+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    Olá pessoas do fórum, estou com um problema que na verdade é mais uma dúvida e gostaria de compartilhar com vocês para obter suas opniões.

    Neste final de semana instalei uma antena setorial Ubiquiti Basestation de 2.4GHz, 16dBi de ganho e 90º de abertura com um rádio Ubiquiti Rocket M2, em um mastro de alumínio de 2 polegadas. Estão localizados em um ponto de um morro aqui da cidade à uns 40 metros do nível do solo a ser atendido, o local a ser atendido está num raio 2 à 6 Km de distância.

    O que ocorre é que quando conecto um cliente à 3,5Km com um CPE Ubiquiti Nanostation LOCO M2, esse fica com um ótimo sinal(-64dBm), porém o seu Tx fica baixo(CCQ menor que 60%) mas com Rx alto, já outro cliente à 5.1Km com um CPE Ubiquiti Nanostation M2 fica com sinal ainda maior(-59dBm) e seu Tx e Rx ficam altos.

    Ou seja cliente mais próximo baixo Tx e maior latência, cliente mais longe maior Tx e menor latência.

    Então pergunto será que o fato de eu ter deixado a inclinação/declinação("tilt") da setorial em 0º seja o causador dessa dor de cabeça? Deveria eu declinar em 3º ou 5º? Pelo o fato de a setorial estar à 40 metros de altura e à 0º de tilt, estaria fazendo com que os clientes mais próximos fiquem fora da zona de fresnel, sendo eles estão pegando apenas a sombra do espectro? Aguardo opniões, desde já agradeço à todos! ^^

    Tamanho do canal: 20MHz
    Canal: 1(2412MHz)
    Velocidade: MCS15(Automático)
    Potência: 28dBm(Padrão)
    Limite EIRP: Desativado
    ACK: Automático

    O cabo de rede utilizado é o Ubiquiti ToughCable level 1 com conectores ToughCable, o PoE está aterrado.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         basestation40mt.jpg
Visualizações:	1767
Tamanho: 	123,3 KB
ID:      	35889

    Acrescentando informação à discussão: Essa setorial possui 9º de elevação(abertura vertical) e 4º de downtilt elétrico(não sei o que é, rsrs...), e desejo atender clientes de 2Km à 6Km.

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    verifica a potencia dos radios e ajustas confirme a distancia, para fazer um teste, e assim tem tambem o tilt da antena que deve estar bem regulado para vc atender uniformemene a area pretendida, ou tambem nesta area mais proxima esta com interfencia no canal q vc esta trabalhando, mas primeiro baixa a potencia do radio que esta mais proximo ara ver.

  3. #3

    Padrão Re: Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    Parece ser algo relacionado a inclinação do Painel.

    Você tentou fazer um teste com NanoStation M2, ao invéis do Loco? (a título de curiosidade em relação ao desempenho).

  4. #4

    Padrão Re: Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    3,5km não e muito chão para o nano loco? Provavelmente ta ouvindo bem seu ap mas não ta conseguindo responder com a mesma velocidade...

  5. #5

    Padrão Re: Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    Eu estou mais inclinado a concordar com o Pedro. 3,5km não é problema para a inclinação do painel. Mas pode ser problema para o NanoLocoM2. Ele tem uma antena interna de baixo ganho.

    Veja que são 9º de abertura vertical. Isso com certeza cobre a área toda.

    Quanto ao downtilt elétrico, veja este tópico: https://under-linux.org/f170/o-que-e...tenas-e-157305

  6. #6

    Padrão Re: Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    Obrigado pessoal pelo o feedback, o que acontece é o seguinte, tenho um Nanostation M2 à 5Km da setorial e consigo -61dBm com 20MHz e -59dBm com 10MHz passa banda de 10Mbps duplex com ping médio de 10ms e tenho um Nanostation LOCO M2 à 3,5Km da setorial e consigo -66dBm com 20MHz e -64dBm com 10MHz passa banda de 1,5Mbps duplex, isso depois que eu coloquei 1,5º de downtilt.
    Deveria eu colocar mais downtilt ou deixar em 0º?
    A área a ser atendida é entre 2 à 6Km da setorial e ela está à 35 metros de altura(baseado-se no GoogleEarth).

  7. #7

    Padrão Re: Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    1929 você acha então que a única solução seria para acima de 3,5Km usar somente M2 eu invés de LOCO M2 ou você teria alguma outra segestão?

  8. #8

    Padrão Re: Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    verifica a potencia dos radios e ajustas confirme a distancia, para fazer um teste, e assim tem tambem o tilt da antena que deve estar bem regulado para vc atender uniformemene a area pretendida, ou tambem nesta area mais proxima esta com interfencia no canal q vc esta trabalhando, mas primeiro baixa a potencia do radio que esta mais proximo ara ver.
    Vou usar o AirView para ver como está o espectro e já posto aqui...
    A respeito de potência estou potência padrão em todos os equipamentos, acha que eu deveria limite de EIRP?

  9. #9

    Padrão Re: Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    3,5km não e muito chão para o nano loco? Provavelmente ta ouvindo bem seu ap mas não ta conseguindo responder com a mesma velocidade...
    Então a única solução seria trocar os clientes para M2?

  10. #10

    Padrão Re: Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    Sim! Use loco para ate 1,5km, se estiver usando airmax use airgrid ou nano m2 para esta distancia

  11. #11

    Padrão Re: Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    Citação Postado originalmente por PedroGabriel Ver Post
    Sim! Use loco para ate 1,5km, se estiver usando airmax use airgrid ou nano m2 para esta distancia
    Aqui Pedro o espectro está saturado e o piso de ruído é alto, o esquema é 5.8 mesmo, mas vou migrar os que estão com Nano LOCO para AirGRID, vlw!

  12. #12

    Padrão Re: Rocket M2 + Basestation 2-16-90 com alto TX e baixo RX

    como ta o noise? aqui cada radio acha umas 20 rede para cada lado... meu problema aqui tem muita omni, já ate tentei usar mas só funfo legal ate o horário de pico, resolvi meu problema usando a polarização horizontal meu caso uso nanostation 2 como ap. agora vc usa dual polarização vai ficar fácil descobria a melhor com a airgrid.