+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida de Configuração

    Pessoal

    Uma dúvida que sempre tenho.

    Tenho um link de 50Mb e cerca de 20 AP's WR254 espalhados pela minha escola. Quanto devo dedicar para cada AP para taxa de download e upload, sendo que a média de usuários para cada AP é de 20 usuários, mas também não querendo utilizar toda a banda só para os AP's, mas também para a minha rede cabeada.

    Outra, existe um jeito de gerenciar todos estes equipamentos? Algum software?

    Um abraço

  2. #2

    Padrão re: Dúvida de Configuração

    Uma forma melhor de gerenciar é o uso de Mikrotik ligado ao seu link e ele distribuir para os aps e rede, no mikrotik voce faz o controle de up e down para cada usuario. ou por faixa de ip etc...

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida de Configuração

    Oi leoservice

    Obrigado pela sua resposta, mas deixa eu tirar algumas dúvidas.

    No caso, hoje já tenho uma rede, com firewall, e uma subrede para o Laboratório. Todos os meus AP's passam pelo proxy. Posso colocar o mikrotik no meio, entre o proxy e os AP's, ou teria que criar uma rede específica para o mikrotik e os AP's

    Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida de Configuração

    Que servidor de proxy voce está usando? Não seria possível efetuar controle de banda junto nesse server?

    Quanto desse 50 MB voce pretende ceder para os ap´s?
    Última edição por irschneider; 01-06-2012 às 09:55. Razão: Correção

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida de Configuração

    Iptables/Squid - na verdade penso em pelo menos 1/3 da banda, ou seja no máximo 15Mb

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida de Configuração

    Existe duas formas de fazer isso.
    1ª - Adicionar alguma ferramenta de controle de banda junto nessa sua distribuição.
    2ª - Limitar no proprio AP o uso de banda.

    Acho que uma solução seria limitar no ap temporariamente até você implementar no server


    Uma solução simples seria limitar diretamente no squid....

    Poderia ser da seguinte forma:

    Aplicar o limite de banda apenas nos downloads. Assim a navegação ficaria rápida e os downlolads limitados.

    Segue tutorial:

    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/...load-com-Squid

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida de Configuração

    Funcionou?

    Posta aí como você fez. Ajudaria futuras pesquisas de outras pessoas.

  8. #8

    Padrão Re: Dúvida de Configuração

    Olá

    Então, resolvi limitar temporariamente nos AP's.
    Esses WR254 não são muito legais no gerenciamento de vários AP's, estou fazendo alguns testes com Meraki.

  9. #9

    Padrão Re: Dúvida de Configuração

    Perdão pela demora, vc pode sim colocar "no meio" na verdade o que ocorreria é o WR254 passar para o MK como Bridge, no Mikrotik ele autentica e controla a banca e redireciona o trafego para o proxy.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida de Configuração

    Valeu leo...

    Vou dar uma olhada no Mikrotik como solução.

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida de Configuração

    amigo o ideal mesmo seria você colocar o mikrotik e limitar por ip, para que um AP não seja prejudicado caso tenha vários acessos e outros APs estejam ociosos, seria um desperdício de banda e de desempenho da rede.

  12. #12

    Padrão Re: Dúvida de Configuração

    Esta pensando em colocar hotspot na sua rede wifi? o bom que somente quem tiver o cadastro que vai usufruir da internet, evitando que alguma casa próxima a escola fique navegando. o Mikrotik já vem com o hotspot, pesquise sobre ele e vai ver que é a melhor solução para ser utilizada ai na sua rede.


    Caso a resposta foi util clique na estrelinha

  13. #13

    Padrão Re: Dúvida de Configuração

    Citação Postado originalmente por magnorm Ver Post
    Esta pensando em colocar hotspot na sua rede wifi? o bom que somente quem tiver o cadastro que vai usufruir da internet, evitando que alguma casa próxima a escola fique navegando. o Mikrotik já vem com o hotspot, pesquise sobre ele e vai ver que é a melhor solução para ser utilizada ai na sua rede.


    Caso a resposta foi util clique na estrelinha
    O ideal é fazer dessa forma mesmo, assim já faz a limitação de banda, o único problema é que vai ter que cadastrar cada usuário que for acessar.