+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar Sinal da Internet

    Bom dia amigos,

    Cenário:
    link internet via radio passando por antena e chegando por cabo ao router

    IP que chega no router: 172.15.43.253
    mascara: 255.255.255.0
    gateway: 172.15.43.254
    dns: 172.15.43.254

    IP do router: 192.168.2.1

    Servidor
    eth0
    ip: 192.168.2.254
    netmask: 255.255.255.0
    network: 192.168.2.0
    broadcast: 192.168.2.255
    gateway: 192.168.2.1

    eth1
    DHCP

    gostaria que me ajudassem da seguinta maneira:
    quero fazer o sinal que chega no router, chegar na minha eth1 (do servidor) e a partir dae, fazer com que o dns da rede interna seja o servidor e nao mais o roteador.
    Alguem pode me ajudar?
    Instalado no ubuntu server 12.04

    Aguardo retorno.

    Abraços ...

  2. #2

    Padrão re: Configurar Sinal da Internet

    Olá Jorge,

    Obrigado pela sua atenção.
    Assim: o roteador dlink recebe um cabo que chega da antena. Esse cabo eu quero levar direto para o servidor, sem passar pelo roteador. Por isso eu mando a eth0 pegar o sinal do roteador (192.168.2.1). O que quero eh que a eth1 conecte a internet e repasse para a eth0 (rede local). E não sei como fazer isso, se uso como eth??? ou pppoe.... Me fiz entender?

    Obrigado.

  3. #3

    Padrão re: Configurar Sinal da Internet

    Oi Jorge,

    Não, eu quero tirar o roteador da jogada e fazer esse sinal cair dentro do servidor na eth1, pois a eth0 já está funcionando na rede local. O que não consigo e não sei fazer é fazer o sinal (que vem por cabo, depois da antena) cair dentro do servidor, na eth1 e a partir dae, fazer um servidor de internet, proxy, squid e www... entendeu agora?

    Eu nao sei fazer isso de pegar o sinal do cabo e colocar no servidor.

    Obrigado, mais uma vez.

  4. #4

    Padrão re: Configurar Sinal da Internet

    Opa, tamo chegando lah .. .hehehehee
    Jorge, olha soh:

    antena do sinal da internet == via cabo==> roteador dlink ==> rede local
    172.15.43.253 192.168.2.1 192.168.2.xxx
    isso eh o que tenho hoje

    o que eu quero:
    antena do sinal da internet === via cabo ==> servidor linux ubuntu (eth1) ===> rede local (eth0) ===> compartilhamento para a rede 192.168.2.xxx

    Por favor, se quiser me adicionar no msn [email protected] (sim, .com.br ... hehehehe)

    Abraço.

  5. #5

    Padrão re: Configurar Sinal da Internet

    Citação Postado originalmente por srschutz Ver Post
    Oi Jorge,

    Não, eu quero tirar o roteador da jogada e fazer esse sinal cair dentro do servidor na eth1, pois a eth0 já está funcionando na rede local. O que não consigo e não sei fazer é fazer o sinal (que vem por cabo, depois da antena) cair dentro do servidor, na eth1 e a partir dae, fazer um servidor de internet, proxy, squid e www... entendeu agora?

    Eu nao sei fazer isso de pegar o sinal do cabo e colocar no servidor.

    Obrigado, mais uma vez.
    Se eu entendi você quer montar um servidor de internet usando o link de rádio que você recebe. Se for isso, é preciso considerar a seguinte questão:
    Esse roteador que você tem recebe o cabo coaxial da antena wireless? Se sim, você não vai tirá-lo da jogada, pois você não conseguirá ligar o cabo coaxial da antena wireless na eth do servidor. A menos que, como já foi dito, você configure uma eth wireless no servidor.

    Se esse roteador não recebe o cabo coaxial, ou seja, já sai do seu equipamento wireless um cabo UTP (ou STP) você pode conectá-lo direto à eth do servidor que você quiser e colocar as configurações de endereçamento ip nesta eth que sua internet deverá funcionar. Pelo menos dentro do servidor.
    Claro, se o seu fornecedor tiver algum controle amarrado com o mac do roteador será preciso passar o mac da nova eth para ele.

    Depois de tudo isso pronto, basta você instalar os sistemas que deseja no servidor: proxy, http, etc e, principalmente um firewall para fazer um roteamento interno entre usas interfaces. O mais comum no linux é usar o squid.

  6. #6

    Padrão re: Configurar Sinal da Internet

    O servidor já está montado, funcionando na rede local pela eth0, o que nao consigo fazer eh o servidor receber o sinal da internet (via cabo(par trancado cat. 5e). E depois, fazer o roteamento. Nao tenho vergonha de dizer, nao sei fazer isso mesmo.

    Obrigado

  7. #7

    Padrão re: Configurar Sinal da Internet

    Citação Postado originalmente por srschutz Ver Post
    O servidor já está montado, funcionando na rede local pela eth0, o que nao consigo fazer eh o servidor receber o sinal da internet (via cabo(par trancado cat. 5e). E depois, fazer o roteamento. Nao tenho vergonha de dizer, nao sei fazer isso mesmo.

    Obrigado
    Não precisa ter vergonha de dizer que não saber algo amigo. Todo nós não sabemos fazer alguma coisa. Ou melhor, muitas coisas.

    Vamos ver se to entendendo a coisa.
    eth0 = rede local. Tudo ok
    eth1 = link de internet.

    Se o link já chega pra você em cabo de rede, basta conectar esse cabo na eth1 e colocar nela as configurações de endereço ip que você tem no roteador.
    Se a placa subir com os endereços, pelo menos de dentro do servidor você tem que "exergar" o seu gateway. Se aí der algum problema, confirme com seu provedor se existe algum controle de MAC amarrando sua conexão.
    Resolvido isso, basta acionar o squid e fazer o roteamento entre as placas do servidor.

    Mas sugiro que você faça por partes. Primeiro coloque os endereços no servidor e o cabo e tente enxergar o gateway. Depois tente pingar um endereço da internet pra se certificar que a internet estó ok até o servidor. Só pense no roteamento entre as placas depois disso.

  8. #8

    Padrão re: Configurar Sinal da Internet

    Pelo que entendi, você recebe um IP começando com 172.
    Então este ip não é um IP público mas privado.
    Ou seja, voce está recebendo sinal de um outro provedor via rádio.
    O correto neste caso, é você entrar em contato com seu provedor e pedir para ele fazer isso. Até para a segurança e organização da rede dele.

    A não ser que você não queira que ele saiba...

  9. #9

    Padrão Re: Configurar Sinal da Internet

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Eu so consegui entender agora :P

    Você tem que saber qual a configuração do d-link e replica-la na placa de rede do roteador.

    Sem essa informação ninguem vai poder te ajudar.
    Poxa gente vocês estão só complicando a vida do rapaz ele quer receber o link que desce da lan da antena e conectar diretamente no servidor dele,nao entendo muito de ubuntu mais acho que vc deve pega o IP que chega no router: 172.15.43.253
    mascara: 255.255.255.0 gateway: 172.15.43.254 dns: 172.15.43.254 e configurar dentro do seu servidor.Desculpa em nao te dar mais detalhes é que eu tbm sou novo nesse ramo.