE , deve-se ter um nó único de aterramento na estação.

    Uma maneira de proteger é aumentar a impedância entre equipamentos apenas para o aterramento padrão (aquele que ocorre normalmente ao interligar equipamentos); criando para as descargas um caminho paralelo, mais fácil ou seja de impedância muito mais baixa.

    Um exemplo, se deixar a alimentação elétrica ocorrer através de um rolo de cabo paralelo de uns 50mt você dificulta muito uma descarga entrar pela rede elétrica. O mesmo ocorre com cabo de rede e RF, mas para minimizar o comprimento de cabo nestes casos, pode-se dar 3 a 5 voltas em um núcleo toroidal de ferrite.
    Última edição por DUHbnu; 26-05-2012 às 13:49. Razão: melhorar explicação

  13. #13

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Eu ia utilizar só UBNT, mas desisti, essa coisas de ficar preso a uma marca me deixou com muito medo. Fora esses problemas aí e por exemplo, as Airgrid M2 tão em falta no mercado, eu ainda só uso 2.4GHz... Fico me imaginando com 50 clientes num Rocket M2 com Airmax, e um cliente pife e eu tenha dificuldade de encontrar no mercado ou numa época que a UBNT vier a ficar mal das pernas, sei lá, tudo pode acontecer. Vou ficando com o padrão N e trabalhar com celulas menores, de menor alcance, mas livre pra escolher diferentes Kits clientes.

  14. #14

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    nao podemos esquecer que raios geram campos eletromagneticos que podem se estender por centenas de metros, o mesmo acaba induzindo tensoes nos cabos de redes gerando a queima de circuitos em seus extremos , tai a grande utilidade dos cabos com blindagem, pois os mesmos acabam bloqueando a passagem desses campos. Agora contra o raio que cai direto na rede, so mesmo um bom aterramento, e olhe lá!

  15. #15

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Isso é verdade sim raumaster, se vc pegar o Groove por exemplo tem muito mais componentes na placa para proteção da porta LAN, o Bullet é frágil mesmo... nesse equipamento é aconselhável sempre o uso de um cabo de rede blindado e conectores blindados para aumentar a proteção, não que só isso resolva mais já ajuda bastante...

  16. #16

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    alguem achou uma solução pro bullet?? vejo q a ultima mensagem deste topico é de 2012, eu to com essa duvida.. encomendei um bullet m2 p colocar numa omni hyperlink aqui em casa tem aterramento de 3 barras... alguem ja conseguiu fazer o negocio funfar sem queimar??

  17. #17

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Bullet2 tinha circuito bem inferior ao Bullet M2. Já reduziu o problema.

    SE tem aterramento fique mais tranquilo, UBNT tem muita queima porque aterramento é coisa rara no mundo. O brasil tem mais raios que o resto do mundo:
    http://super.abril.com.br/cotidiano/...s-441018.shtml
    E o brasil ainda por cima está no meio disso:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anomali...C3%A2ntico_Sul

    "Se não é a chuva com raios, é o sol" :-)

    Tá a fim de montar um circuito pra proteger a lan?
    A l-com (Que comprou a Hyperlink) vende protetor que é facil fazer em casa:
    http://www.l-com.com/images/lightnin...-data-line.gif
    Esse é pra gigabit, pra 10/100 com POE você simplesmente não faz o circuito que vai nos pinos 4,5 e 7 e 8.
    Se não quiser usar centelhados, só esses 4 diodos com um zener no meio, com o negativo do zener indo pro aterramento, já ajuda muuuuuito. Faz 2 kits desse, um pro par 1 e 2, outro pro par 3 e 6. Ou seja, o "custo" é de 8 diodos 1n4148 ou 1n4004, e 2 diodos zener de uns 10V.

    (Alias, a Ubiquiti tem zener de 15V pra rede internamente, acho um pouco demais, esses CI's não aturam pico de 15V por algo tipo 500ms, pro brasil devia colocar zener de 7 ou 8V))

    O compra pronto os protetores ethernet:
    http://www.ebay.com/itm/Ethernet-LAN...-/191169196752

    (Só não garanto que isso não atrapalhe o POE, alguns protetores comerciais não servem pra POE e não informam isso, então acho mais seguro montar em casa uns protetores, diodo comum (1n4148) custa uns 10 a 20 centavos, zener de 7 a 10V custa uns 50 centavos, no maximo R$ 1 cada. se fizer uma plaquinha já soldando o cabo ethernet nela (Com um jack RJ45 no outro lado, formando algo tipo um extensor) o custo fica nuns R$ 5 se comprar tudo (jack, cabo, conector, diodos, e uma caixinha plastica da Patola))

    Pode increntar o circuito, colocando varistores, centelhadores, eles tem capacitancia baixa, não atrapalham a rede (Quem usa Bullet não espera ter 100Mbps mesmo), só atuam quando há alta tensão induzida no cabo.

  18. #18

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Seguinte, A UBNT jamais vai fabricar um aparelho que dure décadas, pois dessa forma prejudica as vendas da empresa.

    Então as descargas eletromagnéticas, é onde a UBNT deixou os aparelhos vulneráveis, pois tirando isso, acho que eles podem durar até décadas sim...

    Aqui ressuscito eles rodando o open-wrt, e ainda conectam a 100mbs, com firmware airOs mesmo tirando a auto-negociação da lan não funciona, porém com open-wrt funciona uma blz. A verdade é que ele para de realizar a auto-negociação então tenho por o open-wrt, e ligar o aparelho com o cabo LAN já plugado, o inconveniente é o firmware que tem uns bugs estranhos.
    Última edição por delegato; 14-01-2015 às 21:20.

  19. #19

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Opa vlew as dicas...

  20. #20

    Padrão Re: Porque as LAN Queimam mais Fácil q em Outras Marcas

    Eu não veria por esse lado.
    Os cartões mini-pci já foram uma porcaria que queimava só do ceu ficar nublado, era só gritar meio alto "Raio!" que um cartão 123AG, emp8602, ou wlm54g queimava.

    Aí chegou um ponto em que EXISTIA mosfet que suportava alta tensão, e surgiram essas etapas de RF com suporte a "14KV" e cia.
    O tchã do XR2 era não queimar por raio como os wpea-123ag ou os Orinoco queimava.

    O problema com lan é que precisa aquele trafo/drivers pra isolar, o trafo/driver precisa fio fino no enrolamento, porque se for grosso ele perde sensibilidade e um cabo ethernet de 30m não detecta rede. Ele precisa ser fino e frágil pra ser plenamente compatível com o padrão ethernet 10/100.
    Falo desse trafo/driver:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         m-reset.png
Visualizações:	305
Tamanho: 	3,6 KB
ID:      	56795

    O circuitinho que passei (Que a L-com e varios outros fabricantes vendem), com uma ponte retificador e um zener no meio é pra proteger o enrolamento desse componente, com esse circuito nunca teria tensão maior que a tensão do zener, essa tensão não iria danificar o enrolamento nos pinos 1 e 3, e 5 e 7 (Que corresponde a 1 e 2, e 3 e 6, no RJ45).

    Já pra evitar descarga que passe disso e chegue no chipset de rede, aí precisa aterramento mesmo, que vem a ser RJ45 blindado, cablo blindado, e aterrar a blindagem lá em baixo.

    Nenhum fabricante colocar essa porte retificadora como proteção antes da rede, os fabricantes vendem separado o protetor, porque? Porque boa parte do mundo não tem problemas com raios, CPE tipo NS ou Bullet são usados em lateral de prédio, em lateral de casa alta, são locais sem chance de descarga proxima, ou falando em prédios, são locais onde há um para-raio por perto.

    Receptor de satelite também tem esse problema, no interior queima LNBF adoidado! O problema passa pela malha do cabo, vai pelo gnd do aparelho, segue pelo gnd do cabo HDMI (A carcaça dele é ligada ao gnd) e vai queimar porta HDMI da TV lá dentro de casa. O fabricante do receptor de satelite NUNCA é o mesmo da TV, ninguém que fabrica receptores fabrica TV's, não há maldade em não colocar proteção. O que há é: O brasil tem raio pra caramba! O resto do mundo não sofre com isso, 1000 receptores de satelite na Russia duram 20 anos porque nunca tem raio, os mesmos 1000 no brasil, se for aqui no interior uns 150 iam queimar o lnbf por ano, e uns 100 iam queimar porta hdmi da tv, se estivessem em SP, na lateral de predio ou em casa em area residencial uns 15 por ano iam ter problema por raio. Então não é sacanagem do fabricante não colocar proteções, elas tem custo e colocar esse custo num produto pra venda mundial não dá, o concorrente não põe a proteção e portanto tem produto mais barato, que vende mais e te tira do mercado.

    Digamos que é então 30% de culpa do fabricante, 30% de culpa do "custo brasil", 10% de "sorte" (Aleatoriedade nos raios, nuns componentes), e 30% de culpa do usuario brasileiro que não percebe que está num país com mais raios que o normal e que portanto precisa aterramento.